sábado, 30 de maio de 2009

UM HOMEM "SEM PAPAS NA LÍNGUA"



Bastonário dos Advogados Marinho e Pinto

O Homem que diz o que muita gente pensa, mas que não quer, ou não pode dizer!

Ninguém lhe fica indiferente! Uns admiram-no, outros odeiam-no. Uma coisa é certa, na campanha eleitoral para a Ordem, Marinho e Pinto tinha avisado toda a gente, para o que vinha!

MF

terça-feira, 26 de maio de 2009

JOÃO CEPA APRESENTA RECANDIDATURA ÀS AUTÁRQUICAS 2009



JOÃO CEPA APRESENTOU RECANDIDATURA À CÂMARA PERANTE MILHARES DE APOIANTES

João Cepa apresentou a sua recandidatura à Presidência da Câmara Municipal de Esposende, perante milhares de simpatizantes.

A enorme sala da Quinta da Malafaia voltou a encher-se por completo, com gente bem disposta e com muita animação.

O Presidente e recandidato João Cepa, fez a apresentação dos candidatos que o Partido apoia para as Junta de Freguesia e de seguida discursou sobre vários temas de actualidade nacional e local. Falou das inúmeras dificuldades por que os portugueses passam fruto da actual governação.

João Cepa prometeu desenvolver um programa social, muito voltado para o apoio às famílias.

Parabéns, João Cepa!

MF


segunda-feira, 25 de maio de 2009

FÓRUM DA EDUCAÇÃO INICIOU ESTE SÁBADO NA CASA DA JUVENTUDE


DO UNIVERSO ESCOLAR ÀS DINÂMICAS SÓCIO-EDUCATIVAS LOCAIS
"Valores e Compromissos"
A sessão de abertura e boas vindas, esteve a cargo da Vereadora da Educação - Emília Vilarinho e contou com a presença de Lurdes Rabaça das Cidades Educadoras e de Olivia Ledo em representação da DREN.
Marcaram presença inúmeras pessoas, essencialmente agentes educativos, e muitos pais.
A Vereadora da Educação fez uma abordagem geral do estado da Educação no país e no concelho e elencou um conjunto de temáticas que importa debater neste Fórum da Educação.
Lurdes Rabaça das Cidades Educadoras, louvou mais esta iniciativa levada a cabo pelo Município e salientou a importância das Cidades Educadoras, para o desenvolvimento local.
Olívia Ledo, que esteve presente em representação da DREN, felicitou a Câmara Municipal pela realização do Fórum e pela oportunidade de partilha de momentos enriquecedores para todos em torno das temáticas da Educação.
MF

domingo, 24 de maio de 2009

sábado, 23 de maio de 2009

A "HORA DO CONTO" NO JARDIM-DE-INFÂNCIA DE CURVOS



A "HORA DO CONTO" ANIMOU A "PEQUENADA"
JARDIM-DE-INFÂNCIA DE CURVOS

A convite das Senhoras Educadoras do Jardim-de-Infância de Curvos, participei na "Hora do Conta". Trata-se de uma actividade que se realiza habitualmente à sexta-feira e que consiste na visita de um pai ao Jardim, para contar um conto à pequenada.

Esta sexta-feira, tocou-me a mim. Contei um o conto denominado de "O pintor pobre e o homem rico"! Um homem rico encontrou um pobre pintor sem trabalho e encomendou-lhe um quadro. Nesse quadro deveria ser pintado um castelo e um navio e nada mais. Acontece que o pintor depois de pintar o castelo e o navio, achou o quadro muito morto e abusivamente preencheu o quadro com o sol, nuvens, passarinhos, árvores, carros, pessoas, peixes, etc., etc. Quando o homem rico chegou para levantar o quadro ficou muito aborrecido e pediu explicações ao pintor, que lhe disse: O quadro estava morto, precisava de vida, para ser real e para mostrar tudo de bom que a terra tem: O sol, a natureza, as pessoas, os animais, as árvores, as plantas. Sem isso o mundo não resistiria e a resistir seria um mundo muito cinzento. Assim, com toda aquela cor e aquela vida o mundo será um local onde as pessoas são felizes.

No final do conto aproveitei para fazer algumas "habilidades" com bolas de ténis que propositadamente levei comigo e que no final ofereci ao Jardim-de-Infãncia.

