domingo, 31 de maio de 2015

ESPOSENDE TERRA DE MAR, CURVOS TERRA DE FÉ!



Esposende, Terra de Mar.
Fim de semana de grande atividade.
Encontro de embarcações, gastronomia, artesanato e turismo. Visite Esposende.



Ruas de Curvos com lindíssimos tapetes de flores para receber a procissão de encerramento do mês de Maria.

MF


segunda-feira, 25 de maio de 2015

À CONVERSA COM ÁLVARO MAIO POETA ANIMADOR E JORNALISTA






ÁLVARO MAIO, ARTISTA MULTIFACETADO ADOTOU ESPOSENDE PARA SUA TERRA
JORNALISTA, POLITICO, ANIMADOR, MÚSICO E POETA NASCEU NA PÓVOA DE VARZIM, CRESCEU EM MOÇAMBIQUE MAS CEDO SE MUDOU PARA ESPOSENDE
Álvaro Manuel Oliveira Maio nasceu no Largo do Cidral a 29 de Junho de 1960 na Póvoa de Varzim. É filho de um ex-mecânico  e de uma balconista e tem dois irmãos mais novos. Bem dedo muda-se com a família para Moçambique. Cresceu em Lourenço Marques, onde fez grande parte da sua formação até ao ensino Industrial.
Mais tarde, de regresso a Portugal, estudou Desenho e projeto Industrial vindo a exercer a profissão de Desenhador-Projetista na área da metalo-mecânica. Estudou depois Jornalismo, disciplina que lecionou durante dois anos no ensino público exercendo também como jornalista a profissão em várias rádios e jornais nacionais e locais.
Trabalhou em vários jornais de referência nacional, como o «Jornal de Notícias», o «O Jogo» e nas Rádios Onda Verde da Póvoa de Varzim e Linear de Vila do Conde.
A escrita vem já dos tempos de infância pois ainda muito jovem recebeu uma menção honrosa com a publicação do conto “ A minha 1ª viagem ao sol” no Jornal de Noticias de Lourenço Marques, em 1969.
VINDA PARA ESPOSENDE
Com provas dadas em vários meios de comunicação social, é convidado para diretor da «Rádio de Esposende» anterior designação da agora «Esposende Rádio». Chegado à rádio de Esposende, logo começou a fazer de tudo. Dirigia e realizava trabalhos jornalísticos; fazia os principais blocos informativos, as grandes entrevistas e os próprios relatos dos jogos de futebol das equipas concelhias.
ORIGENS
Nasceu na Póvoa de Varzim, onde viveu até ao ano e meio, foi para Moçambique onde viveu até aos 14 anos, regressando novamente à Póvoa. Em 17 de maio de 1990, mudou-se para Esposende, onde passou a residir em permanência.
FORMAÇÃO ACADÉMICA
Licenciou-se em Comunicação e Marketing e ainda frequentou o curso superior de Sociologia. Ao contrário do que vem sendo tradição,  faz questão que não tratem por Dr. , relativiza o “canudo” e afirma que mais importante do que uma licenciatura é adquirir formação e competências e ser capaz de as usar !
GOSTOS PESSOAIS
Gosta muito de ler e  escrever. Os contos e as crónicas são os géneros literários que mais aprecia e que mais prazer lhe dão. “Gosto de ler escritos que me obriguem a pensar, admiro muito Aghata Cristhie, que li por volta dos meus 7 anos de idade. Aprecio a escrita de Hemingway e Tolstoi, em Portugal a minha maior referência é Eça de Queirós, especialmente pela crítica social.”
“OS MEUS IDOLOS SÃO OS TROVADORES”
“Destaco especialmente Zeca Afonso,Pedro Barroso, Bob Dylan e Johan Baez.
“O MEU CLUBE DO CORAÇÃO É O BENFICA”
“Benfiquista, claro. Sou sócio do Benfica há 54 anos.” Neste momento Álvaro Maio sacou da carteira o cartão de sócio, com o número 5035. Notei-lhe um enorme orgulho ao exibir-me o cartão que o liga ao Benfica.
“Fui nadador federado e pratiquei várias outras modalidades, como, andebol, canoagem, hipismo e automobilismo, tal como o meu pai.”
O MOMENTO MAIS
“O nascimento dos filhos são os momentos mais importantes e com maior simbolismo. No passado recente também há um momento muito importante na minha vida. “Encontrei a paz que me faltava, ao conhecer a pessoa certa, para me fazer companhia”. Esta harmonia fez com que me sentisse  bem comigo próprio e com a vida, daí o meu “reaparecimento” público, quer com actuações, com a edição do meu primeiro livro e com o regresso ao convívio com os amigos.”
ESPOSENDE?
“Esposende é a minha cidade e o meu concelho. Um local onde impera o sossego, um ambiente saudável, perto de tudo; Cidade, campo, montanha, rio e mar. Em 1975, ajudei na construção do campo de escuteiros em Apúlica, tendo começado aí esta minha grande paixão por este concelho.”
ÁLVARO MAIO JÁ FOI A VOZ DA "RÁDIO EM ESPOSENDE"
Não havia quem não conhecesse a voz deste locutor. Na Rádio fazia tudo e de tudo um pouco. A voz de Álvaro Maio era inconfundível, tendo granjeado por cá muitas amizades e fás indefetíveis, que ainda hoje permanecem.
Durante todos estes anos foi acumulando crónicas e poesias algumas das quais estão hoje publicadas na antologia poética “ Fragmentos” com que iniciou a sua vida editorial.
O POLITICO
Militante centrista – CDS, de Manuel Monteiro, foi deputado Municipal em Esposende.
Desiludido com o partido, com a saída de Manuel Monteiro sai do CDS/PP e segue o caminho de Manuel Monteiro, fundando a «Nova Democracia». Manuel Monteiro falava muito no país do polvo, ou seja dos interesses instalados e da corrupção.
DEPUTADO MUNICIPAL
Deputado Municipal, pelo CDS/PP na Assembleia Municipal de Esposende durante dois mandatos acaba por abandonar em rota de colisão com o Partido pelo qual foi eleito.
RADIALISTA
Um homem que nos habituamos a ouvir na Rádio de Esposende, começou muito cedo a brincar á Radio em Moçambique e depois nas primeiras estações “piratas” em Portugal. As suas entrevistas e os relatos de futebol ainda hoje permanecem no nosso ouvido, devido à sua voz colocada e singular.
O JORNALISTA
Álvaro Maio ostenta com grande orgulho a Carteira Profissional de Jornalista, bem velhinha, mas em bom estado de conservação. Inscrito desde 1987, possui a Carteira Profissional de Jornalista com o Nº 2872. Estagiou na Rádio Renascença, na Radio Televisão Portuguesa, na Delegação do Porto, trabalhou no Jornal de Notícias de entre vários outros meios de comunicação social nacional. Rádio de Esposende e várias outras Rádios de todo o norte, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Vila Nova de Famalicão.
Atualmente faz relatos de futebol na Rádio Cidade Hoje, de Vila Nova de Famalicão.
ANIMADOR NA QUINTA DA MALAFAIA
O meu interlocutor de hoje, é há 15 anos o principal animador no Arraial Minhoto da Quinta da Malafaia, em Antas, Esposende. Entrou para a Malafaia logo no ano seguinte à abertura deste espaço de festas e nunca mais largou. Um apaixonado do folclore tem aqui um espaço onde se sente “como o peixe na água” dando uma dinâmica e transmitindo uma alegria sem igual. A maioria dos milhares de visitantes que todos os anos que por aqui passam, ficam maravilhados pela alegria contagiante, tão caraterística no Álvaro Maio.
O POETA
O lançamento do primeiro livro de Álvaro Maio «Fragmentos» foi realizado no Diana Bar, na Póvoa de Varzim, por Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Cultura, que o  prefaciou  e quinze dias depois foi a vez de Maranhão Peixoto actual vice-presidente da Câmara de Esposende apresentar o livro  neste concelho, no Auditório Municipal que se encheu para ouvir a declamação dos seus poemas.


