sábado, 30 de abril de 2016

EXPOSIÇÃO DO CONCURSO DE TRABALHOS ESCOLARES NOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ESPOSENDE



Exposição inaugurada esta tarde, com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Dr. Maranhão Peixoto, Presidente da Junta da União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, Sr. Aurélio Neiva, Presidente da AG da AHBVE, Dr. Agostinho Teixeira, Presidente Direção, Dr. Alberto Bermudes e Presidente Conselho Consultivo, Sr. Pinto, Comandante, Prof. Juvenal Campos, Sr. Sub-Comandante Distrital, de entre vários outros elementos dos òrgãos Sociais, bombeiros, associados, professores e alunos. Uma exposição com trabalhos muito originais e de excelente qualidade. Fica aqui uma pequena amostra. Exposição patente no Salão Nobre do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Esposende, de 30/04 a 14/05/2016, . Vale a pena visitar.









 










ROTARY CLUB DE ESPOSENDE REALIZOU MAIS UMA REUNIÃO FESTIVA



O «ROTARY CLUB DE ESPOSENDE» REALIZOU MAIS UMA REUNIÃO FESTIVA ONDE SE VERIFICOU A ENTRADA DE UMA NOVA COMPANHEIRA

Esta terça-feira, dia 26 de abril, realizou-se mais uma reunião festiva, ao jantar, do «Rotary Club de Esposende». Estiveram presentes cerca de 60 pessoas, de entre companheiros e convidados. Foi servida lampreia do Cávado e a acompanhar, uma prova de vinho espumante “Alvarinho”. A abrilhantar o encontro esteve um Grupo de Dança da Escola Secundária Henrique Medina que realizou várias danças, merecedoras de fortes aplausos. Nesta reunião foi ainda admitida uma nova companheira, Ângela Vouga, que vem do Rotary Amizade de Florianópolis em Santa Catarina no Brasil. Na imagem a nova companheira com a madrinha, a companheira Ilda Fernandes e o presidente, Mariz Neiva. Esta entrada enriquece e engrandece o clube esposendense que tem vindo a desenvolver uma atividade marcante na sociedade esposendense.

O Presidente, Mariz Neiva, agradeceu a presença dos companheiros e dos ilustres convidados e lembrou o trabalho social e de benemerência que vem sendo desenvolvido pelo Clube. O passeio anual do Rotary Club de Esposende vai ter lugar no segundo fim de-semana de maio e o destino é Santiago de Compostela.









MF


sexta-feira, 29 de abril de 2016

DIA INTERNACIONAL DA DANÇA FESTEJOU-SE HOJE EM CURVOS



O Centro Social de Curvos celebrou o Dia Internacional da Dança, com um espetáculo de grande qualidade, levado à cena pela "pequenada". Gostei.














MF




AMANHÃ NAS BANCAS MAIS UMA GRANDE ENTREVISTA NO JORNAL NOTÍCIAS DE ESPOSENDE



Amanhã, nas bancas, mais uma Grande Entrevista no “Notícias de Esposende”. À conversa com o meu caro e bom amigo, Dr. Agostinho Pinto Teixeira, insigne dirigente, condecorado com o Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses.

Uma das entrevistas mais aguardadas pelos nossos leitores.

“…O meu primeiro emprego foi funcionário administrativo do jornal “Norte Desportivo”, onde convivi com grandes nomes do jornalismo desportivo, como Alberto Sérgio, Manuel Dias e Joaquim Alves Teixeira, que era o diretor do jornal.… Esta crise é provocada pela ânsia do homem pelo poder, que não é capaz de se ver enquadrado num determinado tempo que já passa… Nos bombeiros ninguém se pode nem deve impor-se ou superiorizar-se pelas diferenças: deve prevalecer o interesse coletivo e os valores que o coletivo exige… O privilégio de Esposende reside nos seus habitantes e no ambiente que nos rodeia, a começar pelo ar que se respira... Esposende é uma cidade magnífica… Gosto de sair, de conviver e recordar, de ouvir música e escrever. Gosto de conversar passeando.”

ESTÁ AQUI TUDO. A NÃO PERDER.
MF

EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS DO CONCURSO COM AS ESCOLAS NOS 125 ANOS DOS BOMBEIROS DE ESPOSENDE


MF


quinta-feira, 28 de abril de 2016

À CONVERSA COM BERTA VIANA ADVOGADA E VEREADORA DO CDS NA CÂMARA MUNICIPAL DE ESPOSENDE



BERTA VIANA, ADVOGADA E VEREADORA DO CDS NA CÂMARA MUNICIPAL DE ESPOSENDE

“…Adoro a vida, viver é para mim um desafio de tolerância, coerência, inteligência, humildade e altruísmo… tenho orgulho em pertencer a esta comunidade… Estou muito grata por todas as vivências e experiências que me proporcionaram e fazem de mim aquilo que Sou… a Assembleia Municipal é o palco por excelência para desempenhar o papel de oposição… O meu projeto não é este, eu defendi um programa diferente, tenho a hombridade de dar condições a quem ganhou para trabalhar, no entanto, empenho-me para que o concelho saia melhor deste ciclo, contribuindo com a minha opinião e saber…”

Berta Filipa Gonçalves Viana nasceu no dia 18 de Abril de 1977. É natural da Vila de Fão, filha de Óscar Viana e de Rosa M.ª Penetra Gonçalves e tem dois filhos, o Fernando Afonso com sete anos e a M.ª Inês com cinco.

O seu percurso escolar iniciou-se na escola primária de Fão em 1982, frequentou a Escola preparatória António Correia de Oliveira em Esposende e a Secundária Henrique Medina. Depois, em 1995, rumou para o Porto onde cursou Direito na Universidade Moderna, tendo terminado a licenciatura com vinte e três anos, no ano de 2000, com catorze valores.

