quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ESPOSENDE APROVOU VOTO DE LOUVOR À CÂMARA MUNICIPAL

Foto de arquivo [AM de 12.2011]

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ESPOSENDE APROVOU VOTO DE LOUVOR AO EXECUTIVO MUNICIPAL PELO EXCELENTE TRABALHO DESENVOLVIDO PELA SUA EFICIÊNCIA E POR TER AS CONTAS EM DIA COM OS FORNECEDORES

A Assembleia Municipal de Esposende reuniu esta Segunda-feira, dia 27 de Fevereiro de 2012, pelas 21 horas, no Fórum Municipal de Esposende.

Dos pontos em agenda constavam;
01) Período de antes da ordem do dia;
02) Informação escrita do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Esposende;
03) Período da ordem do dia;
03.01) Ata da última sessão;
03.02) Correspondência recebida;
03.03) Relatório de atividades da Assembleia Municipal referente ao ano de 2011.
03.04) Pacto de Autarcas;
03.05) Assuntos diversos de caráter geral.
04) Período de intervenção do público.

Presidida pelo Presidente da Mesa, Couto dos Santos e secretariada pelo Secretário, Manuel Arezes.

No período de antes da ordem do dia verificaram-se algumas intervenções de caráter politico e foram apresentados três votos de pesar, um voto de louvor à Câmara Municipal de Esposende, duas moções e uma recomendação.

Votos de Pesar, apresentados pelo PSD e subscritos pelos demais Grupos Politicos, pelo falecimento de Joaquim Silva Braga (ex. vereador da CME de 1979 a 1982); de João Maria Leitão Oliveira Martins (Esposendense ex. Ministro) e Maria Sacramento Queiroga Figueiredo, mãe de Alberto Figueiredo (ex. Presidente da CME e da AM de Esposende). Estes votos de pesar foram aprovados por unanimidade e deverão ser dados a conhecer aos familiares.

Moção sobre a insufuciente resposta do Governo na área da Saúde no nosso concelho, foi aprovada com 5 votos a favor, e 27 abstenções. Votei favoravelmente esta proposta da CDU;

Moção sobre a emancipação e Dia da Mulher, reprovada com 19 votos contra, 5 abstenções e 7 votos a favor. Votei contra por considerar tratar-se de uma intervenção oportunista que pouquíssimo falou da Mulher e muito de outros temas que nada tinham com isso a ver;

Recomendação à Câmara para adquira a Casa de Marinhas do arquiteto Viana de Lima, reprovada com 22 votos contra, 2 abstenções e 7 votos a favor. Votei contra por saber que essa aquisição está em curso e por isso a recomendação apresentada é extemporânea e injustificada.

Voto de Louvor à Câmara Municipal de Esposende, apresentado por Penteado Neiva, líder da bancada do PSD. Aprovado com 24 votos a favor e 5 votos contra. Votei a favor por concordar totalmente com o teor deste voto de louvor à Câmara e ao seu presidente. Curioso foi ver os Presidentes de Junta de Esposende e de Fão não votaram, quer dizer ausentaram-se neste momento (sem se ausentar), que foi a mesma coisa que votar contra, pois caso contrário abstinham-se. Esta é a minha leitura, quem quiser é livre de fazer outras leituras.

No período da informação escrita o Senhor Presidente da Câmara diz-se disponível para os esclarecimentos que acharem oportunos e mais informa que se iniciou hoje mesmo mais uma inspecção do IGAT à Câmara e que a mesma deverá durar cerca de um mês.

No período da ordem do dia, a ata da sessão anterior foi retirada da agenda por se considerar imcompleta e deverá por isso ser retificada e votada na próxima AM.

Quanto à correspondência foi dada a conhecer a receção de uma Petição de Apúlia a favor de um novo Centro Escolar, do orçamento da CIM Cávado, um relatório da CPCJ e várias outras comunicações que poderão ser consultadas.

O Relatório de atividades da AM do ano de 2011 foi analisado.

O Pacto de Autarcas foi apresentado pelo Senhor Presidente da Câmara que referiu a sua grande importância para o Municipio e que conta com a adesão da população.

Nos assuntos diversos não se verificou nenhuma intervenção.