“FRAGMENTOS”
 “Fragmentos são estados de alma escritos fora de tempo em qualquer espaço. A poesia é para mim a forma mais fácil de partilhar vivências, sonhos, ideias, conhecimentos e até revoltas. Nestes Fragmentos ficam 4 retratos: O Físico, com os cantos do mundo onde o aconchego das palavras me recorda a vida no espaço que me rodeou nesta passagem; O Sentimento, onde a mescla de influências se confunde com a história da minha vida; A Sociedade, onde as coisas se misturam num social irreal ou onde o irracional se projeta no aís e no mundo; A Astrologia, num capítulo que marca todos os outros, pescando na formação do mundo e na reencarnação do Homem, toda a explicação para o que acontece e para o que acontecendo faz acontecer como se este acontecimento que é a nossa passagem por esta vida, não fosse mais que um guião previamente escrito pela influência dos astros e por nós interpretado como se a terra fosse o palco onde o nosso desempenho só se valoriza com o autoconhecimento que esta ancestral Ciência nos traz.”
Aqui fica um dos poemas desta coletânea poética. Esta escolha é minha, porque é um poema dedicado a Esposende:
ESPOSENDE
Cidade que já foi Vila
Em tempo de descobertas
No rio já viu caravelas
Rumo ao mar velas abertas
Entre pinhais, rio e mar
É uma terra abençoada
Quando o sol teima em brilhar
Nesta cidade encantada
Igrejas e monumentos
Vão contando a sua história
As saudades de outros tempos
Constroem sua memória
Há histórias de cavaleiros
De padres e de doutores
De peixes pelos esteiros
De vidas de pescadores
De Esposende falam os contos
Que os seus filhos escreveram
Em suas praias houve tontos
Que se arriscaram e morreram.
O FUTURO?
“Espero continuar a fazer aquilo que mais gosto, que é escrever, compor, tocar e cantar. Um dia, quem sabe, dedicar-me-ei em exclusivo à música e à animação.”
O PRÓXIMO LIVRO JÁ ESTÁ À ESPREITA
“MAIS DE MIM”, é o título de próximo livro de Álvaro Maio, que já se encontra praticamente finalizado e que deverá ser lançado lá para agosto ou setembro.
E UM CD
“Vai ser um Cd com 12 músicas originais, todas compostas por Álvaro Maio com letras do próprio e algumas de outros poetas .”
PRÓXIMO CONCERTO
“Vou atuar na  FEIRA DO LIVRO DE MATOSINHOS, este sábado, dia 23 de maio. Trata-se de um concerto com especial importância, numa das  feiras do livro de referência da região norte, que acontecendo durante as festas do Sr de Matosinhos  costuma contar com muito público.”
SONHOS?
“O meu maior sonho é um dia ter um espaço meu para as tertúlias. Pode ser um bar, ou um espaço de restauração, onde a animação esteja a meu cargo e para onde possa convidar os meus amigos.”
Álvaro Maio regressou em força aos palcos, tendo sido um dos principais animadores em inumeras atividades realizadas no concelho de Esposende. Tem estado em tertúlias, lançamento de livros, também esteve no recente lançamento do meu livro de Crónicas, na evocação do 25 de abril e em muitos outros eventas. Caro Amigo Álvaro Maio, Esposende tem muito a ganhar com a tua animação, por isso, faz favor, o palco é teu.
OBRIGADO, CARÍSSIMO AMIGO ÁLVARO MAIO!
Obrigado pela disponibilidade e pela simpática conversa que tivemos. É sempre um prazer rever um amigo de longa data (ambos deputados municipais em Esposende, no mandato 2001/2005) e com ele trocar «dois dedos de conversa». Conversar com Álvaro Maio permite-nos aprender sempre algo mais e ficar a conhecer ricas experiências e histórias de vida.
Continue a animar-nos, a escrever e a cantar. Um abraço, forte e o desejo de boa sorte e das maiores felicidades.
NOTAS FINAIS
Felicito o Benfica e os benfiquistas pela conquista do bicampeonato de futebol, mas lanento e reprovo toda a violência que foi gerada com os festejos.
Nota máxima para os comerciantes da Rua Direita (Rua primeiro de dezembro) pelo 1. Desfile de moda que realizaram no passado sábado. Estão de parabéns pela ousadia e pelo sucesso obtido, atraindo a esta zona histórica da cidade muitas pessoas. Já agora dizer que a "passadeira azul" dá ainda mais glamour. Parabéns aos organizadores e a todos os participantes.
Desejo as maiores felicidades ao meu caro amigo PAULO SPEEDY GONÇALVES no "Dakar Series" na Argentina onde está a ter uma excelente prestação, vencendo desde logo a etapa inicial. Força, Paulo.



