sábado, 30 de março de 2013

VOTOS DE UMA SANTA PÁSCOA E FESTAS FELIZES!









Desejo a todos os meus amigos e conhecidos, bem como a todos os familiares, uma Santa Páscoa e Festas Felizes!

Um Abraço; MF


Nota:
Imagens da «Via Sacra» realizada esta 5ªfeira , em Curvos, pelos utentes do Centro Social!


«PROVA ORAL» À SEXTA NA ESPOSENDE RÁDIO COM VOTOS DE UMA EXCELENTE PÁSCOA


«PROVA ORAL»
29 - março - 2013


Caríssimas e Caríssimos;

Hoje, estava a pensar limitar esta minha crónica aos “votos de uma boa Páscoa”, mas, uma vez que recebi de várias pessoas o pedido para comentar a entrevista de José Sócrates, desta quarta-feira na RTP, vou deixar aqui a minha opinião em breves palavras;

Na «narrativa» de Sócrates, termo utilizado pelo próprio até à exaustão, vi um ex. primeiro-ministro no seu melhor estilo televisivo, com grande à vontade e acutilância. Mostrou ter-se preparado muito bem para a entrevista, mas foi incapaz de fazer um «mea-culpa», pelos erros cometidos pela sua governação.

Ouviram-se algumas inverdades e muitas imprecisões, como são bons exemplos, as parceiras público-privadas, as «ppp’s», o exponencial aumento do défice e o crescimento da dívida pública. Considero ainda que lhe faltou apresentar soluções realistas para uma crise que também, e muito, se deve aos seus governos.

Quanto à já tão discutida presença deste ex. primeiro-ministro na RTP, com um espaço semanal de comentário politico, acho-a tão mal e ao mesmo tempo tão boa, como as presenças de Marcelo Rebelo de Sousa, Ferreira Leite, Marques Mendes e vários outros, que tendo exercido altos cargos públicos, em vários governos, onde poderiam e deverião ter feito algo de positivo pelo país, pouco ou nada fizeram. Quando tiveram oportunidade, foi o que se viu, agora que estão «fora» já têm soluções «miraculosas» para tudo. Enfim!!!

Agora sim, desejar a todos uma excelente Páscoa, umas óptimas festas e que esta «Semana Santa» seja impulsionadora de uma nova esperança para as pessoas, para as famílias e para os povos, aproveitando esta energia nova, trazida pelo novo Papa Francisco, com a sua atitude de humildade, mas repleta de sinais e de mensagens encorajadoras e geradoras de esperança.

Uma Santa Páscoa, um abraço, e apesar da chuva que se faz sentir e que ameaça mau tempo, um bom fim-de-semana para todos, e

Até à próxima!


MF



sexta-feira, 29 de março de 2013

AGENDA DO MUNICÍPIO DE ESPOSENDE PARA O MÊS DE ABRIL'2013


Adenda a esta agenda:


Dia: 21 de Abril de 2013
Hora: 10h30
Local: Curvos

A Junta de Freguesia de Curvos vai lançar o livro «GENTE DA MINHA TERRA, CURVOS» da investigadora Curvense Inês Faria.

MF


sexta-feira, 22 de março de 2013

ISRAEL EMPATA PORTUGAL A 3 BOLAS





«VIVA A BOLA»

Ontem foi a notícia do regresso do ex.PM à RTP, hoje a seleção [foi pena o CR em vez de levar de vencido o "Obama" pelo mediatismo, não ter marcado uns golitos, que era isso que todos esperávamos], terça foi a tomada de posse do novo Papa, quarta foi a candidatura do "Seara", amanhã volta a vir à baila o "Relvas" e a "RTP", a candidatura do "Menezes", a crise no "Chipre", a senhora "Merkel", o chumbo do orçamento de Estado pelo Constitucional e no fundo, no fundo, os portugueses a perder os seus postos de trabalho e a emprobrecer diariamente, e o Governo a afirmar que não só não vai mudar de rumo, como vai mas é... carregar mais fundo, nas suas apostas! E o PR, o que diz de tudo isto?