No período de intervenção do público, verificou-se a intervenção de Manuel Melo de Apúlia, que colocou duas questões, uma ao Presidente da Assembleia e outra ao Presidente da Câmara:
- Se a AM vai manter a sua oposição ao Documento Verde, para a extinção de Freguesias e se a Câmara vai colocar nadadores salvadores nas praias não vigiadas?
O Senhor Presidente da AM, Couto dos Santos referiu que AM é constituída por todos os seus membros e que as decisões ai tomadas são vinculativas da AM.
O Presidente da Câmara, João Cepa respondeu que a Câmara não vai colocar nadadores salvadores nas praias não vigiadas, porque isso seria um contra-senso. Mais informou que mesmo nas praias vigiadas quem tem a obrigação de colocar os nadadores salvadores são os concessionários dessas praias.

Depois de debatidos todos os temas em agenda, foi lida a minuta da ata desta sessão, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade.

MF

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

SEMANA DA LEITURA NAS BIBLIOTECAS DO CONCELHO DE ESPOSENDE



Rede de Bibliotecas Escolares e Agrupamentos de Escolas promovem Semana da Leitura

A Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho de Esposende, da qual faz parte a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, em parceria com estabelecimentos de educação e ensino dos vários agrupamentos concelhios, vai realizar a Semana da Leitura, entre os próximos dias 27 de Fevereiro e 3 de Março.

Esta iniciativa, que decorre há alguns anos, é organizada pela primeira vez de forma articulada, concretizando um verdadeiro trabalho de rede, fomentando parcerias e rentabilizando recursos.

Assim, a Semana da Leitura procura mobilizar a participação da comunidade educativa e do público em geral, para além de divulgar o trabalho de muitos profissionais, que, de forma anónima, contribuem para o sucesso educativo das crianças do concelho, e de que é exemplo a ampla programação, recheada de iniciativas onde as crianças e jovens participam de forma criativa e empenhada.

Entre as iniciativas programadas e agendadas nas diferentes escolas, destacam–se os encontros com os escritores José Vaz, Palmira Martins, João Pedro Mésseder e Luísa Fortes da Cunha, entre outros. Referência também para os "Os Saltimbancos da Poesia", que irão percorrer as principais ruas da cidade, envolvendo toda a comunidade, das instituições públicas ao comércio local. Para além disso, serão organizadas feiras do livro, sendo que a Semana da Leitura encerrará com um recital de poesia.

A iniciativa "Saltimbancos da poesia", que terá lugar no dia 27 de Fevereiro, é realizada por professores e alunos da Escola Secundária com 3º ciclo Henrique Medina, em que professores e alunos, vestidos de forma personalizada para o evento, percorrem as ruas declamando poesia, recorrendo não só a leitura individual como a leitura colectiva de forma harmoniosa e interventiva. A acção tem também a colaboração das principais instituições da cidade bem como dos estabelecimentos comerciais, que participam também como leitores de poesia.

No dia 3 de Março, pelas 21h00, no Auditório Municipal de Esposende, vai ter lugar o recital de poesia, organizado pelos Agrupamentos de Escolas, no qual participarão crianças, jovens, pais e avós num encontro de gerações, indo de encontro ao Ano Europeu do Envelhecimento Activo, que se assinala este ano.

Refira–se que a Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho de Esposende é composta pelas 13 bibliotecas escolares do concelho e pela Biblioteca Municipal, disponibilizando mais de 50 000 livros à população concelhia. Notícia do Serviço de Comunicação e Imagem do Munícipio de Esposende.


Biblioteca de Curvos dá destaque à escritora Palmira Matins

A obra infantil O Grilinho Tenor, escrito por Palmira Martins e ilustrado por Tânia Clímaco, estará em destaque na BE da EB 1/JI de Curvos, no dia 27 de fevereiro.

Um encontro dos alunos do ensino pré-escolar de Curvos e de Gemeses e dos alunos do 1.º ano da EB 1 de Curvos com a autora de O Grilinho Tenor, integrado no programa da Semana da Leitura do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, será o culminar do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em contexto de sala de aula pelos alunos e suas educadoras e professores.