Mário Fernandes;
23 - 05 - 2015

domingo, 24 de maio de 2015

À CONVERSA COM O PROF. CARLOS PINTO DA COSTA VIOLINISTA E DIRETOR DA ESCOLA MÚSICA DE ESPOSENDE





CARLOS PINTO DA COSTA, VIOLINISTA, HÁ 14 ANOS A DIRIGIR A ESCOLA DE MÚSICA DE ESPOSENDE

ESCOLA DE MÚSICA DE ESPOSENDE ESTÁ SEDIADA NA CASA DA JUVENTUDE, MOVIMENTA CERCA DE 2 MIL ALUNOS E CONTA COM PERTO DE 30 PROFESSORES

O professor Carlos Pinto da Costa tem 36 anos é natural do Porto, tendo residido em V. N. de Famalicão. Estudou no Porto e há cerca de seis anos radicou-se em Esposende, onde vive. Fez os seus estudos básicos em Famalicão, o segundo ciclo no Colégio das Caldinhas – Instituto Nun’Alvares, em Santo Tirso, o terceiro ciclo e o secundário na Artave - Escola Profissional Artística do Vale do Ave. O ensino superior no Porto onde se licenciou em Música [violino] na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto, contando ainda com duas pós-graduações, uma em gestão cultural e outra em gestão de espetáculos.
O dom para a música apareceu bem cedo. A ajudar teve os pais que apercebendo-se deste dom inato, o encaminharam para a aprendizagem artística. Parece estarmos perante o primeiro músico na família.

CURRICULO DE EXCELÊNCIA
À docência da música o prof. Carlos Pinto da Costa junta a direção pedagógica da Escola de Música de Esposende, uma brilhante carreira como instrumentista e como gestor cultural. Premiado pela Fundação Engº António de Almeida (mérito académico) e pelo Prémio Jovens Músicos (3º prémio classe de música de câmara), Carlos Pinto da Costa foi também bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, da Câmara Municipal de V. N. de Famalicão e do Programa ERASMUS ao abrigo do qual estudou em Utrecht na Holanda.
Foi Concertino e chefe de naipe da ORQUESTRA SINFONIETA e da ORQUESTRA DE MÚSICA ANTIGA DA ESMAE, membro do REMIX ORQUESTRA DA CASA DA MÚSICA até Julho de 2004, chefe de naipe da Orquestra MUSICARE e da ORQUESTRA ACADÉMICA DO PORTO, instrumentista fundador da ORQUESTRA ATALAYA – Raízes Ibéricas. Colaborou, durante vários anos, como instrumentista convidado, com a ORQUESTRA NACIONAL DO PORTO. Foi violino solo na ORQUESTRA Filipe Lá Féria [nos tempos da concessão do Rivoli a este encenador]. Participou como violinista nas gravações de discos como Sing me something new, do cantor David Fonseca; Rosa Carne, dos Clã; Humanos; Norte, do cantor Jorge Palma, entre vários outros. Atualmente integra o MusiCórdia Ensemble. Enquanto gestor cultural, fundou o Festival Foz do Cávado em Esposende, atualmente “adormecido”, é cofundador do HARMOS Festival (festival que acontece na Casa da Música do Porto e em várias cidades do norte do país), codiretor artístico da MusiCórdia – Temporada de Música. Integrou, também, a equipa de gestão, produção e desenvolvimento do projeto GALAICOFOLIA – 2000 anos de festa, na sua primeira edição.

GOSTOS PESSOAIS
“Gosto de toda a música que seja de qualidade, em especial a chamada música erudita, naturalmente. A música do período Barroco é aquela que mais prazer me dá tocar e ouvir. Obra de eleição são as Partitas e Sonatas para violino solo de Bach. Também aprecio muito os músicos portugueses, como a prestigiada pianista Maria João Pires, o percussionista e maestro Pedro Carneiro, o trompista Abel Pereira e muitos outros jovens que dão cartas pelo mundo inteiro.”

“ADORO TOCAR E OUVIR MÚSICA”
“Gosto muito de ir ao cinema e de estar com amigos, seja em jantares seja para um café. Estar com os amigos numa boa jantarada e tertúlia é, sem dúvida, o que mais gosto de fazer nos meus tempos livres”.

DESPORTO
Atletismo e natação. “Sou praticante ao nível amador.”

CLUBE
Futebol Clube do Porto. Até o nome ajuda. “Muitas vezes associam-me ao atual presidente do clube, mas a única coisa que nos liga é mesmo o “Portismo”.”

“SE NÃO FOSSE MÚSICO ERA DESPORTISTA”.
Esta é uma certeza do meu entrevistado e pelo que se vê estou certo que também aqui podia ter tido uma excelente carreira. Sou de opinião que está muito bem aqui, no ensino da música e enquanto instrumentista de excelência.

“TOCAR É O QUE ME DÁ MAIS GOZO E PRAZER.”
“A minha vida passa pela música. Toco os mais variados tipos de música e isso dá-me enorme prazer. Outra coisa que gosto de fazer é ensinar, embora o tempo necessário para a gestão pedagógica de uma escola com a dimensão da nossa não me permitir fazê-lo tanto como gostaria. Da nossa Escola de Música têm saído jovens talentosos, que hoje se encontram à frente de grandes grupos e a cantar, seja a solo, seja integrados em grupos de dimensão nacional e até internacional.”