MF


terça-feira, 19 de março de 2013

CURVENSES DE VISITA À INVICTA CIDADE DO PORTO



O Centro Social de Curvos realizou esta segunda-feira, dia 18 de março, uma visita à cidade do Porto, com visitas à sede do Jornal de Notícias, à Casa da Música e ao Parque da Cidade, na zona do Boavista.

Da parte da manhã visitaram a Casa da Música, passeando pelas várias salas e espaços, habitualmente vedados ao público. De tarde visita à sede do Jornal de Notícias.

Jornalistas por um dia, editaram um jornal, com notícias da instituição Curvense e da Freguesia de Curvos. O almoço foi no Parque da Cidade, onde a pequenada pôde dar brincar e divertir-se.












Não perca o registo desta visita, na edição de hoje do "JN" Jornal de Notícias [19 de março de 2013].


E já agora, as maiores felicidades para os futuros... jornalistas Curvenses e os meus parabéns ao Centro Social pelas excelentes atividades realizadas com e para os seus utentes. Como dizia ainda ontem uma mãe, "...muito obrigado, por fazerem os nossos filhos felizes!"

MF


segunda-feira, 18 de março de 2013

HOMENAGEM AO PADRE JOSÉ PIRES AFONSO COM FORTE PARTICIPAÇÃO POPULAR

Presidente da Câmara Municipal de Esposende, João Cepa, na sua intervenção


PADRE JOSÉ PIRES AFONSO
HOMENAGEADO ESTE DOMINGO

A homenagem, a título póstomo, ao P.e Zé, contou com a presença de familiares, amigos e das próprias comunidades paroquais de Palmeira de Faro, Curvos e Vila-Chã.

às 15 horas teve inicio uma eucaristia em memória ao saudoso P.e Zé. A aucaristia foi presidida pelo Arcipreste e pároco de Palmeira de Faro e Curvos, P.e Armindo e contou com a concelebração do P.e Avelino Peres Filipe, P.e António Neiva e P.e António Pires Afonso, irmão do homenageado. O celebrante, P.e Armindo, lembrou o P.e Zé como um Homem bom, que fez um percurso sempre do lado dos mais desprotegidos e sem grande atenção aos aspectos materiais.

No final da missa foi inaugurada uma estátua P.e Zé, em tamanho real, instalada a poente da Igreja e da residência paroquial. Aqui verificaram-se discursos do escultor, Mendanha, do Presdiente da Junta de Palmeira de Faro, Jorge Filipe e do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, João Cepa. Todas as intervenções foram no sentido de inaltecer as caracteristicas humanas, o espirito de ajuda e de altruismo do homenageado.

De seguida foi inaugurada em exposição de fotografias, explicada pelo historiador Penteado Neiva, lembrando o P.e Zé como um padre com grande conhecimento e cultura e simultaneamente com um especial gosto pela terra, por muitos conhecido pelo P.e "lavrador" pela importância que sempre dedicou à agricultura, tanto como produtor como dinamizador do Grémio da Lavoura, atual Cooperativa Agrícola de Esposende.


Intervenção de P.e António Pires Afonso irmão do homenageado

Descerramento da estátua do P.e Zé

Historiador Penteado Neiva explica paineis expostos

Gostei de participar nesta homenagem ao Padre Zé. Uma justíssima homenagem, a lembrar um percurso de vida exemplar.

Um abraço para todos os famíliares.

MF


sábado, 16 de março de 2013

CENTRO SOCIAL DE CURVOS COM UM RICO PROGRAMA DE ATIVIDADES PARA ESTAS FÉRIAS DA PÁSCOA'2013










O Centro Social de Curvos leva a efeito mais um rico programa de atividades para realizar nestas férias da Páscoa, com todos os seus utentes, nas mais variadas valências!

MF


sexta-feira, 15 de março de 2013

PORQUE HOJE É SEXTA MAIS UMA "PROVA ORAL" NA ESPOSENDE RÁDIO

Muito Bom dia!