MF

ESPOSENDE TV ESTÁ DE REGRESSO MAS AGORA NUM CANAL "MEO"


ESPOSENDE TV
CANAL 263222 MEO


É uma notícia do "Novo Fangueiro"! E é uma boa notícia! Confirmei e efetivamente lá está a ESPOSENDETV no Canal "263222". Acabei por rever um excelente programa, com uma entrevista de Paulo Gonçalves ao magnifico pintor Esposendense, Fernando Rosário.

As minhas felicitações aos seus responsáveis, por este regresso. Trata-se de um Canal que sempre apoiei, pela excelente forma como sempre promoveu e divulgou o nosso concelho, as nossas freguesias e a nossa região. Gostei bastante da experiência que vivi neste canal, enquanto "comentarista" em programas de atualidade local e nacional.

Pois então, sejam muito bem vindos!!!

MF

sábado, 25 de fevereiro de 2012

ENCONTRO NACIONAL DE FREGUESIAS PARA DEBATER A REFORMA DA ADMINISTRAÇÃO LOCAL




Como é do conhecimento geral, acaba de chegar à Assembleia da República a Proposta de Lei nº 44/XII, sobre a Reorganização Administrativa Territorial Autárquica.

Apesar desta designação, o que a Proposta de Lei visa, substancialmente, é a redução do número de Freguesias.

A ANAFRE tinha a expectativa de que a Proposta de Lei contemplasse os princípios que sempre defendeu a auscultação das populações, através da audição dos seus representantes – os Eleitos de Freguesia – e o respeito pela vontade dos cidadãos, livre e localmente manifestada.

A Proposta de Lei nº 44/XII impõe como critério para a agregação de Freguesias a aplicação de percentagens que, no entender da ANAFRE, são inaplicáveis, estabelecendo distinções entre Freguesias urbanas e Freguesias não urbanas e admitindo variações em função do nível dos Municípios.

Considerando as CONCLUSÕES DO XIII CONGRESSO, o Conselho Diretivo da ANAFRE, tendo em desenvolvimento um conjunto de audiências com os Grupos Parlamentares, Partidos Políticos com representação parlamentar e Governo, decidiu promover um magno ENCONTRO NACIONAL DE FREGUESIAS.

VOZ ÀS FREGUESIAS!

A HORA É DE AFIRMAÇÃO!

O DEBATE PERTENCE A TODOS!

A SUA FREGUESIA PRECISA DE SI: AGORA!

ELAS CONTAM CONSIGO!

A ANAFRE TAMBÉM!





Façam favor de se inscrever, junto da Anafre!

MF

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

ENCONTRO NACIONAL DE AUTARCAS DE FREGUESIA DIA 10 DE MARÇO NO CENTRO DE CONGRESSOS DE LISBOA [EX.FIL]




ENCONTRO NACIONAL DE AUTARCAS DE FREGUESIA



10 MARÇO 2012
DAS 14 ÀS 19 HORAS


DISCUSSÃO DA PROPOSTA DE LEI Nº 44/XII QUE PRETENDE IMPOR A EXTINÇÃO DE FREGUESIAS, COM CARÁTER OBRIGATÓRIO, SEGUNDO CRITÉRIOS DE APLICAÇÃO DE PERCENTAGENS



Centro de Congressos de Lisboa - Junqueira [ex.FIL]
Praça das Indústrias
1300-307 Lisboa - Portugal

Eu vou e conto participar ativamente, tal como fiz em Portimão nos dias 2 e 2 de Dezembro p.p., sempre em defesa desta grande riqueza, que são as Freguesias Portuguesas e dos seus Fregueses, as Portuguesas e os Portugueses.

MF

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

..."UM PAÍS A GRANEL" NO DIA 1 DE MARÇO?


"OS... RETALHISTAS,
DO CORTE E COSE!"


A "Proposta de Lei Nº 44/XII" para a EXTINÇÃO DE FREGUESIAS [imposição de extinção, com caráter obrigatório, segundo critérios de aplicação de percentagens?], vai a debate na Assembleia da Republica no próximo dia 1 de Março.

Uma vez que aquela proposta precisa de 2/3 dos votos dos Senhores Deputados, vamos estar atentos e ver de que forma o vão fazer!