ESPOSENDE TEM MUITOS JOVENS MÚSICOS DE SUCESSO
“Aqui ficam alguns nomes de músicos de Esposende que trabalham profissionalmente nesta área, que destaco pelo trabalho excecional que têm desenvolvido, quer a nível pessoal, quer levando o nome de Esposende pelos 4 cantos do mundo. São pessoas que admiro e que merecem ser conhecidas por todos. Quase todos passaram pela Escola de Música de Esposende, enquanto alunos o que me deixa particularmente orgulhoso:”

Ana do Vale, violinista;
Ana Madalena Ribeiro, violinista;
Bárbara Barros, violinista;
Davide Filipe, violinista;
Diogo Costa, maestro;
Diogo Zão, pianista, organista e cravista;
Francisca Fins, violinista;
Helena Venda Lima, diretora coral;
Margarida Hipólito, cantora;
Nuno Soares, violinista;
Rita Venda, cantora;
Teresa Nunes, cantora.

DIRETOR PEDAGÓGICO DA ESCOLA DE MÚSICA DE ESPOSENDE
Inicialmente, no ano de 1999, foi convidado para lecionar violino, o que veio a fazer durante os dois primeiros anos. Entretanto passados dois anos, são-lhe reconhecidas excecionais competências e capacidades, sendo convidado para dirigir a Escola de Música de Esposende. “Uma honra e um enorme prazer, a que respondi afirmativamente também pelo enorme desafio”.

ESCOLA ESTÁ SEMPRE COM A LOTAÇÃO COMPLETA
“No início de cada ano escolar são muitos os que escolhem esta escola e aqui se matriculam. Acontece que infelizmente não temos condições para acolher todos aqueles que nos escolhem. O meu gosto era poder fazê-lo pois entendo que devia ser dada a oportunidade a todos de uma aprendizagem artística de qualidade mas para isso precisamos de ampliar instalações e aumentar os nossos recursos. Por outro lado o sistema de financiamento atual não permite aumento do número de alunos o que nos obriga a só admitir o número de alunos equivalente aquele que termina os cursos”

ZENDENSINO
A Zendensino é a entidade detentora da Escola de Música de Esposende. Entidade presidida pelo meu caro amigo Dr. António Conde, desenvolve uma extensa atividade na área do ensino profissional, em áreas tão distintas como a restauração, a informática e várias outras vertentes.

O QUE É A ESCOLA DE MÚSICA DE ESPOSENDE?
A EME é uma escola de música do Ensino Artístico Especializado.
A Escola de Música de Esposende é uma instituição vocacionada para o ensino da música. Tem por missão assegurar um ensino de qualidade, dotando os alunos de formação compatível com o grau de ensino frequentado; ser um espaço de conhecimento, cultura e criatividade; contribuir para a divulgação e promoção cultural; e potenciar o acesso ao ensino artístico aos cidadãos de Esposende, consciente do papel das artes na formação do indivíduo.
A Escola de Música de Esposende (EME) foi criada pela Câmara Municipal de Esposende em 1987 e tem desenvolvido a sua ação na dinamização do concelho no que diz respeito à educação artística e cultural.
Desde 2001, é gerida administrativamente pela Zendensino – Cooperativa de Ensino IPRL. Desde Setembro desse ano, é Diretor Pedagógico da Instituição o Prof. Carlos Pinto da Costa.

SEDE DA ESCOLA DE MÚSICA É NA CASA DA JUVENTUDE DE ESPOSENDE
Atualmente, a EME é uma escola do ensino artístico especializado da música, oficializada e com Autonomia Pedagógica. Encontra-se sedeada na Casa da Juventude de Esposende, na Rua Dr. Henrique Barros Lima, em Esposende.
Na EME é oferecida a possibilidade de uma aprendizagem musical completa e de qualidade. Os instrumentos lecionados na escola são: Piano, Violino, Violoncelo, Viola d’arco, Guitarra, Flauta Transversal, Clarinete, Trompete, Trombone, Trompa e Bandolim. Estes instrumentos integram os cursos de Iniciação em Música com a possibilidade de 4 anos de estudo e o Curso Básico de Música que compreende 5 graus de estudo. Para além destes cursos a EME estabeleceu um Protocolo de Parceria com a Câmara Municipal de Esposende no âmbito da coordenação pedagógica na área de Expressão Musical das Atividades de Enriquecimento Curricular do Primeiro Ciclo do Ensino Básico e do Pré-Escolar público de Esposende.
A EME é constituída por 24 professores e cerca de 450 alunos. Nas Atividades de Enriquecimento Curricular do 1º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Pré-escolar público a EME conta com a participação de 8 professores e cerca de 2000 alunos.

A EME DESENVOLVE A SUA ATIVIDADE NOS NÚCLEOS DE FORJÃES E DE APÚLIA
Nas Vilas de Forjães e de Apúlia o ensino da música desenvolve-se nos estabelecimentos escolares locais, para onde se deslocam os professores da Escola de Música de Esposende.

MUSICÓRDIA – TEMPORADA DE MÚSICA
A Escola de Música de Esposende, no âmbito da sua atividade de promoção cultural, desenvolve, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Esposende, a MusiCórdia – Temporada de Música. A MusiCórdia assume-se como um espaço privilegiado para a promoção dos músicos locais, profissionais ou em processo de formação. No âmbito da sua ação esta Temporada de Música procura contribuir para o enriquecimento e diversidade da oferta cultural do concelho de Esposende e da sua área de influência; para a igual oportunidade dos indivíduos no acesso à cultura, motivando as populações para a fruição cultural.

CORO DE PEQUENOS CANTORES DE ESPOSENDE
O “Coro de  Pequenos Cantores de Esposende” nasceu no seio da nossa Escola de Música em parceria com a Câmara Municipal de Esposende e conta com um grupo de crianças e adolescentes de excelência, que tem vindo a realizar espetáculos a nível nacional, projetando o nosso concelho para além fronteiras.
O Coro de Pequenos Cantores de Esposende lança, em Fevereiro de 2014, o seu primeiro disco – “Mudam-se os Tempos”. Integra obras encomendadas aos compositores Fernando Lapa, Sérgio Azevedo e Osvaldo Fernandes. Este disco foi objeto de financiamento por parte da Secretaria de Estado da Cultura – Direção Geral das Artes no âmbito das Candidaturas aos Apoios Pontuais promovidos por esta entidade. Em Dezembro de 2014 o Coro lançou o segundo disco dedicado à temática do Natal. “É tempo de Natal” é um disco composto por obras de Paulo Bastos, Osvaldo Fernandes, Croner de Vasconcelos, Frederico de Freitas e Fernando Lopes-Graça.
Como Diretora Coral, a Direção Artística nomeou Helena Venda Lima.

CORO ARS VOCALIS
É um coro júnior que teve a sua origem em Forjães e que está a dar os primeiros passos. É mais um grupo de excelência concelhio que enriquece o nosso panorama musical.

BANDA JÚNIOR DE ESPOSENDE
“Banda Júnior de Esposende é o resultado de uma parceria entre a Escola de Música de Esposende e das Bandas de Antas e Belinho. Constituída por jovens músicos destas três instituições, realizou o seu concerto de apresentação no Auditório Paroquial de Palmeira de Faro, no passado mês de março, contando com muito publico que brindou os instrumentistas com grande aplauso.
Este projeto local envolve cerca de 60 participantes. O entusiasmo tem sido muito e regista-se uma grande cumplicidade entre os participantes; instrumentistas e professores.
Com a formação dos nossos jovens e com parcerias locais eficazes criam-se as bases para uma comunidade melhor. São estes projetos que deixam marca para o futuro, não só destes 60 participantes, mas também para toda a comunidade que, enquanto público, se envolve e usufrui do valor artístico destas manifestações.”

PARCERIA EME COM O GATERC
A Escola de Música de Esposende, em parceria com o GATERC, apresentou um espetáculo dedicado a grandes compositores da História da Música: Bach, Vivaldi, Mozart, Beethoven, Bizet, Brahms, Strauss, Tchaikovsky e Ravel. Foram protagonistas os alunos que integram os Coros EME, os professores Helena Venda Lima, Sara Amorim, Gonçalo Jaques, Mariana Silva, Lígia Silva, Ana Sousa, João Pinto da Costa, Hugo Sousa, os atores João Faria, João Paulo Silva, Paulo Fernandes, Fernando Vale, André Alves, Tiago Cepa, Marcelo Silva, Joel Zão, Jorge Alonso e Jorge Barata. Um agradecimento muito especial ao professor Mário Azevedo pelos textos, ao Jorge Alonso e à Eva Fernandes pela adaptação e encenação e ao compositor Osvaldo Fernandes pelos arranjos musicais.

“AS ESCOLAS DO ENSINO ARTISTICO PASSAM POR GRANDES DIFICULDADES, DEVIDO A UM SISTEMA DE FINANCIAMENTO INADEQUADO À REALIDADE DESTE ENSINO”
Questionado sobre se com a EME também se passa aquilo que temos visto na televisão, ou seja, financiamentos em atraso, o meu interlocutor foi perentório; “É verdade, connosco passa-se precisamente a mesma coisa. Este sistema de financiamento, na minha opinião, não está adequado ao sistema de ensino a que se destina por um lado e, por outro, a burocracia necessária provoca grandes atrasos nos processos de candidaturas e nos reembolsos das verbas. Esta é uma situação que revolta as escolas do Ensino Artístico Especializado e que, em demasiados casos, tem provocado grandes atrasos nos pagamentos dos salários aos professores e também de outras obrigações. Também a diferença de tratamento quanto ao sistema de financiamento entre escolas iguais deixa-nos indignados. Como se compreende que escolas não enquadradas no Fundo Social Europeu (Lisboa e Algarve) possam ser financiadas diretamente pelo Estado em mais cerca de 30% que aquelas financiadas ao abrigo do FSE? Este tratamento é absolutamente desigual num país que se pretende justo e democrático.”

NECESSIDADES MAIS PREMENTES
A Escola de Música precisava de ter uma sala de ensaios para poder desenvolver melhor a sua atividade.
“Era importante termos mais espaços, mais salas e um auditório próprio, quer para ensaios quer para atuações. Vivemos em “casa emprestada” e apesar da total disponibilidade da Câmara Municipal e da Casa da Juventude esta situação não deixa de causar muitos transtornos”

OBRIGADO, CARO AMIGO PROFESSOR CARLOS PINTO DA COSTA
Obrigado pela disponibilidade e pela simpatia com que me recebeu no seu gabinete na escola de Música de Esposende.
Nunca me esquecerei dos espetáculos, belíssimas “AUDIÇÕES DE FINAL DE ANO”, com que, a meu pedido, brindou a Freguesia de Curvos, nem da atuação que no passado dia 23 de abril realizaram na abertura da sessão de apresentação do meu livro de crónicas no Auditório do Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende.

Continue a dar-nos música e a promover o ensino artístico no nosso concelho.
Desejo-lhe as maiores felicidades.



Mário Fernandes;
16-05-2015


segunda-feira, 11 de maio de 2015

À CONVERSA COM TÂNIA MOTA ADVOGADA ESPOSENDENSE QUE PRESIDE AO INSTITUTO DE APOIO JOVENS ADVOGADOS





TÂNIA MOTA, PRESIDE AO INSTITUTO DE APOIO AOS JOVENS ADVOGADOS PORTUGUESES

JOVEM ADVOGADA ESPOSENDENSE PRESIDE DESDE OUTUBRO A ESTE IMPORTANTE INSTITUTO DA “ORDEM DOS ADVOGADOS”

A Doutora Tânia Mota é natural de Esposende, tem 30 anos, vive nas Marinhas e é advogada vai para cinco anos, com escritório na Rua Conde de Castro, na cidade de Esposende. Solteira, tem um irmão mais novo e é filha de pais empresários têxteis, com indústria sediada no concelho de Esposende.

Fez os seus estudos em Esposende na escola pública e na Universidade de Coimbra, e desde cedo sentiu o gosto pela advocacia. Quando lhe começaram a perguntar - O que é que queres ser um dia, logo respondia “Quero ser advogada”. Numa fase posterior ainda pensou vir a candidatar-se à magistratura, mas quando começou a perceber melhor o que é ser advogada, as dúvidas desapareceram. Gosto mais de convencer do que de ser convencida, afirma a minha interlocutora de hoje.

Para início de conversa comecei por questionar a Advogada Esposendense, sobre o percurso que a levou à presidência do IAJA.

O meu interesse pelas atividades da Ordem dos Advogados vem desde que me inscrevi como estagiária. Gosto de me manter informada e acompanhar o trabalho das várias associações e instituições e, desta forma, comecei a acompanhar os programas, as iniciativas e o funcionamento dos órgãos da Ordem. Uma vez que Colegas meus, a quem reconheço enorme valor, se candidataram aos vários órgãos da Ordem, e porque acreditava como acredito nas suas capacidades, dei o meu apoio à Lista que apresentou o projeto com o qual me identifiquei e considerei ser o melhor para os Advogados Portugueses. Esta minha participação mais ativa, ter-me-á permitido mostrar algum do meu trabalho e eis que chegou o convite da senhora Bastonária, Doutora Elina Fraga, para que presidisse a este Instituto da Ordem dos Advogados. Aceitei e aqui estou, pronta a dar o meu melhor, sempre com o máximo empenho e sensível às questões sociais que atualmente se vivem em Portugal.

QUAL É A ÁREA DO DIREITO QUE MAIS A ATRAI?
“É área e a temática do «crime». Escolha a que não é alheia a influência que recebi do meu Patrono, Doutor Joel Duarte, que entre outras, trabalha muito nesta área.”

E A ADVOCACIA?
“Costumo dizer que quando somos esforçados e dedicados ao nosso trabalho, vamos fazendo o nosso caminho e acabamos por mostrar o nosso valor. Eu pessoalmente, não tenho placa identificativa à entrada do escritório, porque o que penso que é determinante, é trabalharmos com afinco e seriedade, e se os clientes gostarem do nosso trabalho trazem-nos outros clientes e o trabalho aparece.”

GOSTOS PESSOAIS
Leitura: “A leitura é uma paixão. Leio de tudo um pouco, mas adoro poesia e a escrita de intervenção.”
Música: “Gosto muito de música, e tal como na leitura ouço um pouco de tudo. Naturalmente que a música que me marcou na juventude continua a ser uma referência e a música clássica, apesar de ser talvez uma descoberta mais tardia, é também para mim um escape. Sou uma apaixonada por piano. Adoro Ballet e Opera.”
Conversar: ”Perco-me numa boa conversa, gosto muito de conviver e de falar com as pessoas, independentemente do assunto em causa.”
Desporto: “Embora atualmente me confesse “preguiçosa”, o meu desporto favorito sempre foi o andebol, mas também gosto muito de natação, especialmente porque tem a dupla vertente de exercício e lazer.”
E no futebol, qual é o seu clube de eleição? “Sou confessadamente do Porto.”
Internet: Noto que tem uma presença assídua e regular nas redes sociais, em especial no facebook, onde costuma partilhar as suas preocupações com assuntos da mais variada índole. Sente necessidade desta participação? “É verdade que acompanho as redes sociais, são hoje fóruns importantes de discussão. Muito daquilo que hoje se passa, discute-se lá, por isso faço questão de acompanhar e de ter uma participação ativa, alertando para determinados temas e dando a minha opinião.”

ESPOSENDE, CIDADE E CONCELHO!
“Esposende é um cantinho à beira mar plantado, um ponto de partida e de chegada. Foi aqui que nasci e cresci e é aqui que vivo. Mais importante do que isso, é aqui que me sinto bem, e nunca ponderei deixar de viver no nosso concelho e na nossa cidade. A tranquilidade predomina, temos rio, mar e pinhal. Temos tudo.”

“A FAMÍLIA E OS AMIGOS SÃO O MAIOR PATRIMÓNIO QUE POSSO TER”
“Os meus pais e irmão são os meus pilares, conto e contam comigo incondicionalmente. Os amigos, esses são a família que pude escolher. Nesta, como em todas as profissões ou áreas profissionais existem Colegas com quem nos relacionamos e com quem convivemos e que se tornam nossos Amigos. Pessoas com quem contamos para além da esfera profissional. Felizmente, o meu percurso tem-me permitido manter e acrescentar amizades, e das boas, e assim “enriquecer-me”. Com eles posso falar de tudo sem amarras ou preconceitos, desde os assuntos mais sérios aos menos sérios, dos que gostamos mais ou menos de falar. A sociedade, a sua envolvência, a nossa terra e aquilo que de bom, menos bom ou mau se faz e se passa no mundo.”

O QUE PODE UMA JOVEM ADVOGADA E A SUA EQUIPA FAZER PARA APOIAR OS SEUS COLEGAS?
“Pode dar-lhe todo o apoio que a Ordem dos Advogados lhes proporciona, com a sensibilidade de uma equipa jovem como a nossa. O conhecimento do país e da multiplicidade dos problemas e dos constrangimentos de quem se inicia na advocacia, dá-nos uma abrangência de conhecimentos que podemos por ao serviço dos Colegas, com o objetivo de os ajudar a ultrapassar as dificuldades de início de carreira. O que falta aos jovens, hoje, nas mais variadas profissões são oportunidades. A ligação que temos com a Ordem dos Advogados e com a nossa Bastonária permite-nos pensar num conjunto de iniciativas e atividades com as quais procuramos dar as respostas que muitos colegas precisam e procuram.”

O QUE PODE ESPOSENDE GANHAR POR TER UMA ESPOSENDENSE A PRESIDIR A ESTE INSTITUTO NACIONAL?
”Espero que Esposende, os jovens advogados de Esposende, ganhem tanto como os demais jovens de todo o país, ou seja, que sintam o apoio desta equipa que tenho a honra de presidir e vejam satisfeitos os seus anseios e as suas questões resolvidas. Aproveito para acrescentar que Esposende conta com uma excelente equipa, na Delegação Concelhia da Ordem dos Advogados, na colaboração com os Colegas que cá trabalham.”

ALGUMAS PERGUNTAS PARA RESPOSTAS… TELEGRÁFICAS

CITIUS: ”É uma ferramenta essencial para o funcionamento dos tribunais e para o trabalho de todos os agentes judiciários. Depois do colapso em Setembro do ano passado melhorou, mas hoje está de novo com problemas graves.”

MAPA JUDICIÁRIO: ”Fui e continuo a ser muito critica e dentro das minhas possibilidades penso que dei o meu contributo na luta contra esta nova divisão administrativa dos Tribunais. Chocou-me ver o município de Esposende sem reação à desqualificação do seu Tribunal. Um Tribunal com excelentes condições, que hoje se encontra totalmente subaproveitado. A prometida especialização não existe e deu-se um grande afastamento dos cidadãos, que assim acabam por ficar mais longe dos tribunais e da justiça, o que origina elevados prejuízos para todos nós enquanto civilização. Aliás, a denominada pela Senhora Ministra da Justiça, reforma dos últimos 200 anos tratou-se afinal de um inequívoco retrocesso civilizacional. Muitos dos cidadãos que recorrem à justiça têm apoio judiciário, como foi possível pensar-se que têm os meios para se deslocar aos tribunais? E todos os demais? O Estado ao encerrar e desqualificar tribunais demitiu-se mesmo de uma função de soberania, a administração da justiça. Mas estas são apenas algumas das questões que hoje se levantam. A justiça tem necessariamente de ser de proximidade.”

CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL: Em Portugal legisla-se de mais. O Código de Processo Civil poderia precisar de algumas adaptações, mas não era necessário um novo código. O período de adaptação quase não existiu e muitas das questões são hoje resolvidas por apelo à experiência do antigo código.”

LISTA DE PEDÓFILOS: ”Sou totalmente contra, desde logo porque não vem resolver ou ajudar na resolução do problema. Além disso, é uma medida popular, demagógica, arbitrária e atentatória da dignidade humana. O Estado deve ser responsável e fazer prevenção efectiva, e isso pressupõe um reforço de meios nas mais variadas áreas, logo a começar pelo apoio às famílias, em especial as mais carenciadas e com maiores défices de competências parentais. E depois há ainda uma questão que é do conhecimento público, ou seja, uma parte significativa dos casos de abusos sexuais acontece no seio das próprias famílias das vítimas. Qual é o papel da lista nestes casos? Nós, os cidadãos não devemos ser polícias dos nossos concidadãos. Mais, como se sabe, praticamente todas as instituições reprovam esta lista, incluindo a Ordem dos Advogados e a Comissão Nacional de Proteção de Dados.”

DEPUTADOS: ”Por uma questão de transparência, sou pela exclusividade de funções, independentemente de se tratar de advogados ou de quaisquer outros profissionais, embora reconheça que relativamente aos Advogados os conflitos de interesses sejam muito prementes.”

BASTONÁRIA DA ORDEM DOS ADVOGADOS: A Doutora Elina Fraga, cuja eleição apoiei está a fazer um trabalho de excelência na Ordem. Um registo muito próprio, ora vigoroso ora mais discreto consoante o que se imponha, mas de grande eficácia para a classe e em luta pela defesa do Estado de Direito e pelo acesso dos cidadãos à justiça.”

MINISTRA DA JUSTIÇA: ”Muito haveria a dizer, mas vou ser breve. Uma Ministra que não deveria desde há muito ser Ministra e assim resumo o meu pensamento. Pessoa que não sabe ouvir, que apenas se limita a impor a sua vontade e assim tem vindo de medida em medida a prejudicar sobremaneira a justiça em Portugal. Não posso deixar de dizer que parece hipotecada a certos interesses.”

QUANTOS ADVOGADOS HÁ EM PORUGAL: ”Em Portugal são cerca de 30 mil os advogados inscritos na Ordem.”

E JOVENS ADVOGADOS [ADVOGADOS HÁ MENOS DE 10 ANOS]: ”Jovens advogados somos cerca de 15 mil.”

PROCESSOS DISCIPLINARES: ”O número de processos disciplinares terá aumentado um pouco nos últimos tempos, essencialmente devido ao facto de a população estar muito descapitalizada e ter dificuldades na hora de pagar. Mais de 90% das queixas que são apresentadas na Ordem contra advogados acabam arquivadas.”

“O MEU SONHO É VIVER NUMA SOCIEDADE MAIS EQUILIBRADA E MAIS JUSTA”
“Defendo uma sociedade mais igual, na qual as pessoas vivam com um mínimo de dignidade. Os advogados, pelas relevantes funções que exercem na sociedade, devem ter uma atuação irrepreensível enquanto garantes da legalidade e em prol dos cidadãos e sempre na linha da frente da defesa do Estado de Direito.”

UM APELO À SOCIEDADE
“É muito importante que a sociedade no seu todo dê um contributo cívico por forma a melhorar o funcionamento das instituições. Por seu turno os responsáveis políticos devem promover o diálogo e fomentar fóruns de discussão que promovam o pensamento e o encontro entre as pessoas. Enfim, não devem ter medo (e parece que têm) da participação informada das pessoas. Todos têm o direito a manifestar a sua opinião e a dar o seu contributo, independentemente da sensibilidade politica, partidária, religiosa ou clubística.”

EM MENSAGEM DIRIGIDA AOS COLEGAS APÓS A TOMADA DE POSSE FEZ UM ELOGIO À CLASSE E UM CONVITE AOS JOVENS ADVOGADOS
Tomou posse no IAJA, em 9 de outubro de 2014, sucedendo à Senhora Dr.ª Ana Sofia de Sá Pereira e tem como vogais, Dr. Rui Pedro Soares, Dr. João França e Dr.ª Bruna Madureira. Na mensagem dirigida aos Colegas após a tomada de posse afirmou que o fazia “com honra e espírito de missão. Espírito de missão, porque ser Advogado representa uma nobre missão e por considerar que quando assim o escolhemos aspirávamos à realização de um sonho, sem todavia ignorar a responsabilidade, o comprometimento e até os sacrifícios que nos aguardavam. Sonhamos um dia ser Advogados, e o sonho cumpriu-se. Porém, tal é o desígnio que vem encerrando a justiça Portuguesa e, por consequência, a nossa carreira enquanto jovens advogados, que por vezes nos questionamos se o sonho se cumpriu efetivamente. Estamos, contudo, convencidos - assim o desejemos - o sonho realiza-se todos os dias. Atualmente, são muitas as dificuldades com que nos defrontamos, desde a crise legislativa, à crise económica e ideológica. Dificuldades agravadas sobremaneira, pelo novo mapa judiciário, que encerra uma injustiça e um retrocesso para os cidadãos que todos os dias representamos e defendemos. Temos, no entanto, que nos adaptar e adaptamos, vencendo as adversidades. Fazemo-lo com empenho, dedicação e sempre, conscientes dos deveres que nos são intrínsecos para com os nossos clientes, os nossos Colegas, e todos os operadores judiciários. É pois, com nobreza e trabalho árduo, que exercemos as nossas funções. Assim devemos continuar. Colegas, creiam que têm no Instituto de Apoio aos Jovens Advogados uma verdadeira âncora de cooperação. Continuaremos com estreita proximidade a ouvir os jovens Advogados e a criar condições para dignificar a Advocacia portuguesa. Somos presente e seremos o futuro da Advocacia. Todos os dias honramos a toga que vestimos, e, estamos certos de que assim continuaremos. Por isso, não podíamos deixar de endereçar a todos vós e a cada um, uma mensagem de motivação, esperando o vosso assertivo contributo, para que juntos dignifiquemos a nossa profissão e defendamos de forma intransigente os direitos liberdades e garantias dos cidadãos! É tão só isto que nos move! Contem connosco, porque também o IAJA conta convosco.”