A terminar toquei flauta, que também levei comigo, e enquanto tocava, pus todas as crianças a cantar algumas canções, como "atirei o pau ao gato...", apita o comboio..." e muitas outras.

Foi uma tarde muito animada, com as crianças a participar muito activa e animadamente, pintando, brincando e cantando comigo.

É uma experiência para não mais esquecer! Vale a pena passar uma tarde assim!!!
Aproveito para deixar aqui um apelo aos outros pais e mães, para que também passem pelo Jardim, contar um conto aos seus filhos.
A minha filha Isabelita adorou, e os Vossos também adorarão certamente. Experimentem e vão querer repetir!
Parabéns às Educadoras Eugénia e Fernanda e restante pessoal do Jardim-de-Infância de Curvos!
Ah... contem comigo, que eu voltarei a aparecer!!!

MF

sexta-feira, 22 de maio de 2009

CÂMARA MUNICIPAL E IPVC COORDENAM EQUIPA QUE REALIZA O QUADRO GERONTOLÓGICO DO CONCELHO DE ESPOSENDE


LEVANTAMENTO GERONTOLÓGICO

A Câmara Municipal de Esposende formou um grupo de trabalho, que está a realizar um estudo sobre o Quadro Gerontológico do Concelho de Esposende.
O IPVC - Instituto Politécnico de Viana do Castelo está a coordenar este estudo sobre a Gerontologia do Concelho de Esposende em parceria que outras instituições do concelho.

O grupo de trabalho realizou o seu primeiro encontro, esta Quarta-feira, com representantes do Centro de Saúde, do Município, das Freguesias e da Segurança Social.

Neste encontro foram dadas respostas a questões como:

- Como é que se envelhece no concelho de Esposende?
- O que é ser idoso neste concelho?
- Quais as barreiras à qualidade de vida no envelhecimento?
- O que pode e deve ser feito para possibilitar um envelhecimento saudável e com qualidade?

Foi uma sessão muito interessante e outras de igual teor se seguirão.

MF

quinta-feira, 21 de maio de 2009

CÂMARA MUNICIPAL DE ESPOSENDE APRESENTOU "SITE" TOTALMENTE RENOVADO




O Presidente da Câmara Municipal de Esposende - João Cepa, apresentou ontem de tarde no Salão Nobre da Câmara Municipal de Esposende, o "site" do Municipio de Esposende, totalmente renovado, com nova imagem e muitas mais funcionalidades e facilidades.

Parabéns à Câmara Municipal de Esposende, pela qualidade do "novo" site!

MF


quarta-feira, 20 de maio de 2009

ESPOSENDE SOLIDÁRIO COM NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS


ESPOSENDE SOLIDÁRIO

POSSE DOS NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS

Na qualidade de Presidente da Assembleia-Geral da Associação Esposende Solidário, o Autarca João Cepa presidiu, ontem, à cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais da instituição. João Cepa agradeceu aos dirigentes que cessaram funções o empenho e a dedicação demonstrada, nomeadamente a Manuel Fernandes Ribeiro, pelos 12 anos que esteve na Presidência da Direcção, pelo magnífico trabalho desenvolvido e pelos projectos implementados, em prol do desenvolvimento social do concelho. Tendo em conta a actual conjuntura socio-económica, o Presidente da Câmara Municipal considerou que o trabalho social de apoio às famílias mais desfavorecidas é fundamental para minimizar os problemas do desemprego, para apoiar a população idosa e para proteger os mais carenciados. Neste sentido, já se planeiam alguns projectos para o futuro na área de apoio às famílias mais carenciadas, no âmbito do Projecto Municipal de Luta Contra a Pobreza e a Exclusão Social.

O Autarca manifestou disponibilidade para cooperar com a Direcção e participar nos projectos a implementar, desejando ainda felicidades aos novos órgãos, nomeadamente à nova Direcção. Por sua vez, o Presidente cessante, Manuel Fernandes Ribeiro, agradeceu aos elementos da Direcção, aos funcionários e a toda a população a dedicação ao trabalho desenvolvido pela Associação. Felicitou os novos órgãos sociais, constituídos por “gente nova e dinâmica” e vincou que a Associação é uma instituição para servir as populações.

