domingo, 30 de maio de 2010

A SEMANA EM REVISTA

Duas imagens da semana!
A contestação nas ruas e a recolha de alimentos pelo Banco Alimentar contra a fome! duas imagens que certamente darão muito que pensar.

PEC PORTUGUÊS
Mais um brutal aumento de impostos e um corte nos apoios sociais. Voltaram a esquecer-se de atacar a máquina do Estado. Aí sim, há muito a poupar!

PEC INGLÊS
Ficamos a saber que o novo governo de coligação de centro-direita, liderado por "Cameron" deverá, de entre muitas outras medidas de austeridade, vir a despedir mais de 300.000 funcionário públicos. Eu Portugal ainda continuam a admitir-se!

ÁGUA QUE MATA
Bastou que o tempo começasse a aquecer para voltarem as mortes na água. Praias e rios serviram para levar 5 vidas só este fim de semana.

CORO INFANTIL DE ESPOSENDE
O Coro de Pequenos Cantores de Esposende actuou no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, na abertura do Fórum da Educação 2010.

FÓRUM DA EDUCAÇÃO ESPOSENDE 2010
Iniciou esta semana e está recheado de actividades de vária índole, envolvendo todos os públicos da Comunidade Educativa e a população em geral.

IDOSOS EM FÉRIAS SOCIAIS EM ESPANHA
Um grupo de 5 idosos de Curvos participou numas férias patrocinadas pelas Câmara Municipal de Esposende e pela Segurança Social, na Galiza. A Junta de Freguesia de Curvos, procedeu ao transporte dos Curvenses que participaram neste programa do Município.

CAMINHOS DE SANTIAGO E O CAMINHO PORTUGUÊS DA COSTA
As peregrinações a Santiago de Compostela constituem um potencial cultural e turístico, com impacto económico evidente ao nível da hotelaria, restauração, artesanato e comércio tradicional das localidades abrangidas pelos itinerários.

CABO VERDE EMPATOU PORTUGAL
Foi triste, não o espectáculo – esse pouco importava, mas ver o estádio cheio de cadeiras vazias. Então não é que os bilhetes, parece que custava entre 20 e 30 euros! Será que esta gente que põe os bilhetes a este preço não está louca???

ESPOSENDE AMBIENTE EM ASSEMBLEIA-GERAL
Foram aprovados todos os documentos em apreciação e colocados a votação.

JUNTA DE CURVOS VOLTA A CANDIDATAR-SE AO VOLUNTARIADO DAS FLORESTAS
À semelhança dos últimos 4 anos, a Junta de Freguesia de Curvos voltou a apresentar Candidatura para organizar o Voluntariado Jovem para a Vigilância da Floresta de Curvos em 2010. Espero mais uma vez ver esta Candidatura aprovada. Este projecto tem duas vertentes essenciais. Permite a prevenção de fogos e a ocupação de jovens em actividades saudáveis.

REAL MOURINHO
O verdadeiro Rei das tácticas, também aqui se soube muito bem antecipar, quase que “obrigando” os espanhóis a contratá-lo. Jogou mais uma vez na antecipação e venceu. E ainda dizem que só joga à defesa!!!

APEBACO REUNIU
Mais uma reunião de trabalho com vista à preparação de actividades, essencialmente para a colaboração nas “Vivências Locais” a levar a cargo pela segundo ano consecutivo pela Escola António Correia de Oliveira.

CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE
Foi lançada uma campanha de solidariedade para com a Tânia de Palmeira de Faro. Hoje é a Tânia que precisa de ajuda! Amanhã posso ser eu, podes ser tu, pode ser alguém nosso conhecido, ou não! Sempre que um ser humano precise, temos o dever de ajudar! Dia 6 de Junho nos Bombeiros Voluntários de Esposende, recolha de medula, para ver compatibilidade com a Tânia.

JARDIM-DE-INFÂNCIA DE CURVOS REUNIU COM ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
Foi esta terça-feira, às 19 horas, e estiveram presentes as Educadoras Eugénia e Fernanda a auxiliar Cila, Elsa Fernandes da Associação de Pais e o Presidente da Junta de Freguesia de Curvos - Mário Fernandes. Da Reunião constaram os seguintes assuntos: 1) Dia Mundial da Criança: Será festejado no Jardim no próprio dia 1 de Junho. No dia 4 realizar-se-à uma actividade promovida pela Câmara Municipal de Esposende no Estádio Padre Sá Pereira em Esposende. 2) Colónia Balnear: De 14 a 17 de Junho (poderá ir até ao dia 25, mas ainda aguarda confirmação de transporte); 3) Visita de Estudo às Lagoas de Bertiandos: Dia 21 de Junho de manhã, no âmbito do Projecto Ciência Viva - A vida na água; 4) Festa de final de ano escolar: Dia 3 de Julho de tarde, com lanche organizado pela Associação de Pais, com a colaboração de todos os pais e encarregados de educação e entrega de Diplomas e Cartolas aos Finalistas. A Junta de Freguesia de Curvos, colabora logística e financeiramente, com o Jardim-de-Infância e com a Associação de Pais na realização destas actividades.

