domingo, 30 de janeiro de 2011

JONINHAS VILAR NOVAMENTE ENTRE OS MELHORES DO KARATE NACIONAL


O atleta da AKA - Associação de Karaté de Apúlia - Joninhas Vilar, representou o Concelho de Esposende, no XVII TORNEIO INTERNACIONAL  KARATÉ DE SANTO TIRSO, um prestigiada competição que contou com a presença de  atletas portugueses de Norte a Sul, bem como com atletas de vários países europeus. Joninhas Vilar obteve um excelente 3º lugar na  sua primeira competição no seu novo escalão – iniciados. Parabéns ao jovem atleta do concelho de Esposende e à sua Associação desportiva.

Depois de Teresa Portela na Canoagem, recentemente nomeada embaixadora para a Juventude, Paulo Gonçalves no Motociclismo, de entre muitos outros jovens atletas, desportistas e artistas do Concelho de Esposende, com projecção nacional e internacional, eis que surge agora Joninhas Vilar no Karate, como uma nova revelação e uma promessa para o futuro da modalidade.

MF

sábado, 29 de janeiro de 2011

FRONTALMENTE CONTRA A DEMISSÃO DO MINISTRO DR. RUI PEREIRA

EM TOTAL DESACORDO COM A OPINIÃO DOMINANTE!

Eu discordo que se peça a demissão do Ministro da Administração Interna. E discordo essencialmente por duas razões: Em primeiro lugar porque em meu entender, as duas razões que podem levar à demissão de um governante, são: O pedido de demissão, pelo próprio, sempre que verifique que já não reúne as melhores condições para o desempenho de tão importante cargo, ou quando for demitido por quem o nomeou (neste caso pelo Primeiro), pelas mesmas razões, ou seja, por falta de confiança na sua acção ou nas suas capacidades.

Em segundo lugar, porque a saída deste Ministro (ou de qualquer outro) não iria resolver nada! O problema está a montante, em quem dita a politica de governação! Alguém acredita que algum Ministro faz algo contra a vontade e sem a aprovação do seu líder? Eu, que também tenho alguma experiência governativa (embora numa escala totalmente diferente e sem qualquer comparação), não acredito e muito mau seria se isso acontecesse.

Resta-me ainda, opinar sobre o caso concreto da falha do Cartão do Cidadão, nas últimas Presidenciais:

E aqui, também discordo das opiniões dominantes!

É verdade que a falha do sistema (informático) não deveria nunca ter acontecido. De qualquer forma, bastava que houvesse uma falha da energia eléctrica, uma avaria nas linhas telefónicas, ou algo semelhante, para que o sistema se fosse a baixo! Digo isto para afirmar que há efectivamente uma enorme quota-parte de responsabilidade dos Portugueses (e não, não me refiro aqui ao facto de terem eleito estes governantes), pois não se compreende que alguém que deseje (mesmo) Votar, deixe para o próprio dia da Eleição, o esclarecimento do local onde o poderá fazer.

Quem pretendia mesmo Votar, que me desculpe, mas teve muito tempo para se informar (e tinha essa obrigação cívica) e inúmeras formas de o fazer gratuitamente (através de sms, de e-mail, por telefone, nas Juntas de Freguesia, nas Câmaras Municipais, nos sites do Stap, da Dgal, no Sigre, etc., etc.), conforme amplamente noticiado. Mais uma vez se verificou uma actuação "bem à portuguesa", de deixar tudo para a última da hora e se algo não correr bem, arranjam-se logo culpados, mas nunca nós próprios!!!

A saída de um Ministro não é a solução para nada, nem tão pouco para os enormes e gravíssimos problemas do País: Isso já só se resolve com uma mudança total de politicas (só possível com novos protagonistas, digo eu) que possam dar um novo impulso à economia, que criem emprego, que restituam a confiança aos Portugueses e que credibilizem Portugal perante os outros Estados e perante os Mercados!

MF

WORKSHOP'S DE GERONTOLOGIA SOCIAL NA CASA DA JUVENTUDE


CICLO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EM GERONTOLOGIA SOCIAL NA CASA DA JUVENTUDE EM ESPOSENDE.

