domingo, 29 de maio de 2016

ÁGUIAS DE SERPA PINTO NO NOTÍCIAS DE ESPOSENDE JÁ NAS BANCAS


ANA MARIA GAIFÉM SÁ DA CRUZ, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO “ÁGUIAS DE SERPA PINTO», QUE ESTÁ A COMEMORAR O 41º ANIVERSÁRIO

“… Foi para jogar futebol que entrei nesta associação e de onde nunca mais saí. Fui atleta, treinadora, diretora e hoje presidente…

…Fão é uma terra cheia de encanto e recantos cheios de beleza que nos transmite serenidade e gosto pela nossa terra. “Fão cantinho sem igual…

Nesta caminhada de mais de 40 anos o percurso do ASP foi longo, com muitíssimos bons momentos, vividos no futebol 11 masculino, futsal feminino, andebol feminino camadas jovens, futebol de 7 infantil masculino, judo vários escalões, btt, peças de teatro, cursos de bordados, cursos de pintura, etc, etc. Nas nossas vitrines estão mais de 300 troféus que comprovam os feitos da associação...

Aqui na sede temos internet – wi-fi, livre e disponível para todos os associados e amigos… É reavivar a Associação e trazer até aqui os associados e amigos do Águias de Serpa Pinto. Digo associados e amigos porque o Aguias de Serpa Pinto não é uma associação fechada, todos podem entrar e usufruir das nossas instalações os sócios é que têm outros benefícios como o alcançado com a Cruz Vermelha…

Gostava de deixar um MUITO OBRIGADO a todos os diretores que estiveram no Águias de Serpa Pinto…

… Respeito e louvo o trabalho feito semanalmente por vós – Jornal Notícias de Esposende.”

MF

sábado, 28 de maio de 2016

À CONVERSA COM EDGAR MORAIS PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA DE ESPOSENDE





EDGAR MORAIS, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA DE ESPOSENDE, CAMPEÃ DISTRITAL DA DIVISÃO DE HONRA

“…Temos equipas Campeãs e estamos na luta para concretizar mais alguma… Os JUNIORES lutam para serem campeões de série e subirem da 1ª Divisão para a Divisão de Honra… Os JUVENIS Subiram da 2ª Divisão para a 1ª Divisão… Os INICIADOS lutam para serem campeões e subirem da Divisão de Honra para os Nacionais… E os SÉNIORES que foram campeões de série e subiram da Divisão de Honra para a PRÓ-NACIONAL…

…Nós herdamos um passivo, que temos vindo, lentamente a abater… O deve e o haver da presente época apresenta um saldo positivo…
A Gala este ano realiza-se no dia 8 de julho... É uma gala que envolve o mérito desportivo e o mérito escolar... Fomenta a união do clube, entre atletas, técnicos, diretores e associados...

…Este foi um ano que nos correu muito bem, as oportunidades apareceram e nós soubemos agarrá-las... Não foi fácil, mas conseguimos… Voltarei a estar no futebol certamente, seja a treinar ou a coordenar, porque é algo que adoro fazer e onde me sinto muito bem…

…O meu sonho, neste momento era ter um novo estádio, com melhores condições e campos de treino… E claro gostava de ter uma equipa nos campeonatos nacionais.”

Edgar Filipe Faria Morais Mendanha e Silva nasceu em Moçambique no dia nove de abril do ano de mil novecentos e setenta. Veio para Portugal, para Fão, com os seus pais, em mil novecentos e setenta e quatro, ano em que regressaram muitos portugueses, pelas razões por, todos conhecidas. É filho de Edgar Silva, falecido em 2001 e de Luísa Morais, professora aposentada e tem um irmão, que se chama Ricardo Morais e é radiologista, encontrando-se a trabalhar no Reino Unido.
É casado com Cátia Silva, professora do ensino secundário, a lecionar na escola EB 2/3 de António Correia de Oliveira, e tem 2 filhos. O Rodrigo, com 8 anos e a Carlota com 6 meses.
Edgar Morais é Agente de Seguros, atualmente a sua atividade profissional desenvolve-se no seu escritório na Vila de Fão. Um homem com grande versatilidade, que reside em Apúlia, trabalha em Fão e preside à Associação Desportiva de Esposende.

CARO AMIGO, EDGAR MORAIS, VAMOS FALAR UM POUCO DE SI, DO SEU PERCURSO E DOS SEUS GOSTOS.

O QUE É QUE GOSTA MAIS DE FAZER?
Gosto de vivenciar os momentos em família, que infelizmente não são assim muitos. E claro está, gosto de desporto, todo o tipo de desportos.

O QUE É QUE COSTUMA LER?
Leio a imprensa desportiva e alguns livros relacionados com o Desporto, nomeadamente com o futebol.

QUAL É O SEU CLUBE DE CORAÇÃO?
É o Futebol Clube do Porto, onde até fui sócio com lugar anual, mas hoje por razões óbvias sou da AD Esposende.

COMO VÊ A CIDADE DE ESPOSENDE?
É uma maravilha da natureza. Uma cidade que tem crescido muito, a nível do turismo e a nível desportivo. A Câmara Municipal de Esposende, e em especial a área do desporto tem realizado um trabalho excecional.
CONTE-ME COMO TEM SIDO A SUA CARREIRA DESPORTIVA
Fui jogador federado de futebol até 1997/1998. Iniciei na ADE na época 1983/84 como Juvenil. Na época seguinte segui para o Gil Vicente FC onde joguei até aos séniores. Acabei por assinar contrato profissional em 1988/89 com a duração de 3 anos pelo Gil Vicente FC, que na altura jogava na 2ª Divisão Nacional. Entretanto como fui estudar para a faculdade, o que me dificultava um pouco as coisas, pois os treinos eram diários e às vezes bidiários, e eu optei por deixar o futebol profissional, jogando mais pelos clubes ditos amadores. Após deixar de jogar, fui tirando os cursos de treinador de futebol, tendo completado o nível UEFA BASIC - Grau II. O futebol para mim é uma paixão, e eu não conseguia estar muito tempo afastado da “bola”.
TAMBÉM JOGOU EM CLUBES DO NOSSOS CONCELHO?
Sim. Joguei no Fão, onde fiz uma lesão bastante grave que me levou a efetuar várias operações ao joelho, no Antas e no Gandra onde terminei com 28 anos.
VAMOS FALAR AGORA UM POUCO DA HISTÓRIA DA ADE. CONTE-ME QUANDO E COMO FOI FUNDADA A ADE E NO FUNDO QUEM FORAM OS SEUS PRINCIPAIS PROTAGONISTAS
A Associação Desportiva de Esposende Fundada em 27-11-1978, e teve os seguintes fundadores: Álvaro de Barros Ferreira; António Maria de Lima e Costa; António Pinto macedo; Carlos Lima Maciel; Emílio Henrique Moreira Velasco; Heitor Francisco Alves da Costa; João Batista Guerra; João dos Santos Ferreira; João Lima Nunes Novo; José Ferreira Laranjeira; José Novo dos Santos; José Pinto de Jesus Nibra; Manuel da Silva Ramalho; Manuel de Andrade Fial; Manuel Lamego Moreira; Paulo dos Santos Ferreira; Ramiro Alves de Miranda; Rui Manuel Rodrigues de Moura
UM CLUBE COM UM GRANDE PALMARÉS. CONTE-ME QUAIS FORAM AS PRINCIPAIS CONQUISTAS DA ADE
A Associação Desportiva de Esposende foi fundada em 27 de Novembro de 1978, por um grupo de esposendenses, para colmatar o desaparecimento do extinto Esposende Sport Clube e era constituído por os elementos a seguir descriminados: Manuel da Silva Pinto, Emílio Henrique Moreira Veloso, Álvaro de Barros Ferreira, Heitor Francisco Alves da Costa, João Baptista Guerra, José Ferreira Laranjeira, João Lima Nunes Novo, Paulo dos Santos Ferreira, Carlos Lima Maciel, José Novo dos Santos, Manuel de Andrade Fial, Ramiro Alves de Miranda, João dos Santos Ferreira, José Pinto de Jesus Nibra, Manuel da Silva Ramalho, Rui Manuel Rodrigues de Moura, António Pinto Macedo, Manuel Lamego Moreira e António Maria de Lima Costa.
