sábado, 22 de fevereiro de 2014

D. ANTÓNIO FRANCISCO SANTOS NOMEADO NOVO BISPO DO PORTO

D.ANTÓNIO SANTOS NUMA VISITA PASTORAL A CURVOS

PAPA FRANCISCO NOMEOU D. ANTÓNIO FRANCISCO SANTOS BISPO DO PORTO!

Nas visitas pastorais que realizou a Curvos, enquanto Bispo Auxiliar da Diocese de Braga, deixou uma marca muito pessoal; Um Homem simpático e afável, perspicaz e de uma sabedoria excepcional. De trato fácil e linguagem muito directa, fez sempre questão de tratar as pessoas pelo próprio nome. De uma memória excepcional, à segunda vez que cruza-se com uma pessoa já a tratava pelo nome. Criou empatia com as «gentes» de Curvos, por isso que as suas visitas continuam a ser recordadas com carinho.



D.ANTÓNIO SANTOS NA JUNTA DE FREGUESIA DE CURVOS

Felicito a Igreja pela excelente escolha e ao próprio D. António Santos, agora Bispo do Porto, envio um forte abraço de amizade e o desejo dos maiores sucessos.

Bem-haja!


MF


quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

CONCERTO DE LANÇAMENTO DO CD «MUDAM.SE OS TEMPOS» DO CORO DOS PEQUENOS CANTORES DE ESPOSENDE



O «Coro de Pequenos Cantores de Esposende», vai fazer o lançamento do seu CD "Mudam-se os tempo", num concerto, que terá lugar na próxima sexta-feira, 21 de fevereiro, pelas 21h30, no Auditório Municipal de Esposende.

O espectáculo que é promovido pela Câmara Municipal e Escola de Música, terá a direção musical de Helena Venda e conta com os músicos Diogo Zão e Ana Sousa ao piano.


Lá estarei!

MF


domingo, 16 de fevereiro de 2014

«NOTÍCIAS DE ESPOSENDE» DE 15 DE FEVEREIRO NAS BANCAS



Nesta edição:

Artigo de opinião «descomprometidamente», na página 3! "ESPOSENDE TECNOLÓGICO & COMPETITIVO".


ERRATA:

No último parágrafo faltam duas palavras numa frase [uma linha]. Problemas na passagem do texto do autor para o jornal. Acontece e por isso em meu nome aqui fica o pedido de desculpa.

de chamar até nós investidores NACIONAIS E INTERNACIONAIS de pende de tudo e de todos.

Assim, aqui fica o último parágrafo corrigido, por isso completo:

A capacidade de captar e atrair investimento, de chamar até nós investidores nacionais e internacionais depende de tudo e de todos. De tudo que possamos oferecer e proporcionar e do esforço de todos, desde o Município, as instituições e associações, as empresas e as pessoas. OS ESPOSENDENSES!

MF


quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

«VÍDEOCLIP» COM O "HINO DA FRUTA" DO CENTRO SOCIAL DE CURVOS



O Centro Social da Paróquia de Curvos, informa os Pais e Encarregados de Educação, que as valências de CSE e ATL 1º ciclo, estão a participar num projeto promovido pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, designado de "Heróis da Fruta"!

Este projecto contempla a criação do «HINO DA FRUTA», ao qual estamos a concorrer com a nossa participação. Para tal, criamos um pequeno vídeo, com letra da autoria da nossa instituição, com a participação das nossas colaboradoras e dos nossos utentes.

Os vencedores serão escolhidos pelo público, através da votação do "Hino da Fruta". O nosso «videoclip» está disponível para votação a partir de ontem [dia 10 de fevereiro] e até ao próximo dia 10 de março, no site oficial do projecto, a saber; www.heroisdafruta.com



O seu apoio e em especial o seu VOTO são muito importantes para o sucesso desta iniciativa e para a nossa vitória, por isso ajude a divulgar o nosso «videoclip» e Vote nele!

EU JÁ VOTEI!

MF


terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

OFICINAS DE CARNAVAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ESPOSENDE



OFICINAS DE CARNAVAL'2014
CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

No âmbito do Plano de Atividades 2013-2014, o Centro de Educação Ambiental irá promover nos dias 03 e 05  de março a iniciativa, Oficinas de Carnaval no CEA. Esta iniciativa encontra-se vocacionada para a ocupação dos tempos livres de crianças durante a interrupção letiva do Carnaval que se traduzirá na realização de um conjunto diversificado de oficinas e atividades, dirigidas a crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 12 anos.

As atividades decorrerão no espaço do Centro de Educação Ambiental sendo que a participação nesta iniciativa carece de inscrição obrigatória.