CARA AMIGA, BERTA VIANA. VAMOS FALAR UM POUCO DE SI, DOS SEUS GOSTOS PESSOAIS
COM UMA VIDA TÃO PREENCHIDA E DINÂMICA, A TOCAR TANTOS INSTRUMENTOS, AFINAL O QUE QUE É QUE MAIS PRAZER LHE DÁ FAZER?
Adoro a vida, viver é para mim um desafio de tolerância, coerência, inteligência, humildade e altruísmo. Cada novo dia só faz sentido quando tornámos o dia daqueles que nos rodeiam ou se cruzam connosco num dia melhor. Aquilo que mais me realiza é desencadear reações positivas e melhorar tudo aquilo em que me proponho envolver, assumir e provocar. Arrancar um sorriso de alguém e provocar um abraço.
EM QUE OCUPA OS TEMPOS LIVRES?
Os meus tempos livres são momentos de introspeção que aprendi a criar e consigo provocar a meio das minhas rotinas diárias. Adoro música, teatro e arte, para falar a verdade tenho necessidade do “belo” no verdadeiro sentido da palavra. Sou muito observadora e dou por mim a observar tudo ao pormenor seja lá o que for, a textura de um azulejo, um tecido, uma janela, um rosto um, um sorriso, um sapato e inevitavelmente um comportamento, sem julgamento, tento. A verdade é que observo até o que penso não ter observado mas, mais lá à frente, lá vem a lembrança. Tenho um sentido visual e sensorial muito forte. É inevitável é como respirar. Aprendo muito enquanto observo e amadureço as minhas decisões.
SEI QUE TEM ALGUNS HOBBYS. FALE-ME DELES?
Gosto muito de me relacionar com as pessoas porque é com elas que aprendo e me “vou fazendo” e definindo a mim própria enquanto ser humano. Inacreditavelmente adoro meditar e “pasmar” literalmente a observar a natureza, ouvir uma boa música, cujo registo varia em função do estado de espirito e quando reparo dou por mim a cantar. Nesta dualidade de registo confesso que as campanhas são momento de verdadeira exaustão e êxtase que me fazem ir ao mundo nu e cru e vivenciar in loco a realidade das pessoas. Agora nem tanto, mas há dezasseis anos era chocante fazer uma visita profunda ás freguesias e comparar aquilo que se diz “normal” em cada rua que calcorreávamos, percebendo que havia muitos mundos, muitas vidas e muitos olhares que falavam no meio de realidades indescritíveis.
E AO NÍVEL DA ESCRITA. ESCREVE OU GOSTA DE ESCREVER?
Gosto muito de escrever porque sou muito autêntica e descubro-me nessa atitude. Confesso que não o faço muitas vezes porque sou muito emotiva e as coisas escritas perduram e tornam-se verdadeiras ancoras. Tenho um grande defeito que me inibe que tenho vindo a melhorar, graças a Deus, a olhos vistos, tendo a ser muito exigente comigo, por isso, a escrita é algo de que me vou escampando. Mas como estou de facto a ficar mais tolerante comigo, talvez um dia, com um percurso mais longo, possa vir a fazê-lo porque acho saudável e é sempre uma boa excelente forma de comunicar, recordar e deixar um pouco de nós no mundo. 
SE LHE PEDIR QUE ELEJA UM LIVRO?
Confesso que achei muito interessante o livro “As intermitências da Morte” de José Saramago pela sátira absolutamente genial ao exercício bacoco da politica. Deliciei-me ao lê-lo. Em tempos li muito Mia Couto e Gabriel Garcia Marquez hoje sinceramente prefiro leituras mais espirituais e que me levam a mudar rotinas, comportamentos enraizados e me fazem mais felizes, promovendo em mim mudanças tão simples que são puros milagres. Estou a ler quatro desses livros ao mesmo tempo e gosto.
E AO NÍVEL DESPORTIVO. QUAL É O SEU CLUBE?
Sou uma benfiquista sem apego ou convicção. Na verdade só quis ser do Benfica para contrariar o meu pai, que era um portista ferranho. Mas, como em tudo na vida aquilo que se define por oposição pura não tem uma réstia de convicção e por isso só não sou expulsa, porque não sou sócia e ninguém sabe que sou do Benfica… não ligo mesmo nada.
PRATICA OU JÁ PRATICOU ALGUMA MODALIDADE?
Pratiquei andebol, atletismo e salto em cumprimento. Mas detesto competir e pior detestava que me impusessem a vitória como resultado porque detestava perder, por isso, não continuei, apesar de ter ganho muitas vezes.
 Hoje aprendi que as não vitórias são verdadeiros feitos em função dos meios de que dispomos.
E TEMPO PARA IR AO GINÁSIO?
Confesso que detesto o ginásio, passei e passo muitas horas do dia num ginásio cerebral e psicológico que é o meu escritório. Fora de lá só quero relaxar.
GOSTA DE MÚSICA. QUE TIPO DE MÚSICA APRECIA MAIS?
Gosto muito de bossa nova, jaz, fado, música de banda e orquestra. Não dispenso o cancioneiro português e musica celta que me faz virar em alegria. Não gosto de música “barulhenta” e de desassossego.
COMO É QUE SE DEFINE? ADVOGADA, JURISTA OU POLITICA?
Essencialmente mulher. Ser mulher nessas áreas em que defini a minha existência mais intensa é um grande desafio. A maternidade levou-me a encontrar aquilo que mais desejava e tornei-me muito melhor em tudo. Desde que sou mãe ponho muito amor em tudo o que faço, quero que o mundo seja melhor e procuro com a minha intervenção descarada e empenhadamente melhorar tudo em que me envolvo. Se perceber que não é possível melhorar, desinstalar vícios, comodismo e fazer bem e por bem, saio. O dinheiro nunca foi o meu senhor, as grandes causas sim. E digo Grandes causas e não causas grandes que detesto.
A advocacia para mim é missão. A política é um ato de cidadania e humildade pura.
QUAL É CONSELHO QUE DÁS AOS JOVENS PORTUGUESES QUE TIRAM UMA LICENCIATURA E NÃO CONSEGUEM TRABALHO EM PORTUGAL? COMUNGA DO CONSELHO DO ANTERIOR PRIMEIRO MINISTRO, QUANDO DEU A ENTENDER QUE OS JOVENS FAZIAM BEM EM IR PARA FORA?
Não lido bem com isso, porque eu não conseguiria fazê-lo. Admiro muito quem tem coragem e enfrenta esse desafio. Apesar de ser muito independente tenho necessidade de conhecer bem os caminhos por onde ando e emigrar dar-me-ia uma sensação de desorientação, penso eu. Sinceramente não me imagino.
O concelho que posso dar aos mais jovens é aquele que tomei para mim e que defendo. O mercado tem sempre lugar para os melhores, por vezes não começamos a fazer aquilo que gostamos, ou que achamos que gostamos e temos que ir tendo a coragem de ir para “o mundo”, para o mercado de trabalho, porque quando se é empenhado, responsável e trabalhador o reconhecimento vem. Trabalhei desde muito sedo num café, em supermercados, em lojas de roupa, quando acabei o curso inscrevi-me para ir trabalhar no Lidl mas não fui recrutada, precisava de ganhar dinheiro, depois deixei-me de coisas abri o escritório e enfrentei o mundo e dei tudo de mim.