Caríssimas e Caríssimos;

Esta quarta-feira tivemos a eleição do Cardeal Argentino Jorge Mário Bergoglio, como novo Papa, o “Papa Francisco”;

Pude assistir em directo, através da televisão, ao anúncio da escolha do conclave, e à primeira reacção de espanto, pela aparente avançada idade do escolhido, logo que ouvi as primeiras palavras do sumo pontífice fiquei bem impressionado, essencialmente pela naturalidade e pela espontaneidade, numa intervenção de improviso, que eu tanto admiro.

Temos assim o primeiro Papa da América Latina, que na sua primeira aparição publica;

Curvando-se perante os milhares de fieis que enchiam a praça de S. Pedro e os milhões que como eu, por todo o mundo assistiam, deu grande prova de humildade e de simplicidade.

Um Jesuíta, com nome de Franciscano, sobre quem recai uma enorme responsabilidade, pela delicadeza dos temas com que a igreja se depara, como;
As migrações mundiais;
O aumento da idade da esperança de vida;
A coabitação igualdade entre povos e civilizações. Tudo isto a levar o mundo a um novo paradigma, e ainda;
O celibato dos padres, que no meu entender deveria ser facultativo;
O papel das Mulheres na Igreja, que deverá ser muito mais interventivo;
O papel dos leigos;

E depois temos ainda temas bem quentes, como a pedofilia, que deve ser definitivamente erradicada da igreja. Da Igreja e da sociedade.

Espero sinceramente que este se venha a confirmar como um Papa que reanime os Cristãos e que reforce um diálogo construtivo com as outras igrejas e confeições religiosas de forma a tornar o mundo melhor.

Tenho que afirmar que me impressionam todos aqueles que nas redes sociais logo vieram criticar tudo no novo Papa. Mal ele foi anunciado, já muita gente o criticava. Deixemos de ser “os profetas” das desgraças e esperemos que o Papa Francisco se revele e se manifeste e depois sim, cá estaremos para “avaliar” a sua actuação. Já agora, não podemos ignorar que nem tudo, se calhar até uma grande parte, do que se vê nas redes sociais e na própria comunicação social é verdade.

Continuando a falar da igreja, algumas palavras acerca da homenagem que vai ter lugar este domingo em Palmeira de Faro ao saudoso Padre José Pires Afonso, carinhosamente tratado pelos seus amigos e pelas próprias comunidades, por Padre Zé.

HOMENAGEM AO “PADRE ZÉ” - O HOMEM E O SACERDOTE
Nascido a 28-11-1916, faleceu a 19-03-1988 e encontra-se sepultado no cemitério paroquial de Vila-Chã.

Felicito a organização, Junta e Câmara e confirmo desde já a minha presença nesta homenagem a realizar este domingo de tarde, dia 17 de março de 2013.

O Vilachanense Padre “Zé” José Pires Afonso, nascido precisamente na casa paredes meias com a casa dos meus pais, na rua do Chouso em Vila-Chã, onde também eu nasci, foi um grande homem, pessoa amiga do seu amigo e amigo dos mais necessitados.

À sua faceta sacerdotal, sempre se manteve fiel à terra e aqui refiro-me um duplo sentido; à terra onde nasceu e à terra no que toca à produção agrícola. Principal dinamizador do pomar da "mata" com a produção de maças em grandes quantidades, manteve sempre uma ligação à terra. Aqui possibilitou a muitos jovens uma ocupação salutar na apanha de maças, compensando-os sempre pelos serviços prestados, embora o fossem praticamente a título de ocupação de tempos livres. Habituou-nos a vê-lo conduzir o seu “velhinho” Peugeot quase sempre com a mala a abarrotar de sacos com legumes provenientes das suas propriedades agrícolas.

Fica aqui a minha homenagem! Bem-haja, "Padre Zé" como tão carinhosamente era tratado, por tudo que fez pelas comunidades de Palmeira de Faro e de Curvos, onde também foi pároco!

Esta semana foi apresentado pela Câmara Municipal de Esposende, o livro “O chef vai à Escola” editado em colaboração com cinco instituições concelhias;
O Centro social de Curvos;
A Escola de Areia – Apúlia;
A Escola de Fonte Boa;
Centro Escolar de Fão, e a
APPACDM

Este livro está excelentemente ilustrado, contém muitos desenhos realizados pelas crianças das escolas, fotos e receitas de iguarias locais, confeccionadas com a colaboração dos Chefes:

Paula Peliteiro, Daniela, Ilda Costa, Elisa la Fuente e Ivo Loureiro.

