segunda-feira, 31 de março de 2014

MAIS UMA CRÓNICA DE OPINIÃO NO SEMANÁRIO «NOTÍCIAS DE ESPOSENDE» JÁ NAS BANCAS





PATRIMÓNIO PÚBLICO QUE PODIA SERVIR OS ESPOSENDENSES, ENCONTRA-SE EM TOTAL ABANDONO E DEGRADAÇÃO!
A Estação Radio Naval de Apúlia e o Forte de São João Baptista e Farol de Esposende são exemplos daquilo que não deveria estar a acontecer. Este património poderia ser transferido para a alçada das Instituições locais e assim servir o concelho de Esposende, tal como acontece com os Socorros a Náufragos [Salva Vidas], hoje um dos ex-líbris da cidade.
Quando se fala tanto na transferência de competências para os Municípios [e para as próprias Juntas de Freguesia] em áreas como a acção social, a educação e a gestão de equipamentos públicos, e se esquece a manutenção e a transferência de equipamentos como os que enumerei, parece nada fazer sentido. Estou a falar de dois equipamentos que fazem parte da história do nosso concelho, ambos ligados ao mar, o primeiro sito em Apúlia e pertença da Marinha Portuguesa, outrora de enorme importância para o controlo do tráfego marítimo e aéreo e o segundo erigido na foz do Cávado para proteger a sua entrada e dar apoio aos homens do Mar de Esposende.
É urgente que o governo transfira estes e outros equipamentos públicos sediados no nosso concelho para a alçada de instituições locais, Câmara Municipal, Juntas, ou associações concelhias, para que lhes seja dada a devida utilidade, em prol do da população de Esposende e do seu património.
Sou apologista da delegação de competências do poder central nas instituições locais porque considero que são estas quem melhor conhece as realidades locais, suas gentes, necessidades e prioridades, sendo estas que sempre atuam com prontidão devido à sua proximidade e familiaridade.
As instituições locais, regra geral geridas por pessoas das próprias comunidades estão presentes e sentem o pulsar das gentes e das suas organizações. Inteiram-se dos reais problemas, quer sejam estruturais, sociais, educacionais e todas as outras que vão preocupando as pessoas no seu dia-a-dia. Está provado, por dados estatísticos e pela experiência, que a gestão dos recursos públicos se faz de uma forma muito mais equilibrada e com uma eficiência muito superior à gestão feita à distância pelo poder central, ou seja, com os mesmos meios podem fazer-se muitas mais obras ou atividades.
Há, inequivocamente, um conjunto de fatores que favorecem e potenciam uma gestão local mais eficaz e mais eficiente, como o próprio facto de os eleitos serem pessoalmente conhecidos dos seus eleitores, com quem se cruzam com regularidade e por isso sujeitos ao seu escrutínio...
.../...

Leia na íntegra na edição em papel já nas bancas.

MF


domingo, 30 de março de 2014

«ESPOSENDE» NA REVISTA DESTE FIM-DE-SEMANA DO JORNAL i







«ESPOSENDE» na revista do jornal «i» deste fim de semana. Tudo que for promover Esposende é muito bem vindo!!!

MF


sábado, 29 de março de 2014

OS «PAPA-LISTAS»


Atento à constituição das várias listas para as próximas eleições europeias, fico com a impressão de que dos mais de 10 milhões de portugueses, só são capazes de exercer altos cargos políticos uma meia dúzia de predestinados! Vejam bem se não são sempre os mesmos, seja para que eleições for!

Então não é que vários senhores deputados da nação, que connosco «assinaram um contrato» de 4 anos para cumprir na Assembleia de Republica, mas logo que lhes cheira a um cargo melhor lá se vai o compromisso assumido com os portugueses?

Andam os partidos a falar em rever as leis eleitorais, não sei para quê!