Os workshop’s realizar-se-ão na Casa da Juventude às 14h30, de acordo com as seguintes datas e temáticas:

  • 16 de Fevereiro – Processos demenciais – Mestre Emília Moreira;
  • 16 de Março – Psicopatologia do idoso – Professora Doutora Carla Faria;
  • 27 de Abril – Prestação de cuidados na velhice – Professora Doutora Carla Faria. 
    Inscreva-se, até ao próximo dia 11 de Fevereiro:


    ou


    Eu já me inscrevi. Inscreva-se e participe!

    MF


sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

JOVENS SEM FRONTEIRAS ESTÃO REUNIDOS EM CURVOS


Boas-vindas e saudações aos Jovens Sem Fronteiras e ao P.e Hugo Ventura

Os Jovens Meta e os Jovens Sem Fronteiras, iniciaram esta noite na Sede da Junta de Freguesia de Curvos, as actividades do fim de semana.

Estive na Sessão de abertura, onde aproveitei para dar as boas-vindas aos vários grupos e visitantes presentes, saudando-os e desejando-lhes os maiores sucessos para as actividades programadas e que se vão desenrolar durante todo o fim de semana.













A liderar estas actividades, está o Padre Hugo Ventura, vindo de Fraião - Braga. A nível local as actividades são coordenadas pela Jovem Curvense Filipa Valverde e restante equipa do Grupo META.
  











Programa de Sábado e Domingo

Sábado: 29/01/2011
10h00: Visita/Encontro no CISE
14h30: Visita aos idosos doentes
17h00: Encontro de animação com classes da catequese – 3 grupos - Local: Sede da Junta
1. 1º, 2º e 3º ano - 2. 4º, 5º e 6º ano - 3. 7º, 8º e 9º ano
18h15: Eucaristia
21h00: Cinéforum – Passagem de excertos de filmes - Local: Sede da Junta
Aberto a quem quiser assistir sobretudo a outros jovens, adolescentes, familiares

Domingo: 30/01/2011
8h30: Adoração Eucarística (Missionária)
9h30: Eucaristia
11h00: Encontro/Formação (JSF’s) - Local: Centro Social
12h30: Almoço - Local: Centro Social

MF

JORNAL DE ESPOSENDE NAS BANCAS E NA INTERNET



MF

ENCONTRO DE JOVENS HOJE À NOITE NA SEDE DA JUNTA DE CURVOS

Sede da Junta de Freguesia de Curvos | Rua Sobreiro da Costa, Nº20 | 4740-183 Curvos | GPS: +41° 33' 30.25" * -8° 44' 14.07"

JOVENS SEM FRONTEIRAS REÚNEM-SE EM CURVOS

PROGRAMA
Hoje - Sexta-Feira: 28/01/2011
19h30: Encontro com 10º ano da catequese - Local: Sede da Junta
20h30: Ensaio do Coral


Sábado: 29/01/2011
10h00: Visita/Encontro no CISE
14h30: Visita aos idosos doentes
17h00: Encontro de animação com classes da catequese – 3 grupos (Local: Sede da Junta)
1. 1º, 2º e 3º ano
2. 4º, 5º e 6º ano
3. 7º, 8º e 9º ano
18h15: Eucaristia
21h00: Cinéforum – Passagem de excertos de filmes (Local: Centro Social)
(aberto a quem quiser assistir sobretudo a outros jovens, adolescentes, familiares)

Domingo: 30/01/2011
8h30: Adoração Eucarística (Missionária)
9h30: Eucaristia
11h00: Encontro/Formação (JSF’s) (Local: Centro Social)
12h30: Almoço (Local: Centro Social)

Parabéns aos Jovens de Curvos e a todos os Jovens Sem Fronteiras e as maiores felicidades para as actividades a realizar.

Também conto participar em algumas das actividades programadas.

MF

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL DÁ O DITO POR NÃO DITO

Gilberto Madaíl acaba de anunciar a sua recandidatura ao cargo de Presidente da Federação Portuguesa de Futebol!

É uma autêntica vergonha!

De insucesso atrás de insucesso, ei-lo de novo a querer perpetuar-se no cargo (onde aufere milhares de euros por mês) e onde apesar de contar com magníficos jogadores, nunca ganhou nada.