CARTÃO JOVEM MUNICIPAL EM ESPOSENDE
A Câmara Municipal de Esposende lançou o Cartão Jovem Municipal, destinado aos jovens do nosso concelho.

RECONSTRUÇÃO DE MURO DE SUPORTE EM CURVOS
A Câmara Municipal, está a proceder à reconstrução de um muro de suporte à via pública na Calçada da Coturela em Curvos. A Junta de Freguesia está a dar colaboração no transporte de materiais para o local.

IGREJA CRITICA PRESIDENTE DA REPUBLICA
D. José Policarpo criticou duramente Cavaco Silva, pela recente promulgação do Casamento homossexual. Pudera! Também eu critiquei, na análise à semana passada!

INICIOU A ESCOLHA DAS 7 MARAVILHAS DE ESPOSENDE
A Freguesia de Curvos concorre com duas das suas (muitas) maravilhas: a Igreja Paroquial e Cruzeiro e, a Capela do Senhor dos Aflitos e a Alameda com o mesmo nome. Este concurso terá 3 fases, sendo a primeira delas a que hoje se inicia com a divulgação da lista das 30 maravilhas nomeadas para o concurso. A votação via internet para a primeira selecção de 15 maravilhas termina a 7 de Julho, havendo uma segunda votação até 8 de Agosto, altura em que serão divulgadas as 7 maravilhas do concelho de Esposende. Nesta primeira fase estão a votação 30 Maravilhas do Concelho de Esposende, sendo 2 por Freguesia. VOTE JÁ: http://www.7maravilhasesposende.com/. Não se esqueça de Votar nas que mais gostar e, se isso significar que vai votar nas Maravilhas de Curvos, tanto melhor!

ESPANHOIS DA TELEFÓNICA LANÇAM OFENSIVA SOBRE A PT
Interesses cruzados ditam as regras de mercado e as ofensivas bolsistas e empresariais.

PASSOS SOBE NAS SONDAGENS
As sondagens desta sexta-feira já dão a vitória ao PSD de Passos Coelho.
PSD com 44% nas sondagens. PS com 28%. CDS com 8%.

FAROL: UM PROJECTO AMBICIOSO
Um grupo de personalidades, liderado por Belmiro de Azevedo e Proença de Carvalho produziram um documento que reproduz aquilo que no entender destes devem ser as apostas do país para o futuro. Já li o documento e parece-me muito acertivo! Vale a pena dar uma vista de olhos pelo "farol".

EURO 2016
A França foi a escolhida para organizar o Campeonato europeu de Futebol de 2016. Boa noticia para os muitos portugueses emigrados em França. Michel Platini fez o anúncio esta sexta-feira. Esta será a primeira edição do torneio com 24 equipas.

GREVE
Mais uma, em tempos de crise! Uma forte aposta da Intersindical, afecta ao PCP. A UGT ficou de fora.

III ENCONTRO DE INTERVENÇÃO PRECOCE DE ESPOSENDE
Realizou-se este Sábado de manhã o "III Encontro de Intervenção Precoce do Concelho de Esposende". Este encontro foi presidido pela Vereadora da Acção Social da Câmara Municial de Esposende - Raquel Vale e contou com o Auditório Municipal quase replecto. Foram apresentados vários exemplos de sucesso, bem como um resumo da actividade da Equipa de Intervenção Precoce, no último ano.

ROCK IN RIO
Mais uma edição com enorme sucesso, com grandes nomes da música mundial a passar pelo Parque da Bela Vista em Lisboa.

RALI DE PORTUGAL
Esteve de volta esta semana aquele que em tempos já foi considerado o melhor Rali do mundo. O francês Sébastien Loeb  da Citroën continua a atacar a liderança do Rali de Portugal, tendo vencido a segunda especial do dia e retirado mais 4,8 segundos à vantagem que o seu compatriota Sébastien Ogier da Citroën detém. De entre os portugueses os melhores têm sido Bernardo Sousa  da Ford que voltou a ser o português mais rápido, embora só tenha ganho nove décimos de segundo a Armindo Araújo da Mitsubishi, que continua a ser o melhor luso, com confortáveis 2.18,1 minutos de avanço para Sousa.

FESTIVAL DA CANÇÃO
Alemanha foi a grande vencedora. Portugal ficou em 18º lugar. Para o ano há mais. 

SÓCRATES NA VENEZUELA
A visita de José Sócrates à Venezuela de "Chaves" possibilitou a assinatura de contratos de empresas portuguesas num valor superior a 1.6 milhões de euros. Destaco aqui a Efacec, que segundo as noticias, assinou contratos de mais de 6 milhões de euros.

ENCERRAMENTO DO MÊS DE MARIA EM CURVOS
A Paróquia de Curvos realizou este Sábado a tradicional procissão de encerramento do Mês de Maria. Saindo da Igreja Paroquial, seguiu pela rua da Igreja, Rua de S. Torcato, Rua da Sorge, Rua de S. Claudio, chegando à Capela Sr. dos Aflitos (Rateira).