MF


segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

«NOTÍCIAS DE ESPOSENDE» NAS BANCAS




Nesta edição:

Artigo de opinião «descomprometidamente», na página 12! "facebook - 10 anos a revolucionar o mundo".

A opinião de João Pedro Lopes «As cartas», na página 11.

Uma grande entrevista ao ex. presidente da Câmara Municipal de Esposende, João Cepa, da página 3 à página 9.

MF


domingo, 9 de fevereiro de 2014

A MINHA HOMENAGEM À INÊS!

Foto do facebook da Inês!
A Freguesia de Curvos e as Freguesias vizinhas acordaram este Domingo com uma notícia daquelas que nunca contamos, do mais triste que pode haver. A vida terrena da nossa jovem INÊS, com apenas 20 anos de idade, tinha chegado ao fim.

Sempre gostei de a ver a participar em actividades dos jovens, na escola, nas muitas actividades promovidas pela Junta de Freguesia, em especial as jornadas desportivas. Jogava futebol, participava nas caminhadas, nos cicloturismos e em tudo que fossem convívios saudáveis e alegres. Estava sempre lá, fosse na qualidade de participante ou enquanto colaboradora da própria organização. Excelente aluna, apesar da sua frágil condição física, ainda ingressou na Universidade, onde era muito querida. O meu muito obrigado por tudo aquilo que foste e proporcionas-te à tua e nossa comunidade.

Visitei a Inês algumas vezes e a última vez que tive o prazer de falar com ela foi em Dezembro passado, no IPO no Porto. Lá estava ela, certamente a sofrer, como é natural nestas circunstâncias, mas apesar do seu já frágil aspecto físico, estava sempre com aquela postura fantástica e a transmitir uma esperança sem igual.

INÊS, vais ficar para sempre na nossa memória como uma menina simpática, afável e acima de tudo uma pessoa corajosa e lutadora.

Foram aproximadamente 5 anos de «luta». Lembro-me dos momentos iniciais, como se fosse hoje. Tenho a certeza que fizeste tudo que estava ao teu alcance, bem como toda a tua família e amigos, mas a vida prega-nos destas partidas!

Aos pais, João Paulo e Teresa, às irmãs Mariana e Carolina e demais familiares, um forte abraço de amizade e de solidariedade.

Até sempre, Inês!

As cerimónias fúnebres realizam-se amanhã, 2.ª Feira, pelas 16 horas, na Igreja Paroquial de Curvos.

MF


RIBEIRA, PORTO!












Bonitos «postais» da Ribeira, do Douro, da ponte D. Luís e de Gaia, do outro lado da margem!

Magnífico local de visita, de Verão e de Inverno.

MF


sábado, 8 de fevereiro de 2014

«FACEBOOK - 10 ANOS A REVOLUCIONAR O MUNDO» NO NOTÍCIAS DE ESPOSENDE




Crónica de opinião semanal, para ler na integra na edição desta semana do "Notícias de Esposende" Nº 06/2014.


descomprometidamente:

«facebook - 10 anos a revolucionar o mundo»


MF


TOP+!



O «cartoon» do JN de hoje está TOP!


Apetecia-me acrescentar aqui as… freguesias, as maternidades, os ctt e muitos outros serviços usurpados às populações… mas não o vou fazer!

Bom fim de semana para todas as amigas e amigos!

MF


«FESTIVAL DAS JANEIRAS'2014» ESTE DOMINGO EM PALMEIRA DE FARO



«FESTIVAL DAS JANEIRAS» ESTE DOMINGO DIA 9, PELAS 15H NO CENTRO PAROQUIAL DE PALMEIRA DE FARO!

Amanhã, domingo, dia 9 Fevereiro, pelas 15h vai realizar-se mais um «FESTIVAL DE JANEIRAS», que vai contar com a presença dos Grupos Folclóricos do nosso concelho e ainda de Grupos vindos de outras paragens.

As actuações realizam-se no Auditório do Centro Paroquial de Palmeira de Faro e as honras das casa estão a cargo do Grupo Folclórico de Palmeira de Faro, a quem aproveito desde já para felicitar.

MF



quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

MAR DESFAZ CORDÃO DUNAR E CHEGA ÀS TORRES DE OFIR EM FÃO

Esta tarde nas Torres de Ofir em Fão - 05.02.2014 - 17h00


As 3 Torres de Ofir, em Fão, Esposende.



A erosão costeira está a colocar em causa a circulação das pessoas e a própria segurança das 3 torres! A Comunicação Social está em peso em Ofir. Era bom que fosse por outras razões, ou seja, por boas razões!