VAMOS AGORA AO CDS/PP
TERMINADO O SEGUNDO CICLO DE PAULO PORTAS, SEGUE-SE-LHE UMA MULHER NA CHEFIA DO PARTIDO. ACHA QUE ASSUNÇÃO CRISTAS TEM CAPACIDADE PARA RENOVAR O PARTIDO E LEVÁ-LO DE NOVO AO PODER?
Acho que já o fez e manterá muito firme, vivo e forte esse propósito. Será seguramente uma aposta ganha. E fará um percurso brilhante.
QUAL É O SEU RELACIONAMENTO COM A ASSUNÇÃO CRISTAS?
É uma relação de admiração e respeito institucional. Contudo, a Assunção é uma mulher de proximidade, uma hábil conciliadora, muito positiva e com uma capacidade de decisão e perspicácia notáveis. Admiro-a.
FAZ PARTE DE ALGUM ORGÃO DO PARTIDO?
Neste momento sou apenas vereadora e tenho inerência no Plenário Distrital. Confesso que não ambiciono mais. São dezasseis anos de militância ativa e intensa.
JÁ TENDO ESTADO NA ACESSORIA AO GOVERNO NO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SABENDO-SE QUE TERÁ GOSTADO DA EXPERIÊNCIA, ESTÁ DISPONÍVEL PARA OCUPAR ALGUM CARGO GOVERNAMENTAL, DA PRÓXIMA VEZ QUE O CDS CHEGUE AO GOVERNO?
Sinceramente adorei a experiencia como assessora do Secretario de Estado Adjunto da Ministra da Justiça, mas mais pelo facto de ter trabalhado em equipa. Lisboa não é de todo o meu registo. Sou uma mulher de afetos, gosto de dizer bom dia a quem passa, ir ao café e cumprimentar as pessoas, conversar e conhecer quem se cruza comigo na rua. Diria sem complexo que o meu registo de felicidade é o autárquico.
E O CDS/PP EM… ESPOSENDE
JÁ TENDO LIDERADO A CONCELHIA EM MOMENTOS DE GRANDE ATIVIDADE, ACHA QUE A ATUAL EQUIPA TEM MOSTRADO A DINÂMICA DE OUTROS TEMPOS?
Cada um faz no seu registo, não me compete julgar, apenas posso garantir que tudo faço para que possam imprimir dinâmica á estrutura, com dignidade e transparência.
A QUE SE DEVE O AFASTAMENTO DE FIGURAS COMO JOSÉ PAULO AREIA DE CARVALHO E JOÃO PEDRO LOPES?
Tanto o Zé Paulo como o João Pedro têm sonhos muito grandes e talvez o contacto com a realidade do CDS de Esposende não tenha sido muito motivadora. O partido não dá realização a ninguém, as pessoas que o integram é que podem dar-lhe notoriedade e respeitabilidade e não o contrário. Acredito que eles ficaram dececionados com a dimensão mas o caminho faz-se caminhando e estão hoje mais do que nunca conscientes disso.
APOIOU ESCRIVÃES NAS ÚLTIMAS EEIÇÕES PARA A CONCELHIA, LISTA QUE ACABOU POR VENCER AS ELEIÇÕES, POR UMA DIFERENÇA DE 4 VOTOS. O CERTO É QUE O ROSTO DO CDS CONTINUA A SER BERTA VIANA. NÃO HÁ AQUI ALGUMA INAÇÃO DO PARTIDO, OU É A SUA PRÓPRIA AÇÃO QUE SOBRESAI?
Reitero, o Partido são as pessoas que o integram. É um fenómeno de reflexo e não de projeção.
VAMOS AGORA FALAR DAS SUAS FUNÇÕES NA VEREAÇÃO NO ATUAL EXECUTIVO MUNICIPAL DE ESPOSENDE
A EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA NO ANTERIOR MANDATO ENQUANTO DEPUTADA NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL TEM-LHE SIDO ÚTIL NA VEREAÇÃO?
Tem sido útil para perceber que a Assembleia Municipal é o palco por excelência para desempenhar o papel de oposição. Tenho saudades, confesso. Tenho saudades das Fartas do Zé Felgueiras, das intervenções do Mário Fernandes, das críticas do Albino Penteado Neiva. Tenho Saudades.
QUAL TEM SIDO O SEU PAPEL?
O meu papel tem sido o de perceber as intenções e permitir que o concelho tire o maior proveito dos projetos que são proposto.
TEM APRESENTADO PROPOSTAS?
As propostas são vistas como uma ingerência em ceara alheia, tenho consciência que quando defendo uma coisa e um projeto isso constitui uma verdadeira ameaça para o seu sucesso. Não lido nada bem com isso e como não pretendo prejudicar ninguém vou acompanhando é certo, mas muito pela sobra, contudo faço-o de forma firme, aberta e leal.
TEM SIDO UM POUCO ACUSADA DE APROVAR TUDO QUE O PSD PROPÕE. ISSO É VERDADE?
As pessoas têm que ser responsáveis e consequentes dão uma maioria absoluta ao PSD e querem que eu faça “Obra”, valha-me Deus.
Dei tudo de mim na minha dimensão, mas o eleitorado não me deu tudo de si á minha candidatura. Os que criticam são os que votaram no PDS e não se reveem neste PSD, porque os meus eleitores mimam-me e respeitam-me muito. Eu sei que muitos me dizem que estou no Partido errado, mas eu sinceramente não acho. Acima dos Partidos estão as pessoas e os valores isso sim é o meu verdadeiro partido.
O meu projeto não é este, eu defendi um programa diferente, tenho a hombridade de dar condições a quem ganhou para trabalhar, no entanto, empenho-me para que o concelho saia melhor deste ciclo, contribuindo com a minha opinião e saber.
COMO CLASSIFICA O SEU DESEMPENHO?
Um empenho genuíno, sério, verdadeiro sem recetividade.
CONSIDERA QUE TEM CONSEGUIDO DESENVOLVER O SEU TRABALHO EM PROL DAS POPULAÇÕES DE UMA FORMA LIVRE?
De forma livre sem dúvida, mas de efeito quase nulo dada a insignificância da minha expressão face ao resultado eleitoral que alcancei.
AS PROPOSTAS QUE APRESENTA COSTUMAM MERECER A APROVAÇÃO DA MAIORIA OU NEM POR ISSO?
Pedem-me para converter em recomendações porque creio têm complexo que seja uma proposta minha e eu não me aborreço, quero é que as ideias sejam acolhidas e trabalhadas em prole da população e comunidade do concelho. Pouco me importa quem tira os louros, quero é estar em paz e tranquila com a minha consciência e dar o melhor de mim neste desafio face ás circunstâncias.
O SEU RECENTE EMPENHO EM DEFESA DA ESCOLA DE MÚSICA E DO CORO DOS PEQUENOS CANTORES A QUE SE DEVE?
Grande admiração e reconhecimento pela grandiosidade do projeto. Reconhecimento da excelência dos professores, da Direção Pedagógica da Escola de Musica e dos Coros e admiro o empenho da comunidade em prole deste grande projeto.
Acredito que o combate à pobreza e exclusão social se faz pela música e pela cultura. O lugar do sonho em cada ser humana e o despertar a criatividade inverte ciclos de violência, pobreza e exclusão social.
Vejo nesse projeto um mecanismo brutal para concretizar esse propósito.
O QUE ACHA QUE DEVE SER FEITO PARA QUE O PROBLEMA SE RESOLVA EM DEFINITIVO?
Renovar a Direção da Zendensido, sem medo, autonomizar a Escola de Musica de Esposende e devolver as condições de trabalho ao Diretor Pedagógico da Escola de Música, á Maestrina Helena Venda Lima, a todos os professores e dar condições de apoio condignas aos concertos e aos alunos.