BANCO ALIMENTAR RECOLHE ALIMENTOS
Mais uma grande campanha à porta das grandes superficies. Se todos ajudarem não custa nada e serão ajudadas milhares de pessoas que passam dificuldades.

MF

sábado, 29 de maio de 2010

III ENCONTRO DE INTERVENÇÃO PRECOCE DE ESPOSENDE


INTERVENÇÃO PRECOCE EM DEBATE

Realizou-se este Sábado de manhã o "III Encontro de Intervenção Precoce do Concelho de Esposende". Este encontro foi presidido pela Vereadora da Acção Social da Câmara Municial de Esposende - Raquel Vale e contou com o Auditório Municipal quase replecto.

Foram apresentados vários exemplos de sucesso, bem como um resumo das actividades promovidas e realizadas no ano de 2009, pela Equipa de Intervenção Precoce do concelho de Esposende.

Já tinha participado nos dois primeiros encontros e achei este ainda melhor que os anteriores. Nota-se uma evolução quantitativa e qualitativa desta magnifica Equipa de profissionais, com um excelente trabalho junto das crianças com necessidades especiais, junto das famílias destas crianças e nos estabelecimentos de ensino por estas frequentados. Parabéns, pelos excelentes resultados obtidos e por fazerem felizes, todas as crianças com quem se envolvem!

Este encontro faz parte do Programa do Fórum da Educação, que está em curso e que conta com um conjunto diversificado de actividades. O encerramento deste Fórum da Educação de Esposende 2010, acontecerá no próximo dia 7 de Junho.

MF

sexta-feira, 28 de maio de 2010

CORO DOS PEQUENOS CANTORES A ABRIR O FÓRUM DA EDUCAÇÃO


Coro de Pequenos Cantores de Esposende

O Coro de Pequenos Cantores de Esposende, é um projecto conjunto do Município e da Escola de Música de Esposende. Este coro actuou no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, na cerimónia de abertura do Fórum da Educação 2010, que decorre de 22 de Maio a 07 de Junho. 

MF

quinta-feira, 27 de maio de 2010

AEP APRESENTOU PROGRAMA Q3 AO CLAS DE ESPOSENDE


CONFERÊNCIA AEP
FÓRUM MUNICIPAL RODRIGUES SAMPAIO

A Associação Empresarial de Portugal, fez uma apresentação do Program Q3 – Qualificar o 3º Sector, financiado pelo POPH.

O Modelo Q3 pode ser definido como uma metodologia de intervenção, baseada em actividades de consultoria e formação, aplicável em organizações do 3º Sector. Visa promover a melhoria dessas organizações e das pessoas que nelas colaboram, ao nível da gestão e da organização interna, através de processos que promovam e motivem para a mudança, inovação e criatividade, que possibilitem a internalização de conhecimentos, o “empowerment” e a aprendizagem contínua.

A intervenção nas organizações decorre ao longo de várias fases: pré-selecção, pré-diagnóstico, selecção, contrato para o desenvolvimento, diagnóstico organizacional, plano de desenvolvimento, implementação de medidas, revisão do plano e recomendações. Complementarmente são desenvolvidos processos de acompanhamento, avaliação e validação de todas as fases da intervenção.

Esteve presente o CLAS de Esposende e muitas IPSS's do concelho.

MF

SEJAMOS SOLIDÁRIOS


Hoje é a Tânia que precisa de ajuda! Amanhã posso ser eu, podes ser tu, pode ser alguém nosso conhecido, ou não! Sempre que um ser humano precise, temos o dever de ajudar!

MF


quarta-feira, 26 de maio de 2010

JARDIM DE INFÂNCIA DE CURVOS REUNIU COM ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO


JARIM-DE-INFÂNCIA DE CURVOS

Esta terça-feira, às 19 horas, estiveram presentes as Educadoras Eugénia e Fernanda a auxiliar Cila, Elsa Fernandes da Associação de Pais e o Presidente da Junta de Freguesia de Curvos - Mário Fernandes.

Da Reunião constaram os seguintes assuntos:

1) Dia Mundial da Criança: Será festejado no Jardim no próprio dia 1 de Junho. No dia 4 realizar-se-à uma actividade promovida pela Câmara Municipal de Esposende no Estádio Padre Sá Pereira em Esposende.

2) Colónia Balnear: De 14 a 17 de Junho (poderá ir até ao dia 25, mas ainda aguarda confirmação de transporte);

3) Visita de Estudo às Lagoas de Bertiandos: Dia 21 de Junho de manhã, no âmbito do Projecto Ciência Viva - A vida na água;

4) Festa de final de ano escolar: Dia 3 de Julho de tarde, com lanche organizado pela Associação de Pais, com a colaboração de todos os pais e encarregados de educação e entrega de Diplomas e Cartolas aos Finalistas.

A Junta de Freguesia de Curvos, colabora logística e financeiramente, com o Jardim-de-Infância e com a Associação de Pais na realização destas actividades.

MF

segunda-feira, 24 de maio de 2010

JÁ COMEÇOU A ESCOLHA DAS 7 MARAVILHAS DE ESPOSENDE


A Freguesia de Curvos concorre com duas das suas (muitas) maravilhas: a Igreja Paroquial e Cruzeiro e, a Capela do Senhor dos Aflitos e a Alameda com o mesmo nome.