Uma coisa eu sei, aquilo que os partidos deviam mesmo era rever os seus próprios métodos e não colocar em listas a novos cargos pessoas com cargos em exercício, para os quais concorreram livremente e eleitos e empossados juraram cumprir até final do mandato.

...Enfim! Depois ainda se admiram com o conceito que as pessoas têm dos políticos.

MF


sexta-feira, 28 de março de 2014

DIRETOR DISTRITAL DA SEGURANÇA SOCIAL, DR. RUI BARREIRA, VISITOU O CENTRO SOCIAL DE CURVOS



O Diretor Distrital da Segurança Social visitou esta terça-feira o Centro Social de Curvos. Nesta visita foi possível dar a conhecer ao Dr. Rui Barreira e à Drª Amélia Monteiro a realidade do Centro, o seu funcionamento, as suas instalações e valências. Foram apresentados os Recursos Humanos e realizada uma visita a todas as valências, tendo sido dado especial destaque à Cantina Social e ao seu funcionamento.

Aqui fica um pequeno resumo da apresentação desta Instituição de Ação Social Curvense;

VALÊNCIAS
Da infância [3 meses] à terceira idade.
Infância – Creche – Componente Sócio Educativa – Atl 1, 2º e 3º ciclos – Centro de Estudos – Centro de Convívio – Serviço de apoio domiciliário – Cantina Social

UTENTES
Utentes diários: Mais de 200.

ÁREA GEOGRÁFICA
Concelhos de Esposende e de Barcelos, num total de cerca de dezena e meia de Freguesias abrangidas.

RECURSOS HUMANOS
Cerca de 30 colaboradoras. Perto de metade com com especialização / Licenciatura.

INSTALAÇÕES
Edifício sede recentemente remodelado e ampliado. Criada a ala poente, com sala de Centro de Convívio e cozinha. Salão Paroquial – actividades com utentes, encarregados de educação e comunidade em geral.
Sede da Junta de Freguesia – Centro de Estudos.

VIATURAS
1 Ligeira mista – Apoio domiciliário e cozinha social.
1 Ligeira passageiros – Centro de Convívio.
1 Pesada de passageiros – Todas as valências.

CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE DO SERVIÇO
Em curso com a colaboração da empresa Q3

FORMAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS
Formadoras internas, e parcerias com empresas e associações, como a F3M, Q3, ACICE e ACIB.

INFORMATIZAÇÃO DOS SERVIÇOS
Programa de gestão de utentes
Relógios de ponto digitais, controlo de entradas e saídas das funcionárias, dos utentes e dos próprios encarregados de educação.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Procedeu-se à substituição de todas as lâmpadas normais por lâmpadas de baixo consumo e introdução de hábitos e procedimentos por forma a reduzir o consumo de energia, com o duplo objectivo de protecção do planeta e economia financeira.
Gás a granel, com considerável poupança.

ATIVIDADES EXTRAS E COMPLEMENTARES
Desportivas: Yoga, Karaté, Hip-hop, ballet, ginástica e natação.
Lazer: Caminhadas.
Ambientais: Concursos para a defesa e promoção da floresta.

CONCURSOS
Vencedores do prémio municipal de gastronomia na categoria Cantinas Escolares, no ano de 2013. Este ano também estamos a participar;
1º lugar no Hino da Fruta a nível distrital;
Vários 1º lugares em concursos ambientais;
Parceria com a Universidade do Minho para a realização de acções de protecção do meio ambiente. Já fomos visitados por uma delegação da UM e em breve deslocámo-nos novamente a esta Universidade.

Foi bom sentir a satisfação dos responsáveis da Segurança Social com a excelência da qualidade dos serviços prestados por esta instituição, em prol dos utentes e da comunidade em geral.
Elsa Fernandes







Parabéns ao Centro Social de Curvos, à Elsa Fernandes, colaboradoras, utentes e seus familiares.

MF


quinta-feira, 27 de março de 2014

MAIS UMA CRÓNICA DE OPINIÃO NO «NOTÍCIAS DE ESPOSENDE» JÁ NAS BANCAS



QUE A «PRIMAVERA» ABRA AS PORTAS DE ESPOSENDE A TURISTAS E VISITANTES TODO O ANO!
Esposende é um concelho com rio, mar, monte e sol, um autêntico “privilégio da natureza” e tem um vastíssimo conjunto de equipamentos públicos e privados, atividades e recursos naturais para oferecer, bem como inúmeras festas, romarias, festivais e espetáculos para visitar e desfrutar, aliados a uma gastronomia de excelência.
ESPOSENDE PRECISA DE ATRAIR E CATIVAR TURISTAS PARA OS MESES FORA DA ÉPOCA BALNEAR. NOS MESES DE VERÃO NÃO FALTAM CÁ PESSOAS.
...

- Página 6

MF


quarta-feira, 26 de março de 2014

ESPOSENDENSE JOÃO BARBOSA EM DESTAQUE NA REVISTA «BRAVO» DESTA SEMANA


«LIKE US»

Jovem Vilachanense faz parte de uma nova banda musical que está a ter grande sucesso a nível nacional com músicas lindíssimas.

Televisão, rádio, redes sociais, imprensa escrita - jornais e revistas, estão a dar grande relevo a esta nova banda constituída por 4 jovens, onde se encontra o João Barbosa.

Força João!


MF




domingo, 23 de março de 2014

«NOTÍCIAS DE ESPOSENDE» FAZ MANCHETE COM ATIVIDADES DO CENTRO SOCIAL DE CURVOS




«NOTÍCIAS DE ESPOSENDE» DE 22.03.2014 FAZ MANCHETE COM ATIVIDADES DO CENTRO SOCIAL DE CURVOS!

UMA INSTITUIÇÃO QUE SE DESTACA PELO EMPREENDEDORISMO SOCIAL!

Parabéns à Elsa Gonçalves Fernandes, colaboradoras, utentes e comunidade Curvense.

MF


quarta-feira, 19 de março de 2014

«DIA DO PAI» DEVEM SER TODOS OS DIAS!



ILUSTRAÇÕES FEITAS PELA ISABEL, A MAIS NOVA DA CASA
E RECEBIDAS HOJE AO ACORDAR!
OBRIGADO AOS 4, TÍNA, JORGE, NANDO E BELA!

Neste dia especialmente dedicado aos pais, os meus parabéns a todos os pais do mundo!

Um abraço especial ao meu pai, aos meus filhos, à minha esposa, e aos demais familiares, porque são todos muito especiais!

Obrigado por tudo!!!



OS SEIS!

...HÁ UNS TEMPOS, SEMPRE ATUAL!

Sabem que mais?!! Sou um felizardo, pela família que tenho!

MF


terça-feira, 18 de março de 2014

SEMANA DA LEITURA EM ESPOSENDE CELEBRA OS 800 ANOS DA LÍNGUA PORTUGUESA


SEMANA DA LEITURA'2014

Esta semana realizam-se inúmeros eventos culturais inseridos na SEMANA DA LEITURA, que vai celebrar os 800 anos da língua portuguesa e para a qual estão agendados encontros com autores e escritores, como, Daniel Completo, João Tordo, Isabel Fernandes Pinto, Richard Towers, que constituem momentos importantes para a promoção do livro e da leitura. Estes encontros vão realizar-se nas várias bibliotecas da rede de bibliotecas do concelho de Esposende, com ligação das bibliotecas municipais às escolares.

Aproveito para deixar aqui uma sugestão para que seja instituído um Prémio Literário Municipal, do tipo «PRÉMIO D’ESCRITA D’ESPOSENDE» para anualmente premiar as publicações de Esposendenses ou que versem sobre Esposende e que se revelem de superior interesse cultural. Cada participante poderia escolher um tema da sua preferência que versasse sobre o nosso concelho, a sua origem, a sua história, as tradições, os usos e costumes, o património material e imaterial e as suas gentes como fontes de inspiração. A cultura é uma das maiores riquezas de um «povo», de uma «terra», incentiva ao gosto pelos livros, à leitura e à escrita e perpetua o passado, os usos e costumes e as riquezas de uma terra e de um lugar.