O primeiro presidente da Associação Desportiva de Esposende e sócio fundador foi Heitor Francisco Alves da Costa, a que lhe seguiram, Dr. João Paulo Morais Castro Gomes, Júlio Artur Garcia Nunes, Engº, José Manuel Moreno Morais Castro, Abílio Gomes do Monte, Dr. António Nogueira Afonso Pereira, José Manuel Gomes Monteiro Pereira, João Manuel Reis de Carvalho, Manuel Miguel Ferreira da Silva, Prof. Carlos Manuel Lima Barros, José Alberto Torres Magalhães, Ricardo Nuno Loureiro Viana da Cruz, José Boaventura Marques Rego, Dr. João Carlos Martins Ferreira e Edgar Filipe Faria de Morais Mendanha e Silva.
A Associação Desportiva de Esposende conta atualmente com 1901 sócios inscritos, mas infelizmente nem todos pagantes.
A Associação Desportiva de Esposende é Instituição de Utilidade Pública (Diário da República nº. 265 de 12.11.93 – II Série).
Destaques desportivos: O clube ao longo da sua existência teve sempre o futebol como modalidade forte, e atualmente participa, em federados, nos escalões de Seniores, Juniores, Juvenis, Iniciados (2 equipas), Infantis (futebol de onze), Infantis (futebol de sete), Benjamins (2 equipas) e não federados nos escalões de Petizes e Traquinas a participarem no Campeonato Concelhio e em vários Torneios.
A Associação Desportiva de Esposende com a sua equipa principal foi campeã de série, da 3ª. Divisão Distrital (81/82), na época seguinte (82/83), foi campeã da 2ª. Divisão Distrital; em (83/84) foi campeã de série da 1ª. Divisão Distrital da AF de Braga, ascendendo assim à 3ª. Divisão Nacional. Aqui militou até (89/90), época em que se sagrou campeã da série “A”, passando a disputar o Nacional da 2ª. Divisão “B”, até (97/98), ano em que foi vencedora da Zona Norte da 2ª. Divisão “B”. Na temporada seguinte, passa a disputar o Nacional da 2ª. Divisão de Honra, atual 2ª. Liga, onde se manteve até (99/2000). Nessa época ficou classificada em 17º. Lugar, pelo que desceu de Divisão - (2ª. “B”), onde competiu nas épocas de (2001/2002) e (2002/2003), tendo nesta última descido à 3ª. Divisão Nacional. Destaque ainda para a época de (98/99), quando foi semifinalista da Taça de Portugal, depois de ter eliminado o Boavista, nos ¼ de final, em jornada memorável.
Nas últimas épocas a ADE militou na 3ª. Divisão Nacional e mercê de várias reestruturações na orgânica dos campeonatos organizados pela Federação Portuguesa e Futebol, a que se juntou a crise em Portugal, entre outras causas, viu-se relegada na época de (2013/2014) para a denominada Divisão Pró-Nacional, onde no final da época desceu para o Campeonato Distrital da Divisão de Honra da AF de Braga (2014/2015) e se manteve pelo que participa no referido campeonato presente época (2015/2016).
Nas Camadas Jovens, que sempre manteve em atividade, merecem destaque: foi campeã distrital da AF de Braga, em Juniores, na época (80/81), tendo por isso participado no Campeonato Nacional deste escalão na época (81/82); voltou a ser Campeã Distrital de Juniores na época de (2003/2004), pelo que participou no Nacional de (2004/2005), bem como no de (2005/2006). Também foi Campeã Distrital no escalão de Iniciados (Juniores “C”) nas épocas de (2002/2003) e (2004/2005) pelo participou em (2003/2004) e (2005/2006) nos respetivos campeonatos nacionais. Na época de (2014/2015) foi campeã de série da II Divisão de Iniciados estando a disputar na presente época (2015/2016) o Campeonato da I Divisão e também em Iniciados a equipa que disputou o Campeonato da I Divisão subiu ao Campeonato da Divisão de Honra que se encontra a disputar nesta época de (2015/2016).
Nas épocas de (2012/2013), (2013/2014) e 2014/2015) a Associação Desportiva de Esposende participou nos Campeonatos Nacionais de Futebol de Praia.
Ao longo dos 36 anos de existência da Associação Desportiva de Esposende já defenderem as cores do clube nomes sonantes no panorama desportivo nacional e internacional tais como “Peti” atual treinador do Boavista e “Orlando de Sá”, este oriundo das camadas jovens da ADE e a jogar atualmente no Slavia de Varsóvia.
Como modalidades extra futebol a ADE teve o Atletismo (cuja equipa participou durante anos em diversas provas nacionais e internacionais). O Basquetebol cuja equipa principal disputou durante quatro épocas o Campeonato Nacional da 2ª. Divisão “B” – Zona Norte. A secção de Basquetebol retomou a sua atividade na época de 2014/2015 estando na presente época de 2015/2016 a disputar campeonatos federados com duas equipas. O Karaté, o Bodybord e o Ciclismo/BTT que representaram as cores da ADE em vários torneios.
E EM TERMOS DO DIRIGISMO. COMO É QUE CHEGA À PRESIDÊNCIA DO ESPOSENDE?
Em 2009/10, vim para a ADE, como treinador dos Infantis e Coordenador da Escola de Futebol. Após vários anos na função de coordenador, fui desafiado em Julho de 2015 a constituir uma direção para dirigir os destinos da ADE, e aqui estou eu juntamente com os meus amigos na direção.
QUAIS FORAM OS PRESIDENTE COM QUEM TRABALHOU AQUI NA ADE?
O Ricardo Cruz, o José Rego e o João Ferreira.
ESTÁ NA PRESIDÊNCIA DESTE QUANDO? ATÉ QUANDO VAI ESTE MANDATO?
Estou desde julho de 2015, e este mandato terminará em 2018.
COMO SÃO CONSTITUIDOS OS ATUAIS ÓRGÃOS SOCIAIS?
DIRECÇÃO
Presidente: EDGAR FILIPE FARA MORAIS MENDANHA E SILVA
Vice-Presidente: NUNO RAFAEL COSTA JESUS FERREIRA
Vice-Presidente: PEDRO VITOR MARTINS PEREIRA
Vice-Presidente: JORGE ALEXANDRE MAIA AREIA
Secretário: RUI ANDRÉ OLIVEIRA 
Secretário Adjunto: DOMINGOS ALVES FIGUEIRAS
Tesoureiro: JULIO CÉSAR OLIVEIRA LOPES
Tesoureiro Adjunto: RICARDO DA SILVA BRIOTE
Vogal: ALBERTO DOURADO VEIGA
Vogal: ÁLVARO HENRIQUE VALENTIM VALE
Vogal: JOÃO PAULO RAMALHO FIGUEIREDO
Vogal: JOÃO EDUARDO LOUREIRO DE FARIA
Vogal: JOÃO LUIS REIS BARREIRA
Vogal: HILÁRIO DIAS MARTINS
Vogal: FILIPE EDGAR PENARROIAS PRIEGUE
Vogal: LUIS MIGUEL VILAS BOAS CUNHA
Vogal: MANUEL DA SILVA MACEDO CUNHA
ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: ALBERTO FRANCISCO BARROS BERMUDES
Vice Presidente: JOÃO EDUARDO PINTO FELGUEIRAS
Secretário: JOSÉ BOAVENTURA MARQUES REGO
Secretário: MARIANA FERREIRA LOUREIRO
CONSELHO FISCAL
Presidente do Conselho Fiscal: JOAQUIM FERNANDO RIBEIRO AFONSO
Vice Presidente: FRANSCISCO MANUEL GUIMARÃES DE MELO
Relator: HUGO MANUEL DA SILVA ROCHA
E AS VOSSAS ESCOLINHAS. QUAIS SÃO OS ESCALÕES COM QUE TRABALHAM? E QUAIS OS ESCALÕES DA FORMAÇÃO?
Na Escolinha temos:
Petizes – Nascidos 2012 até 2009; Traquinas B – Nascidos em 2008; Traquinas A – Nascidos em 2007; Benjamins B – Nascidos em 2006; Benjamins A – Nascidos em 2005; Infantis B – Nascidos em 2004; Infantis A – Nascidos em 2003; Na formação temos: 2 equipas de Iniciados; Juvenis; Juniores e SÉNIORES.
QUANTOS ATLETAS ENVOLVEM TODOS ESTES ESCALÕES?
Mais de 250 jogadores.
E OUTRAS MODALIDADES?
Temos o basquetebol. Duas equipas federadas, as equipas de Sub-14 e de Sub-16, e temos os do mini basquetebol, Sub-12, envolvendo um total de +/- 80 atletas.
E FEMININO?
É um dos nossos objetivos termos o futebol feminino já na próxima época. Já começamos com treinos, a ver se em breve damos início à constituição de equipas para podermos participar nas competições federadas.
VOLEIBOL FEMININO PÓS-DESPORTO ESCOLAR
Já temos cerca de 20 jogadoras de vólei a treinar, no âmbito do programa “Pós-Desporto Escolar”.
E PARA O FUTURO QUAL É A VOSSA ESTRATÉGIA PARA ALÉM DESTA APOSTA NO FUTEBOL, NO BASQUETE E NO VOLEIBOL?
Vamos criar em breve mais duas modalidades: TRAIL, com uma secção de atletismo e o CICLISMO, apostando também nesta modalidade. Vamos fazer as coisas com calma, para que tudo aconteça de forma, a que as possamos suportar.
A ÉPOCA QUE AGORA TERMINOU FOI UMA ÉPOCA MEMORÁVEL COM A SUBIDA DE DIVISÃO DE VÁRIAS EQUIPAS DA ADE.
Sim temos equipas Campeãs e estamos na luta para concretizar mais alguma.
Os JUNIORES lutam para serem campeões de série e subirem da 1ª Divisão para a Divisão de Honra.
Os JUVENIS Subiram da 2ª Divisão para a 1ª Divisão.
Os INICIADOS lutam para serem campeões e subirem da Divisão de Honra para os Nacionais.
E os SÉNIORES que foram campeões de série e subiram da Divisão de Honra para a PRÓ-NACIONAL.
EM TERMOS DE EQUIPAS TÉCNICAS QUANTAS PESSOAS TRABALHAM NA ADE?
12 TREINADORES; 9 TREINADORES NAS ESCOLINHAS; 2 TREINADOR DE GUARDA-REDES.
E COLABORADORES?
Temos um administrativo, que é o Sr. Silveira e o Sr. Luís que trata das roupas e dos transportes.
QUANTAS VIATURAS POSSUEM PARA O TRANSPORTE DE TANTOS JOGADORES?
Temos três carrinhas para garantir o transporte dos atletas.
E O ESTÁDIO?
O Estádio é Municipal, mas temos um contrato de comodato. As grandes obras são realizadas pelo Município, a pequena manutenção é feita pelo clube.
QUANTOS GANHAM OS JOGADORES DA EQUIPA SÉNIOR?
Ganham prémios no caso de vitória.
E TRANSFERÊNCIAS DE JOGADORES?
Temos alguns casos, os mais falados são os do Orlando Sá e do Rafael Lopes, que sempre que forem transferidos o clube recebe uma pequena verba pela sua formação. Infelizmente hoje em dia, os clubes ditos grandes começam a pescar muito cedo os jovens com mais valor, e o clube acaba por não ver recompensado o investimento feito na formação desses mesmos atletas. É o futebol que temos….
E OS MIUDOS MAIS NOVOS QUE VALOR PAGAM PARA TREINAR E JOGAR NO CLUBE?
Pagam apenas um valor simbólico, porque temos que lhes fornecer equipamentos e temos os custos associados aos eventos organizados pela Escolinha, durante toda a época. Mas garantimos que ninguém deixa de jogar aqui, por não ter recursos financeiros, até porque há os padrinhos que atribuem bolsas a esses jogados mais necessitados.
QUAL É O VALOR DO ORÇAMENTO ANUAL DA ADE?