O Presidente indigitado, António Fortunato de Boaventura, agradeceu aos órgãos sociais cessantes pelo trabalho desenvolvido. Teceu também algumas considerações sobre a importância de que se reveste o trabalho desenvolvido pela sociedade civil organizada em prol do desenvolvimento e afirmou que a Associação Esposende Solidário tem um papel muito importante de promoção da cidadania activa, fazendo ainda referência ao trabalho promovido pela Associação, que actualmente tem como principais valências o Centro Comunitário de Vila Chã, a Comunidade de Inserção Social do Concelho de Esposende (CISE) e os Ateliers Juvenis. Relativamente ao futuro e a novos projectos, António Fortunato de Boaventura anunciou a intenção de retomar a área inicial de intervenção da Associação na recuperação de habitações de famílias carenciadas e de prestar apoio específico à população idosa. Dos projectos a desenvolver consta também a implementação de um Banco Alimentar, o reforço da articulação interinstitucional para o apoio ao emprego dirigido à população jovem que não tem enquadramento nas políticas actuais de emprego e a criação de um departamento ligado à educação e à formação, articulado com o Projecto Educativo “Esposende, Município Educador”, que promova a difusão de temáticas importantes a nível da Educação Parental, da Educação para a Saúde e para o bem estar geral. Outros projectos apontados relacionam-se com a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade, apoio ao transporte de pessoas portadoras de deficiência motora, alargamento do serviço de atendimento descentralizado à população e reforço de meios nos Ateliers Juvenis para uma melhor resposta junto da população jovem e adolescente. “Nós ajudamos as pessoas a conquistar” é este o lema da Associação, que se propõe ensinar a conquistar, ajudar e não dar, com vista a promover o desenvolvimento social concelhio.

A nova Direcção da Associação Esposende Solidário passou, desde ontem, a ter a seguinte constituição: Presidente: António Fortunato de Boaventura Vice-Presidente: Cristina Figueiredo (Câmara Municipal de Esposende) Secretário: Rafael Calheiros Maranhão (Núcleo de Marinhas da Cruz Vermelha) Tesoureiro: António Carlos Vieira da Silva (Junta de Freguesia de Vila Chã) Vogal: Vítor Manuel da Silva Leite

Assembleia-Geral: Presidente - João Cepa - Presidente da Câmara, Secretário - Mário Fernandes - Presidente da Junta de Freguesia de Curvos.

MF

terça-feira, 19 de maio de 2009

MUNICIPIO DE ESPOSENDE PROMOVE O FORUM DA EDUCAÇÃO 2009


FÓRUM DA EDUCAÇÃO 2009


23 de Maio a 6 de Junho


“Valores Globais, Projectos Locais”

Das diversas actividades, destacamos a realização do SEMINÁRIO “Do Universo Escolar às Dinâmicas Sócio-Educativas Locais - Valores e Compromissos”, que se realizará no dia 23 de Maio (Sábado), na Casa da Juventude. Serão debatidos diversos temas, por conceituados investigadores, que centrarão a sua reflexão em torno das transformações na Escola Pública, novos desafios e impactos nos actores educativos.

O Fórum da Educação 2009 pretende igualmente ser um espaço privilegiado para a discussão com os diversos actores em torno do Projecto Educativo Municipal. Para isso, será promovido um CICLO DE DEBATES, onde se destaca a sessão do dia 26 de Maio, às 21h30, dirigida a autarcas, associações e IPSS’s locais.

A assinalar um ano de trabalho, decorrerá durante o Fórum da Educação o II ENCONTRO DE INTERVENÇÃO PRECOCE DE ESPOSENDE.

Decorrerá ainda uma Mostra da Oferta Formativa de Esposende, as Semanas da Ciência, em vários estabelecimentos de educação e ensino, e a actividade “Uma Escola Empreendedora, Amiga do Ambiente”, promovida pela EBI Forjães.

As artes e a educação artística marcarão também presença. No dia 30 de Maio será levada à cena a peça de Teatro “Quadros de Papalagui”. No famoso formato de “música para bebés” decorrerá o workshop “Orientações Musicais: música para uma plateia de palmo e meio”. Dirigido a profissionais de educação, serviço social, entre outros, decorrerá ainda o workshop “Acção-Teatro”.

O Fórum da Educação fará uma homenagem ao Prof. Doutor Manuel Pereira de Barros, ilustre esposendense a quem se deve a instalação do Observatório Astronómico da Universidade do Porto.