Este concurso terá 3 fases, sendo a primeira delas a que hoje se inicia com a divulgação da lista das 30 maravilhas nomeadas para o concurso. A votação via internet para a primeira selecção de 15 maravilhas termina a 7 de Julho, havendo uma segunda votação até 8 de Agosto, altura em que serão divulgadas as 7 maravilhas do concelho de Esposende. Nesta primeira fase estão a votação 30 Maravilhas do Concelho de Esposende, sendo 2 por Freguesia.

VOTE JÁ
 
 
 
Não se esqueça de Votar nas que mais gostar e, se isso significar que vai votar nas Maravilhas de Curvos, tanto melhor!
 
MF

domingo, 23 de maio de 2010

A SEMANA EM REVISTA!

 
  
As imagens da semana!
CLAS DE ESPOSENDE e o CENTRO SOCIAL DA PARÓQUIA DE CURVOS
Como imagens da semana escolhi a aprovação pelo CLAS das valências de Centro de Dia e Apoio Domiciliário para o Centro Social de Curvos, pela importância que tem para a Instituição e para os seus Utentes, para a Freguesia de Curvos e para o próprio concelho de Esposende!

PEQUENOS "KARATECAS" DE CURVOS RECEBERAM DIPLOMAS E CINTOS
O Professor Jonas Vilar realizou mais um treino com a sua brilhante Equipa de Curvos e no final deste treino procedeu à entrega dos Diplomas e das Cadernetas aos atletas Curvenses. Foi um cerimónia simples e sem grandes formalismos, mas com enorme significado para os pequenos "Karatecas" de Curvos e para os seus pais. Foi espectacular ver a alegria estampada no rosto da pequenada, com os pais e as responsáveis do Centro Social a assistir e a aplaudir fortemente no momento da entrega do Diploma e da Caderneta e no especial momento da entrega e colocação do cinto branco/amarelo. Está assim ultrapassada com sucesso mais uma etapa. Parabéns a todos os atletas e ao Professor Jonas pelo profissionalismo, pela dedicação e pelo empenho que coloca nas actividades que realiza com estes jovens atletas.

CENTRO SOCIAL DE CURVOS REUNIU COM PAIS DOS UTENTES
O Centro Social da Paróquia de Curvos, reuniu com os Pais e Encarregados de Educação dos Utentes das várias valências, para entre outros assuntos apresentar o Programa de Actividades detalhado, para este último período de funcionamento. Nas duas reuniões que se realizaram, estiveram presentes a quase totalidade dos Pais e Encarregados de Educação dos Utentes do Centro Social. Para além do Plano de Actividades, foram ainda dados a conhecer os vários Regulamentos Internos das Valências desenvolvidas pela Instituição.

PEREGRINAÇÃO ARCIPRESTAL EM BELINHO
Muitas pessoas em peregrinação desde a igreja Paroquial de Belinho até ao Monte da Senhora da Guia. D. Jorge Ortiga – Arcebispo Primaz de Braga presidiu mais uma vez a esta Peregrinação do Arciprestado de Esposende.

INAUGURAÇÕES EM MARINHAS E APÚLIA
Em Marinhas foi inaugurada a requalificação do Adro de S.Bento e em Apúlia foi inaugurada uma Capela Mortuária. Parabéns aos meus colegas e amigos, Aurélio Neiva e Manuel Barros, presidentes de Junta de Marinhas e Apúlia.

COMUNHÃO SOLENE
Participei numa reunião de pais com o Pároco de Curvos. O objectivo principal foi a preparação do programa para a cerimónia da Comunhão Solene dos adolescentes do 7º e 8º anos. A Comunhão Solene deste ano, realizar-se-à no dia 27 de Junho, na Igreja Paroquial de Curvos. Também lá estarei com o meu filho Fernando.

PRESIDENTE CAVACO SILVA
Esperava um Presidente com mais coragem e consequente veto ao Casamento homossexual. Se não concorda e lhe parece mal, só teria que vetar. A pseudo crise não pode servir para justificar tudo.

PORTUGAL NO “TEP TEN”
Estamos em 8º lugar, ou seja fomos o oitavo país do Mundo a consentir os casamentos homossexuais. Como eu gostava que fossemos os oitavos em crescimento económico e em muitas outras áreas, essas sim de interesse de todos os portugueses. Volto a lembrar que nada tenho contra as opções pessoais de cada um, simplesmente sou contra charmar-lhe “Casamento”.

JOSÉ SÓCRATES
Mais uma entrevista do nosso Primeiro. Os cinquenta minutos fantasticamente mais ficcionados a que já assisti.

PASSOS COELHO
Em entrevista televisiva, no dia seguinte à de Sócrates num outro canal, tentou justificar o recente acordo com o PS para o aumento de impostos, ressalvando sempre que não deu a mão ao Governo, mas ao país. Saiu-se bem!

