sábado, 31 de maio de 2014

ESPOSENDE COM 5 PRAIAS COM «QUALIDADE DE OURO'2014»



ESPOSENDE COM 5 PRAIAS COM «QUALIDADE DE OURO’2014»:

- APÚLIA
- FÃO-OFIR
- MARINHAS-CEPÃES
- RAMALHA
- RIO DE MOÍNHOS


Pois então, vamos lá a banhos!

MF


sexta-feira, 30 de maio de 2014

SEXTA FOI DIA DE «RE-MOÇÃO» DE CENSURA NO PARLAMENTO E DE DECISÕES DO CONSTITUCIONAL


A “RE-MOÇÃO” DE CENSURA DA CDU DIRIGIDA AO GOVERNO PARA ATINGIR O PARTIDO... SOCIALISTA!

Esta sexta-feira tivemos mais uma «re-moção» de censura da CDU ao Governo, não para o fazer cair mas para entalar o Partido Socialista e obrigá-lo a votar a favor, apesar do texto bastante crítico da governação e da própria atuação do Partido… Socialista! Os partidos da maioria encarregaram-se de chumbar esta moção.

TC CHUMBOU 3 DAS 4 NORMAS EM APRECIAÇÃO E DEVOLVEU CORTES NOS SALÁRIOS DA FUNÇÃO PÚBLICA!

Acabo de ouvir, pela rádio, a declaração do Tribunal Constitucional a informar que chumbou 3 das 4 normas que tinha em apreciação. Como a aplicação só tem efeito daqui para a frente e como o Governo parece ter uma “almofada”, penso que poderá não haver a necessidade de novo aumento de impostos. Assim espero!
MF


quinta-feira, 29 de maio de 2014

FÓRUM DA EDUCAÇÃO ESPOSENDE'2014





Vou participar. Faço-o enquanto pai, encarregado de educação, dirigente associativo e cidadão interessado pela educação, e tal como já vem sendo habitual lá estarei, agora na plateia, noutras alturas enquanto orador e conferencista. Experiências sempre enriquecedoras.

Os temas prometem e o interesse dos nossos filhos merece que participemos. A comunidade educativa precisa do contributo de todos:
Pais; Educadores; Docentes; Auxiliares; Direções e alunos.

Envio daqui as minhas felicitações ao Município, na pessoa da Senhora Vereadora da Educação Jaqueline Areias e a toda a Comunidade Escolar do concelho de Esposende.

MF


segunda-feira, 26 de maio de 2014

"COM O FOGO NÃO SE BRINCA" MAIS UMA CRÓNICA NO «NOTÍCIAS DE ESPOSENDE»