Parabéns a todos os intervenientes e já agora uma sugestão ao Município, para que disponibilize este livro a todas as bibliotecas, incluindo as escolares, às IPSS’s e a todos os estabelecimentos escolares do concelho e claro está às próprias Juntas de Freguesia.

Daqui a poucos minutos vamos ter o senhor Ministro das Finanças a anúnciar as conclusões de sétima avaliação da Troika ao programa de ajustamento em Portugal, embora saibamos desde já, que terá sido decidido o prolongamento de mais um ano para o cumprimento das metas do défice, o que me parece manifestamente insuficiente, mas com um ano atrás de outros ou outros, lá vamos andando de adiamento em adiamento, bem como mais um ano para o corte dos tais quatro mil milhões de euros na despesa fica do Estado, este talvez vá para as calendas!

Para este fim-de-semana, para além da já referida homenagem ao Padre José Pires Afonso, temos na Casa da Juventude a apresentação do livro infantil “Na dinastia dos verdes”, penso que é o terceiro da escritora Alice Costa.

Bom fim-de-semana para todos,
Um abraço;
E… até à próxima!
Prova oral de 13 de março de 2013.

MF



HOMENAGEM AO SAUDOSO PADRE JOSÉ PIRES AFONSO




HOMENAGEM AO “PADRE ZÉ”
O HOMEM E O SACERDOTE

Felicito a organização e confirmo desde já a minha presença nesta merecida homenagem, a realizar este domingo de tarde, dia 17 de março de 2013.

O Vilachanense Padre “Zé” José Pires Afonso, nascido precisamente na casa paredes meias com a casa dos meus pais, na rua do Chouso em Vila-Chã, onde também eu nasci, foi um grande Padre, pessoa amiga do seu amigo e amigo dos mais necessitados, alguém que sempre lutou pela justiça e pela igualdade.

À sua faceta sacerdotal, como curiosidade, sempre se manteve fiel à terra e aqui refiro-me um duplo sentido; à terra onde nasceu e à terra no que toca à produção agrícola. Principal dinamizador do pomar da "mata" com a produção de maças em grandes quantidades, manteve sempre uma ligação à terra. Aqui possibilitou a muitos jovens uma ocupação salutar na apanha de maças, compensando-os sempre pelos serviços prestados, embora o fossem praticamente a título de ocupação de tempos livres. Habituou-nos a vê-lo conduzir o seu “velhinho” Peugeot quase sempre com a mala a abarrotar de sacos provenientes das suas propriedades agrícolas.

Nascido a 28-11-1916, faleceu a 19-03-1988, encontrando-se sepultado no cemitério paroquial de Vila-Chã.

Fica aqui a minha homenagem! Bem-haja, "Padre Zé", como tão carinhosamente era tratado, por tudo que fez pelas comunidades de Palmeira de Faro e de Curvos!

Um abraço a todos os seus familiares, em especial ao seu irmão Padre António, pároco de Palme.

MF


quarta-feira, 13 de março de 2013

terça-feira, 12 de março de 2013

MUNICÍPIO DE ESPOSENDE APRESENTOU O LIVRO "O CHEF VAI À ESCOLA"

Isabel Fernandes de Curvos colocou questões a Benjamim Pereira,
Vice-presidente da Câmara Municipal de Esposende, que
presidiu à sessão no auditório municipal de Esposende

"O CHEF VAI À ESCOLA"

O Município de Esposende apresentou esta manhã, no auditório municipal, um livro intitulado "O Chef vai à Escola" com base no projeto com o mesmo nome desenvolvido em parceria com algumas instituições concelhias, a saber;

- Centro Social da Paróquia de Curvos;
- Centro Escolar de Fão;
- Escola Básica de Apúlia;
- Jardim de Infância de Fonte Boa;
- Appcdm.

Foi uma sessão que contou com o auditório repleto de pequena das escolas. Estiveram presentes os chef's que participaram, bem como os responsáveis das instituições, que foram comtemplados com o livro e com um certificado de participação.