Eu espero para ver. Vamos ficar a saber quem são efetivamente os eleitos que pensam que Portugal é Lisboa e o resto é...paisagem! Aqueles que indo para a capital rapidamente se esquecem das suas origens e a única coisa que fazem é centralizar, centralizar, centralizar!!!


Nota: Estiveram bem os Socialistas, a meu ver, ao não aceitarem fazer de "figurantes", pois iam discutir algo já... definido e que a única discussão que merece é a REJEIÇÃO!!!

MF

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

CENTRO SOCIAL DE CURVOS REALIZOU MAIS UM GRANDE DESFILE CARNAVESCO PELAS RUAS DE CURVOS

















DESFILE CARNAVALESCO DO CENTRO SOCIAL DE CURVOS

O Centro Social de Curvos, organizou e realizou mais um lindíssimo corso carnavalesco pelas ruas de Curvos. Participou o pessoal da Instituição e os utentes, desde os mais novos aos mais idosos do centro de atividades.

Foi uma manhã muito animada, com música, muito colorido e muita alegria.

Parabéns ao Centro Social, por mais esta excelente organização!

MF

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

CURVENSES PARTICIPARAM NO DESFILE DE CARNAVAL ESPOSENDENSE COM O TEMA "FANTASIA AMBIENTE"






Foi um desfile cheio de cor e animação, marcado por apelos à preservação do ambiente. Foi assim o Desfile de Carnaval “Fantasia Ambiente”, que, esta manhã, percorreu as principais ruas de Esposende, num espectáculo que atraiu largas dezenas de pessoas e que trouxe um colorido diferente à cidade.

“Boa Energia para Todos” foi o tema proposto para a 11.ª edição desta iniciativa, que o Município de Esposende realiza no âmbito dos Programas de Educação para a Sustentabilidade 2011/2012, integrando as campanhas de sensibilização sobre separação selectiva e alterações climáticas, previstas ao nível do projecto “Esposende Cidade Natura”.

Os estabelecimentos de educação e ensino e as instituições concelhias foram desafiados a transmitir mensagens de índole ambiental relacionadas com a promoção da eficiência energética e do uso de fontes de energia renováveis, bem como a redução de utilização de fontes energéticas poluentes.

Com efeito, a Organização das Nações Unidades (ONU) declarou 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustentável para todos, e o Município aderiu ao Pacto de Autarcas, comprometendo-se a aumentar a eficiência energética, a reduzir as emissões de Gases com Efeito de Estufa e a aumentar a utilização de renováveis.

Como habitualmente, as fantasias e os acessórios dos cerca de 1 000 participantes no cortejo foram confeccionados com desperdícios e materiais recicláveis, no sentido de promover a aplicação da Política dos 3 R’s e sensibilizar a população para preservação do meio ambiente. O resultado foi um desfile de criatividade e imaginação, bastante apreciado e elogiado por todos quantos tiveram oportunidade de assistir ao desfile.
 
MF

DESFILE DE CARNAVAL NO PASSADO DOMINGO DE TARDE EM CURVOS











Curvos viveu mais uma tarde de Domingo com muita animação, com muita música, muito colorido e muita alegria.

Os jovens e os menos jovens juntaram-se e realizaram mais um bonito desfile de carnaval, onde não faltaram lindíssimas máscaras e alguma sátira, onde não foi esquecida a troika.

Parabéns a todos quantos participaram!

MF

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

A PALAVRA AOS CURVENSES QUANTO À INTENÇÃO DO GOVERNO EXTINGUIR FREGUESIAS


Sessão realizada no dia 8 de Fevereiro de 2012 em Curvos


"PROPOSTA DE LEI N. 44/XII"

Tenho vindo a ouvir os Curvenses, promovendo reuniões com pessoas de todas as idades e sensibilidades politicas e sociais e o resultado até ao momento tem sido sempre o mesmo; Ainda não encontrei um único Curvense que concorde com a atual reforma e os seus métodos, ou seja, que implique a EXTINÇÃO da Freguesia de CURVOS e mesmo de Freguesias vizinhas. É unanime que esta reforma não defende as populações, por isso tem que ser travada!

1 CONCELHO = 15 FREGUESIAS

Vou continuar a apresentar o documento a todos os Curvenses, bem como as suas implicações para a Freguesia de Curvos e para o Concelho de Esposende e a ouvir as pessoas.