COM O FOGO NÃO SE BRINCA!
A PREVENÇÃO DE FOGOS FLORESTAIS É UMA PRIORIDADE NACIONAL E DEPENDE DE TODOS!
Com a chegada do mês de Junho, à porta, chega geralmente o infortúnio dos incêndios e fogos florestais. Esta praga nacional segue-nos ano após ano e consome enormíssimas áreas florestais em todo o país, causando prejuízos incalculáveis, porque em primeiro lugar pode «ceifar» vidas humanas, tal como lamentavelmente aconteceu no ano passado, com a morte de vários bombeiros em plena actividade; porque prejudica o país a nível económico-financeiro; prejudica os particulares, levando-lhes bens, cultivos e as próprias habitações; prejudica o ambiente e a natureza e transforma muitas das áreas afetadas em autênticos pedaços de terra queimada.
A floresta tem uma ação e uma ligação direta com as populações, pelas suas riquezas como a madeira, a cortiça, a caça, os cogumelos, o mel, a fauna e a flora e é uma importante fonte de vida, com a indispensável renovação do oxigénio! A queima e o abandono da floresta prejudicam muito o território nacional e provocam a desertificação.
É importante que as pessoas saibam que no período critico, de 1 de Julho a 30 de Setembro, é totalmente proibido realizar qualquer tipo de fogueira ou queimada. Fora deste período são possíveis, desde que aprovadas pelas entidades competentes; Proteção civil, Bombeiros, GNR e Município. Devemos ter em atenção que durante o Período Crítico nos espaços florestais e agrícolas não é permitido: fumar, fazer lume ou fogueiras; fazer queimas ou queimadas; lançar foguetes e balões de mecha acesa; fumigar ou desinfestar apiários salvo se os fumigadores estiverem equipados com dispositivos de retenção de faúlhas; a circulação de tratores, máquinas e veículos de transporte pesados que não possuam extintor, sistema de retenção de fagulhas ou faíscas e tapa chamas nos tubos de escape ou chaminés. Para os piqueniques deve levar-se comida já confecionada e que não necessite de ser aquecida. O lixo deve ser sempre depositado em contentores, nunca deixado na mata. Até parece fácil, mas não é. Por isso que se exige o esforço de todos.
A defesa e a preservação da floresta e da mata exigem de todos nós uma atitude cívica pro-ativa, que torne mais eficaz a tão desejada prevenção de fogos, para que leve à desejável poupança de vidas e de bens.
Esta atitude deve começar pela limpeza das matas. No caso das propriedades privadas, devem ser os privados a providenciar a sua atempada limpeza, recorrendo sempre que isso se justifique a programas de ajuda, quer seja com candidaturas diretamente dirigidas às entidades estatais, quer seja através das Associações Floreais, Municípios ou Juntas de Freguesia. Existem inúmeros programas que contemplam ajudas para fazer face aos custos, que não são nada pequenos, associados à prevenção de fogos.
Em Curvos sempre apresentei candidaturas, na altura ao IEFP e ao IPJ, sempre contemplados, onde envolvi centenas de jovens que nas suas férias escolares [ou desempregados] se ocupavam da limpeza e da vigilância da floresta, desenvolvendo acções de sensibilização «in loco» junto dos proprietários para os alertar para as graves consequências dos fogos, para a vida das pessoas, para a economia local e para o meio ambiente. Todas as acções, desenvolvidas em mais de uma década obtiveram o maior sucesso, tanto na prevenção como no combate, como aconteceu com um dos fogos que nos atingiu, vindo de Vila Cova.
Deixo aqui uma sugestão às várias entidades concelhias, Municípios; Freguesias; Associações humanitárias de bombeiros voluntários; Organizações de produtores florestais; Organizações não-governamentais de ambiente e Instituições particulares de solidariedade social (IPSS), para que atuem nesta área, sensibilizando os seus colaboradores, munícipes, fregueses e utentes e que se candidatem aos programas do IEFP para estas acções de prevenção e de vigilância para que não mais aconteçam situações como aquelas que há anos ocorreram no nosso concelho e concelhos vizinhos e das quais muito bem nos lembramos, pela negativa.
O Governo anunciou muito recentemente um novo programa, intitulado “Protocolo de Cooperação - Trabalho Social pelas Florestas”, ao qual podem concorrer as entidades que acima enumerei. As acções propostas devem valorizar a proteção da floresta, minorando os riscos, os efeitos e a dimensão dos fogos florestais, e promovendo a sua florestação e reflorestação, através de projetos que têm também uma componente de formação para desempregados e beneficiários do RSI. Os projectos devem direccionar-se para as áreas de; Prevenção dos incêndios florestais e minimização dos seus efeitos, através do desenvolvimento de actividades como a silvicultura preventiva [gestão de combustíveis em faixas de contenção e de proteção de aglomerados populacionais]; Manutenção e beneficiação de infraestruturas e equipamentos no âmbito da defesa da floresta contra incêndios e execução de atividades de limpeza dos campos de observação; Vigilância dos espaços florestais; Reflorestação, através da preparação do solo para plantação e/ou sementeira; Instalação de novos povoamentos arbóreos; Acompanhamento fitossanitário de povoamentos recém- instalados. As atividades devem ser prioritariamente desenvolvidas nos períodos entre setembro e abril e Vigilância dos espaços florestais, através da manutenção e preservação dos postos de vigia;
Não me canso de afirmar que mais que combater é urgente que se invista na prevenção dos incêndios e fogos florestais. Mais importante que o combate aos fogos será evitar que estes deflagrem, mas para isso são necessárias fortes políticas de educação e sensibilização ambiental, formação, prevenção e vigilância.
Envolver a sociedade civil [voluntária] nos planos nacionais de emergência da Protecção Civil de defesa da floresta contra incêndios, será um importante passo e um forte contributo para que o número de fogos florestais venha a diminuir de ano para ano. Todos nós devemos contribuir para a preservação da natureza e do ambiente, cuidando assim do nosso ecossistema, da sua fauna e flora. O planeta agradece.
Uma referência muito positiva para o «Guia de bolso» editado pela Autoridade Nacional da Proteção Civil e pelos Bombeiros, com informações muito uteis para a «Segurança no Combate a Incêndios Florestais».
OS GLOBOS DE OURO SÃO [QUASE] SEMPRE PARA OS MESMOS. ASSIM NÃO VALE!
Esta semana assistimos a mais uma Gala dos Globos de Ouro, promovida pela estação de televisão «SIC». Acontece que as categorias a premiar pecam pela forma como juntam atitivades e modalidades tão diversas e por isso tão diferentes. Juntar futebolistas com canoístas ou ciclistas, não me parece um critério apurado, pois provoca logo à partida uma injusta desvantagem para os atletas de modalidades cuja projecção nacional e mundial nada tem a ver com o futebol. Por isso espero que para o ano sejam revistas algumas das categorias para que a eleição dos melhores seja possível, valorizando o profissionalismo, a entrega e o empenho dos atletas e os títulos conquistados. Parabéns à Gisela João, Barcelense premiada e ao Esposendense João Ribeiro, pela sua segunda nomeação!
«MADRILENOS» TOMAM CONTA DE LISBOA!
Este Sábado deverão estar por Lisboa, no mínimo, duzentos mil Espanhóis! Amantes da bola, turistas e visitantes! 400 Milhões de pessoas deverão ver pela tv esta final da Liga de Campeões da Europa! No Estádio da Luz, apesar da ausência de clubes portugueses, também se joga em português: De um lado Ronaldo, o melhor do mundo e do outro Tiago, com um final de época espectacular. Que vença o melhor!
Viva o futebol e logo, logo, estará aí o Mundial do «Brasil»! E por falar em Espanhóis [Atlético e Real], conseguirá Portugal destronar a «armada» Espanhola, actual campeã da Europa, do Mundo e de novo da Europa? - Espero que sim! Estou convencido que este vai ser o «nosso» Mundial.
CRISE; QUAL CRISE?
Esta “febre” da bola, pelo futebol, com as televisões a explorar este filão até à exaustão, com tantas e tantas reportagens e exageros nos diretos e com os portugueses literalmente atrás dos Ronaldo’s & Companhia, «que se lixe a troika, a crise e as eleições»! 
Mário Fernandes
2014-05-24


domingo, 25 de maio de 2014

EUROPEIAS'2014, PERCENTAGENS, RESULTADOS E MANDATOS!

CURVOS
[Pela ordem do Boletim de Voto]
PARTIDO SOCIALISTA - PS:  72
NOVA DEMOCRACIA – PND:  3
PARTIDO DA TERRA – MPT:  30
MOVIMENTO ALTERNATIVA SOCIALISTA – MAS:  1
PARTIDO ANIMAIS E NATUREZA - PAN:  3
POUS:  1
PARTIDO TRABALHISTA – PTP:  2
LIVRE – L:  3
BLOCO DE ESQUERDA – BE:  9
PARTIDO COM. TRAB. PORTUGUES – PCTP/MRPP:  4
PARTIDO PRÓ VIDA – PPV:  0
PARTIDO DEMOCRÁTICO ATLÊNTICO – PDA:  1
PARTIDO NACIONAL RENOVADOR – PNR:  1
CDU – COLIGAÇÃO DEMOCRÁTICA UNITÁRIA – PCP/PEV:  14
ALIANÇA PORTUGAL – PPD/PSD / CDP/PP:  120
PARTIDO POPULAR MONÁRQUICO – PPM:  5
VOTOS BRANCOS:  18
VOTOS NULOS:  3
INSCRITOS: 755
VOTANTES: 290 - 38,41%
ABSTENÇÃO: 61,59%

Curvos deu vitória por larga margem à Aliança Portugal do PSD/CDS [41,37%]!


PALMEIRA DE FARO
[Pela ordem do Boletim de Voto]
PARTIDO SOCIALISTA - PS:  140
NOVA DEMOCRACIA – PND:  4
PARTIDO DA TERRA – MPT:  125
MOVIMENTO ALTERNATIVA SOCIALISTA – MAS:  2
PARTIDO ANIMAIS E NATUREZA - PAN:  10
POUS:  0
PARTIDO TRABALHISTA – PTP:  6
LIVRE – L:  13
BLOCO DE ESQUERDA – BE:  22
PARTIDO COM. TRAB. PORTUGUES – PCTP/MRPP:  4
PARTIDO PRÓ VIDA – PPV:  0
PARTIDO DEMOCRÁTICO ATLÊNTICO – PDA:  0
PARTIDO NACIONAL RENOVADOR – PNR:  2
CDU – COLIGAÇÃO DEMOCRÁTICA UNITÁRIA – PCP/PEV:  37
ALIANÇA PORTUGAL – PPD/PSD / CDP/PP:  257
PARTIDO POPULAR MONÁRQUICO – PPM:  6
VOTOS BRANCOS:  58
VOTOS NULOS:  27
INSCRITOS: 2.293
VOTANTES: 669 - 29,17%
ABSTENÇÃO: 70,83%

Em Palmeira também venceu a Aliança Portugal do PSD/CDS [38,41%]!

Concelho de Esposende venceu a ALIANÇA PORTUGAL:
Aliança Portugal - 4.389
Partido Socialista - 2.372
Movimento Partido da Terra - 1.114
Coligação Democrática Unitária (CDU) - 642
Votantes: 10.611 - 31,44%

A nível nacional venceu o PARTIDO SOCIALISTA:
1º lugar: PS - 31,40% - 8 EURODEPUTADOS
2º lugar: PSD / CDS - 27,70% - 7 EURODEPUTADOS
3º lugar: CDU - 12,60% - 3 EURODEPUTADOS
4º lugar: MARINHO E PINTO [MPT] - 7,1% - 2 EURODEPUTADOS
5º lugar: BE - 4,5% - 1 EURODEPUTADO


0S 21 EURODEPUTADOS PORTUGUESES ELEITOS NESTA ELEIÇÃO DE 25 DE MAIO DE 2014

PARTIDO SOCIALISTA
1. Francisco José Pereira de Assis Miranda - PS
2. Maria João Fernandes Rodrigues - PS
3. José Carlos das Dores Zorrinho - PS
4. Elisa Maria da Costa Guimarães Ferreira - PS
5. Ricardo da Piedade Abreu Serrão Santos -PS
6. Ana Maria Rosa Martins Gomes -PS
7. Manuel Pedro Cunha da Silva Pereira - PS
8. Liliana Maria Gonçalves Rodrigues de Góis - PS

ALIANÇA PORTUGAL [PSD: 6; CDS/PP: 1]
1. Paulo Artur dos Santos Castro de Campos Rangel - PSD
2. Fernando de Carvalho Ruas - PSD
3. Sofia Heleno Santos Roque Ribeiro - PSD
4. João Nuno Lacerda Teixeira de Melo CDS/PP
5. Carlos Miguel Maximiano de Almeida Coelho - PSD
6. Cláudia Sofia Gomes Monteiro de Aguiar - PSD
7. José Manuel Ferreira Fernandes - PSD

CDU
1. João Manuel Peixoto Ferreira - CDU
2. Inês Cristina Quintas Zuber - CDU
3. Miguel Lopes Batista Viegas - CDU

MPT
1. António de Sousa Marinho e Pinto - MPT
2. José Inácio da Silva Ramos Antunes de Faria - MPT

BE
1. Marisa Isabel dos Santos Matias - BE

MF


EU JÁ VOTEI!

Sede da Junta de Freguesia de Curvos - 25.05.2014 - 13 horas

EUROPEIAS'2014

Eu já votei! Aproveitei o «solinho» do meio dia para cumprir com o meu dever cívico, usando este direito inalienável que é o VOTO, que neste caso serve para escolher aqueles que neste próximo mandato nos vão representar na União Europeia.

Aproveitei para desejar um bom trabalho à Mesa de Voto de Curvos e reitero daqui os mesmos votos às Mesas de Palmeira de Faro, bem como às Mesas de Voto de todo o país.

MF

SABE ONDE VOTA?


SAIBA AQUI ONDE VOTA!

MF


sábado, 24 de maio de 2014

JONINHAS VILAR COM EXCELENTE 3º LUGAR NUMA PROVA INTERNACIONAL EM MONÇÃO


JONINHAS VILAR MAIS UMA VEZ NO PÓDIO

Realizou-se hoje [dia 24 de Maio de 2014] mais uma edição do "INTERNATIONAL MONÇÃO / PORTUGAL KARATE TOURNAMENT", uma prova internacional, de altíssimo nível,  que contou com vários países europeus, e com uma representação de Marrocos.

O karateca Joninhas Vilar, subiu mais uma vez ao pódio, alcançando um excelente 3.º lugar.

Parabéns ao Joninhas e ao seu Clube o AKA/Apúlia!

MF


MAIS UMA FINAL COMBINADA!


Esta malta do futebol é lixada. Agora até já fazem “as coisas” à frente de todos.

Então não é que mais logo vamos [quase] todos assistir, com todo o entusiasmo, a mais um jogo «combinado», entre o Real e o Atlético.

Afinal já todos sabemos que a taça vai para… Madrid!

E viva a bola e vençam os melhores!

MF


quinta-feira, 22 de maio de 2014

A FINAL!

MADRILENOS TOMAM CONTA DE LISBOA!

Este Sábado deverão estar por Lisboa, no mínimo, cerca de cento e cinquenta mil Espanhóis! Amantes da bola e... turistas!

400 milhões de pessoas deverão ver pela tv esta final da Liga de Campeões da Europa!

Nesta final de Lisboa, sem clubes portugueses, também se joga em português:
De um lado Ronaldo, o melhor do mundo e do outro Tiago, com um final de época espectacular.
Que vença o melhor!

Viva o futebol e logo, logo, estará aí o Mundial do «Brasil»!

E por falar em Espanhóis [Atlético e Real], conseguirá Portugal destronar a «armada» Espanhola, actual campeã da Europa, do Mundo e de novo da Europa?
- Espero que sim!!!

Crise, qual crise?
Esta doideira pelo futebol, com as televisões a explorar este filão até à exaustão, com tantas e tantas reportagens e a exagerar nos directos e com os portugueses atrás do Ronaldo & companhia, «que se lixe a troika, a crise e as eleições para o Parlamento Europeu»! 

MF


quarta-feira, 21 de maio de 2014

EXAMES DE MATEMÁTICA DO 4º E DO 6º ANO

DIA 21 DE MAIO DE 2014

Matemática do 4º ano:
1º caderno:
http://cdn.gave.min-edu.pt/files/557/PF-Mat42-F1-2014-Cad1.pdf

2º caderno:
http://cdn.gave.min-edu.pt/files/557/PF-Mat42-F1-2014-Cad2.pdf

Matemática do 6º ano:
1º caderno:
http://cdn.gave.min-edu.pt/files/557/PF-Mat62-F1-2014-Cad1.pdf

2º caderno:
http://cdn.gave.min-edu.pt/files/557/PF-Mat62-F1-2014-Cad2.pdf

Parecem-me acessíveis, embora muito extensos. De qualquer forma, para os alunos que sabem a matéria é sempre fácil, para os menos preparados nem tanto.

MF


terça-feira, 20 de maio de 2014

ULTRAPASSADAS AS 200.000 VISITAS. OBRIGADO!

1.ª PUBLICAÇÃO: 07 DE JULHO DE 2008
 
 
 



VISITAS
+ de 200.000

INICIO
07-07-2008

PUBLICAÇÕES
1.701


FOTOGRAFIAS PUBLICADAS
5.235

domingo, 18 de maio de 2014

MAIS UMA CRÓNICA DE OPINIÃO NO SEMANÁRIO «NOTÍCIAS DE ESPOSENDE» DE 17-05-2014

METADE DAS FAMÍLIAS PORTUGUESAS NÃO TEM FILHOS E MAIS DE 800 MIL PESSOAS VIVEM SÓS
NO 20º ANIVERSÁRIO DO «DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA», CELEBRADO ESTA 5ª FEIRA, DIA 15 DE MAIO, O “INE” DIVULGOU DADOS PREOCUPANTES!

Já me tenho referido por inúmeras vezes a este problema da baixa natalidade que afeta o país e que vai ter péssimas consequências a médio e a longo prazo. Estará Portugal enquanto país em risco de desaparecer? Não está, mas se este caminho não for rapidamente invertido a sociedade portuguesa vai sofrer uma forte descaraterização social. O envelhecimento da população é já hoje uma triste realidade e está a agravar-se a uma velocidade preocupante. Com famílias pequenas torna-se mais difícil o apoio aos idosos, que se vêem votados à solidão, de entre quatro paredes, ou colocados em lares onde a massificação pode levar a uma certa perda de humanidade.
As famílias tradicionais estão a deixar de o ser e as numerosas estão em vias de extinção. O normal começa a ser ter um filho ou mesmo não ter nenhum. As pessoas até aqui evocavam a prioridade à formação, ao emprego e à criação de condições mínimas [que em muitos casos eram máximas!?] para justificar a opção por um único filho ou mesmo por não ter nenhum. Hoje justificam-no com o desemprego ou com as dificuldades financeiras.
A entrada mais tardia dos jovens no mercado do trabalho, a que a escolaridade obrigatória deu alguma ajuda e o facto de um grande número de jovens estudar até muito para além dos 20 anos, veio atrasar a idade para o casamento, para a vida conjugal e para a parentalidade.
Era comum, até há bem pouco tempo ouvirem-se os jovens a afirmar “Casar? Talvez, mas só depois de acabar o meu curso… de ter um trabalho… de ter o meu carro… e a minha casa!”.
Ou seja, não foram só as más políticas, que as houve e muitas, que contribuíram para esta alteração de paradigma na família. O chamado desenvolvimento e a modernidade também contribuíram para estas novas realidades, ajudadas pela legalização do aborto, dos casamentos homossexuais, pela penalização fiscal aos agregados numerosos, pela falta de incentivos à natalidade, pela emigração jovem, pela falta de emprego e por empregos instáveis e ainda por vários outros factores, cuja lista não mais terminaria de enumerar.
Certo, certo, é que a natalidade diminuiu drasticamente e a população está mais envelhecida que nunca, até porque felizmente a esperança de vida aumentou bastante. Outros dados existem, cujas realidades são bem visíveis, como é exemplo o forte aumento das uniões de facto que num curto período de tempo quadruplicaram. O Casamento civil sofreu uma grande queda, bem como o religioso. Parece que a juventude se tornou alérgica a compromissos, pelo menos dos mais formais, optando por se «juntar» e logo se vê no que dá.
Voltando agora ao «Dia Internacional da Família» celebrado esta quinta-feira, dia 15 de maio, importa elencar aqui as principais razões para a sinalização desta data que se vem celebrando desde o ano de 1994, por opção da Organização das Nações Unidas. Os principais objetivos que terão estado na origem desta feliz evocação centram-se no destaque a dar à importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil; O reforço da mensagem de união, de amor, de respeito e de compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família; Uma chamada de atenção da população para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para seus direitos e responsabilidades e para sensibilizar e promover o conhecimento relacionado com as questões sociais, económicas, culturais e demográficas que afetam as famílias e as próprias sociedades.
É inequívoco que a família é o primeiro contacto social da criança, onde esta aprende a conviver com outras pessoas, a respeitar regras, comportamentos e atitudes, a respeitar os outros e a desenvolver laços de afetividade e sentimentos tão especiais como; carinho, proteção, afeto e amor de entre muitos outros.
Se fizermos uma análise sociológica da evolução da família [e não nos faltam elementos para o fazer, com recurso à história e a dados estatísticos como os que podemos observar em portais como o do “INE” e da “Pordata”, facilmente concluímos pela rápida evolução que se tem verificado, como são disso bens exemplos a independência da mulher e a sua entrada no mercado do trabalho, o surgimento de novas profissões e o abandono de certas atividades tradicionalmente dedicadas à mulher, são alguns dos fatores que levaram as famílias mudarem os seus padrões. Felizmente, nos novos casais já não existem tarefas só para a mulher ou só para o homem, também a evolução foi enorme, sendo que hoje a grande maioria dos casais [pelo menos dos jovens] compartilham tarefas e responsabilidades.
Também é verdade que a dita modernidade trouxe alguma instabilidade às famílias, devido a novos valores, ou à falta deles, ameaçando o conceito tradicional de família, composta por um pai e uma mãe.
Os pais têm hoje enormes dificuldades em continuar a garantir aos seus filhos e educandos tudo aquilo que na última, ou duas últimas décadas lhes deram e proporcionaram. A crise, não só a financeira, também a social e a crise de valores veio obrigar as famílias a priorizar muito bem as suas necessidades. Os filhos estão agora a ver os constrangimentos e as dificuldades da vida e por conseguinte um futuro «apertado» no qual já não vai ser possível ter tudo nem dar tudo a todos.
As famílias deparam-se hoje com novas realidades, cheias de dificuldades só ultrapassáveis com a união de esforços, a entreajuda e a solidariedade inter-geracional.
Em Portugal a natalidade tem vindo a reduzir drasticamente, fazendo com que, em cada hora, nasçam menos seis crianças do que seria necessário para se garantir a renovação de gerações e, em vez de se encarar este problema de frente, apoiando-se fortemente a parentalidade, continua-se a penalizá-la tanto mais quanto maior o número de filhos, o que contrasta fortemente com o que vem acontecendo na maioria dos países europeus!
O fecho de Escolas, centros de saúde, maternidades, hospitais, Juntas de Freguesia e outros serviços públicos essenciais e de proximidade, o abandono do interior do país, bem como a crise económica e o desemprego tem contribuído decisivamente para esta baixa de natalidade e para o envelhecimento da população. Valham alguns Municípios e até Juntas de Freguesia pela próatividade na tomada de medidas de incentivo à natalidade e à fixação de pessoas nos seus territórios.
Urge uma tomada de medidas que revertam esta tendência de envelhecimento da população, com o apoio à natalidade, à juventude, à criação de emprego e auto-emprego, às famílias e às empresas. Entendo que uma sã vivência familiar é indispensável à formação das pessoas e muito importante para o futuro da humanidade.
Uma nota positiva para as inúmeras atividades desenvolvidas esta semana no nosso concelho para evocar este «Dia Internacional da Família», com conferências, encontros e representações.
Uma vez que esta crónica sai a público precisamente no dia 17 de Maio de 2014, dia anunciado para a saída formal da «Troika» de Portugal, vamos a ver se com esta saída se inicia um novo ciclo de crescimento [apesar dos últimos dados que mostram uma estagnação da economia, depois do crescimento nos 3 anteriores trimestres] e de confiança, que venha restituir a esperança às portuguesas e aos portugueses!
Mário Fernandes
2014-05-17


sábado, 17 de maio de 2014

CURVOS CELEBROU O «DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA»



DIA DA FAMÍLIA!

O Centro Social de Curvos celebrou o «Dia Internacional da Família» com os seus utentes e familiares. Do programa constou uma tarde bem animada e preenchida com atividades desenvolvidas pelos próprios utentes em corealização com os familiares que compareceram e foram muitos.

No salão paroquial realizaram-se algumas atuações, pela pequenada, com várias canções e declamações de poemas alusivos à família.

No adro realizou-se uma aula de zumba, orientada pela professora Isabel e participada por utentes e familiares.










Participei e gostei muito. Pela animação e pelo convívio!