Eu conto participar, à semelhança do ano passado!

MF

quinta-feira, 14 de maio de 2009

FALECEU JOSÉ LIMA DE FARIA



Um abraço muito especial, a toda a família!

O corpo encontra-se depositado na Capela Mortuária de Curvos, até à hora do funeral que se deverá realizar amanhã - 6.ªFeira.

Ás 17horas, Missa de corpo presente na Igreja Paroquial de Curvos e no final irá a sepultar em jazigo da família no Cemitério local.

Homem de imensos atributos, o "Tí Zé-das-Chaves" como popularmente era conhecido, deixa-nos imensos contos e histórias fantásticas.


Um bem-haja enorme para o "Ti Zé" nesta hora da despedida!!!

Sentidos pêsames!

MF

quarta-feira, 13 de maio de 2009

AGRUPAMENTO ESCOLAS ANTÓNIO CORREIA DE OLIVEIRA JÁ TEM DIRECTOR


ALBINO CASADO NEIVA DIRECTOR DO AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS ANTÓNIO CORREIA DE OLIVEIRA

O Conselho-Geral Transitório reuniu hoje, sob a presidência do prof. Manuel Júlio, para proceder à Eleição do Director do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira.

Da eleição realizada, verificou-se a eleição do Dr. Albino Neiva com mais de 90% dos votos expressos.
Estou absolutamente convencido que o Dr. Albino Neiva, até agora presidente deste Agrupamento e a sua equipa, darão seguimento ao excelente trabalho que têm vindo a realizar.
Parabéns ao novo Director e as maiores felicidades para este primeiro mandato, para o desempenho de funções que já vinha exercendo, mas que agora terá de exercer ao abrigo de novas directrizes, com um cariz muito mais autónomo e com responsabilidades pessoais muito diversas.

MF

domingo, 10 de maio de 2009

REALIZOU-SE ESTE DOMINGO O 1.º ENCONTRO DE CLÁSSICOS DE VILA COVA

Castro de S. Lourenço - Vila-Chã
Bólide 19: Mário, Isabelita e José Eiras
Farol de Esposende - Foz do Rio Cávado
Concentração em Vila Cova

1º ENCONTRO DE CLÁSSICOS COM AUTÊNTICAS RELIQUIAS DE OUTROS TEMPOS

Realizou-se este Domingo o 1.º Encontro de Clássicos.

A concentração dos "bólides" iniciou às 10 horas, junto ao Centro de Saúde de Vila Cova. Aí iniciou um espectacular convívio não só entre os apaixonados das velhas máquinas, como com os populares que se deslocaram ao local, para apreciar ao vivo a beleza dos clássicos e o roncar dos seus motores.

Ás 11.30 deu-se inicio ao "Passeio Rally-Paper". Saída de Vila cova, passagem por Curvos, pelo Monte de S.Lourenço em Vila-Chã, pela marginal e Farol de Esposende. Nova paragem no farol e saída para Castelo de Neiva, onde se realizou o almoço.

No final do almoço, nova viagem, agora em direcção a Santa Lúzia em Viana do Castelo, onde se realizou o lanche convívio e entrega de lembranças - medalhas alusivas ao Encontro.
Em Santa Luzia começou a chover, o que levou à anulação da passagem pela Sr.ª da Guia em Belinho. Ficará para um próximo Encontro.

Tratou-se efectivamente de um belo regresso ao passado, de um reviver de boas recordações e de momentos de enorme prazer.

Parabéns para o Senhor João Nogueira, principal obreiro deste magnifico evento!

... e venha o próximo, que talvez deva acontecer lá para o Verão, na Freguesia de Curvos!!!!

MF

segunda-feira, 4 de maio de 2009

PAULO JORGE FOI ORDENADO DIÁCONO ESTE DOMINGO EM BRAGA


O Arcebispo Primaz de Braga - D. Jorge Ortiga, presidiu ontem à Ordenação de quatro Diáconos.

A cerimónia decorreu na Igreja do Seminário Menor de Braga e contou com a presença de centenas de pessoas, muitas delas de Vila-Chã.

Parabéns ao Vilachanense - Diácono Paulo Jorge e as maiores felicidades!

Um abraço;

MF