Isabel Fernandes e Eduarda com Benjamim Pereira Vice-Presidente da Câmara
Auditório repleto e no palco alunos de Curvos à conversa com vice-pres. Câmara

Vereadores, instituições e resp. do Hiper-continente na plateia

Utentes do Centro de Atividades do Centro Social de Curvos também participaram

Transporte dos participantes de Curvos, carrinha do Centro Social de Curvos

Transporte dos participantes de Curvos, carrinha do Centro Social de Curvos

Transporte dos participantes de Curvos, carrinha da Junta Freg. de Curvos

Isabel Fernandes com o livro onde constam bonitas quadras por si escritas

Diretora do Centro Social de Curvos apreciando o capítulo onde aparece
a instituição Curvense


Estive presente e gostei muito das várias intervenções dos pequenos atores. As minhas felicitações para o Município de Esposende, para os Chef's e para as Instituições que participaram, em especial para o Centro Social da Paróquia de Curvos.

MF


______________________________________________


NOTA DE IMPRENSA DA CÂMARA MUNICIPAL DE ESPOSENDE


Projecto da Câmara Municipal de Esposende “O Chef vai à Escola” em livro

Integrado na iniciativa “Março com Sabores do Mar”, decorreu, esta manhã, no Auditório Municipal de Esposende, com sala cheia, a apresentação do livro “O Chef vai à Escola”.

Esta publicação é resultado do projecto “O Chef vai à Escola”, que a Câmara Municipal está a desenvolver junto das instituições e estabelecimentos de educação e ensino do concelho, com o intuito de fomentar uma alimentação saudável e promover o consumo de peixe. O livro é composto pelas receitas dos Chefes participantes e dicas sobre uma alimentação equilibrada, sendo ilustrado com desenhos das crianças das escolas e instituições que aderiram ao projecto e por fotografias das visitas dos Chefes.

Numa sessão informal, as crianças da Escola Básica de Apúlia presentearam os presentes com uma canção sobre a Roda dos Alimentos, enquanto que as crianças do Jardim-de-Infância de Fonte Boa interpretaram o tema “O meu pequeno almoço”.

Aos alunos Francisco Ferreira e Joana Fernandes, do Centro Escolar de Fão, coube a tarefa de entrevistar três dos Chefes que participaram no projecto, nomeadamente Daniela Morais, Elisa La Fuente e Ilda Costa, procurando saber as razões da escolha da profissão, a selecção das ementas, entre outras curiosidades. Paula Peliteiro e Ivo Loureiro foram os outros Chefes que integraram esta iniciativa e também estiveram presentes nesta sessão, tendo o Chef Ivo Loureiro felicitado a Câmara Municipal pelo projecto, contribuindo para sensibilizar e educar os mais pequenos para uma alimentação saudável.

Sujeito à curiosidade dos mais novos, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, respondeu também a algumas questões, neste caso de duas crianças do Centro Social da Paróquia de Curvos. Eduarda Oliveira e Isabel Fernandes quiseram saber como nasceu o projecto “O Chef vai à Escola”, quais as preferências gastronómicas do Vice-Presidente, entre outros aspectos.

Benjamim Pereira explicou que a iniciativa de motivar os mais jovens para uma alimentação saudável nasceu em 2005, sendo que, desde então, a Autarquia tem vindo a desenvolver um conjunto de acções nesse sentido, tendo estabelecido diversas parcerias. O Autarca aproveitou a oportunidade para agradecer aos parceiros Centro de Saúde de Esposende e SONAE/Continente, e aos Chefes, assim como às escolas e instituições do concelho que acolheram a iniciativa e a todos quantos colaboram com o projecto, que, referiu, irá dar frutos no futuro, seja por contribuir para uma alimentação saudável dos mais jovens, seja motivando-os para a gastronomia.


O Vice-Presidente da Câmara deixou a garantia de que este projecto é para continuar e reforçar, alargando-o a outros públicos, e aproveitou para passar aos mais novos a mensagem de que devem manter uma alimentação saudável para manterem a saúde e o bem-estar.

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME
Telm 961331744 (Alda Viana)
Tel 253 960100 – Fax 253 960176