MAS AFINAL O QUE É O IAJA?
“O IAJA é uma estrutura funcional do Conselho Geral para questões especialmente importantes para os advogados que exerçam a profissão, há dez ou menos anos, quer de forma liberal em regime de prática individual, quer integrados em organizações societárias, regulares ou irregulares, com particular atenção aos advogados que iniciem a vida profissional.”. O IAJA deve inventariar e proceder à análise dos problemas que especialmente afetam os jovens advogados no exercício da profissão. São atribuições do Instituto todas as que lhe forem sendo definidas pelo Bastonário e pelo Conselho Geral e desde já as seguintes: Incentivar a integração dos jovens advogados, no âmbito das respetivas Delegações e dos respetivos Conselhos Distritais, deste modo contribuindo para o reforço da Ordem como única instituição representativa de todos os advogados portugueses. Tomar as iniciativas e fazer as propostas conducentes a que, cada vez mais, os jovens advogados e, em especial os que iniciam a vida profissional, tenham condições adequadas à sobrevivência e ao seu desenvolvimento profissional de forma digna e prestigiada. Auscultar de forma regular a situação dos jovens advogados, provocar a reflexão com eles, analisar as soluções e as dificuldades sentidas e elaborar propostas de solução para seus problemas. Preocupações e anseios. Apresentar ao Conselho Geral, por iniciativa própria ou por solicitação daquele, pareceres que contribuam para a adoção das soluções mais adequadas em cada caso concreto. Contribuir para a criação de condições de mais disseminada formação contínua e de apoio ao desenvolvimento das condições tecnológicas que permitam melhorar as condições de exercício da atividade profissional. Contribuir para a luta contra a procuradoria ilícita em todas as suas modalidades. Colaboração em inquéritos à profissão, nomeadamente, nas matérias atinentes ao exercício da advocacia por jovens advogados. Promover reuniões, conferências confraternizações e jornadas de atualização profissional ao longo do ano, devendo realizar-se um Encontro Anual dos Jovens Advogados. Elaborar o plano de atividade a apresentar para aprovação do Conselho Geral, para ser integrado no plano de atividades da ordem a nível nacional e distrital, até ao final do mês de Setembro de cada ano. Publicitação das atividades do Instituto através de informação no Boletim da Ordem e através de circulares informativas enviadas a todos os advogados e advogados estagiários. Criação de uma página do IAJA no portal da Ordem tendo em vista contribuir para a divulgação das iniciativas do Instituto. Apresentar semestralmente, ao Conselho Geral, relatório das suas atividades.”

GABINETE VIRTUAL DE APOIO AOS JOVENS ADVOGADOS É UMA MAIS-VALIA DO INSTITUTO
Os jovens advogados poderão dirigir-se a este Instituto, através do endereço de e-mail: iaja@cg.oa.pt, a fim de veicularem ao IAJA todas as dificuldades, necessidades, dúvidas, questões, e demais questões, reputadas relevantes. A Direção do IAJA receberá e tratará, de forma sistemática, todas as questões que lhe venham a ser submetidas por esta via. Esta forma de comunicar permite uma maior proximidade entre os Colegas e a Direção do Instituto, abrindo assim uma via de comunicação institucional mais célere e pouco onerosa, com o intuito de uma abordagem mais pragmática e eficaz no apoio efetivo aos jovens advogados e na defesa intransigente dos seus interesses. Por outro lado, o denominado Gabinete Virtual de Apoio aos Jovens Advogados será um precioso instrumento na incumbência da inventariação rigorosa dos problemas que afetam os advogados em início de carreira, bem como na intervenção deste Instituto para alcançar a adequada solução, no que concerne a cada problema concreto que venha a ser colocado. Esta medida permite, pois, aproximar e promover o diálogo entre os jovens advogados e a Ordem profissional a que pertencem, a qual os representa, traduzindo-se igualmente numa presença constante do IAJA, na perspetiva do auxílio na remoção de eventuais obstáculos que surjam no quotidiano dos advogados, em início de carreira, e das vicissitudes que os primeiros anos de exercício da profissão de advogado comportam.

OBRIGADO, DR.ª TÂNIA MOTA
Muito obrigado pela disponibilidade, simpatia e amizade, com que me recebeu no seu escritório, em Esposende e pela forma desprendida e frontal como respondeu a todas as minhas questões.
Pela convicção com que fala, pelo gosto que tem à profissão [o amor à camisola] e pelo interesse que demonstra pela «causa pública», terminei esta conversa absolutamente convencido estar perante uma jovem advogada, que poderá muito bem vir a desempenhar outros cargos de especial relevo a nível nacional. E, porque não, futura… BASTONÁRIA da ORDEM DOS ADVOGADOS!? O caminho faz-se… trabalhando!

Desejo-lhe as maiores felicidades e um percurso à altura dos seus sonhos. Estou certo que é o que vai acontecer.



Mário Fernandes;
09-05-2015