sábado, 28 de julho de 2012

FREGUESIA DE CURVOS COMEMOROU O CINQUENTENÁRIO SACERDOTAL DO PADRE AVELINO PERES FILIPE

Padre Avelino Peres Filipe presidiu à Eucaristia em homenagem
ao seu Jubileu Sacerdotal [Cinquentenário Sacerdotal]
Igreja Paroquial de Curvos, Domingo, 22/07/2012, 10 horas
Protocolo para doação da Capela à Paróquia de Curvos

Os "Parabéns a você..." no Salão Paroquial de Curvos

Registos de uma vida, na "Casa da Filipa" em Curvos

Intervenções públicas:
Mário Fernandes foi o primeiro a discursar

Alberto Figueiredo, Arcipreste, P.e Mário Rodrigues,
Glória Afonso, Peres Filipe e outros familiares

Almoço Convívio na Casa da Filipa em Curvos
com familiares e amigos!

Padre Avelino Marques Peres Filipe
1962 - 2012 Jubileu [cinquentenário] sacerdotal

A Freguesia de Curvos homenageou o Curvense, reverendo Padre Avelino, no seu cinquentenário sacerdotal.

Foi este domingo, dia 22 de Julho de 2012, na Freguesia de Curvos e do programa constou;

10h00 Eucaristia solene presidida pelo homenageado, coadjuvado pelo Arcipreste, Padre Armindo e pelo Padre Franclim Soares.

No final da eucaristia foi servido um beberete no Salão Paroquial, oferecido pelo homenageado e aberto a toda a comunidade. O Salão Paroquial encheu-se, tendo as pessoas aproveitado para felicitar o senhor Padre Avelino pela celebração eucarística e pelo cinquentenário.

Às 12h00 teve lugar um almoço na casa do senhor Padre Avelino [Casa da Filipa] tendo contado com um grande grupo de familiares e amigos.

Estive presente e no período de intervenções, fui o primeiro a ser convidado da usar da palavra [falei de improviso], cuja intervenção tento aqui reproduzir:

"Caríssimo Senhor Padre Avelino, agradeço desde a amabilidade que teve em me convidar e por isso o meu muito obrigado. É com enorme prazer que cá estou a tomar parte nesta bonita comemoração e homenagem;

Não preparei nenhuma intervenção, no entanto, aquilo que sinto é que para falar do Senhor Reitor, como carinhosamente é tratado pelos seus paroquianos e marinhenses em geral, conhecendo-o como conheço não é difícil fazer uma pequena intervenção, à qual vou dar início com 4 adjetivos;

O Homem; Salientou a dimensão humana, forte caráter, bom trato, amigo de toda a gente, solidário, atento e prestável para com os mais desprotegidos;

O Sacerdote: Um mobilizador e dinamizador, com grande espírito de missão e uma grande aposta na evangelização;

O Cidadão; Pessoa voluntariosa e colaboradora, como é bom exemplo a sua participação cívica em instituições e associações locais, como as desportivas, culturais e sociais, como são exemplos o futebol e a JUM;

O Líder; O Senhor Padre Avelino é um verdadeiro líder, porque dinamiza e lidera uma paróquia enorme e heterogénea, com grupos muito ativos e muito dinâmicos.

Sei, porque tenho acompanhado com todo o interesse, que a Freguesia de Marinhas se tem associado a esta festa jubilar sacerdotal, dos cinquenta anos de sacerdócio e que ainda no domingo passado foi inaugurada uma obra de arte na rotunda do ciclo em Marinhas.

Caríssimo Senhor Padre Avelino, cinquenta anos é uma vida, mas o espantoso é constatarmos que o Senhor Reitor mantém grandes projetos e enorme energia para os concretizar. Que belo exemplo de longevidade, certamente só possível graças à sua força interior, à coragem e à resistência que o caraterizam e lhe reconheço.

Quero dizer-lhe que foi um enorme prazer e uma honra para a Freguesia de Curvos participar nesta justa celebração e homenagem e que gostamos muito de o ver por cá.

Continue como até aqui, com Lealdade a Cristo e à Sua Igreja, com Solidariedade para com os seus paroquianos e comunidade em geral e com a seriedade que carateriza os grandes homens.

Por isso, vou terminar dizendo ao ilustre Curvense, Padre Avelino, Parabéns e volte sempre a Curvos!

Um abraço,
MF

Sem comentários: