sábado, 31 de outubro de 2015

ROTARY CLUB DE ESPOSENDE HOMENAGEOU MANUEL MARTINS LEDO COMO «O PROFISSIONAL DO ANO»





ROTARY CLUB DE ESPOSENDE HOMENAGEOU MANUEL MARTINS LEDO
O ROTARY CLUB DE ESPOSENDE homenageou o senhor MANUEL MARTINS LEDO, condecorando-o com o prémio “o profissional do ano”. A homenagem realizou-se esta terça-feira, dia 27 de outubro, no Hotel Suave Mar, em Esposende e contou com mais de 150 pessoas, de entre membros do Rotary de Esposende e de outros Clubes de concelhos vizinhos, convidados, familiares e amigos do homenageado.

Manuel Martins Ledo nasceu no dia 2 de agosto de 1929, na freguesia de Antas e reside na freguesia de Belinho, do outro lado da rua, no local onde nasceu. Fez a sua formação escolar na Escola Primária de Antas. Casou com 22 anos com a D. Maria Ermelinda Gonçalves Ferreira, de quem é viúvo há cerca de três anos. Tem três filhos; O José, a Vitória e o Manuel.

A sua profissão foi quase sempre agricultor. Uma vida difícil, que nos anos sessenta alternou com umas idas a França, onde trabalhou na construção civil. No ano de 1979, o seu nome aparece ligado à direção do [Banco] Crédito Caixa, com o cargo de relator do Conselho Fiscal. No ano de 1989 passou a presidir à Direção da Caixa Agrícola de Esposende. Altura em que decidiu diversificar a sua atividade, investindo na indústria de pré-fabricados de betão [fábrica de blocos de cimento], destinados à construção civil. O seu passatempo de eleição foi a caça. Atualmente, ainda exerce o cargo de vogal do Conselho de Administração da Caixa Agrícola de Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Esposende.

Mariz Neiva, presidente do “Rotary Club de Esposende”, presidiu à sessão, fazendo uma longa intervenção onde elogiou a vida do homenageado, uma pessoa simples, sem grande formação escolar, mas ao mesmo tempo um Homem de um grande caráter, integro e amigo de fazer o bem. O presidente do Rotary ainda aproveitou para dar a conhecer os projetos e a atividade do Rotary e para elencar os principais objetivos que estão na génese deste Club, que faz parte dos cerca de 33.000 clubes Rotários, presentes em mais de 200 países.

Um dos anteriores homenageados com esta mesma condecoração, o empresário Alberto Figueiredo, ex. presidente da Câmara Municipal de Esposende, pediu para usar da palavra para elogiar o trabalho do Rotary Club de Esposende e dos seus membros e para se dirigir ao homenageado da noite, tecendo-lhe rasgados elogios e adjetivando-o como um Homem simples, sério e muito trabalhador. Um homem bom, disse. Agradeceu ainda ao Rotary Club de Esposende estas condecorações, porque como disse, “É bom ver que alguém olha para aquilo que fazemos e reconhece valor ao nosso trabalho.” Também marcaram presença outros dois dos anteriores condecorados, António Teixeira, carteiro e Berta Castilho gerente dos Laticínios das Marinhas.

Em nome da família falou o neto mais novo, com 17 anos de idade. Referiu-se ao avô como um verdadeiro amigo, um Homem que sempre fez questão de ensinar através do seu exemplo de vida, alguém muito solidário, de quem dá gosto gostar.

O homenageado com o prémio “O Profissional do ano” fez uma emotiva intervenção, vindo ao de cima a sua simplicidade e o seu amor à vida. Agradeceu a todos: Ao Rotary, por se ter lembrado dele, à Caixa de Crédito Agrícola, cuja administração fez questão de marcar presença, a todos que com ele trabalharam, aos amigos e aos seus familiares.

Nesta cerimónia foi oficializada a entrada de três novos sócios para o Club Rotary de Esposende; Maria Cristina Oliveira, José Pereira e Mário Fernandes, a quem foi colocada na lapela a roda dentada de 24 dentes, símbolo Rotário.





MF


sexta-feira, 30 de outubro de 2015

À CONVERSA COM A ESCRITORA ESPOSENDENSE ILDA DANIELA



ILDA DANIELA CARDOSO LIMA AUTORA DO LIVRO «O MILAGRE ACONTECEU» PREPARA-SE PARA APRESENTAR O SEU SEGUNDO LIVRO
«A DIFERENÇA FAZ TODA A DIFERENÇA»
Ilda Daniela Cardoso Lima, nasceu na cidade de Esposende, no dia 1 de abril de 1984. “Nasci no dia das mentiras”, afirma a Ilda, numa grande gargalhada. Filha de pais “trabalhadores”, uma família simples, tem um irmão e uma irmã. Ele bombeiro e ela técnica empresarial.
Portadora de uma doença muito rara, o “Sindrome de Marfan”, que a tem obrigado a várias intervenções cirúrgicas e a muitos internamentos, não se deixou intimar. Tem sido uma verdadeira lutadora, uma mulher corajosa que tudo tem feito para viver uma vida normal e fazer tudo aquilo que mais gosta.
Concluiu o 12º ano de escolaridade, na Escola Secundária Henrique Medina, na área das tecnologias. Frequentou com aproveitamento vários cursos profissionais na Acib e noutras instituições de ensino e formação profissional.
Trabalhou durante 5 anos na Biblioteca Municipal de Esposende, onde fazia aquilo que gostava e onde recebi-a grandes elogios por parte dos leitores e frequentadores da biblioteca. O facto de não lhe terem renovado o contrato foi até hoje a maior deceção que teve. “Foi uma grande injustiça o que me fizeram, ao não me renovarem o contrato. Eu sei que as pessoas adoravam o meu trabalho. Ainda hoje, passo por pessoas na rua que me dizem “você era o encanto daquela casa”.
Superada essa situação não baixou os braços e atualmente para além da escrita, ocupa-se a fazer voluntariado na JUM em Marinhas. “Eu adoro o que faço, mas gostava de fazer ainda muito mais”.
GOSTOS PESSOAIS
“Gosto de passear e de conviver. Adoro ouvir as pessoas e de me divertir. Cada novo amanhecer é uma força diária que encontro. Gosto de muito de ouvir música e de cantar. Adoro cantar fado. O fado é uma terapia para mim.”
A ESCRITA
“A minha escrita, é uma escrita de emoção, de sentimento, da verdade, da transparência, da entrega e da partilha.”
DESPORTO
“Adoro tudo que tem a ver com as seleções nacionais.”
“EU SOU UMA APAIXONADA PELA VIDA”
“Sou uma apaixonada pela vida. Sou uma pessoa de Fé. Sem Deus não era nada do que hoje sou. Eu tenho provas disso.”
PARTICIPOU EM VÁRIOS PROGRAMAS TELEVISIVOS
“É verdade. Já fui convidada para participar em vários programas televisivos. Estive na TVI no programa de FÁTIMA LOPES, e no AGORA NÓS na RTP.
PERCURSO
2000 – Curso de Iniciação de Catequistas (Secretariado Arciprestal);
2001 – Curso de Informática (Núcleo de Informática Básica do Porto);
2002/3 – 12º Ano (Curso Técnológico de Administração – Escola Sec. Henrique Medina);
2003 – Curso Profissional de Secretariado de Direcção (Acib);
2005 – Técnica Administrativa durante os meses de Janeiro, Fevereiro e Março, no serviço de Acção Social da Câmara Municipal de Esposende;
2005 – 2010 – Assistente Operacional da Biblioteca Municipal de Esposende;
2010/11- Curso de Acção Educativa (Acib);
2014 - Autora – O Milagre Aconteceu – Edições Vieira da Silva;
2015 - Co-autora nas Obras:
- A Essência do Amor Vol.III – Edições Vieira da Silva;
- VI Volume da Antologia da Poesia Portuguesa Contemporânea “Entre o Sono e o Sonho”- Chiado Editora;
- Poema-me “Colectânea de Vários Autores” - Lua de Marfim;
- Poesia para Pintar e ser Feliz – Lua de Marfim;
- Som de Poetas Colectânea de Poesias – Papel de Arroz Editora;
- Quando a Poesia Caminha:  Colectânea  -  Pastelaria Studios Editora;
- Contos ao Vento – Edições Vieira da Silva – Prosa;
- Poemário 2016 – Pastelaria Studios Editora – Apresentação brevemente;
ESCREVE POEMAS E TEXTOS MOTIVACIONAIS PARA VÁRIOS JORNAIS
“Escrevo essencialmente sobre motivação e sobre a vida. O Jornal Notícias de Esposende tem publicado com regularidade textos meus.”
ATUOU EM VÁRIAS NOITES DE FADO
“Tudo começou por uma inscrição na ACOFA de Braga e fui atuando em vários locais desde Esposende, Barcelos, Braga, Matosinhos etc... Ainda me recordo da minha participação num local especial, o enorme Auditório do Parque das Exposições de Braga... Ultimamente fiz parte do Grupo de Fados de Esposende e gostei muito, porque o fado é a minha música de eleição. Adoro cantar.”
MARINHAS SÉCULO XXI
“Fiz muitas atuações a convite da associação marinhense – Marinhas século XXI.”
PARTICIPEI NO 1º CORO DOS PEQUENOS CANTORES DE ESPOSENDE, DA PARÓQUIA SANTA MARIA DOS ANJOS, FUI FUNDADORA DO GRUPO DE JOVENS CRISTÃOS DE ESPOSENDE.”

