sábado, 28 de agosto de 2010

DE REGRESSO!

O mês de Agosto é por tradição um mês propício ao gozo de (uns diazitos) de férias. Assim foi mais uma vez este ano.

Sol, praia, lazer e convívio! Descansar, esquecendo o relógio, retemperar forças e recarregar baterias, foram os principais tónicos destas férias.

Heis-me de regresso e cheio de energia, para a labuta diária - esta luta constante, para ultrapassar barreiras e atingir objectivos definidos e muitas vezes redefinidos, concertando métodos e estratégias, o mais eficazes e eficientes possíveis.

Bom trabalho!

MF


quinta-feira, 19 de agosto de 2010

TEMAS QUENTES DESTE... VERÃO!


Numa pequena pausa de... praia, o registo dos temas mais quentes deste Verão:

E, palavra puxa palavra:

Crise - Isto é que vai uma rica crise, mas não é para todos!
Freeport - A saga continua!
Futebolês - Já foi dado o pontapé de partida!
Benfica e Sporting - Sem motor de arranque!
Passos Coelho - O homem de Massamá!
Incêndios - Novo recorde todos os anos!
Afogamentos - Marés vivas para a morte!
Heróis - Bombeiros portugueses!
Queiróz - Que bonito folhetim!
Férias - Que rico tempo!
Desemprego - É sempre a subir!
Duarte Lima - Que grande embrulhada!
Esposende - Semana de festa com o Dia do Municipio de Esposende!
Curvos - Jornadas Desportivas e Curvos em Movimento!

Em tempos de descanso, costumo alhear-me um pouco da febre noticiosa do dia a dia. Aproveitei para dar uma volta pelo mundo... das noticias e dos blogues! Assim, aqui vai uma pequena actualização do meu!!!

No Concelho de Esposende, o dia de hoje - dia 19 de Agosto, é dia de Feriado Municipal - O Dia do Municipio de Esposende. Não participarei nas cerimónias, por me encontrar ausente.

MF

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

EQUIPAS DE "VILAR", "QUINHAS" E "7x5", VENCERAM TORNEIOS DE CURVOS

Realizaram-se este Domingo de tarde as finais dos vários Torneios de Futebol de cinco de Curvos.

MASCULINO
CAMPEÕES: VILAR
2º Lugar: FROSSOS
3º Lugar: SORGE

FEMININO
CAMPEÃS: QUINHAS
2º Lugar: DESPORTISTAS
3º Lugar: CENTRO SOCIAL

INFANTIL
CAMPEÕES: 7x5
2º Lugar: AMIGUINHOS
3º Lugar: MATRECOS

MF

domingo, 15 de agosto de 2010

507 ARTIGOS EM 25 MESES, COM MAIS DE 21.500 VISITAS


507 ARTIGOS
25 MESES
21.500 VISITAS

É esta a contabilidade actualizada, da vida deste blogue! Na verdade, até eu próprio fiquei admirado.

Óptimas Férias para todos os amigos e visitantes, que por aqui vão passando!

MF

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

"GNR" REALIZOU PALESTRA EM CURVOS SOBRE PREVENÇÃO DO BANDITISMO










SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA DE CURVOS

Uma equipa da GNR - Guarda Nacional Republicana, do Destacamento de Barcelos/Esposende, deslocou-se à sede da Junta de Freguesia de Curvos, onde desenvolveu uma Acção de sensibilização à população mais idosa da Freguesia, no sentido de a alertar para casos de banditismo, de furto e de roubo.

A Junta de Freguesia divulgou a acção junto da população, disponibilizou a Sede da Junta de Freguesia para a realização da Palestra e desenvolveu a logistica do transporte dos idosos até à sede da Junta, bem como a viagem de regresso às suas casas.

Esta acção foi muito positiva, pois esclareceu e alertou a população, para que não caiam no logro dos bandidos, e para que saibam como evitar furtos e roubos, tanto nas suas casas, como de objectos pessoais. Chama-se a isto actuar na prevenção!

MF


quarta-feira, 11 de agosto de 2010

CENTRO SOCIAL DE CURVOS ENCERROU ACTIVIDADES COM PASSEIO A V.N.CERVEIRA



O Centro Social de Curvos encerrou o ano lectivo com um passeio de um dia, ao Parque Temático e Aquamuseu de Vila Nova de Cerveira.

Tratou-se de um magnifico dia de diversão, de distracção de alegria e de convívio. Durante a manhã foi possível desfrutar da água das piscinas do parque, com pequenos lagos, quedas de água e várias diversões com água. as crianças e os jovens divertiram-se imenso, aproveitando para se refrescar, e fazer face ao imenso calor que se fazia sentir.