Funcionaria ainda como uma excelente forma de promover a criatividade e a originalidade e de incentivar à descoberta de novos talentos nesta área tão importante do conhecimento. A escrita ajuda-nos a perceber a importância deste tipo de iniciativas para a dinâmica de uma cidade e de um concelho e para o seu enriquecimento. Este prémio [que poderia ter várias categorias, como escritor revelação, etc., etc., etc.] funcionaria como uma alavanca para melhorar e enriquecer o património e a história do nosso concelho.

Tão importante como o investimento nas grandes obras materiais, é a aposta na vertente cultural, em toda a sua dimensão e amplitude, por forma a dar a conhecer as nossas raízes, a nossa história e tudo aquilo que temos de bom. Quanto melhor conhecermos uma terra e o seu povo, mais e melhor a vamos sentir e com ela vibrar!

MF


segunda-feira, 17 de março de 2014

sexta-feira, 14 de março de 2014

O ADEUS A D. JOSÉ POLICARPO


D. José Policarpo, o Cardeal de Portugal dos últimos 15 anos, há algum tempo «Emérito» acaba de nos deixar, vitima de morte súbita.

Homem de uma forte personalidade que marcou os últimos 15 anos da Igreja Católica em Portugal. Parecia um homem muito directo e com um discurso muito claro, este que nos habituamos a ver como o Bispo dos Bispos.

O seu funeral foi presenciado por milhares de pessoas onde marcaram presença figuras importantes das várias áreas a nível nacional.

Um bem-haja!

MF


quarta-feira, 12 de março de 2014

SEJA SOLIDÁRIA/O COM O CENTRO SOCIAL DE CURVOS



Vá lá, seja Solidária/o!


Não custa nada e com um simples gesto pode ajudar esta magnifica Instituição Curvense, de acção social, de solidariedade e de educação!


Ajude e... divulgue pelas suas amigas e amigos!

MUITO OBRIGADO!

MF


sábado, 8 de março de 2014

DIA INTERNACIONAL DA MULHER!!!



Uma palavra muito especial a todas as Mulheres! Sendo um dia como tantos outros, pretende-se com a simplicidade possível evocar as Mulheres, não unicamente por serem Mulheres, mas por tudo aquilo que são, pelo que tão bem fazem e por tudo aquilo que representam. A intuição feminina e as reconhecidas qualidades tão nobres como a amizade, o companheirismo, a persistência, a tolerância e acima de tudo a sua resistência às adversidades e a sua capacidade para «mover montanhas» e ultrapassar dificuldades só podem merecer o meu bem-haja e um forte abraço para todas as MULHERES!

MF


sábado, 1 de março de 2014

CARNAVAL DE ESPOSENDE PERCORREU E ANIMOU A CIDADE



O desfile de Carnaval deste ano em Esposende foi dedicado à agricultura e saiu à rua esta sexta-feira de manhã.

Participaram escolas, ipss’s e outras instituições, que com os seus alunos, utentes e colaboradores deram cor, luz e animação à cidade de Esposende.

A Esposende Ambiente continua a apostar na politica dos 3R’s para promover a sustentabilidade do planeta.

A agricultura familiar e biológica foram bem representadas para promoção de uma alimentação diversificada e saudável.

A chuva ainda ameaçou e acabou mesmo por chegar, mas já no final do desfile que iniciou na marginal, passou pelo Largo Rodrigues Sampaio, Rua Conde Castro e Rua 1. De Dezembro de entre outras.


Parabéns à organização e a todos os participantes.






























Parabéns à organização e a todos os participantes.

MF