sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE CURVOS APROVOU TODAS AS PROPOSTAS DA JUNTA

Salão Nobre da Sede da Junta - 27 de Dezembro de 2010 - 21 horas
ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE CURVOS APROVOU PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO DA JUNTA PARA 2011

A Assembleia de Freguesia de Curvos, reuniu esta Segunda-Feira, em Sessão Odinária e APROVOU todas as PROPOSTAS da JUNTA DE FREGUESIA: 
  • Aprovada a Acta da Sessão anterior;
  • Aprovado o Plano de Actividades e Orçamento para o ano de 2011;
  • Aprovada a alteração ao Regimento da Assembleia de Freguesia;
  • Aprovada a alteração à Tabela de Taxas;
O Plano de Actividades e o Orçamento desta Junta de Freguesia, para o ano de 2011, baseiam-se essencialmente no Programa Eleitoral da LIC, nos anseios da população e nos compromissos assumidos pelo Município.

Assim, referem-se nestes Documentos Previsionais de Receita e de Despesa, todas as actividades, obras e outras realizações que pretendemos levar a efeito na Freguesia de Curvos.

Salientamos como mais relevante a realização e a conclusão de um conjunto muito importante de obras para a Freguesia, como: Ampliação do Cemitério, a instalação de água e de Saneamento, a construção de Habitação, a intervenção na Rede Viária – Rua do Ervilhal e estrada nova que liga o alto de Frossos a Vila-Chã, a aquisição de um miniautocarro, Parque de Equipamentos e novas instalações do Centro Social, Actividades Sociais, Desportivas, Culturais – com o lançamento e realização de um Concurso de poesia, Ambientais e de Lazer; Jornadas Desportivas e Culturais e o apoio às Escolas e ao Centro Social, a publicação de mais um livro, etc., etc., etc;

Para a realização deste conjunto de Actividades, contamos com a indispensável colaboração da várias Entidades, como a Câmara Municipal, a Esposende Ambiente, a Esposende 2000, a Esposende Solidário, a CCDRN, assim como das várias Instituições e Grupos locais, como a Escola EB1/JI de Curvos, Associação de Pais da Escola de Curvos, o Grupo de Jovens META, a Associação Fórum Curvense e o Centro Social de Curvos, entre outros.

A Junta de Freguesia aprovou para o próximo ano, a isenção de pagamento de taxa por parte dos jovens Estudantes nos Atestados e Declarações para fins escolares, bem como a isenção de taxa nos Atestados de Residência, de Composição de Agregados Familiares e de Situação Socio-Económica Familiar.

MF

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

MUSEU D'ARTE EM FÃO COM EXPOSIÇÃO SOBRE IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA














A REPÚBLICA NA IMPRENSA DO PORTO E LISBOA

Fiz uma visita no dia da inauguração, já bem à tardinha. Como sempre fui muito bem recebido pela Directora do Museu a Drª Lurdes Rufino. Os dois únicos visitantes, durante aquela meia hora, fui eu e o meu filho, que acabamos também por ser os últimos visitantes do dia. A exposição encontra-se patente nos dois andares do Museu.

Gostei da exposição, que contempla inúmeros originais de primeiras páginas de jornais da época da implantação da República, como, O Século, O Debate, Diário de Notícias, Jornal de Notícias, O Primeiro de Janeiro, O Porto, entre outros, bem como alguns estrangeiros e vários outros de sátira politica. Trata-se de jornais dos dias "quentes", o antes e o depois do 5 de Outubro; publicações do período compreendido entre os dias 04 a 10 de Outubro de 1910.

Mais uma exposição, que vale a pena visitar!

MF

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

PRESÉPIOS EXPOSTOS NAS INSTITUIÇÕES E RUAS DE CURVOS


Rua da Liberdade - Curvos

Calçada da Coturela - Curvos
Rua de S. Torcato - Curvos
 
Rua da Sorge - Curvos

Rua da Coturela - Curvos




Rua da Liberdade - Curvos

Rua da Sorge - Curvos











Sede da Junta
Sede Junta

Sede da Junta
Sede da Junta

Igreja Paroquial de Curvos
Sede da Junta de Freguesia


Presépio da Igreja Paroquial de Curvos

Aqui estão alguns dos presépios expostos na Freguesia de Curvos: Na Sede da Junta, na Igreja e em várias ruas e casas da Freguesia, como, na Rua da Liberdade, na Rua e Calçada da Coturela, na Rua de S. Torcato e na Rua da Sorge.

MF

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

CONCERTO D'ANO NOVO EM CURVOS NO DIA 2 DE JANEIRO DE 2011 ÀS 21H


IGREJA PAROQUIAL DE CURVOS

Por várias razões, deverá ser um Concerto de especial interesse, até pelo facto de ser o primeiro dia em que esta nova Banda, a "Orquestra de Jovens Foz do Cávado" actua.

O Concelho de Esposende passa assim a ter mais uma Banda de enorme potencial que vem aumentar a oferta musical de qualidade do nosso Concelho e que é composta por jovens com enormes talentos.