O QUE É QUE AINDA ESPERA FAZER ATÉ FINAL DO MANDATO?
Conseguir convencer o Sr. Presidente da Câmara a criar uma plataforma de diálogo vivo, produtivo e construtivo com os vereadores da oposição. Isso sim valeria a pena! É mais do que evidente que estamos lá para ajudar a melhorar, senão já teríamos muito para dizer.
SE UM DIA CHEGAR À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA QUAL É A PRIMEIRA DECISÃO QUE TOMA?
Criar o Conservatório de música e escola de artes de Esposende e promover um verdadeiro projeto educativo para as crianças do concelho, com particular enfoque nos alunos do ensino especial, criando mecanismo que promovam a integração no mercado de trabalho.
QUAL FOI PARA SI, ATÉ HOJE, O MELHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ESPOSENDE?
Privei de perto com o Losa de Faria, era visita da minha casa, o meu pai era muito próximo dele. Lembro-me da forma enérgica e decidida com que falava e da sua capacidade de decisão. Era “cinco reis de gente” mas muito respeitado enquanto líder, um estratega nato. Eu era criança, quando morreu.
Reconhecendo que a matriz do concelho foi por ele definida excelentemente, reconheço a Laurentina Torres a defesa acérrima do património ambiental de Esposende, que faz do concelho aquilo que é hoje “um privilégio da natureza”.
No entanto, foi Alberto Figueiredo quem mais acompanhei e a quem acho que a contemporânea Esposende mais deve. Um empreendedor nato com deu a Esposende uma dimensão urbana, desenvolveu o empreendedorismo e criou postos de trabalho, respeitada e ouvida a nível do poder central.
Joao Cepa tem um desempenho que é de continuidade relativamente a Alberto Figueiredo e o facto de não terem conseguido conciliar-se custou ao concelho alguma estagnação, o que foi uma pena, ou não, o futuro dirá.
BEM, VAMOS AGORA FALAR UM POUCO DA NOSSA TERRA. O QUE PENSA DA CIDADE E DO CONCELHO DE ESPOSENDE?
Gosto realmente muito e queria poder contribuir para que melhorasse a nível social.
COMO CLASSIFICA ESPOSENDE?
Um concelho pacato, com poucas oportunidades de trabalho/emprego, parco poder económico onde a ruralidade e a excelência da natureza são a tónica do sorriso do povo.
E DO ATUAL MOMENTO POLITICO EM PORTUGAL?
Confuso e pouco promissor.
CONCORDA COM A FORMA COMO ANTÓNIO COSTA CHEGOU A 1º MINISTRO?
Aceito. Reconheço nesta solução um fator de novidade que era desejável. É preciso combater o laxismo e a abstenção. É urgente reinventar a política e desinstalar os “habituais”. Os responsáveis dos partidos têm que parar que se relacionar como inimigos em nome do interesse nacional. Confesso que não tenho paciência para fanatismos, nem   para carreirismos políticos. As pessoas têm que perceber que não podem, nem devem eternizar-se nos cargos é ridículo, redutor e pouco saudável.
QUANTO TEMPO ACHA QUE ESTE GOVERNO VAI DURAR?
Sinceramente acho que tem uma capacidade de resposta muito rápida áquilo que corre mal, o que lhe dá aparência de alguma estabilidade. Não deixam que os problemas sejam o tema da ordem do dia e antecipam-se nas soluções, boas ou más, as que preconizam e o problema deixa de ser assunto. Acredito que vai durar mais do que eu gostaria e menos do que eles pretenderiam.
E A ATUAÇÃO DO NOVO PRESIDENTE DA REPUBLICA? O QUE ESPERA DO MANDATO DE MARCELO REBELO DE SOUSA?
Acho que é um homem com forte sentido de patriotismo, humanista, pragmático e com grande capacidade de gerar consensos.
O QUE ACHA DESTA VAGA DE REFUGIADOS QUE TEM CHEGADO AOS MILHARES À EUROPA?
Acho que podia acontecer a qualquer um de nós e aos nossos filhos e, por isso, como cristã que sou não vejo como virar as costas, no entanto, mais ou tão importante domo acolhe-los é dar-lhes sentido de vida, com trabalho e integração.
E DOS RECENTES E CADA VEZ MAIS REGULARES ATAQUES TERRORISTAS?
Nem consigo pensar muito nisso. Para mim o “terrorismo” acontece de baixo de tantos telhados, todos os vizinhos sabem e ninguém faz nada e depois ficam chocados com as bestas que geramos. É o preço do individualismo levado ao extremo e com o efeito da mediatização.
ESTAMOS PRATICAMENTE NO FINAL DESTA NOSSA CONVERSA. O QUE É QUE SENTE QUE AINDA LHE FALTA FAZER?
Viajar.
TODOS TEMOS OS NOSSOS SONHOS. E O SEU. QUAL É O SEU SONHO?
Ser feliz e melhorar a vida daqueles que se cruzam comigo, nem que seja por uma opinião trocada ou um sorriso.
DENTRO DE DOIS DIAS COMEMORA-SE O 42º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL. VAI PARTICIPAR EM ALGUMA ATIVIDADE POLITICO/PARTIDÁRIA NO ÂMBITO DESTAS COMEMORAÇÕES?
Ainda não tenho nada previsto. Comemoro o 25 de Abril e os seus valores na minha prática de vida diária, isso sim, é respeitar Abril.
QUER DEIXAR AQUI UMA MENSAGEM AOS ESPOSENDENSES?
Apenas que tenho orgulho em pertencer a esta comunidade e que podem sempre contar com o meu empenho em prol do bem comum, como eu sempre pude contar convosco em momentos cruciais da minha vida. Estou muito grata por todas as vivencias e experiencias que me proporcionaram e fazem de mim aquilo que Sou. Muito Obrigada.
NOTA FINAL
Conheço a minha cara amiga Berta Viana da sua carreira profissional e da atividade politico partidária. A meu convite, escreveu um posfácio para o meu primeiro livro de crónicas «Crónicas de Mário Fernandes», lançado no ano passado. Foi minha parceira na Assembleia Municipal de Esposende e na Comissão Permanente deste mesmo Órgão Municipal. Temos participado em inúmeras atividades conjuntas, sendo sempre um enorme prazer privar com a Drª Berta Viana.
Bons tempos, os da Esposende TV, onde comentávamos a atualidade local e nacional e da Esposende Rádio, onde ambos tínhamos uma crónica semanal, a «Prova Oral». Quero deixar um especial agradecimento à minha cara amiga, Berta Viana, pela simpatia e pelas respostas sempre prontas às minhas questões. Admiro-lhe a coragem a todos os níveis; Na sua carreira profissional, na sua atividade político-partidária e até na sua vida pessoal. Um bem-haja e o desejo que tenho, de continuar a ver a minha entrevistada de hoje, com toda essa garra que lhe é caraterística, com frontalidade e querer. As maiores felicidades. Um abraço, forte.
Mário Fernandes
23-04-2016