VENCEU O CONCURSO DA CASA DA JUVENTUDE PARA O MELHOR POEMA DO DIA DOS NAMORADOS’2015
“Participei com um pseudónimo para não ser reconhecida.”
Poema Vencedor : “ENAMORADO”
Amar, ai amar é muito mais do que simples paixão...
Amar é algo que nos preenche a alma, 
Que nos aquece na calma,
Que nos fortalece de estação a estação...
Primavera, Verão, Outono e Inverno
E em nós vive a chama, que nos aviva sem procurar,
Surgindo num súbito momento pelo nosso luar.
Amar é provar a delícia do ser...
É despertar agradecida no querer ousar e brilhar, 
A cada novo raiar e único amanhecer... 
Amar é algo divino...
Amar é um paraíso pintado com mimo
E abençoado na simplicidade do ser humano,
No ser autêntico e vivo
Que se vê neste mundo, neste caminho.
Um Destino paralelo ao mais belo hino,
O hino que aquece o viver 
E une dois corações requintados. 
Esses que se demonstram entre olhares atentos
Na profundeza das emoções, 
Desvendada em sensações
Ai amar, amar...
Amar é encontrar-se sem medo,
É revelar-se em segredo
O desatino em turbilhão.
É ter o brilho no rosto,
E o coração composto
Entre o calor da nossa mão.
Amar é perder-se em loucura,
Deixar-se levar em afetos
No turbilhão da aventura.
Aventura que sacia
Aventura que estremece,
Aventura que em nós habita
E com amor acontece.
Amar é viver
Amar é saciar, 
Esta fome de querer 
Ter-te sempre a meu lado.
Meu Herói, meu doce,
Meu perfeito amado.
Amar é estar apaixonado,
Sentir esta avalanche 
E deixar-se guiar eternamente enamorado.
“O MILAGRE ACONTECEU”
É O TITULO DO SEU PRIMEIRO LIVRO QUE JÁ VAI NA 2ª EDIÇÃO
“Comecei a escrever por volta do ano 1998. Coleciono um conjunto de texto enorme que vou guardando e que um dia conto, se isso for oportuno, editar.
PORQUE É QUE ESCOLHESTE ESTE TÍTULO?
O título de “O Milagre Aconteceu” surgiu devido a eu sentir que a minha vida tem sido brindada com vários Milagres... M­ilagres que se foram formando, dia após dia. Uma menina que nasceu com uma patologia raríssima “síndrome de Marfan” e se foi adaptando com o tempo, às várias vivências pessoais e sociais.
“EU NÃO TENHO MEDO DE MORRER” MOSTRA UMA GRANDE MOTIVAÇÃO. O QUE PRETENDES TRANSMITIR?
“Existe uma expressão muito conhecida em geral “Carpe Diem, sim é isso mesmo... Eu amo viver intensamente cada segundo, gosto de brindar à vida com vida. Cada minuto e instante é mais uma vitória sentida, que me sacia com emoção e me eleva numa motivação de positivismo. Quero sempre caminhar em busca de novos horizontes com Deus e com quem amo.”
PARA QUANDO UM NOVO LIVRO?
“Primo pela qualidade e não pela quantidade... Continuo a escrever tanto poesia como prosa. Já tenho um conjunto de escritos que me permitem pensar num segundo livro. A ver vamos quando o lançarei... Atualmente escrevo mais sobre motivação.”
PRÉ-PUBLICAÇÃO: “DESLUMBRA-TE A VIVER”
Deslumbra-te diariamente
Abraça constantemente,
Sorri perfeitamente,
À aventura de viver o presente!
Quando abrires as portadas da tua janela
E sentires uma brisa, breve, leve e singela,
Lembra-te que o Mundo pode ser formado
Como uma tela em aguarela...
Tu podes ser pintor
Do mundo que te rodeia.
As cores são diferentes
E cada ser tem a sua ideia.
Idealiza o que queres
Não o que os outros te impelem,
Cria o que te apetece
Não o que outros te ditam.
Sê original, verdadeiramente sensacional !!!
Pega num pincel
Escolhe a cor ideal,
E deslumbra-te com luz
No teu trilho pessoal...
Com o pincel na mão,
A tela e o teu talento,
Dá largas à imaginação
O agora é o momento.
Tu és o protagonista,
Da tua própria conquista.
Não te esqueças!
Deslumbra-te a viver,
A Maravilhosa História do Teu Amanhecer.
ALGUMAS QUESTÕES DA ATUALIDADE
Qual foi o dia mais feliz da tua vida?
“São todos. Acredito que a felicidade está nos pequenos momentos que vivemos e sentimos emoção.”
E mais infeliz?
”O Mais infeliz foi a partir do momento, em que me acabou o contrato de trabalho e este não foi renovado. Senti que o meu chão caiu, ao saber que não iria trabalhar mais na Biblioteca Municipal... Enfim... A Vida é mesmo assim... Foram 5 anos e quando gostamos de algo, entregamo-nos de corpo e alma no que fazemos... Disso tirei uma grande lição...”
O QUE ACHAS DO PAPA FRANCISCO?
“É um Grande Homem, que age e contacta com a vida real, com as pessoas.”
ACHAS QUE O PAÍS ESTÁ A ATUAR BEM NA FORMA DE RECEBER REFUGIADOS DA ATUAL VAGA?
“O mundo é enorme e os portugueses também têm fome de apoio”.
O QUE ESPERAS DO FUTURO?
“Gostava de ver o mundo a dar outra atenção às pessoas portadoras de deficiência, que andam meias perdidas num emaranhado de leis e constantes decepções, relativamente à credibilidade das suas qualidades e capacidades por vezes muito mais eficazes, do que as pessoas ditas como “normais”. É necessária uma outra atenção e uma atitude diferente que apoie e valorize. Sei do que falo, pois gosto e faço por socializar com estes enormes seres dotados de um QI muito para além do imaginável... Não aceito a palavra de «coitadinho».”
UM CONSELHO?                       
“A união faz a força. Ninguém é perfeito e se todos fizermos um bocadinho melhor podemos mudar o mundo. Apaixona-te pela vida e serás parte da felicidade do mundo.”
UM SONHO?
“O mais importante é o presente. O que eu gostava de ver no mundo era mais igualdade, mais ação e menos palavras a quem de poder.”
NOTA FINAL
Ao concluir esta entrevista dei comigo a memorizar algumas das frases marcantes que a minha amiga Ilda Daniela me foi “debitando” durante esta nossa longa conversa. Apenas destaco cinco dessas frases para que melhor se perceba o alcance do seu pensamento e a intensidade do seu querer e da sua atitude firme, mas voluntariosa; “Não aceito a palavra «coitadinha»; “Sou apaixonada pela vida”, “ninguém é perfeito” e “a união é que faz a força”, “Não tenho medo de morrer, tenho fome de viver“. Não faria falta dizer mais nada para que facilmente se perceba que estamos a falar de uma jovem cheia de força, destemida e solidária. Alguém que faz das fraquezas a sua principal força e que vai lutar sempre, pela igualdade daqueles que sendo diferentes podem fazer a diferença… para melhor.
Bem-haja, Ilda Daniela e continua sempre assim, com toda essa energia contagiante e que o futuro te continue a sorrir. É bom ter amigos assim. Um abraço, forte.
Mário Fernandes
22-10-2015




terça-feira, 27 de outubro de 2015

ROTARY CLUB DE ESPOSENDE HOMENAGEIA ESPOSENDENSE MANUEL MARTINS LEDO



O Rotary Club de Esposende vai homenagear esta terça-feira o cidadão MANUEL MARTINS LEDO, Vogal da Administração do Crédito Agrícola da Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Esposende, por mérito profissional.

MF


segunda-feira, 26 de outubro de 2015

SEMPRE A DESCER!


Politica portuguesa a caminho da deterioração.


No início de mais uma semana de previsível grande agitação e jogos de bastidores e depois de uma semana onde os interesses partidários parece terem estado acima do interesse público, venho manifestar a minha preocupação com o que se está a passar em Portugal.



Tenho pena de ver certas pessoas predisporem-se [certamente até se... oferecem] para aceitarem ser votados para lugares institucionais da maior responsabilidade. Há cargos que pela sua importância e prestígio, exigem [deviam exigir] um currículo limpo e irrepreensível. Tenho pena que se elejam pessoas sem comprovada capacidade e imparcialidade e de idoneidade duvidosa. Portugal merece muito melhor. Havia escolhas muitíssimo superiores. Esta decadência qualitativa nos cargos políticos deve preocupar-nos a todos, para que um dia não seja tarde de mais.



…Escrever sobre política em noite de dois dérbis, um a sul, com o rugido do leão a calar a águia e outro a norte, onde o dragão não conseguiu levar a melhor sobre os guerreiros do minho, talvez não seja a melhor ideia, mas isso não me impede de mostrar a minha…perplexidade pelo que vejo passar-se no meu país!


...E viva o futebol!

MF


domingo, 25 de outubro de 2015

PARABÉNS AOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ESPOSENDE







Parabéns aos Bombeiros Voluntários de Esposende, pelo profissionalismo demonstrado esta tarde na Av. Marginal de Esposende, nos dois simulacros realizados. Derrame de matérias perigosas e desencarceramento.

MF


MAGUSTO... FERNANDES!



Magusto e convívio familiar, da família Fernandes. Muita alegria, diversão e convívio intergeracional. Dos 11 aos 86. Esteve tudo top. Boa mesa, boa pinga e animada conversa. Muitas histórias antigas trazidas à ribalta, para surpresa e espanto dos mais novos. As vivências, os usos e costumes da juventude de há 30 e 40 anos. Tudo era diferente. As preocupações, as ocupações e as prioridades eram outras. Recordar é... viver!

A repetir, com mais regularidade.



MF


sábado, 24 de outubro de 2015

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DAS ESCOLAS DE CURVOS REUNIU EM ASSEMBLEIA GERAL



Associação de Pais da Escola e Jardim de Infância de Curvos (APEC), reunida em Assembleia Geral. Aprovadas contas 2014/15, Plano de Atividades e Orçamento para 2015/2016 e valor da quota de associado. Parabéns aos órgãos diretivos pelo trabalho realizado.

MF


sexta-feira, 23 de outubro de 2015

...E NAS PRÓXIMAS?



Há uma dúvida que me ficou da última noite, das justificações do PR (e até tenho aqui um rebuçado para oferecer a quem me souber responder). Falo da segunda parte da intervenção, com as justificações cheias de insinuações, porque quanto à primeira parte e à decisão de indigitar Passos Coelho para 1º Ministro, como já escrevi, estou totalmente de acordo: Quem ganha forma governo e tenta fazer aprovar programa e orçamento. Se não o conseguir, isso já é outra... história.

- Se por mero acaso (apenas supondo) o PAN (ou o BE, ou a CDU, ou um dos outros) tivesse vencido as eleições do passado dia 4, era ou não indigitado a formar governo?

- E nas próximas eleições como é que vai ser?

A atual situação está a fazer-me lembrar aquelas leis (e regulamentos), muitas, que na teoria parecem ótimas, são tão bonitas, mas no dia em que tiverem que ser... aplicadas, cai o Carmo e a Trindade, porque ninguém estava contar!

Quem acaba por beneficiar com esta desadequada intervenção do PR, no meu entender é o próprio António Costa, que assim vê o partido unir-se contra o PR e a direita. Eu vez de ter que se defender dos críticos internos, vê-se com eles a atacar o PR.

Aí está já o primeiro resultado: A esquerda acaba de eleger Ferro Rodrigues [com 120 votos] para presidente da AR, parece que pondo de lado uma tradição em que o presidente da AR costumava ser do partido mais votado, que seria do PSD e no caso Fernando Negrão [com 108 votos].

Bom fim de semana.

MF


quinta-feira, 22 de outubro de 2015

"HABEMUS" 1º MINISTRO!

PASSOS COELHO
INDIGITADO

Quanto à indigitação, esteve de acordo com o que eu esperava. Governa quem venceu. Em meu entender, tal como o escrevi em devido tempo, nesta fase não poderia ser de outra forma. A segunda parte da intervenção era desnecessária, porque veio trazer desconfiança, segregação e intriga, tornando mais penoso o caminho que temos pela frente para os próximos tempos. Não havia necessidade! A um PR pede-se que cumpra a CRP e que trate com imparcialidade todas as forças politicas. Para quem se fartou de falar em consensos e compromissos... Amanhã, na AR, já vamos ter algumas “cenas” dos próximos capítulos.

MF


ASSEMBLEIA GERAL DA APEC ESTA SEXTA-FEIRA




Assembleia geral da "APEC - Associação de Pais da Escola e Jardim de Infância de Curvos. A participação dos pais e encarregados de educação na vida da escola, reveste-se de grande importância. Amanhã, às 18h45. Não falte!

MF


POLEIRO PARA TODOS

" O POLEIRO"


Rui Moreira não quer ceder o POLEIRO da invicta ao galo de Barcelos;

Passos e Portas não querem largar o POLEIRO, porque ficaram em primeiros;

Costa, Catarina e Jerónimo, querem ir para o POLEIRO, porque acham que perdendo, ganharam;

Cavaco nunca teve tanta importância no seu último POLEIRO, porque estão todos à sua espera;

Marcelo, Nóvoa e Belém também lutam pelo POLEIRO;

Sem POLEIRO vai ficar a CGTP e muitos outros, se um dia o PCP for para o... POLEIRO. Lá se vão as greves e as manifestações. Ou talvez... não!!!

...Vá lá, sr. PR, decida-se, que há muito gente à espera de... POLEIRO!

Peço desculpa a todos os amigos, mas nos próximos dias, enquanto não houver novo governo empossado, vou ter o telemóvel desligado, não vá alguém querer-me contactar para me oferecer um... POLEIRO.~

Tenham um bom dia, de... TRABALHO, porque tudo o demais é só para quem tem POLEIRO!!!

MF

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Á CONVERSA COM JORGE ARAÚJO SILVA PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO ASSOBIO


JORGE ARAÚJO DA SILVA, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO AMBIENTALISTA «ASSOBIO», DESDE 2010

“É PRECISO CONHECER A NATUREZA, QUEM CONHECE AMA, QUEM AMA PROTEGE”

Jorge Filipe Araújo da Silva nasceu no dia 2 de novembro de 1970 em Fão, onde reside. É casado e tem 2 filhos. É funcionário do Estado e preside à Associação Ambientalista que ajudou a fundar no ano de 2000, ou seja, já lá vão 15 anos. Frequentou o ensino básico em Fão, e o secundário em Esposende, onde concluiu o 12º ano, na área das ciências. Há muito apaixonado pelas temáticas ambientais, já correu o país na defesa da natureza e do ambiente, mas tem no Cávado a sua principal fonte de inspiração, de observação e de trabalho.
Vamos então conhecer um pouco melhor o esposendense Jorge Araújo da Silva, bem como o seu percurso, a sua atividade e a associação a que preside.
GOSTOS PESSOAIS
“Ainda temos um valioso e diversificado património natural. Gosto de partir à descoberta desses valores. As saídas de campo, as caminhadas ou os percursos pedestres são uma boa forma de o fazer.”
UM CLUBE
“Gosto que os clubes da nossa terra tenham condições favoráveis para a promoção do desporto junto das camadas juvenis.”
LEITURA
“Publicações sobre divulgação científica, história natural e ambiente. Livros de viagens ou de exploração científica, sobretudo dos naturalistas do século XIX. Estou a ler «A Viagem do Beagle» do Charles Darwin.”
ESCRITA
 “Tenho sido muito solicitado para escrever sobre a temática ambiental. Já apresentei por inúmeras vezes as espécies silvestres e os habitats naturais do nosso concelho em jornais, revistas, websites ou blogues, também em estações de televisão e em livros, designadamente como co-autor dos textos em «Avifauna do Estuário do Cávado», de Carlos Rio. Neste momento e desde há quase 6 anos tenho uma rubrica regular dedicada à avifauna do estuário do Cávado na revista «Parques e Vida Selvagem», editada pelo Parque Biológico de Gaia.”
HOBBY
“Os meus hobbys são a ornitologia, a micologia e o naturalismo em geral.”
UMA VIDA A LUTAR PELA PROTEÇÃO DO AMBIENTE
Sei que tem sido uma pessoa atenta, interventiva e proactiva na defesa do ambiente do nosso concelho e na região com uma intervenção pública, tanto presencial, como através da escrita e do desempenho de vários cargos de responsabilidade.
- Faz observação regular de aves desde o ano de 1997, da qual possui um extenso registo sistemático que conta com a ocorrência de mais 200 espécies só no estuário do Cávado, devidamente documentado com um vasto arquivo fotográfico. “Um dia, com os conhecimentos mais amadurecidos, talvez faça sentido publicar todo este estudo numa obra que sirva de referência aos contemporâneos e que se perpetue até aos vindouros como um testemunho sobre a diversidade do património natural do nosso concelho.”
- Coordenador do grupo da rede social Facebook designado «Avifauna do Estuário do Cávado»;
- Promotor do blogue «Verdes Ecos»;
- Editor distrital de Braga do eBird, importante rede de âmbito global de observadores de aves, pesquisadores e conservacionistas;
- Membro da equipa do portal de referência dos ornitólogos nacionais «Aves de Portugal»;
- Autor de painéis informativos instalados no circuito interpretativo do estuário do Cávado;
- Membro da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, participa nos seus projetos garantindo a cobertura do território litoral norte nacional, nomeadamente através da colaboração que prestou no Atlas das Aves Invernantes e Migradoras, neste momento participa no Atlas das Aves Nidificantes e continua a colaborar regularmente com o Comité Português de Raridades;
- Colabora nos trabalhos de campo do programa de monitorização de aves marinhas do Projeto WindFloat (ao largo do litoral de Esposende e da Póvoa de Varzim).
«ASSOBIO - ASSOCIAÇÃO DE DEFESA E VALORIZAÇÃO DO AMBIENTE DO PATRIMÓNIO NATURAL E CONSTRUÍDO»
A Associação foi fundada no ano de 2000 por um grupo de pessoa que, preocupadas com diversas ameaças à conservação da natureza e à proteção ambiental, resolveram pôr mãos à obra.
Na génese desta fundação estiveram pessoas como Belmiro Penetra, João Jaques, Manuel Carvoeiro, José Luís Ribeiro, Manuel Almeida, Sara Guimarães, Leonor Lopes, Olga Grilo, Marcelino Ribeiro, Eugénia Cepa e a Iria Cunha, nossa primeira presidente. Nos órgãos sociais tínhamos associados provenientes de quase todas as freguesias do concelho de Esposende.
Desde o ano de 2010, tenho o privilégio de presidir à direção da associação que neste momento conta com o empenho de vários ativistas, entre os quais merecem destaque, Alberto Silva, Cristiana Cardoso, Luís Gaifém, Alberto Calheiros, Manuel Silva, Cassiano Couto, Virgínia Ribeiro, Cármen Silva, Natalina Silva, Alexandra Alcovia e a Sofia Cardoso.
DE ONDE SURGIU A IDEIA E QUAL A NECESSIDADE DA CRIAÇÃO DESTA ASSOCIAÇÃO?
No final da década de 1990 verificou-se uma forte expansão urbana para zonas de grande fragilidade ecológica, sobretudo na faixa costeira do litoral de Esposende e que culminou no licenciamento ilegal de um projeto urbanístico na restinga do Cávado, em plena área protegida e à revelia da tutela da conservação da natureza. Este crime ambiental inquietou consciências e originou um movimento de cidadãos deste concelho que partilhavam a sensibilidade ambiental e o descontentamento com um plano de ordenamento do território desadequado, atentatório dos valores ecológicos e permissivo à ocupação em zonas de risco. No referido movimento juntaram-se muitos dos fundadores da AssoBio que, animados com o travão então imposto ao dito projeto, se comprometeram na continuação da luta pela “causa verde”.
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS OBJETIVOS?
Os principais objetivos da ASSOBIO são a proteção da natureza através da conservação da biodiversidade e dos seus habitats naturais, sem esquecer a valorização da paisagem e a salvaguarda e recuperação das artes, ofícios e culturas tradicionais. Para tal promovemos:
- Campanhas de educação e sensibilização ambiental, sobretudo com os mais jovens;
- Ações de esclarecimento, informação e debates;
- A divulgação dos trabalhos de campo e estudos dos nossos membros;