O almoço foi servido no Parque de Merendas, com a alimentação que havia sido confeccionada no próprio Centro Social. Depois do almoço houve lugar a várias outras actividades, como as visitas ao museu da água "Aquamuseu", a ida à praia, aos jogos (o golfe e a escalada). Realizou-se ainda uma visita ao centro urbano de Cerveira.

O regresso verificou-se ao final da tarde com chegada a Curvos, pelas 18h. Participaram a grande maioria dos utentes, mais de uma centena, desde um ano de idade aos dezasseis anos, acompanhados pelas colaboradoras da Instituição e Voluntários.

MF


terça-feira, 10 de agosto de 2010

CASA DA FAMÍLIA COSTA LEME TOTALMENTE DESTRUIDA POR UM INCÊNDIO


CASA "COSTA LEME"

Por volta das 20 horas deflagrou um violento incêndio na casa da Família Costa Leme, sita na Quinta de S. Cláudio em Curvos, que acabou por destruir totalmente a referida habitação.

A população acorreu em peso ao local, mas nada havia a fazer, tal era a violência das chamas.

Trata-se de uma casa com aproximadamente 50 anos, construída (mandada construir) pelo Senhor Costa Leme (ex. Presidente da Câmara Municipal de Esposende) e sua esposa, já falecidos. Apesar de ter cerca de cinco décadas, esta casa apresentava-se em óptimo estado de conservação e com muito bem aspecto, com uma arquitectura e umas linhas muito vanguardistas para aquele época, com um misto de rústico em pedra e muitas madeiras.

Estive no local desde bem cedo até ao rescaldo final, a prestar a ajuda possível e solidarizando-me com os proprietários e famíliares. Ao local acorreram os Bombeiros Voluntários de Esposende.

Segundo conversa que com o Eng.º Paulo Costa Leme, no local, para além da própria casa, ter-se-ão perdido importantíssimos arquivos históricos, tanto de livros, como de muitas outras peças, muitas delas com enorme valor patrimonial e sentimental, para os herdeiros do Casal Costa Leme.

A minha Solidariedade para com a Família Costa Leme.

Um abraço;

MF

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ESPOSENDE INAUGUROU POLIDESPORTIVO DE CURVOS


INAUGURADOS NOVOS EQUIPAMENTOS EM CURVOS

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende presidiu, ontem, 8 de Agosto, à cerimónia de inauguração do arranjo da envolvente e do edifício de apoio ao Polidesportivo de Curvos.

João Cepa referiu que a obra representa "mais um passo na requalificação da zona central da freguesia" e assinalou que a Câmara Municipal fez um "investimento considerável" nesta intervenção, que entendeu da maior importância, sobretudo pela mais valia enquanto equipamento que se destina a ocupar de forma saudável e correcta os tempos livres dos jovens.

O Autarca acrescentou que este investimento se soma a outros recentemente concretizados em Curvos, entre os quais a beneficiação da Escola do 1º Ciclo e do Jardim–de–infância e o alargamento das redes de água e de saneamento. "É mais um objectivo cumprido", referiu o Presidente da Câmara Municipal, anunciando, para breve, a criação da Biblioteca Escolar de Curvos e a implementação de um Parque Empresarial, "um projecto único no concelho, destinado à deslocalização de pequenas e médias empresas concelhias, de forma a melhorar as suas condições de trabalho".

João Cepa aproveitou a oportunidade para apelar à união de esforços no sentido de concretizar aquele que será o "projecto prioritário" para a freguesia, a construção do novo Centro Social. O Autarca aludiu à actual conjuntura para dizer que "as condições socio–económicas vão agravar–se e haverá necessidade de reforçar o apoio social".

Ainda tendo como pano de fundo o cenário de crise, o Presidente da Câmara Municipal alertou para as dificuldades económicas com que o Município se debate, em resultado dos cortes orçamentais do poder central e da quebra de receitas da Autarquia, mas deixou a promessa de empenho para cumprir as promessas feitas, no que foi prontamente saudado com uma salva de palmas pelos presentes.

Visivelmente satisfeito pela inauguração de "um espaço de excelência", o Autarca de Curvos quis sobretudo agradecer à Câmara Municipal pelo investimento efectuado e pela "confiança" depositada na Junta de Freguesia, que supervisionou a empreitada. Mário Fernandes agradeceu também os investimentos efectuados pela Câmara Municipal no último ano, nomeadamente as obras de requalificação da rede viária e do cemitério.