Anda em cerca de 80 mil euros.
QUAIS SÃO AS VOSSAS PRINCIPAIS RECEITAS? E DESPESAS?
As receitas provém da publicidade, dos protocolos com a Câmara Municipal de Esposende, as Antenas, o Bar, a bilheteira e outras atividades em que o clube participa, como a Feira Medieval, a Festa da Sardinha, etc.
As principais despesas são com a energia, a água, o gás, os transportes e as inscrições dos jogadores na Associação de Futebol de Braga.
QUAL É O VALOR DO BILHETE DE CADA ENTRADA NOS JOGOS?
Os homens 4€ e as senhoras 3€.
QUANTOS SÓCIOS TEM A ADE?
Pagantes devem andar na casa dos 250 sócios.
QUAL É O VALOR DAS QUOTAS?
É de 5€ por mês. Os jovens e as senhoras só pagam 3€ por mês.
QUAL É O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA SECRETARIA DO CLUBE?
Está aberta ao público nos dias uteis das 15 às 20 horas, durante a semana.
A COR DO EQUIPAMENTO PRINCIPAL SOFREU RECENTEMENTE UMA ALTERAÇÃO. COMO É HOJE O EQUIPAMENTO OFICIAL DA ADE?
Camisola: Vermelha
Calção: Branco
Meias: Vermelhas
QUAL É A MEDIA DE ESPECTADORES POR JOGO NO VOSSO ESTÁDIO?
A média anda à volta dos 150 espetadores.
VAMOS FALAR AGORA UM POUCO DA GESTÃO DO CLUBE. COMO É QUE ESTÃO AS CONTAS DO CLUBE?
Nós herdamos um passivo, que temos vindo, lentamente a abater. Se me perguntar como estamos de conta corrente, digo-lhe que o deve e o haver da presente época apresenta um saldo positivo. Temos é alguns valores atrasados em divida, sendo o maior e mais significativo aquele que devemos à Associação de Futebol de Braga.
O CLUBE CHEGOU A TER BENS PENHORADOS E DÍVIDAS À SEGURANÇA SOCIAL ÀS FINANÇAS. ESSAS SITUAÇÕES ESTÃO TODAS RESOLVIDAS?
Felizmente, há muito que essas questões fazem parte do passado. Não temos qualquer valor em divida ao Estado, nem temos nenhum bem penhorado.
COM A ATUAL CRISE TALVEZ OS APOIOS ESCASSEI-EM, MAS E AS EMPRESAS DE ESPOSENDE NÃO APOIAM COMO APOIAVAM EM TEMPOS IDOS?
Apoiam, mas sempre com muitas limitações. O que nós gostávamos e esperamos é que os sócios vejam neste clube um clube sério, que vem desenvolvendo um trabalho muito importante na formação das nossas crianças, adolescentes e jovens e que leva o nome de Esposende longe. Que apostem em nós, porque se todos ajudarem seremos muito mais fortes e se tivermos mais recursos mais atividades podemos realizar. O clube não é dos diretores, nem dos atuais, nem dos anteriores, o clube é de todos, principalmente dos sócios.
QUANTO É QUE CUSTA O INICIO DE CADA NOVA ÉPOCA DESPORTIVA?
Custa cerca de 15 mil euros. Só para a inscrição dos jogadores da equipa sénior na Associação de Futebol de Braga, são cerca de 5 mil euros e para equipamentos, material desportiva para as várias equipas, são cerca de 10 mil euros.
GALA DEPORTIVA ADE. EM QUE DIA SE REALIZA A GALA DESPORTIVA ADE DESTE ANO E EM QUE É QUE A MESMA CONSISTE?
A Gala este ano realiza-se no dia 8 de julho. É uma gala que envolve o mérito desportivo e o mérito escolar. Fomenta a união do clube, entre atletas, técnicos, diretores e associados. Nesta gala atribuímos sempre diplomas pela época desportiva e prémio escolar aos melhores alunos de cada ano, para os incentivar a estudar.
COMO CLASSIFICA A PRESENTE ÉPOCA, COM TANTOS SUCESSOS E A SUBIDA DAS EQUIPAS?