Será que não há mais ninguém neste país, capaz de dirigir o nosso futebol, de uma forma séria e competente, capaz de nos levar a ganhar algo?

Por favor, acordem!

MF

CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS ANTÓNIO CORREIA DE OLIVEIRA REUNIU ESTA TERÇA-FEIRA


Escola Sede do Agrupamento Vertical de Escolas António Correia de Oliveira em Esposende

O Conselho-Geral do Agrupamento Vertical de Escolas António Correia de Oliveira, reuniu esta Terça-feira, dia 25 de Janeiro, pelas 18 horas, sob a presidência do Professor Manuel Júlio Teixeira, na Escola sede do Agrupamento, a EB 2/3 António Correia de Oliveira em Esposende.

Foram aprovados por unanimidade todos os documentos em análise e colocados à votação dos Conselheiros, como a Acta da Sessão anterior, o Relatório Periódico de Actividades referente ao primeiro período, as linhas orientadoras para a elaboração do Orçamento do Agrupamento para o ano civil de 2011 e as alterações ao Regulamento Interno do Agrupamento.

O Professor Albino Neiva - Director do Agrupamento, esteve presente e prestou os necessários esclarecimentos, sobre os documentos a votação. Foram ainda tratados vários temas do interesse do Agrupamento, como as AEc's, os Planos de Emergência e outros assuntos.

MF

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

RESULTADOS DAS PRESIDENCIAIS NO CONCELHO DE ESPOSENDE


A Freguesia de Curvos está entre as 3 Freguesias do Concelho com maior taxa de participação nesta Eleição (e menor taxa de abstenção) e, entre as 5 que deram maior votação ao reeleito professor Cavaco Silva.

Em Curvos, a votação no candidato Francisco Lopes, não chegou sequer aos 2 dígitos! Todos os outros candidatos ultrapassaram os 10 votos!!!

MF

GATERC ORGANIZA CURSO DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O TEATRO



MF

MAIS UM DEBATE "ESPOSENDE EM REVISTA" NA ESPOSENDE TV

  




Veja ou reveja o debate de 12 de Janeiro na Esposende Tv


Tito Gaifém com Mário Fernandes e João Nunes, debateram o desenvolvimento do Concelho de Esposende na última década.

MF

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

CLUBE DAS FAMÍLIAS LEITORAS NA BIBLIOTECA DE CURVOS

Biblioteca de Curvos | 24 de Janeiro de 2011 | 20 horas

Realizou-se esta noite mais uma sessão (a terceira) deste segundo projecto das Famílias Leitoras, "lê para mim que depois eu conto".

No inicio do encontro foi apresentado o resumo dos trabalhos realizados em casa com os filhotes - leitura de um livro com o tema "Natal" e o diário de acompanhamento da árvore escolhida e adoptada.

Na segunda parte foi iniciada a leitura de um livro de Álvaro Magalhães "Contos da Mata dos Medos", com desenhos de Cristina Valadas.

No período que medeia este e o próximo encontro, que se deverá realizar no dia 21 de Fevereiro, deverá ser concluída a leitura do livro "Contos da Mata dos Medos".

A temática deste projecto centra-se na ligação da questão Ambiental e Ecológica com a Literatura.

MF

domingo, 23 de janeiro de 2011

EXERCENDO O DIREITO AO VOTO



Foram sessenta por cento os Curvenses que fizeram como eu e exerceram o seu direito de Voto!

Os Curvenses ajudaram à reeleição do Professor Cavaco Silva, com uma votação de 70,43%, para novo Mandato de 5 anos na Presidência da República. A nível nacional, a vitória do Professor Cavaco Silva, cifrou-se nos 52,94%, com 2.228.154 votos.