MF


domingo, 2 de fevereiro de 2014

CÂNDIDO MOREIRA É O NOVO PRESIDENTE DA «ANAFRE» E PROMETE LUTAR PELA RESTAURAÇÃO DAS FREGUESIAS EXTINTAS



Desejo as maiores felicidades ao novo presidente da ANAFRE, o meu caro amigo CÂNDIDO MOREIRA, companheiro de inúmeras lutas e espero que saiba representar seriamente as Freguesias portuguesas e os milhares de autarcas que defendem as suas Freguesias e as respectivas populações!

Gostei do seu discurso de vitória e espero que se bata por aquilo que acaba de afirmar, ou seja, pela reabertura do processo da famigerada, injustificada e incompreensível extinção de Freguesias!

Como até aqui pode continuar a contar comigo!

BOA SORTE!
Um abraço;

MF


Aqui fica a intervenção do novo presidente da Anafre, Cândido Moreira:

Cândido Moreira, o socialista que preside à Junta de Padronelo, falava no encerramento do XIV congresso da Anafre, no qual foi eleito presidente do conselho diretivo, sucedendo a Armando Vieira (PSD), que passou a vice-presidente na lista única de consenso partidário.
A posição da Anafre sempre foi clara e determinada: esta reforma não!", disse Cândido Moreira, posição reforçada "ouvido o congresso", que se pronunciou nesse sentido.
"Iremos pedir a reabertura do processo, para que haja uma lógica de paz e tranquilidade social. Esta reforma não trouxe mais eficiência, eficácia, ou ganhos financeiros a ninguém, pressupostos com que foi anunciada", afirmou.
O novo presidente da Anafre garantiu que a associação vai ser decidida e decisiva, "agora que o termo irrevogável evoluiu e se transformou num neologismo a significar que não é decisão para toda a vida".
Cândido Moreira disse, ainda, que os elogios do governo são bem ouvidos pelos autarcas, porque merecidos, mas lamentam "não corresponderem às práticas legislativas" recentes.
"Lutaremos pela alteração das leis que acompanham a reforma, uma vez que nenhuma tem ganhos financeiros, mas são um ataque intolerável à autonomia local e às freguesias. Continuaremos a exigir ser tratados de igual para igual, sem preconceitos e descriminações", declarou.
Além da luta para que seja revista a agregação de freguesias, o novo presidente da Anafre apontou como uma das prioridades a revisão do estatuto do eleito local.
"Está chegada a hora de exigir justiça, diferenciando as grandes das pequenas freguesias. Não é possível que um município com cinco mil habitantes tenha um conjunto de eleitos em regime de tempo inteiro e freguesias com 50 e 60 mil habitantes não tenham esse reconhecimento. O trabalho cívico e dedicação social são importantes, mas não o podem esperar só das freguesias", comentou.
Cândido Moreira anunciou, também, que a Anafre apresentará candidaturas a programas operacionais, projetos para formação de funcionários e estará atenta aos programas regionais, canalizando para as freguesias os que se adequarem.
"Seremos exigentes e firmes com os parceiros institucionais. Não abdicaremos da defesa das nossas posições e recorreremos a velhas lutas não violentas para dar conta delas à sociedade", concluiu.


sábado, 1 de fevereiro de 2014

EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DO «CONCURSO DE ADORNOS DE NATAL EM MATERIAL RECICLADO» NO CENTRO SOCIAL DE CURVOS


EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DO CONCURSO DE ADORNOS DE NATAL DO CENTRO SOCIAL DE CURVOS

Mais uma actividade do seu vasto plano de actividades; Este Concurso de adornos de Natal em material reciclado, que contou com a participação de mais de cinquenta trabalhos elaborados pelos pais e encarregados de educação dos utentes e dos próprios utentes, demonstrando assim mais uma vez todo o seu interesse nas actividades da instituição.

O Júri do Concurso, composto pela Dra. Cândida Vilarinho, diretora editorial da CVR – Centro para a Valorização de Resíduos da Universidade do Minho, a Dra. Alexandra Castro, Investigadora da CVR, a Dra. Joana Carvalho, Investigadora da CVR e o Dr. André Ribeiro, Investigador da CVR, que juntamente com um membro da Direção do C.S.P. Curvos, a Coordenadora Geral Elsa Fernandes, reuniu no p.p. dia 29 de janeiro e procedeu à classificação dos trabalhos e à entrega dos prémios.


























Os trabalhos a concurso vão estar expostos nas instalações sede do Centro Social de Curvos, sitas no Lugar da Igreja, nas seguintes datas:

- 01 de Fevereiro – Sábado: Das 16h30 às 19h30;

- 02 de Fevereiro – Domingo: Das 10h00 às 12h00.

As minhas felicitações à organização e a todos os participantes!

Um abraço;

MF