BRUNA “REAL”
Real que até podia ser de Rainha! Quem é que ainda não viu as fotos? Toda a gente opina e a Comunicação Social - Televisões e jornais nacionais pegaram no tema a sério e deram estampa ao assunto de uma forma regular durante toda a semana. de outra forma também só falariam de desgraças e... do aumento de impostos. O país segue animado!

NÚCLEO EXECUTIVO DO CLAS
Reuniu essencialmente para preparar as intervenções a fazer na Assembleia-geral do dia seguinte. Ficou combinado que serei eu a fazer a apresentação do Eixo de Intervenção Nº IV. Foi ainda aprovado um parecer favorável ao Centro Social da Paróquia de Curvos para que dê inicio às valências de Centro de dia e Apoio Domiciliário. Votei favoravelmente e fiquei feliz por esta merecida aprovação.

CLAS EM ASSEMBLEIA GERAL
O Conselho Local de Acção Social "CLAS" de Esposende reuniu esta Quarta-feira em Assembleia-Geral, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio. A presidir a esta Assembleia Magna esteve a Senhora Vereadora - Engª Raquel Vale, que contou com a presença dos restantes elementos do Núcleo Executivo: Mário Fernandes - Presidente da Junta de Curvos, Drª Madalena Quintão - Directora do IEFP Barcelos, Dr. Sérgio Mano - ACICE, Drª Teresa Vieira - Esposende Solidário, Enfª Natália - Centro de Saúde de Esposende. Foram tratados todos os pontos em agenda e foram aprovadas as seguintes deliberações:
- Aprovada a Acta da sessão anterior;
- Aprovado o Plano de Actividades 2010;
- Aprovado o Parecer Favorável à realização de cursos pela Escola Secundária Henrique Medina;
- Aprovado Parecer Favorável ao Centro Social da Paróquia de Curvos, para as Valências de Centro de Dia e Apoio domiciliário;
- Aprovada a adesão da "AMA" ao Clas.

CENTRO SOCIAL COM PARECER FAVORÁVEL PARA CENTRO DE DIA E APOIO DOMICILIÁRIO
O CLAS de Esposende aprovou um PARECER FAVORÁVEL ao Centro Social da Paróquia de Curvos, para que este possa dar inicio às valências de Centro de Dia e Apoio domiciliário. Trata-se de um documento de extrema importância, pois assim será possível à Instituição protocolar mais estas duas valências com a Segurança Social. A população de Curvos e das freguesias vizinhas ficará assim melhor servida, podendo recorrer a estes novos serviços. Estou certo que como é apanágio desta instituição também nestas novas valências prestarão um serviço de excelência para bem de todos os seus utentes e da comunidade em geral. Parabéns ao Centro Social de Curvos, por mais esta aposta! Felicidades!!!

MAIS UM AUMENTO DE IMPOSTOS
Deixar as pessoas sem poder de compra não me parece o melhor caminho para incentivar o crescimento do país.

MARCELO NO “SINAIS DE FOGO”
Gostei de ver o prof. Marcelo entrevistado por Miguel Sousa Tavares. Ficamos todos a perceber que deverá estar para muito breve o regresso do prof. Marcelo aos ecrãs.

APCER EM CONFERÊNCIA SOBRE CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE NAS RESPOSTAS SOCIAIS
A convite da Rede Social do Conselho de Esposende (CLAS) e da Senhora Vereadora da Acção Social, a APCER - Associação Portuguesa para a Certificação deslocou-se a Esposende, tendo realizado uma Sessão de esclarecimento sobre a temática da Certificação da qualidade, essencialmente no âmbito das Respostas Sociais das IPSS's. A Segurança Social também se fez representar tendo mesmo tido uma participação muito activa no esclarecimento dos presentes. Foi uma conferência bastante esclarecedora e proveitosa, pois trata-se de uma área onde tem havido muitas dúvidas e muitas incertezas. Esteve presente o Núcleo Executivo do CLAS, bem como um significativo número de IPSS's do concelho.

AEP APRESENTOU PROGRAMA “Q3”
Também a convite da Rede Social de Esposende, a AEP realizou uma sessão de esclarecimento sobre um projecto para assecoria e formação em Instituições do terceiro sector, denominado Q3. Gostei da apresentação e fiquei a saber que se trata de um projecto que poderá ter financimanto de 100% do custo até ao montante total de 25.000€. à consideração essencialmente das IPSS’s.

CLUBES DA FLORESTA REUNIRAM EM S.LOURENÇO
Cerca de dois mil alunos/crianças e jovens reuniram-se no Castro de S. Lourenço a festejar o décimo aniversário dos Clubes da Floresta do distrito de Braga. Várias dezenas de autocarros e muita pequenada em convívio em S. Lourenço.

ROCK IN RIO EM LISBOA
Ai está o grande festival, com nomes sonantes do mundo da música.

GOVERNADOR CIVIL DE BRAGA
Fiquei estupefacto ao ler a entrevista do Senhor Governador a um jornal regional. Contundente a criticar o IEFP.

DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE
No dia 22 de Maio celebra-se o Dia Internacional da Biodiversidade. A efeméride, instituída em 1993 pelas Nações Unidas, coincide com o dia em que o texto da Convenção sobre a Diversidade Biológica foi aprovado em 1992. O objectivo da celebração do Dia Internacional da Biodiversidade é promover o reconhecimento por parte da sociedade como um todo da importância da diversidade biológica, alertar para os problemas que enfrenta e incentivar à acção conjunta pela sua conservação. Este ano a efeméride tem uma importância acrescida por se celebrar no Ano Internacional da Biodiversidade, ano que deveria marcar o fim de uma fase de declínio acentuado da Diversidade Biológica atribuído, em grande medida, às actividades humanas.

O STAND DA COMÉDIA EM ESPOSENDE
Foi muito divertido ouvir e ver este espectacular trio humorista. Falaram, tocaram e cantaram, bem à moda portuguesa e ainda apresentaram vários sketchs humorísticos. Pareceu-me estarem presentes bem mais de cem pessoas, muitas caras minhas conhecidas.

MOURINHO
Implacável. De novo Campeão Europeu de Clubes. É o maior. Parabéns!

MF

STAND DA COMÉDIA "STAND UP COMEDY" EM ESPOSENDE

AUDITÓRIO MUNICIPAL DE ESPOSENDE

O Stand da comédia esteve esta sexta-feira à noite no Auditório Municipal de Esposende. Foi muito divertido ouvir e ver este espectacular trio humorista, composto por João Seabra, Miguel e Hugo Sousa. Falaram, tocaram e cantaram, bem à moda portuguesa e ainda apresentaram vários sketchs humorísticos, como o Bombeiro Meireles de Marco de Canavezes, o jogo sega e nintendo, o macaco, etc., etc. Pareceu-me estarem presentes bem mais de cem pessoas, entre elas muitas caras minhas conhecidas. 

MF

sábado, 22 de maio de 2010

APCER REALIZOU CONFERÊNCIA SOBRE CERTIFICAÇÃO DE IPSS'S


CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE NAS RESPOSTAS SOCIAIS

A convite da Rede Social do Conselho de Esposende (CLAS) e da Senhora Vereadora da Acção Social, a APCER - Associação Portuguesa para a Certificação deslocou-se a Esposende, tendo realizado uma Sessão de esclarecimento sobre a temática da Certificação da qualidade, essencialmente no âmbito das Respostas Sociais das IPSS's. A Segurança Social também se fez representar tendo mesmo tido uma participação muito activa no esclarecimento dos presentes.

Foi uma conferência bastante esclarecedora e proveitosa, pois trata-se de uma área onde tem havido muitas dúvidas e muitas incertezas.

Esteve presente o Núcleo Executivo do CLAS, bem como um significativo número de IPSS's do concelho.

MF

quinta-feira, 20 de maio de 2010

CLAS DE ESPOSENDE REUNIU EM ASSEMBLEIA GERAL

Núcleo Executivo do CLAS Esposende

Parceiros do CLAS Esposende


O Conselho Local de Acção Social "CLAS" de Esposende reuniu esta Quarta-feira em Assembleia-Geral, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio.

A presidir a esta Assembleia Magna esteve a Senhora Vereadora - Engª Raquel Vale, que contou com a presença dos restantes elementos do Núcleo Executivo: Mário Fernandes - Presidente da Junta de Curvos, Drª Madalena Quintão - Directora do IEFP Barcelos, Dr. Sérgio Mano - ACICE, Drª Teresa Vieira - Esposende Solidário, Enfª Natália - Centro de Saúde de Esposende.

Foram tratados todos os pontos em agenda e foram aprovadas as seguintes deliberações:

- Aprovada a Acta da sessão anteriror;
- Aprovado o Plano de Actividades 2010;
- Aprovado o Parecer Favorável à realização de cursos pela Escola Secundária Henrique Medina;
- Aprovado Parecer Favorável ao Centro Social da Paróquia de Curvos, para as Valências de Centro de Dia e Apoio domiciliário;
- Aprovada a adesão da "AMA" ao Clas.

Resumo do Plano de Actividades
"A Rede Social tem-se assumido como o motor da congregação dos parceiros locais com vista a uma actuação eficaz e articulada, unindo esforços, vontades, recursos, experiências e saberes.

Na sequência da avaliação do Plano de Acção de 2009 e face aos objectivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Social, projectado para o período compreendido ente 2008 e 2013, propomos a continuidade das acções desenvolvidas e a integração de novas respostas sociais, com vista a uma articulação das várias áreas de intervenção, para uma mais eficaz actuação junto dos problemas sentidos localmente pelas populações.

O Plano de Acção 2010 está estruturado segundo os Eixos de Intervenção do Projecto Concelhio de Luta Contra a Pobreza e a Exclusão Social que, concretizando o princípio da subsidiariedade da Rede Social, implica uma metodologia de trabalhar com em vez de trabalhar para as comunidades locais a que se destinam.

A autarquia constitui-se como a entidade dinamizadora do Projecto e a Rede Social permitirá uma actuação conjunta para estabelecer e manter uma rede operativa que viabilize, fortaleça e optimize a organização local contra a pobreza e a exclusão social.