RESULTADOS NACIONAIS
Cavaco Silva 52,94% - 2228154
Manuel Alegre 19,75% - 831300
Fernando Nobre 14,09% - 593152
Francisco Lopes 7,14% - 300682
José Coelho 4,5% - 189231
Defensor Moura 1,57% - 66024
 
MF

RESULTADOS DAS PRESIDENCIAIS NA FREGUESIA DE CURVOS

PRESIDENCIAIS 2011

RESULTADOS DA FREGUESIA DE CURVOS

Afluência: 60%
Abstenção de 40%

Cavaco Silva venceu com 70,43%
  • Inscritos: 779
  • Votantes: 465
  • Brancos: 23
  • Nulos: 9
  • Cavaco Silva: 305
  • Defensor Moura: 17
  • Francisco Lopes: 9
  • José Coelho: 16
  • Manuel Alegre: 44
  • Fernando Nobre: 42
MF

MESA DE VOTO DE CURVOS



PRESIDENCIAIS 2011 

MF

BOLETIM DE VOTO


ELEIÇÃO PARA A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA PORTUGUESA

MF

sábado, 22 de janeiro de 2011

MESA DE VOTO DE CURVOS NA SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA

Sede da Junta de Freguesia de Curvos | Rua Sobreiro da Costa, N. 20 | 4740 - 183 Curvos | Esposende




Mesa de Voto da Freguesia de Curvos
Sede da Junta de Freguesia de Curvos
Rua sobreiro da Costa, N. 20
4740-183 - CURVOS EPS

GPS
+41° 33' 30.25" | -8° 44' 14.07"


MF

INSCREVA-SE PARA APRENDER A TOCAR CONCERTINA E OUTROS INSTRUMENTOS


Se estiver interessado em aprender a tocar, inscreva-se na Escola de Música de Curvos, recentemente criada. Preencha esta ficha e envie-a para um dos e-mail's a baixo:



MF



sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

VALTER HUGO MÃE À CONVERSA NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ESPOSENDE

A Mesa com profª Catarina de Brito, Escritor Valter Hugo Mãe e Vereadora Jaqueline Areias

Biblioteca Municipal de Esposende com sala cheia

O Fernando e a Isabel também participaram e até foram lendo,
mesmo ali, um dos Livros do Escritor "O Rosto"

A Isabel (que tanto adora ler) concentrada na leitura, pois então!

Catarina de Brito a apresentar uma das obras do Escritor

Biblioteca Municipal de Esposende com sala cheia

À CONVERSA COM... VALTER HUGO MÃE
NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ESPOSENDE

O Escritor Vilacondense Valter Hugo Mãe, esteve esta noite na Biblioteca Municipal de Esposende, "à conversa com..." muitos daqueles que se interessam pela escrita, pelos Livros e em especial pelas publicações deste Escritor de 39 anos de idade.

Natural de Paços de Ferreira, mudou-se com os seus pais para Vila do Conde, quando tinha 9 anos e aí se instalaram no Bairro das Caxinas, onde ainda hoje vive (Vila do Conde).

Autor de vários Livros, como, "A Máquina de Fazer Espanhois" que é o seu último livro, "O Apocalipse dos Trabalhadores", "O Remorso de Baltazar Serapião", "o rosto", "As mais belas coisas do mundo", "A verdadeira história dos pássaros","A história do homem calado" entre vários outros escritos, como revistas e jornais. Valter Hugo, diz que começou a escrever com tenra idade, ainda na Escola Primária, embora ache que dessa altura nada guardou, pois os poemas e quadras então escritas, mais lhe pareciam frases com palavras muito feitas.

Doutorou-se em Direito, mas a sua verdadeira vocação está nas Letras, que é aquilo que gosta mesmo de fazer, pelo prazer que lhe dá é escrever. Gosta que os seus Livros sejam úteis às pessoas.

A conversa começou animada e o Escritor declamou várias quadras e poemas dos seus últimos Livros, como "o osso da pila", levando os presentes a sorrir e a aplaudir com o conteúdo arrojado da sua escrita.