Ao acto inaugural, seguiu–se a visita às instalações do edifício de apoio ao Polidesportivo e à exposição de trabalhos artesanais de dois artistas curvenses, culminando a cerimónia com a entrega de prémios do III Prémio de BTT de Curvos, pelo Presidente da Câmara Municipal. "Gabinete Relações Públicas Munícipio de Esposende - Segunda–feira, 09 de Agosto de 2010".

Estas actividades tiveram uma grande cobertura por parte dos meios de Comunicação Social, tanto ao nível da imprensa escrita, da internet e da própria televisão, tendo estado em Curvos uma Equipa de reportagem da Porto Canal, que depois apresentou essa reportagem sobre Curvos, nos seus noticiários da tarde e noite.


MF

domingo, 8 de agosto de 2010

III PRÉMIO DE BTT DE CURVOS COM CENTENAS DE BTTISTAS



III Prova de BTT de Curvos

Realizou-se este Domingo de manhã (dia 8 de Agosto) a III Edição da Prova de BTT de Curvos. Tratou-se de uma Prova que manteve o nível das duas anteriores e que mais uma vez trouxe a Curvos centenas de Bttistas de todo o país, assim como muitos acompanhantes e muitas outras pessoas que quiseram assistir a esta líndissima prova.

Viveram-se momentos únicos e indescritíveis, com centenas de ciclistas a pedalar pelos trilhos pitorescos de Curvos! Há actividades que valem mais que milhões de palavras. Esta é bem o exemplo de que com pouco se pode fazer muito, tanto por Curvos, como pelo próprio Concelho.

As Jornadas Desportivas de Curvos - a que já chamaram de "Olimpíadas de Curvos", tem dinamizado todos os Curvenses, com uma enorme diversidade de actividades e de modalidades desportivas, e tem trazido a Curvos centenas de pessoas que nunca cá tinham vindo, bem como muitas outras que assim repetem a visita à nossa terra.

A zona central da Freguesia encheu-se de Bttistas e o Polidesportivo de curvos e zona envolvente (neste dia inaugurados) ficaram com muito colorido. Os prémios foram entregues pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Esposende, desta feita presenta, também para proceder à Inauguração do espaço envolvente ao Polidesportivo e edificios de apoio.

Um Obrigado muito especial a todas aquelas e a todos aqueles que participaram e colaboraram com a Organização.

Em Curvos... Viva a Natureza e a Qualidade de Vida!!!

MF


quinta-feira, 5 de agosto de 2010

ENTREVISTA AOS JOVENS DO ATL DO CENTRO SOCIAL DE CURVOS

  
A pedido do Centro Social de Curvos, reuni com alguns dos seus utentes, que se fizeram acompanhar pela Professora Graciete.

Os jovens traziam um conjunto de questões preparadas que me colocaram e às quais respondi, com a maior clareza. -balanço das actividades, das obras e dos projectos concretizados, quais as obras mais importantes para Curvos, quais os projectos em curso e idealizados, o funcionamento da Junta e os seus serviços, etc, etc. Foi ainda focada a importância do ATL e do Centro de Estudos, este último a funcionar nas instalações da Sede da Junta.

Tratou-se de um encontro informal, muito agradável e interessante. Foi bom ver a perspicácia e a criatividade dos jovens, bem como o arrojo nas questões colocadas.

Optei por não divulgar aqui as questões colocadas pelos jovens, nem as minhas respostas e comentários às mesmas, pelo facto de, segundo sei, as mesmas poderem vir a ser divulgas, em brochura a editar brevemente.

MF

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

DOIS HOMENS COM MUITA CATEGORIA

UM ENORME BEM HAJA PARA ESTES DOIS ILUSTRES

ANTÓNIO FEIO
e
MÁRIO BETTENCOUT RESENDES

Ambos na casa dos 50 anos, foram exemplos de profissionalismo e entrega. Duas personalidades distintas, com muita categoria e muita classe em tudo o que faziam.

Gostava muito de ver o António Feio em palco e na televisão e o Mário Bettencourt Resendes na televisão (especialmente no comentário politico) e nas suas crónicas e editoriais no Diário de Notícias.

Com a partida prematura destes dois Homens, o país e a cultura portuguesa ficam bem mais pobres.

MF

JORNADAS DESPORTIVAS DE CURVOS

*Imagens das Equipas que já jogaram

CURVOS EM MOVIMENTO 2010

Jogos a realizar esta Segunda-feira - dia 2 de Agosto - Polidesportivo de Curvos:

21 Horas: CURVOS x VILAR
22 Horas: VILA NOVA x SORGE
Árbitros: Salvador Faria / Filipe

MF