O Projecto Concelhio de Luta Contra a Pobreza e a Exclusão Social integra um conjunto de eixos estratégicos que estabelecem as directrizes e as grandes opções estratégicas para o Concelho:

Eixo I - Intervenção Familiar Integrada
=> Apresentado pela Drª Teresa Vieira;
Eixo II - Empregabilidade
=> Apresentado pelo Dr. Sérgio Mano;
Eixo III - Capacitação Institucional
=> Apresentado pela Drª Madalena Quintão;
Eixo IV - Serviços de Apoio à Família
=> Apresentado por Mário Fernandes;
Eixo V - Centro de Recursos
=> Apresentado pela Enfª Natália.

Na concepção do Plano de Acção para 2010 efectuou-se uma selecção das acções possíveis de concretizar e propõe-se a continuidade de algumas das acções iniciadas em 2009.

O PA está dividido por eixos de actuação, referindo as acções a desenvolver, o cronograma, a organização responsável, as parcerias envolvidas para cada uma das áreas e os recursos.

Todo o trabalho pretende ir ao encontro dos objectivos estabelecidos no PDS, na tentativa de resolver e colmatar as problemáticas identificadas.

No documento transparecem as acções e os projectos para os quais foram apontadas necessidades de intervenção directa, conjugadas com a possibilidade de captação de recursos através de candidaturas a fundos nacionais e europeus. Esta actuação deverá ser concertada com cada um dos parceiros durante o seu período de vigência".

Esteve presente um número significativo de representantes das Associações que pertencem ao Clas bem como de outras instituições parceiras:

MF

STAND DA COMÉDIA "STAND UP COMEDY" EM ESPOSENDE


21 DE MAIO - 22 HORAS
AUDITÓRIO MUNICIPAL DE ESPOSENDE

Espera-se uma verdadeira noite de humor no próximo dia 21 de Maio, com a apresentação do espectáculo Stand da Comédia – Stand Up Comedy, no Auditório Municipal de Esposende, a partir das 22h00.

Este espectáculo tem o custo de 5€, podendo os bilhetes ser adquiridos na Câmara Municipal de Esposende ou no Posto de Turismo que funciona no Auditório Municipal de Esposende.

MF

quarta-feira, 19 de maio de 2010

terça-feira, 18 de maio de 2010

PEQUENOS "KARATECAS" DE CURVOS RECEBERAM DIPLOMAS E CINTOS

Isabel Fernandes: recebeu o diploma e o cinto amarelo/branco

APOGK PORTUGAL
Associação Portuguesa de Okinawa goju-ryu karate-do

O Professor Jonas Vilar realizou mais um treino com a sua brilhante Equipa de Curvos e no final deste treino procedeu à entrega dos Diplomas e das Cadernetas aos atletas Curvenses.

Foi um cerimónia simples e sem grandes formalismos, mas com enorme significado para os pequenos "Karatecas" de Curvos e para os seus pais.

Foi espectacular ver a alegria estampada no rosto da pequenada, com os pais e as responsáveis do Centro Social a assistir e a aplaudir fortemente no momento da entrega do Diploma e da Caderneta e no especial momento da entrega e colocação do cinto branco/amarelo. Está assim ultrapassada com sucesso mais uma etapa.

Parabéns a todos os atletas e ao Professor Jonas pelo profissionalismo, pela dedicação e pelo empenho que coloca nas actividades que realiza com estes jovens atletas. Parabéns também para o filho do Professor Jonas, pois acaba de receber o cinto vermelho, significando uma excelente progressão na carreira.  

MF

segunda-feira, 17 de maio de 2010

CENTRO SOCIAL DE CURVOS REUNIU COM PAIS DOS UTENTES


O Centro Social da Paróquia de Curvos, reuniu com os Pais e Encarregados de Educação dos Utentes das várias valências, para entre outros assuntos apresentar o Programa de Actividades detalhado, para este último período de funcionamento.



Nas duas reuniões que se realizaram, estiveram presentes a quase totalidade dos Pais e Encarregados de Educação dos Utentes do Centro Social. Para além do Plano de Actividades, foram ainda dados a conhecer os vários Regulamentos Internos das Valências desenvolvidas pela Instituição.

MF

domingo, 16 de maio de 2010

A SEMANA EM REVISTA!

A imagem da semana!


BENFICA CAMPEÃO
O Benfica sagrou-se campeão nacional de Futebol na última jornada da Liga. Foram precisos cinco anos para voltarmos a festejar este título, mas podemos dizer que a espera valeu bem a pena. E para o ano deve haver mais, pois a equipa promete. 

JORNAIS DE ESPOSENDE NAS BANCAS
Mais uma edição dos quinzenários locais nas bancas. O Jornal de Esposende deu especial importância ao trabalho desenvolvido por António Martins de Oliveira à frente da Cruz Vermelha de Esposende e o Farol de Esposende à limpeza do Rio Cávado.