Vamos desfrutar deste espectáculo, apoiar os jovens músicos e iniciar o novo ano em beleza!

Se gosta de música, apareça em Curvos no próximo Domingo; Se não gosta, apareça na mesma, pois estou certo que passará a gostar!!!

MF

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

MAGIA DE NATAL DEU A CONHECER HISTÓRIA E PATRIMÓNIO DE CURVOS

Fotografia do Grupo que participou na Magia de Natal em Curvos

Chegada à Sede da Junta
Presidente da Junta a discursar

No Salão Nobre da Junta
Nos aperitivos servidos pela Junta

Aquecimento no Polidesportivo de Curvos
NATAL MÁGICO EM CURVOS

Mais uma excelente organização da Esposende 2000, com a total colaboração e apoio da Junta de Freguesia de Curvos.

Várias dezenas de pessoas compareceram na Sede da Junta de Freguesia, para participar na Caminhada, pelos trilhos naturais e pitorescos da Freguesia de Curvos.

Com a presença do Sr. Hugo Rocha, foram recebidos na Junta de Freguesia, pelo Presidente da Junta, que os acolheu no Salão Nobre da Sede da Junta. Foi feita uma apresentação geral da Freguesia, com pequena resenha histórica, evolução dos últimos anos e actual realidade: Património, equipamentos, Instituições, produtos, actividades, etc, etc, etc!

No final desta pequena apresentação, a Junta de Freguesia ofereceu um beberete a todos os presentes. De seguida deslocaram-se para o Polidesportivo (junto à Sede da Junta), onde realizaram um pequeno "aquecimento". Houve lugar a uma foto de grupo e deu-se a partida. Foi uma caminhada muito participada, muito interessante e muito saudável.

A Junta de Freguesia ainda colaborou na logística, a nível dos transportes.

Parabéns à Esposende 2000, em especial ao Curvense Hugo Rocha!

Voltem sempre!
















Diário do Minho desta Segunda-Feira, com reportagem desta actividade realizada em Curvos!

MF

sábado, 25 de dezembro de 2010

"MAGIA DE NATAL" ESTE DOMINGO DIA 26 EM CURVOS


CAMINHADA EM CURVOS

Está prestes a finalizar-se mais um ano de actividades. Em 2011 continuaremos a ter actividade física “outdoor” sempre no último Domingo de cada mês.

Relembramos que este próximo Domingo - 26 Dezembro se realiza a última actividade do ano, com visita à Freguesia de Curvos. Nada melhor do que uma caminhada para "queimar” os excessos do Natal.

Queremos contar com a sua presença, inscreva-se!

Junte-se a nós, pratique exercício físico!

MF



sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

FESTAS FELIZES!!!



Boas Festas
Season's Greetings
Meilleurs Voeux
Felices Fiestas
Bones Festes
Buone Feste




Tudo de bom, para todos os amigos, de perto e de longe! Muito Obrigada a todas aquelas e a todos aqueles que tiveram a amabilidade e a gentileza de me enviar votos de boas festas!

Retribuo com todo o prazer e amizade pessoal!

Um abraço; Mário Fernandes

QUE BONITO LARGO ESPOSENDENSE

Hoje - Sexta-Feira - 24 Dezembro - 2010 - 09:00

Aqui está o nosso Largo, novamente bonito!

Aqui está o original
(fotos do meu arquivo pessoal)
Remodelação anterior












Uma viagem ao passado, leva-nos a dar ainda mais valor ao presente. Parabéns aos idealizadores, aos projectistas, aos executantes e à Câmara Municipal de Esposende, por esta excelente requalificação!

Parabéns aos Esposendenses!

MF

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

UM BREVE OLHAR PELA CAMPANHA PRESIDENCIAL E DEBATES TELEVISIVOS

PRESIDENCIAIS 2011
campanha e debates televisivos

Que “Alegre” triste (para não dizer, que triste "Alegre"), este que temos visto na presente campanha e nos debates televisivos. Então não era este o Senhor que tinha na sua mão, perto, ou mais, dizia ele, de um milhão de Votos? Talvez esta campanha e as eleições de Janeiro sirvam para que aprenda uma verdade implacável: Os Votos não são de ninguém, cada pessoa tem o seu e dá-o a quem quer, sempre que a isso é chamado, utilizando-o, umas vezes para premiar, outras para punir. “Alegre” nesta campanha, está a ver-se e a desejar-se (lá vai dando uma no cravo, outra na ferradura), para não perder o segundo lugar, para "Fernando Nobre". Por este andar, acredito que vai mesmo perder. "Fernando Nobre", com a sua humildade (e com a lição bem estudada), vai surpreendendo e cativando a simpatia de muito eleitorado que “era” do "Alegre". Se há 5 anos a luta de "Alegre" era com "Soares", este ano é com "Fernando Nobre" e nunca com "Cavaco Silva" (não o foi há 5 anos, nem o é hoje). O actual Presidente e recandidato ao cargo, tem estado ao seu nível, acima de tricas políticas e das próprias partidarites e o seu trajecto segue imperturbável, rumo à Vitória na primeira volta. Quanto aos outros dois candidatos, "Defensor Moura" está a ter os seus momentos de glória televisiva e "Francisco Lopes" a prestar um serviço ao seu Partido.