MF


sexta-feira, 16 de maio de 2014

PRÉMIOS «VIANA DE LIMA» FORAM ENTREGUES HOJE EM ESPOSENDE


«PRÉMIOS VIANA DE LIMA'2014»

João Almeida Gaspar e Fernanda Ribeiro Lima foram os vencedores da primeira edição dos prémios "Viana de Lima da C.M.Esposende”.
A entrega dos prémios [2.000€ para cada um dos vencedores] realizou-se hoje, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio em Esposende, com a presença de várias individualidades académicas, empresariais, culturais e civis, o prémio é uma vontade expressa por Viana de Lima, que em testamento deixou um prémio monetário que faz uma distinção do melhor aluno do Mestrado Integrado em Arquitetura e outro em Pintura da Universidade do Porto.
O arquitecto ofereceu a tese para espólio da autarquia. Já Fernanda Ribeiro Lima, que tem raízes familiares em Goios, Marinhas (Esposende) e que deixou uma tela para a Câmara, foi a vencedora na área da pintura.
O Reitor da Universidade do Porto, Marques dos Santos, enalteceu o concurso e os trabalhos premiados bem como a parceria com o Município de Esposende.
Benjamim Pereira, presidente da Câmara Municipal de Esposende louvou todos os concorrentes e felicitou os premiados, procedendo à entrega dos prémios.




Notou-se a presença de muitos jovens estudantes na plateia. é de louvar esta presença, principalmente por se tratar de alunos de artes e outros cursos da Escola Secundária Henrique Medina de Esposende.

Gostei de ver ali toda aquela juventude!