- Hábitos de vida sustentáveis associados ao convívio com a natureza;
- A colaboração com as entidades oficiais que gerem e regulam o ambiente;
- A celebração de parcerias com outras instituições ou associações congéneres que prossigam os mesmos objetivos;
- A denúncia dos fatores de ameaça ambiental, emitindo opinião e assumindo posições públicas.
ZONA DE ATUAÇÃO DA ASSOBIO?
A nossa zona de atuação por excelência é o concelho de Esposende, embora não estejamos aqui confinados, até porque temos associados de vários outros concelhos e até da Galiza, onde também temos realizado inúmeras atividades.
DOS ASSOCIADOS
As pessoas devem preencher uma ficha de inscrição, explicando as razões porque pretende ser associado. É claro que deve ser notado que há uma comunhão de objetivos. Neste momento temos quase 200 associados.
RELAÇÕES COM O PODER POLITICO E GOVERNAMENTAL?
Não temos qualquer afinidade ou relacionamento próximo com o poder ou as forças políticas do nosso município ou com o executivo autárquico. Não queremos beneficiar de subsídios para, assim, podermos manter total autonomia na nossa ação sem intromissões, coacções ou dependências. Não podemos, porém, queixar-nos da abertura demonstrada por quase todos os partidos com assento na assembleia municipal quando, ainda muito recentemente, pretendemos levar a debate naquele órgão autárquico um assunto relacionado com a defesa animal. Cumpre-nos louvar e agradecer a atenção que todas as juntas de freguesia têm dirigido às nossas solicitações. Saliento aqui a Junta de Freguesia da União de Freguesias de Apúlia e Fão que nos tem cedido as suas instalações e outros espaços sempre que precisamos de realizar reuniões, exposições, apresentações e debates ou outros eventos.
COMO É O DIÁLOGO COM O MINISTÉRIO DO AMBIENTE E COM O PARQUE NATURAL DO LITORAL NORTE?
Somos parceiros do Parque Natural do Litoral Norte com quem mantemos um diálogo regular, leal, próximo e profícuo e desenvolvemos projetos de interesse comum. Destacam-se as nossas ações conjuntas, com o apoio da Esposende Ambiente e outras instituições particulares, no combate à disseminação de espécies exóticas infestantes e a disponibilização de material de apoio às nossas ações de sensibilização ambiental. Com o ministério ou os seus variados departamentos há, como se compreende, uma relação de maior distância mas não nos têm ignorado. Temos recebido resposta a todas as denúncias que lhes dirigimos.
E COM OUTRAS INSTITUIÇÕES OU ASSOCIAÇÕES CONGÉNERES?
Na nossa já longa história foram várias as entidades com quem promovemos atividades em conjunto e aqui gostaria de destacar as ações de sensibilização ambiental que já desenvolvemos junto de estabelecimentos de ensino públicos e privados de praticamente todas as freguesias do nosso concelho. Somos colaboradores regulares da Escola Profissional de Esposende (EPE), acompanhando alunos que desenvolvem os seus trabalhos na área do ambiente, da gestão do território ou do turismo de natureza e através da participação em palestras e saídas de campo. Fazemos questão de aderir às iniciativas do Centro de Educação Ambiental (CEA) de Esposende ou da Esposende Ambiente. Muito recentemente lançamos com a Abandoned Pets (agora Amigos dos Patudos de Esposende) uma campanha de denúncia e sensibilização sobre o criminoso lançamento de iscos envenenados na natureza. A Proriver é nossa parceira na defesa do rio Cávado. Juntamente com a câmara municipal e a EPE, apoiamos o Centro Interpretativo de S. Lourenço (CISL) na realização do muito participado «O Enigmático Mundo dos Cogumelos», que em novembro próximo terá um programa mais vasto do que nos anos anteriores. E não temos faltado aos desafios dos amigos da associação Rio Neiva a quem já introduzimos no mundo dos fungos e, há poucos dias, na observação de aves.
QUAL É O VALOR MÉDIO DOS VOSSOS ORÇAMENTOS ANUAIS?
Os nossos planos de atividades são levados à prática, muito graças ao grande empenho e ao trabalho que é realizado pelos seus dirigentes e associados. Em termos de valores, posso dizer que anda nos 3.500€ anuais.
VALOR DAS QUOTAS E DA JOIA DE ENTRADA?
A quota anual tem o valor de 5€. É um valor simbólico, com o qual apenas pretendemos garantir uma ligação permanente dos associados à atividade e à dinâmica da associação. Não há joia de entrada.
QUAIS SÃO AS CONDIÇÕES PARA ACESSO?
É importante e mesmo indispensável que as pessoas tenham especial sensibilidade para a defesa da natureza e para a promoção ambiental.
QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS NECESSIDADES DA ASSOCIAÇÃO?
Uma das principais necessidades prende-se com uma sede para a associação. Esta sede ia servir para a realização de exposições permanentes e para criar o serviço de atendimento aos associados e ao público em geral.
ONDE GUARDAM O MATERIAL DA ASSOCIAÇÃO?
Atualmente guardamos nas casas dos dirigentes.
QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS AMEAÇAS AMBIENTAIS EM ESPOSENDE?
Depois de décadas de degradação ambiental causada por um ordenamento do território pouco sensível aos valores ecológicos e que levou o betão a substituir ou destruir vários habitats naturais de interesse relevante, sobretudo num litoral exposto aos fenómenos erosivos, muito nos tem agora preocupado a disseminação das espécies infestantes exóticas e os efeitos nefastos que causam na biodiversidade indígena. Também nos inquieta a incessante poluição das águas por via de descargas de efluentes de origem agrícola ou industrial no Cávado e a contaminação do aquífero livre causada por uma agricultura desregrada e refém dos químicos. A exploração insustentável de recursos já escassos e os métodos impróprios ou as más práticas no setor das pescas estão a depauperar os nossos ecossistemas marinhos e fluviais. Se continuarmos assim, juntamente com os peixes, os pescadores de Esposende também desaparecerão a breve prazo. A comprovada aptidão do nosso concelho para o turismo de natureza, além dos inerentes benefícios económicos, também contribui para a sensibilização ambiental da população. Não podemos, porém, negligenciar os riscos de pressão sobre habitats mais sensíveis à perturbação causada pelo aumento de visitantes. Preocupa-nos o desrespeito, a falta de educação ou o desconhecimento das regras básicas de sã convivência junto das espécies silvestres.
O QUE É PRECISO FAZER PARA MELHORAR O AMBIENTE NO NOSSO CONCELHO?
Em resumo, debelar as ameaças acima enumeradas. Ainda restam parcelas do nosso território muito vulneráveis ao voraz apetite da construção e que urge proteger. É necessário desocupar do litoral – o recuo pode ser pensado estrategicamente, não tem de ser o mar a empurrar-nos. Outras zonas mais esquecidas, como, por exemplo, as margens do Cávado a montante do estuário, a “lagoa de Gemeses”, toda a aquela zona agrícola recortada por linhas de água desde Barqueiros até ao Marachão em Rio Tinto e a arriba fóssil, encerram habitats de grande interesse conservacionista e que precisam de ser classificados, valorizados e acarinhados. As intervenções nas frentes ribeirinhas como a nova marginal de Fão ou o futuro parque da cidade em Esposende são ótimas oportunidades para recuperar os espaços verdes, mas não os podemos reconverter em jardins. São espaços vivos e com vida que necessita de abrigo. A manutenção de “ilhas” de vegetação densa, ainda que ruderal, é um imperativo para a sobrevivência e reprodução da fauna selvagem. A nova e ampliada ETAR enche-nos de esperança num eficaz tratamento dos efluentes domésticos. Para quando um projeto desta dimensão para os resíduos industriais que estão a matar o Cávado? Noutras zonas do globo já ficou demonstrado o benefício que as comunidades piscatórias retiram da criação de santuários para os peixes. A interdição da pesca na zona envolvente aos recifes no nosso parque natural promoveria o equilíbrio ecológico e o correspondente aumento dos recursos piscícolas. As redes descartadas no mar são uma catástrofe que além de afetar as espécies marinhas irá arruinar os pescadores. É preciso muita sensibilização e o trabalho do Fórum Esposendense nesta área deve ser aqui reconhecido, louvado e apoiado. É preciso investir na educação ambiental e os mais jovens são o terreno mais fértil. Deve continuar a implementação no terreno do Plano de Ordenamento e Gestão do Parque Natural do Litoral Norte. A melhoria nas condições de visitação dos nossos ex-libris ecológicos deve ser sempre acompanhada de sinalética informativa e formativa e, por muito que me custe dizer isto, não pode faltar uma fiscalização eficaz que acabe de vez com a prevaricação generalizada (lançamento ou colocação de lixo fora dos circuitos de recolha; pisoteio, circulação ou estacionamento de veículos em zonas vedadas e sensíveis; fogueiras; pesca ilegal; uso de iscos envenenados para controlo de predadores de espécies cinegéticas; …)
PRÓXIMAS ATIVIDADES E PROJETOS
“Já vai longa a lista de atividades concretizadas neste ano que está prestes a terminar. O plano do próximo ano ainda terá de ser submetido à apreciação dos nossos associados na assembleia geral que terá lugar no início de 2016, mas, por exemplo, já iniciamos a preparação da exposição que será inaugurada em agosto na próxima edição de Festa do Marisco de Fão e que dali seguirá, queremos, para outros espaços como as escolas do concelho. Ainda este mês de outubro iremos percorrer o circuito dolménico de Vila Chã, em novembro promoveremos as nossas XIV Jornadas Micológicas e em dezembro vamos constituir um grupo de trabalho na área da defesa animal e que terá como primeira tarefa a organização da campanha do próximo ano contra o lançamento de iscos envenenados. No início de 2016 vamos recrutar voluntários para a nossa primeira ação do ano para a erradicação das acácias e dos chorões que estão a infestar o estuário do Cávado.”
UM SONHO
 “O meu maior sonho era ver a população de Esposende a «lutar» pela defesa do nosso património natural. Esposendenses esclarecidos sobre estas temáticas é de uma especial importância, porque uma população alertada, avisada, esclarecida e sensibilizada é meio caminho andado para o sucesso e a preservação ambiental.”
NOTA FINAL
Conheço este amigo, Jorge Araújo da Silva, há já vários anos, tal como conheço muito bem a maior parte de associados, em especial o Cassiano Couto, meu conterrâneo.
Recebi esta distinta Associação na Freguesia de Curvos, com as “Jornadas Micológicas”, uma experiência riquíssima e muito participada. Estas Jornadas desenrolaram-se durante os dias 30 de novembro, 1, 2 e 3 de dezembro de 2012 e foram compostas por um programa muito diversificado e completo. Realizou-se uma apanha de cogumelos, numa saída de campo pelos pinhais de Curvos para a população em geral, onde tiveram a oportunidade de apanhar mais alguns cogumelos e ouvir várias explicações por parte do presidente Jorge Araújo da Silva, a cerca da função dos cogumelos no meio natural e da sua comestibilidade. No salão Paroquial teve lugar uma exposição subordinada ao tema «A importância ecológica dos cogumelos na manutenção de uma floresta sã», que deu a conhecer algumas das espécies que podem ser vistas nos pinhais do concelho de Esposende. Ao início da noite foi a vez do jantar onde foi possível degustar uma excelente feijoada de cogumelos. Para acabar o dia e depois dos estômagos confortados, tiveram a oportunidade de ouvir uma sessão de fados que reuniu um apreciável numero de espectadores e que foi uma bela maneira de encerrar este dia. Realizaram-se ainda visitas aos estabelecimentos escolares, jardim, escola e Centro Social de Curvos. Trago estas jornadas aqui, para que se percebe que há efetivamente um trabalho bem elaborado e com objetivos práticos de toda a utilidade que envolve as comunidades e contribui para a sensibilização das temáticas ambientais.
Agradeço o encontro e a amizade e desejo ao Jorge Silva, a todos os dirigentes e associados da Associação ASSOBIO, as maiores felicidades e que continuem com este trabalho profícuo em prol do concelho, do ambiente e da natureza.
Mário Fernandes

15-10-2015