Estiveram mal as televisões ao marcar e ao realizar os debates televisivos para esta quadra natalícia e de final de ano. Então não seria muito melhor, realizar os debates no início de Janeiro? Não cativariam muito mais a atenção de muitos mais portugueses? Depois mostram-se muito admirados. Por estas e por muitas outras razões a que as pessoas se vão alheando da politica e dos políticos.

MF

JUNTA DE CURVOS ENVIA POSTAL DE BOAS FESTAS A TODOS OS CURVENSES E AMIGOS



Boas Festas e um Novo Ano com Muita Saúde e Amigos também;
Se assim for, tudo o resto virá por acréscimo!

Cumprimentos, pessoais;

Mário Ferreira Fernandes

PRESÉPIOS ECOLÓGICOS NA JUNTA DE FREGUESIA DE CURVOS







PRESÉPIOS ECOLÓGICOS DE NATAL NA JUNTA DE CURVOS

Os utentes do Centro Social de Curvos construiram presépios ecológicos e colocaram-nos em exposição na Sede da Junta de Freguesia de Curvos e na Sede da própria Instituição, sita no Lugar da Igreja.

Estão muito bonitos. Parabéns ao Centro Social e à pequenada!

MF

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

"MAGIA DE NATAL" CAMINHADA EM CURVOS NO PRÓXIMO DOMINGO - DIA 26 ÀS 09 HORAS



Participe! Aproveite para visitar esta belíssima Freguesia que é Curvos!!!

Data
Dia: 26 de Dezembro de 2010
Hora: 09h30 em Curvos

Concentração
09h00: Piscinas Foz do Cávado em Esposende, ou
09h30: Sede da Junta de Freguesia de Curvos - Rua Sobreiro da Costa, N. 20 - Curvos

Recepção na Sede da Junta de Freguesia de Curvos, seguida de Caminhada pelos trilhos pitorescos de Curvos.

Participe, vai ver que faz bem ao físico, à saúde e à mente!

MF

JUNTA DE CURVOS REALIZOU CEIA DE NATAL COM IDOSOS E INSTITUIÇÕES

À mesma mesa: Junta, Câmara, Paróquia, Centro Social, Idosos, Jovens e Instituições









CEIA DE NATAL ORGANIZADA PELA JUNTA CURVOS
QUINTA DO SOUTO

A Junta de Freguesia de Curvos organizou uma Ceia de Natal com os idosos da Freguesia, com os representantes das instituições locais, com os jovens e com os professores e Educadores da Escola e Jardim de Infância.

Foi uma noite magnifica, com muita alegria, muita musica, dança e muita animação, onde as pessoas aproveitaram para conviver e para se divertir, fazendo lembrar os bons tempos de antigamente.

Foi servido um prato de bacalhau, caldo verde, bolo rei e café, acompanhados por pão caseiro e por bons vinhos e outros sumos naturais de Curvos.

Esteve presente a Senhora Vereadora da Acção Social da Câmara Municipal de Esposende - Eng.ª Raquel Vale, o Senhor Arcipreste e Pároco de Curvos - P.e Armindo Patrão Abreu, o Coordenador da Escola EB1/JI - prof. Jorge e restantes professores, a Coordenadora do Centro Social - Elsa Fernandes e Educadoras, o Grupo de Jovens - Filipa Valverde e outras instituições.

A terminar esta ceia, houve a intervenção do Pároco local, da Vereadora e do Presidente da Junta de Freguesia de Curvos.

O Senhor P.e Armindo falou do espírito natalício, da solidariedade e da saudável parceria que sempre se tem verificado entre a Junta de Freguesia e a Paróquia, em beneficio das pessoas, pois os destinatários de uma e outra - Junta e Paróquia, são os mesmos, ou seja os Cruvenses.

A Senhora Vereadora da Acção Social - Engª Raquel, agradeceu o convite da Junta, manifestou a sua satisfação em estar presente e prometeu continuar a dar toda a colaboração com a autarquia local.

O presidente da Junta, saudou e agradeceu a presença de todos. Afirmou que a Junta continuará como até aqui a apostar fortemente na solidariedade, na acção social, nos idosos e nos jovens, em actividades que tragam bem estar e proporcionem momentos tão belos como estes. A terminar estava reservada uma surpresa, quando o Presidente da Junta fez a oferta de um cheque, no valor de 1.000,00€, verba essa destinada a ajudar a Paróquia nas obras de requalificação a levar a efeito brevemente no Salão Paroquial de Curvos.

Foi bonito ver tanta alegria e toda aquela satisfação, no rosto dos nossos idosos. Assim vale a pena organizar encontros, convívios e actividades.

São momentos verdadeiramente inesquecíveis! Obrigado a todos, a quem desejo um óptimo Natal e um excelente ano novo de 2011!

MF