125º ANIVERSÁRIO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ESPOSENDE



MINISTRA DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA, CONSTANÇA URBANO DE SOUSA, PRESIDIU À SESSÃO SOLENE DAS COMEMORAÇÕES DO 125º ANIVERSÁRIO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ESPOSENDE, REALIZADA NO DIA 19 DE MARÇO
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende celebraram com toda a pompa o seu 125º aniversário. O programa, riquíssimo, contou com um conjunto de atividades de grande relevo, das quais salientamos;
No dia 12 de março foi dado o início às comemorações, com a realização de um concerto pela Banda dos Bombeiros Voluntários de Esposende no Salão Nobre do quartel. No domingo, dia 13 de manhã realizou-se uma visita às antigas instalações dos Bombeiros de Esposende e de tarde teve lugar uma magnífica recriação histórica levada a cabo pelo corpo de bombeiros a demonstrar as formas de atuar ao longo da história dos bombeiros de Esposende. Os bombeiros, trajados a rigor e os equipamentos que eram utilizados à data. Foram recriados quatro momentos históricos.
No dia 19 realizou-se a romagem aos cemitérios de Esposende e de Belinho e a sessão de cumprimentos à Câmara Municipal de Esposende, na qual o presidente da Câmara na sua intervenção destacou o importantíssimo papel da Associação e o reconhecimento do seu trabalho em rol da comunidade. De tarde, receção às autoridades e sessão solene no salão nobre do quartel.
A Senhora Ministra da Administração Interna, Drª Constança Urbano de Sousa, presidiu à sessão solene, na qual procedeu à entrega da MEDALHA DE OURO à Associação aniversariante.


Na Mesa estiveram ilustres convidados. Para além da senhora Ministra, que presidiu, estiveram também presentes o Secretário de Estado da Administração Interna, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende, Doutor Agostinho Pinto Teixeira, o senhor Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Arquiteto Benjamim Pereira, o senhor Diretor Nacional de Bombeiros, em representação da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Engenheiro João Pedro Lopes, o senhor Presidente do Conselho Executivo da Liga de bombeiros Portugueses, Comandante Jaime Carlos Marta Soares, o senhor Comandante Operacional do Agrupamento Distrital do Norte, Coronel Paulo Esteves, o senhor Presidente da Direção da Federação de Bombeiros do Distrito de Braga, inspetor Fernando Estevão Ferreira Gomes Vilaça, senhor Presidente da Direção da Associação Humanitária de bombeiros Voluntários de Esposende, Doutor Alberto Francisco Barros Bermudes, o senhor Presidente do Conselho Fiscal da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende, Doutor Abílio da Silva Teixeira e o senhor Comandante dos Bombeiros Voluntários de Esposende, Professor Juvenal Silva de Almeida Campos.
Estiveram ainda presente vários outros responsáveis distritais, como o Comandante Distrital de Operações de Socorro de Braga, Dr. Hercílio Campos e representantes de inúmeras Corporações de Bombeiros.

Na sua intervenção, a senhora Ministra felicitou a Associação pela comemoração do seu 125º aniversário, pelo meritório trabalho desenvolvido em prol da comunidade e procedeu à entrega da MEDALHA DE MÉRITO DE PROTEÇÃO E SOCORRO – GRAU OURO E DISTINTIVO AZUL à instituição, lembrando que é uma condecoração justa e mais que merecida. Salientou ainda o importante papel que é desempenhado pelos bombeiros voluntários, considerando-os mesmo, uma pedra basilar da proteção civil. A terminar, manifestou a disponibilidade do governo para o reforço no apoio e na melhoria das condições de funcionamento dos corpos de bombeiros.
O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, na sua intervenção, louvou o trabalho da Associação e prometeu um Monumento ao Bombeiro Voluntário.
O Presidente da Liga e o Presidente da Federação Distrital trouxeram a atual situação dos Bombeiros em Portugal e sensibilizaram a Senhora Ministra para as problemáticas da atualidade. Deixaram um elogio à Associação aniversariante. O Presidente da Mesa, Dr. Agostinho lembrou o passado da Associação e agradeceu a todos quantos têm contribuído para o engrandecimento da Associação. O Presidente da Direção, Dr. Alberto Bermudes, agradeceu a presença de todos, lembrou os que de alguma forma contribuíram para a rica história dos bombeiros de Esposende. O Comandante Juvenal Campos enalteceu dirigentes e bombeiros por tudo que tem dado à Associação e elencou algumas das principais necessidades do seu Corpo de Bombeiros. Lembrou a urgência em criar uma Equipa de Intervenção Permanente.
Ao final do dia missa na igreja matriz, em sufrágio de Bombeiros, Dirigentes, Benfeitores e Beneméritos falecidos. À noite teve lugar o tradicional jantar convívio que contem com trezentas e cinquenta pessoas.
No domingo, dia 20, realizou-se um memorável desfile motorizado e apeado das Corporações de Bombeiros do Distrito de Braga, na Av.ª Eng.º Eduardo Arantes e Oliveira em Esposende.

ESPOSENDENSES CONDECORADOS. CRACHÁ DE OURO DA LIGA PARA O DR. AGOSTINHO TEIXEIRA E PARA O COMANDANTE JUVENAL CAMPOS

DR. AGOSTINHO TEIXEIRA CRACHÁ DE OURO DA LIGA DE BOMBEIROS PORTUGUESES
UM DIRIGENTE DE EXCEÇÃO COM UM CURRÍCULO DE EXCELÊNCIA AO SERVIÇO DOS BOMBEIROS DE ESPOSENDE, DA FEDERAÇÃO DISTRITAL E DA LIGA DOS BBOMBEIROS PORTUGUESES

O Dr. Agostinho Teixeira é um dirigente de exceção com um currículo de excelência em prol da comunidade.
Presidente da Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende de 1986 a 2016. A estes 30 anos, enquanto presidente da direção ainda se juntam vários outros no desempenho de outros cargos, o que faz com que a sua ação se tenha já desenvolvido ao longo de mais de um quarto de existência desta Associação. O Dr. Agostinho, nestes mais de trinta anos desenvolveu um notável trabalho que se traduziu numa indiscutível mais-valia para a dignificação e desenvolvimento desta Associação e do seu Corpo de Bombeiros. Efetivamente, ao longo dos sucessivos mandatos, o senhor Doutor Agostinho foi um presidente a tempo inteiro, capaz de traçar um objetivo ambicioso e de o prosseguir convicta e determinadamente. Com o seu arrojo, tenacidade e numa generosa entrega desprendida de quaisquer benesses ou recompensas, foi possível operar grandes transformações no sio desta Associação Humanitária. Se, por um lado, demostrou, desde logo, preocupação primordial em encontrar o equilíbrio económico-financeiro, por outro, merece destaque a preocupação demonstrada em garantir todas as condições para que o Corpo de Bombeiros pudesse ter ao seu dispor espaços adequados para o exercício das suas funções. Pela gestão que imprimiu à Associação, pela dedicação humana com que a serviu, pela empatia que criou com todos os bombeiros, pela dignidade que lhe transmitiu, pela obra excecional prestada, o seu nome ficará para sempre gravado a letras de ouro a esta Instituição centenária. Considerando o forte espirito empreendedor demonstrado, a sua capacidade de iniciativa e mobilização em torno de objetivos comuns, a sua notável dedicação enquanto Presidente da Direção, cuja ação e obra, marcadas por objetivos coerentes e bem estruturados, cunham de forma indelével a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende, dando um importante contributo para a dignificação, crescimento e desenvolvimento da mesma. Considerando que o Dr. Agostinho, revelou uma dedicação, empenhamento, eficácia e altruísmo absolutamente excecionais; Considerando ser esta uma forma de honrar e reconhecer toda a sua dedicação, o valor e o mérito do relevante trabalho prestado à causa desta Associação Humanitária; Considerando ainda ser esta a distinção devida àqueles que deram de si às grandes causas do nosso tempo e se empenharam em deixar um tempo melhor para os vindouros; Considerando que, reconhecer o seu contributo inestimável em prol da dignificação e desenvolvimento desta Associação e do seu corpo de Bombeiros, é um exercício de gratidão elementar, um ato de justiça que honra quem propõe e que enobrece quem venha a aprovar uma distinção que retribui, ainda que simbolicamente, a soma de benefícios prestados. Considerando, finalmente, que os serviços prestados o são, indubitavelmente, altamente relevantes, de carater abrangente e de inquestionável contributo para a Causa dos Bombeiros Portugueses, sendo de sublinhar e de dar publico conhecimento da ação do Senhor Doutor Agostinho Pinto Teixeira para que os exemplos como este floresçam no seio da sociedade portuguesa.
Esta foi a fundamentação que foi unanimemente votada em reunião da Liga e que assim concedeu o Crachá de Ouro ao doutor Agostinho Pinto Teixeira.
Muito mais haveria para dizer. A sua intervenção cívica na comunidade esposendense em prol do associativismo e da comunidade, a sua escrita, o seu percurso profissional, um professor exemplar, por todos recordado e os inúmeros cargos que tem vindo a desempenhar na Associação Humanitária de bombeiros Voluntários de Esposende, onde é o atual presidente da Mesa da Assembleia Geral, e os cargos desempenhados a nível distrital, atual presidente da Mesa da Assembleia Geral da Federação Distrital de Bombeiros e na própria Liga de Bombeiros Portugueses.
O Doutor agostinho é amigo que qualquer um de nós gosta de ter sempre por perto, pelo saber que transmite e pelos conselhos sempre muito assertivos.
Destacamos aqui um resumo dos principais cargos desempenhados ao nível da causa dos Bombeiros, do Voluntariado e da Benemerência, palavra aliás tão pronunciada pelo próprio tal é a sua associação ao bem ao próximo.
Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende
3 anos Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral – 1980 a 1982
3 anos Presidente da Mesa da Assembleia Geral – 1983 a 1985
30 anos Presidente da Direção – 1986 a 2016
É o atual Presidente da Mesa da Assembleia Geral – 2016 a 2019
LIGA DOS BOMBEIROS PORTUGUESES
10 anos Conselheiro Nacional – 1989 a 2009
8 anos Vice-Presidente da Mesa do congresso
FEDERAÇÃO DE BOMBEIROS DO DISTRITO DE BRAGA
3 anos Presidente do Conselho fiscal – 1989 a 1991
8 anos Presidente da Direção da Federação – 1992 a 1999
2 anos Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral – 2000 a 2002
É o atual Presidente da Mesa da Assembleia Geral – 2016 a 2019
ESCOLA NACIONAL DE BOMBEIROS
17 anos Secretário da Mesa da Assembleia Geral – 1996 a 2013
2 anos Coordenador do Núcleo de Formação da Federação Braga – 2002 a 2003
Delegado para os distritos de Braga e Viana do Castelo durante vários anos.
DISTINÇÕES RECEBIDAS
Medalha de Assiduidade – Grau Cobre – Liga dos Bombeiros Portugueses
Medalha de Assiduidade – Grau Prata – Liga dos Bombeiros Portugueses
Medalha de Assiduidade – Grau Ouro – Liga dos Bombeiros Portugueses
Medalha de Dedicação – Liga dos Bombeiros Portugueses
Medalha de Serviços Distintos – Grau Ouro – Liga dos Bombeiros Portugueses
CRACHÁ DE OURO DA LIGA – 19/03/2016 – Liga dos Bombeiros Portugueses


COMANDANTE JUVENAL CAMPOS, “CRACHÁ DE OURO” DA LIGA DOS BOMBEIROS PORTUGUESES
Comandante dos Bombeiros de Esposende, prof. Juvenal Campos foi condecorado com o “Crachá de Ouro”, a mais alta distinção da Liga dos Bombeiros Portugueses. A entrega da condecoração aconteceu na Sessão Solene das comemorações do 125º Aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende, realizada no Salão Nobre do Quartel, no passado dia 19 de março, sob a presidência da Senhora Ministra da Administração Interna, Doutora Constança Urbano de Sousa.
Deixo aqui a última frase do discurso do Comandante Juvenal Campos, na referida sessão solene;
”…Melhorar recursos no socorro não deve ser considerado um custo, mas antes um investimento.“
A MAIS ALTA CONDECORAÇÃO DA LIGA DE BOMBEIROS PORTUGUESES
O Comandante Juvenal da Silva Almeida Campos sempre se destacou pelo seu perfil de bombeiro determinado, corajoso, capaz, dominando um invejável conjunto de saberes. Respondeu sempre com dedicação e competência às exigências do serviço, sacrificando o seu período de férias profissionais para assegurar e orientar o serviço interno do quartel. Mesmo com incómodo pessoal, impôs aos seus subordinados e comandados os conteúdos que cabem no conceito de obediência, de disciplina e de rigor, defendendo vigorosamente os pilares sobre os quais assenta o prestígio do corpo de bombeiros. Foi sempre assíduo e pontual, educado e pronto, reunindo, assim, qualidades, princípios e valores próprios de um comportamento exemplar. Soube merecer a consideração de todos quantos com ele privam ou privaram, social e profissionalmente, dando provas sobejas de um carater probo e vincadamente personalizado. Não conhece nem perfilha condutas censuráveis, quando contaminadas por atitudes e sentimentos de deslealdade. Em situações de emergência, com empenhamento de meios humanos que excede a capacidade de resposta dos elementos profissionalmente vinculados à Associação, assume a sua substituição quer em comunicações, quer na condução de viaturas de socorro e a exaltação das vertentes pessoais que o tornam referência expressiva no Corpo de Bombeiros que comanda e que acima se sustentam são as mesmas que, há 20 anos, em reunião de chefias, determinaram a sua escolha, por unanimidade, para o cargo que, desde então, exerce.
Estas foram apenas as principais razões que estiveram na origem da atribuição do Crachá de Ouro, pela Liga, decisão tomada por unanimidade em reunião de direção. Muitas outras razões haveria para aqui referir. O ser humano de exceção é uma das que poderíamos acrescentar, mas como se pode ver, estamos perante um currículo que fala por si. O Comandante Juvenal tem no quartel dos Bombeiros a sua segunda casa, onde alias passa imenso tempo da sua vida, porque aí se sente bem.
De destacar ainda o seu percurso nos Bombeiros de Esposende. Foi admitido como Cadete em 1974, Aspirante de 1975 a 1977, Bombeiro de 3ª de 1977 a 1980, Bombeiro de 2ª Classe de 1980 a 1991, Bombeiro de 1ª classe de 1991 a 1994 e Subchefe de 1994 a 1995. Foi nomeado Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Esposende no dia 28 de setembro de 1995, funções que ainda hoje exerce.
De destacar ainda do seu currículo um conjunto de cargos que tem vindo a desempenhar a nível distrital, como;
Delegado da Federação dos Bombeiros do Distrito de Braga, para o Setor de Socorros a Náufragos, Cheias e Barragens: De 1996 a 1997 e de 2000 a 2003.
Segundo Secretário da Mesa da Assembleia Geral da Federação dos Bombeiros do distrito de Braga: De 1997 a 2000.
Comandante do Setor Operacional Distrital de Braga: De 2001 a 2007.
Suplente da Direção da Federação de Bombeiros do Distrito de Braga, desde 2003.
Delegado Distrital de Formação, desde 2014/01/13.
Membro do Conselho Consultivo da Federação de Bombeiros do Distrito de Braga, desde 2015/01/03.
O Comandante conta com mais de 20 condecorações, todas relacionadas com as suas qualidades, a sua competência e eficácia, os serviços prestados e a chefia de equipas. De salientar de entre as mais de duas dezenas, a Medalha de Honra e Mérito, da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende, no ano de 2002, a Medalha de Dedicação – Grau Ouro, da Liga dos Bombeiros Portugueses, em 2004 e a Medalha de Serviços Distintos – Grau Ouro, da Liga dos Bombeiros Portugueses, em 2014.
São de salientar ainda as suas participações em MISSÕES.
Participou na “Missão Humanitária Timor 99”, de setembro a dezembro do ano de 1999, como Comandante de companhia.
Parabéns ao nosso Comandante, professor Juvenal Campos e as maiores felicidades para a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende.

OUTRAS CONDECORAÇÕES NO DIA DE ANIVERSÁRIO DA ASSOCIAÇÃO
MEDALHAS DE SERVIÇOS DISTINTOS – GRAU PRATA
José Francisco Augusto Miranda Marques e Agostinho Oliveira Barros.
MEDALHAS DE SERVIÇOS DISTINTOS – GRAU OURO
Dr. José Francisco Brás Marques.
MEDALHAS DE SERVIÇOS DISTINTOS – GRAU OURO
À Fanfarra da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Barcelinhos.
MEDALHAS DE ASSIDUIDADE ATRIBUIDAS AOS BOMBEIROS
Bombeiro de terceira. Cinco anos. Grau cobre: Valéria Regina da Costa e Silva. Bombeiro de terceira. Cinco anos. Grau cobre: José Manuel Real Palmeira. Bombeiro de terceira. Cinco anos. Grau cobre: Helena Alexandra da Costa Ramalho. Bombeiro de terceira. Cinco anos. Grau cobre: Maria de Fátima da Costa e Silva. Bombeiro de terceira. Dez anos. Grau prata: Rui Amaro Morgado Marques. Bombeiro de terceira: Dez anos. Grau prata: Cátia Sofia de Sá Portela. Bombeiro de terceira: Dez anos. Grau prata: João filipe Rodrigues da Silva. Bombeiro de terceira: Dez anos. Grau prata: Reinaldo Alfredo dos Santos Penteado. Bombeiro de terceira: Dez anos. Grau prata: Pedro Henrique Regado da Silva. Bombeiro de terceira: Quinze anos. Grau prata: João Manuel Oliveira Alves. Bombeiro de terceira: Quinze anos. Grau prata: Vera Lúcia Fonseca do Vale. Bombeiro de terceira: Quinze anos. Grau prata: Homero João Basto da Cruz Januário. Bombeiro de terceira: Quinze anos. Grau prata: Sílvio Manuel Cardoso Peixoto Lima. Bombeiro de segunda: Quinze anos. Grau prata: António Fernandes Gomes. Bombeiro de segunda: Quinze anos. Grau prata: Flávio Pereira Melo. Bombeiro de segunda: Quinze anos. Grau prata: Alexandre Correia dos Santos. Bombeiro de primeira: Vinte anos. Grau ouro: Rui Antero Fernandes Ferreira. Bombeiro de terceira: Vinte anos. Grau ouro: Carlos Manuel Ribeiro dos Santos.
SÓCIOS COM MAIS DE 50 DE ASSOCIADOS RECEBERAM O EMBLEMA DE OURO DA ASSOCIAÇÃO.
João Rodrigues Vilarinho; António Pinto Macedo; António Silva Gomes; Emílio rodrigues Vilarinho; António da Costa Terra; Fernando Marques Boaventura Rego; Hercílio Carneiro almeida Campos; João Baptista da Silva Júnior; João Mota Pereira de Campos; Mário Baptista Marques Henriques; Abílio da Silva Teixeira; Álvaro Laranjeira P. Loureiro; David da Silva Loureiro; Francisco Gonçalves Eiras; Jerónimo dos Santos Miranda; Paulo José Mota Fernandes Alves; Ramiro Alves de Miranda; Abílio Gonçalves Regado; Caros Lima Maciel; Edgar Macedo da Costa; António José Quinta Costa Reis; Francisco Manuel Pinto Loureiro; João de Lemos; Pompeu Morgado Neto; Marinho Pilar Carneiro; João Maria de Sousa Nunes da Silva; Eduardo Jorge Santamarinha Loureiro; Arnaldo da Costa Sá; Manuel dos Passos Eiras Praia e David Fernando Ferreira Adães.











MF