Em animada conversa e diálogo, foram-lhe colocadas enumeras questões e eu aproveitei para lhe colocar duas perguntas:
- Qual o elemento ou factor que mais valoriza, quando avalia e mede o sucesso da sua escrita e dos seus livros e em que é que esse sucesso condiciona a escrita seguinte e, em que momento é que escolhe o título para cada Livro?
- O escritor respondeu que gosta de sentir que escreveu algo útil para os leitores e de saber que as pessoas tomam conhecimento, procuram e depois de ler gostam. Diz que cada livro é sempre um novo exercício, que pouco ou nada tem a ver com o anterior, procurando chegar a diferentes públicos e ser o mais abrangente possível. A critica e a quantidade de livros vendidos também é importante mas nada influenciam a sua escrita, que tem muito mais a ver com o prazer que sente ao escrever aquilo que lhe vai na alma. Quanto ao título diz que é sempre escolhido ao iniciar a escrito de Livro, ou mesmo antes de a iniciar e que esse título acaba por ser o fio condutor. Também referiu que muitas vezes o título acaba por ser ligeiramente adaptado ou alterado, influenciado pelo curso que a escrita vai tomando.

Foi uma "conversa" muito agradável, com uma participação muito activa e mesmo pró-activa da plateia com o Escritor e com a própria Mesa, que contou com a presença da Vereadora da Educação - Jaqueline Areias, do escritor Valter Hugo Mãe e da professora Catarina de Brito, amiga do Escritor e docente em Esposende.

MF

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

ULTRAPASSADAS AS 200 VISITAS DIÁRIAS DESTE BLOGUE




Um inicio de ano bem auspicioso!

Publicações: 690
Visitas diárias: + 200
Visitas totais: + 30.000

 
Muito obrigado a todas aquelas e a todos aqueles, que por cá vão passando! Se visitam e voltam, é porque vai havendo algo que lhes possa interessar. Pois então, façam o favor de visitar, de comentar, de sugerir e de criticar!

As opiniões aqui expressas são da minha total responsabilidade e se alguém em algum momento se sentiu ou sentir atingido, informo desde já que nada há de pessoal, mas sim no que toca à actuação pública de pessoas e instituições. Ninguém está imune à crítica, desde que esta não seja pessoal, parcial ou infundada!


Visitantes de 44 países

Por aqui, passa muita da promoção do nosso Concelho, da nossa Região, do nosso País e claro, da Freguesia de Curvos.
 
Continuarei... "descomprometidamente"!

MF


quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

NO PRÓXIMO DOMINGO DIA 23 USE O SEU VOTO



No próximo Domingo, dia 23, Vote! Abster-se seria deixar na mão de outros o seu futuro e o futuro do seu país. Isso eu não faço, nem nunca fiz. Cada um deve assumir as suas responsabilidades e decidir por si próprio, aquilo que quer para Portugal e para os Portugueses!

MF

ESPOSENDE TV COM REPORTAGEM ALARGADA DA INAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA DE CURVOS



Visite a Reportagem na ESPOSENDE TV:



Excelente, tanto a Biblioteca Escolar de Curvos agora inaugurada, como a própria "Reportagem alargadada" da Esposende tv. Parabéns!

MF

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

"JORNAL DE ESPOSENDE" DE 14 DE JANEIRO DE 2011 NAS BANCAS E NA INTERNET




Aceda aqui ao Jornal de Esposende:



"Jornal de Esposende" dá destaque à entrevista a Mário Fernandes, com balanço de nove anos como Autarca de Curvos.

MF

OS SEIS CANDIDATOS ÀS PRESIDENCIAIS DO PRÓXIMO DOMINGO




Respeitando a ordem do Boletim de Voto, para a Eleição Presidencial do próximo dia 23.

MF

II TORNEIO INTERESTILOS DE KARATÉ-FÃO KUMITE OPEN



O "II TORNEIO INTERESTILOS DE KARATÉ-FÃO KUMITE OPEN", realizou-se este Domingo, dia 16, em fão e contou com cerca de 250 atletas, levando à Vila de Fão mais de 600 pessoas.

Classificações da AKA:
Pré-Infantil Feminino: Daniela Silva -2.º lugar;
Infantil Masculino - Joninhas Vilar – 1.º lugar;
Juniores Masculino – Flávio Lourenço – 3.º Lugar















O Centro Social de Curvos também esteve representado neste Torneio, por alguns dos seus utentes, enquanto alunos da turma de Curvos do Professor Jonas e segundo sei também tiveram excelentes prestações.

Parabéns aos atletas da AKA e ao professor Jonas Vilar!

MF