MAPA DA VERGONHA

Esta é uma temática importante demais para ser dicidida por um ou dois senhores que se encontram no terreiro do paço e que se esqueceram que Portugal não é só Lisboa, Portugal somos todos nós, de lés-a-lés, como dizem os motocilistas na sua tradicional volta ao país.

MF

domingo, 19 de fevereiro de 2012

CICLO DE ESPOSENDE RECEBEU O PROF.PINTO DA COSTA COM CASA CHEIA

Prof. Pinto da Costa, Diretor da Escola e Associação de Pais [Apebaco]

Esposendenses compareceram em grande número


“Os jovens e os vícios: O papel da escola e dos pais”

Os jovens e os vícios - o papel da escola e dos pais, foi o tema da palestra realizada esta sexta-feira, das 21h às 23h30, na Escola António Correia de Oliveira - Ciclo de Esposende e que teve como orador o professor J. Pinto da Costa. Esta sessão foi organizada pela Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola António Correia de Oliveira - APEBACO e dirigiu-se aos pais, encarregados de educação e comunidade Esposendense.

Pinto da Costa entusiasmou e envolveu a plateia

A comunidade escolar respondeu positivamente ao convite e compareceu em grande número no Ciclo, tendo enchido por completo a Biblioteca e os espaços envolventes. Estiveram presentes cerca de 250 pessoas.

O professor Pinto da Costa abordou inúmeras temáticas, desde a violência escolar [bulling], o consumo de drogas, onde se inclui o álcool, o tabaco, os afetos e a falta deles, a violência doméstica, a violência no namoro, a gravidez na adolescência, o aborto, a eutanásia e muitos outros temas, todos importantes. Foi dada especial ênfase à importância daquilo que deve ser o exemplo dos adultos, pois não basta dar conselhos, mesmo que sejam bons conselhos, mas sim dar exemplos, ou seja o nosso próprio exemplo!

Parabéns à Associação de Pais, à Escola, ao prof. Pinto da Costa e a todos os pais que participaram mostrando-se interessados em temas tão importantes e tão pertinentes.

Tratou-se assim de um excelente encontro, a proporcionar magníficos momentos.

MF

sábado, 18 de fevereiro de 2012

ESCUTEIROS DE ESPOSENDE ESTE FIM DE SEMANA EM CURVOS!

A foto de grupo - Escuteiros de Esposende em Curvos - 18.02.2012 - 09h30

A chegada dos Escuteiros à Sede da Junta de Freguesia de Curvos

Escuteiros de palmo e meio! de pequenino... se começa!!!

Toca a... formar!

Bandeira dos Escuteiros hasteada nos mastros da Junta de Freguesia de Curvos

O meu muito obrigado pela oferta que recebi! Amanhã serei em a retribuir!


ESCUTEIROS DE ESPOSENDE "ACAMPAM" EM CURVOS


Os Escuteiros de Esposende encontram-se na Freguesia de Curvos, para aí passar este fim de semana. Em conversa com o seu responsável - Sr. Pedro Rocha, mostrei-lhe desde o primeiro momento o gosto e o prazer que teria, bem como os demais Curvenses em recebermos em Curvos este magnifico grupo de jovens e adolescentes.

A chegada deu-se às 09h30, e recebi-os na Sede da Junta de Freguesia, onde se instalaram. Realizaram-se ai as cerimónias iniciais, com uma breve sessão de boas-vindas e apresentação da Freguesia de Curvos, o canto do Hino e o hastear da Bandeira.

Espero que passem um excelente fim de semana, que se divirtam e que conheçam um pouco melhor a nossa Freguesia, que fiquem a gostar e que um dia voltem, com a família e amigos.

Os meus Parabéns a todos estes adolescentes e jovens pela prática de tão salutares atividades, bem como para os seus responsáveis, pelo empenho, disponibilidade e  práticas tão altruístas, em pról de uma sociedade mais justa e mais solidária!!!

Dejejo-lhes um magnifico fim de semana em Curvos!!!

MF


CENTRO SOCIAL DE CURVOS APRESENTOU PROGRAMA DE CARNAVAL


Pois então, um excelente Carnaval!


MF