MF

quarta-feira, 14 de maio de 2014

CRÓNICA DE OPINIÃO NO SEMANÁRIO «NOTÍCIAS DE ESPOSENDE» DE 10.05.2014



PROCURAM-SE ABRAÇOS
Esposende pretende ser um concelho de abraços, com muitos «portos de abrigo»!
A Associação «Mundos de Vida» tem vindo a realizar um magnífico trabalho na promoção dos direitos das crianças e na procura e fomento de FAMÍLIAS DE ACOLHIMENTO. Toda a criança tem direito a um porto de abrigo, a crescer em família. Uma família de acolhimento é no essencial uma família que depois de candidatada e seleccionada, recebe no seu seio uma criança, como se fosse sua, por um período limitado de tempo, que a educa, que a protege e que acarinha e que tem a capacidade de a ver seguir o seu rumo, sentindo-se certamente realizada por ter cumprido tão nobre missão.
O Município de Esposende, a Associação Mundos de Vida e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Esposende associaram-se para a realização de actividades em prol das crianças e da defesa dos direitos destas, tendo realizado esta semana em Esposende um Encontro «Esposende, um Concelho de Abraços” com o intuito de promover a Campanha «Procuram-se Abraços [procuram-se… Famílias de Acolhimento] e a Caminhada do Pijama a realizar em Esposende e em mais 9 concelhos do norte do país, no próximo dia 1 de Junho «Dia Mundial da Criança».
Acresce o facto de este ano estarmos a celebrar os 25 anos da «Convenção Internacional dos Direitos das Crianças».
Olhando para os recentes raptos de crianças ainda há pouco noticiados, em países como a Nigéria, não podia estar mais actual um olhar pelos Direitos das Crianças à escala mundial. Por isso fui reler a referida Convenção da Organização das Nações Unidas de onde extraí alguns dos mais elementares Direitos Universais das Crianças; A Convenção sobre os Direitos da Criança foi adotada pela Assembleia Geral nas Nações Unidas em 20 de Novembro de 1989 e ratificada por Portugal em 21 de Setembro de 1990.
Esta Convenção terá surgido do facto de as crianças, devido à sua vulnerabilidade, necessitarem de uma protecção e de uma atenção especiais, e lembra a responsabilidade fundamental da família e dos Estados no que diz respeito aos cuidados e protecção.
Reafirma-se ainda, neste documento, a necessidade da protecção jurídica e não jurídica da criança antes e após o nascimento, a importância do respeito pelos valores culturais da comunidade da criança, e o papel vital da cooperação internacional para que os direitos da criança sejam uma realidade.
A criança é todo o ser humano com menos de 18 anos, altura em que atinge a maior idade. Todas as crianças sem excepção gozam dos mesmos direitos e o Estado tem obrigação de proteger a criança contra todas as formas de discriminação e de tomar medidas positivas para promover os seus direitos. O Estado deve garantir à criança cuidados adequados quando os pais, ou outras pessoas responsáveis por ela não tenham capacidade para o fazer e deve respeitar os direitos e responsabilidades dos pais e da família alargada na orientação da criança de uma forma que corresponda ao desenvolvimento das suas capacidades.
Responsabilidade dos pais; Cabe aos pais a principal responsabilidade comum de educar a criança, e o Estado deve ajudá-los a exercer esta responsabilidade. O Estado deve conceder uma ajuda apropriada aos pais na educação dos filhos. O Estado deve proteger a criança contra todas as formas de maus tratos por parte dos pais ou de outros responsáveis pelas crianças e estabelecer programas sociais para a prevenção dos abusos e para tratar as vítimas.
Adopção; Em países em que a adopção é reconhecida ou permitida só poderá ser levada a cabo no interesse superior da criança, e quando estiverem reunidas todas as autorizações necessárias por parte das autoridades, bem como todas as garantias necessárias. Crianças deficientes; A criança deficiente tem direito a cuidados especiais, educação e formação adequados que lhe permitam ter uma vida plena e decente, em condições de dignidade, e atingir o maior grau de autonomia e integração social possível.
Saúde e serviços médicos; A criança tem direito a gozar do melhor estado de saúde possível e a beneficiar de serviços médicos. Os Estados devem dar especial atenção aos cuidados de saúde primários e às medidas de prevenção, à educação em termos de saúde pública e à diminuição da mortalidade infantil.
Educação; A criança tem direito à educação e o Estado tem a obrigação de tornar o ensino primário obrigatório e gratuito, encorajar a organização de diferentes sistemas de ensino secundário acessíveis a todas as crianças e tornar o ensino superior acessível a todos.
Exploração sexual; O Estado deve proteger a criança contra todo o tipo de violência e a exploração sexual. Venda, tráfico e rapto; O Estado tem a obrigação de tudo fazer para impedir o rapto, a venda ou o tráfico de crianças.
Deixei aqui apenas alguns dos mais elementares DIREITOS DAS CRIANÇAS de um documento com 51 páginas, para que nos lembremos que sendo as crianças seres indefesos precisam em permanência da nossa VIGILÂNCIA, da nossa AJUDA, da nossa SOLIDARIEDADE e da nossa PROTEÇÃO.
SAÍDA FORMAL DA «TROIKA» RESTITUI UM FERIADO NACIONAL: O DIA «17 DE MAIO» PASSA A SER O DIA DA LIBERTAÇÃO!!?
E ASSIM TIVEMOS UMA SAÍDA LIMPA, LIMPA, LIMPINHA, TAL COMO AQUI PREVI NA EDIÇÃO DE 8 DE MARÇO!
O Governo anunciou a saída «limpa» de Portugal do programa de ajustamento, sem a necessidade de nenhum programa cautelar e ao mesmo tempo fez um balanço do período da estadia da “troika” e apresentou o Guião para a Reforma do Estado intitulado “Um Estado Melhor”. O título é feliz, corresponda ele à realidade!
Trata-se de um documento com 98 páginas e uma grelha, com 118 medidas, calendarizadas, a adoptar para a reforma do Estado, onde aparecem de entre outras a intenção de fundir Municípios, baixar o IRS, reformular o IRC, implementar o simplex2, implementar escolas independentes, plafonamento da Segurança Social, reestruturar o tecido empresarial do sector das águas, ponderando a sua concessão [com esta estou totalmente contra, até porque a água é um bem essencial à vida humana, por isso deve ser gerida pelo Estado e nunca por interesses privados], constituir uma agência que centralize a administração dos fundos europeus estruturais e de investimento (agência única), e eu que pensei que racionalizar e diminuir custos era reduzir, mas afinal parece que é necessário continuar a criar agências disto e daquilo, etc., etc., etc.
Muitas destas medidas segundo o próprio Governo, estão em curso, em processo contínuo ou ainda previstas para o ano tal e anos seguintes. Aconselho a consulta deste documento até porque para aqueles a quem foi reduzido o vencimento, no ponto 12 consta a “Recuperação progressiva e faseada das reduções salariais dos funcionários do Estado – 20% já em 2015. Articulação com TRU, descongelamento de carreiras e prémios de desempenho- Em 2014 e ss”. Afinal também parece conter algumas boas notícias.
Reconhecendo mérito no trabalho do governo para livrar Portugal da “troika”, lamento muitas das medidas tomadas, quando o caminho podia ter sido diferente, menos penalizador para o rendimento das pessoas. Um país com perto de um milhão de pessoas sem trabalho, com baixos salários, com uma economia frágil, com uma emigração jovem elevadíssima e com o estado social, a saúde e a educação da forma que se encontram vai ter muitas dificuldades em crescer e em garantir as condições mínimas de vida à população, em especial aos mais indefesos e vulneráveis.
Espero que a prometida aposta na natalidade, nas famílias numerosas e nos jovens, bem como o investimento na economia resultem na criação de emprego e no crescimento económico para restituir os rendimentos às famílias.
E porque aqui versei sobre os Direitos das Crianças aproveito para terminar esta crónica enviando os parabéns à minha amiga Alice Costa por mais um excelente livro infantil «O Castelo de Prata»!

Mário Fernandes;

09-05-2014