FERNANDO MENDES NO "TEATRO SÁ DA BANDEIRA" NO PORTO
Trata-se de mais um magnífico espectáculo de Fernando Mendes, nos seus 30 anos de carreira. A acompanhar o grande actor Fernando Mendes, esteve a Cristina Areia o António Vaz Mendes e o Luís Portugal. Houve ainda espaço para a actuação de um grupo de bailarinas e cantores, com canções populares bem divertidas a contagiar todo o público presente. É um verdadeiro espectáculo de revista, com muito humor, muita alegria e muito riso! O Teatro Sá da Bandeira encheu-se por completo, aplaudindo efusivamente o Fernando Mendes e a sua equipa pelo excelente espectáculo "30 anos de carreira... sempre abrir!".

JOVENS DE CURVOS REALIZARAM FEIRINHA
O Grupo de Jovens de Curvos "JOVENS META" organizou mais uma Feirinha Jovem, para angariação de fundos. Nesta feirinha foram colocados à venda, entre outros, frangos no churrasco, fêveras, bolos, e muitas outras iguarias e sobremesas. Quem comprou ajudou os Jovens a angariar fundos, para assim poderem realizar as suas (muitas) actividades anuais e que constam do seu programa de realizações.

ESPOSENDE NO APOIO À UNICEF
Esposende mobilizou-se, no último fim-de-semana, em torno da UNICEF, através da iniciativa “Movimento Solidário”. Esta acção foi levada a cabo pela Autarquia e Esposende 2000 com o duplo objectivo de sensibilizar a comunidade para o tema da solidariedade e de angariar donativos para apoio ao trabalho desenvolvido pela UNICEF nos países em dificuldade.

TARDES DANÇANTES EM CURVOS
Foram perto de duas centenas de idosos os que participaram em mais uma edição da «Tarde Dançante», que a Câmara Municipal de Esposende levou a efeito na Quinta do Souto, na freguesia de Curvos, no âmbito do Programa «Conviver para Viver». A Junta de Freguesia de Curvos participou activamente na realização de mais esta excelente iniciativa da Câmara Municipal. Esta descentralização de actividades é excelente.

SEMANA ACADÉMICA EM BRAGA
Queima das Fitas e enterro da gata em Braga. Mais um ano, mais uma espectacular festa com os jovens a dar largas à sua imaginação e irreverência.

AUMENTO DE IMPOSTOS COM PEC 3
Foi no dia treze que ficamos a saber de mais um acorde entre Passos e Sócrates para aumentar os impostos em toda a linha. Salvar o país é preciso, mas chega de mentiras. Qual pinóquio qual quê!!?

VISITA DO PAPA A PORTUGAL
Quatro dias para recordar. Muitas enchentes e o Santo Padre a corresponder com discursos e homilias bem actuais, na defesa da vida, da família e dos valores Cristãos.
...EU TAMBÉM LÁ ESTIVE!
Também lá estive (com a minha esposa Elsa e a educadora Berta Ferreira que representaram o Centro Social da Paróquia de Curvos), na Basílica da Santíssima Trindade, bem à frente, pertinho de Sua Santidade.
Foi um misto de emoções bem fortes. Não é todos os dias que temos ali connosco no mesmo espaço o Santo Padre e a oportunidade de o ver e ouvir em pessoa. À semelhança do que aconteceu das quatro vezes que tive a feliz oportunidade de ver "ao vivo" o Papa João Paulo II - duas vezes em Fátima, uma no Sameiro e uma em Roma, também hoje valeu a pena! Gostei muito de ver e ouvir de viva voz o Santo Padre! A minha admiração por Bento XVI é enorme e tem vindo a crescer dia após dia.
Um bem-haja a Bento XVI!

A MORAL A FALAR MAIS ALTO
A Câmara Municipal de Mirandela suspendeu professora de AEC's, que possou nua para a Playboy portuguesa.

REUNIÃO LIC
Mais um café em minha casa, num daqueles encontros sem temas ou assuntos tabu, onde aproveitamos para por a conversa em dia. Aqui pensamos e repensamos a freguesia e a sua dinâmica e desenvolvimento.

ALOFOTES VIRADOS PARA FÃO
Morte de bebé de dois meses em Fão envolta em suspeita de maus tratos. Comunicação Social (televisões e Jornais nacionais) a dar grande destaque a este trágico acontecimento.

15ª TAÇA PARA O F.C.PORTO
O F.C. Porto venceu a 15ª Taça de Portugal, batendo na final do Jamor o Desportivo de Chaves por 2-1.

MF

sábado, 15 de maio de 2010

QUEIMA DAS FITAS E ENTERRO DA GATA EM BRAGA


SEMANA ACADÉMICA E QUEIMA DAS FITAS EM BRAGA

Realizou-se esta semana a Queima das Fitas e o Enterro da Gata na cidade de Braga, com um desfile com mais de cinquenta viaturas representando os muitos cursos dos vários estabelecimentos de ensino do distrito de Braga.

A cristina participou, enquanto aluna do segundo ano de Gestão e o Jorge como caloiro de Arquitectuta, ambos alunos da Universidade do Minho.

Um espectáculo com muita cor, muita alegria e muita animação, com os jovens estudantes a dar largas à sua criatividade e irreverência, bem caracteristicas da idade e dos tempos que correm.

MF