Este foi um ano que nos correu muito bem, as oportunidades apareceram e nós soubemos agarrá-las. Não foi fácil, mas conseguimos.
COMO É QUE UM FANGUEIRO CHEGA À PRESIDÊNCIA DA ADE?
Com toda a naturalidade. Ingressei no clube e fui fazendo o meu trabalho, e a partir daí as pessoas terão visto em mim uma boa solução e lançaram-me o desafio, que aceitei. Cerca de 80% dos membros da direção são de fora da cidade de Esposende, mas isso apenas significa que a ADE é um clube com grande dimensão.
SENDO UMA PESSOA QUE JOGOU, E SEMPRE ESTEVE LIGADO ÀS EQUIPAS TÉCNICAS, NO DIA EM QUE DEIXAR A PRESIDÊNCIA DA ADE O QUE PENSA FAZER?
Voltarei a estar no futebol certamente, seja a treinar ou a coordenar, porque é algo que adoro fazer e onde me sinto muito bem.
QUAL É O VOSSO OBJETIVO PARA A PRÓXIMA ÉPOCA?
Estabilizar a equipa SÉNIOR no PRÓ-NACIONAL e manter o rigor financeiro com que temos vindo a gerir o clube. Dar início às novas modalidades já referidas, como, Trail, Ciclismo e Voleibol Feminino.
Também estamos a preparar um novo website para o clube, para comunicar com os associados, os atletas e os simpatizantes.
QUAL É O SEU SONHO?
O meu sonho, neste momento era ter um novo estádio, com melhores condições e campos de treino pois tendo um só campo para tantas equipas é difícil. E claro gostava de ter uma equipa nos campeonatos nacionais. A título pessoal, o meu desejo é ver os meus filhos crescerem felizes e com saúde.
CARO PRESIDENTE, EDGAR MORAIS, QUE OPINIÃO TEM A CERCA DO «JORNAL NOTÍCIAS DE ESPOSENDE»? É NOSSO LEITOR?
"Costumo ler e tenho uma opinião muito positiva. É sempre muito importante termos no concelho de Esposende um meio de comunicação social escrita, com tanta importância como é o caso do "Jornal Notícias de Esposende", principalmente, porque para além de noticiarem o que cá se passa, ainda promovem as atividades eventos e instituições do nosso concelho. No fundo, promove Esposende. Aproveito, para, em meu nome pessoal e em nome da ADE, agradecer esta oportunidade que nos foi dada para chegarmos a todos os associados, simpatizantes e esposendenses. Continuem com este excelente trabalho."
NOTA FINAL
Conheço há muito tempo o Edgar Morais. Um “jovem” sempre ligado ao desporto, principalmente ao futebol.
Já esteve ligado às Associações de Pais, na Escola de Fão, já pertenceu à Comissão de Festas do Senhor do Bom Jesus de Fão, foi dirigente do Futebol Clube de Fão e também na política já desempenhou cargos de especial relevo, tendo sido Presidente da Assembleia de Freguesia de Fão.
Como se vê, um homem que sempre fez e faz questão de ter uma participação ativa nas instituições, despendendo muito do seu tempo e do seu saber em prol de coletividades, clubes e instituições.
Fiz questão de assistir ao último jogo da época, realizado este domingo, em Esposende e gostei de ver as bancadas cheias de adeptos e simpatizantes. Foi uma festa bonita (apesar da imerecida derrota), a contar com a presença de todas as equipas e atletas para a fotografia de “família”. A abrilhantar a festa esteve o Grupo de Dança do Centro Social de Curvos, com lindíssimas atuações, tanto no início como no intervalo do jogo. Os jogadores e o clube merece o carinho e o apoio de todos. Os meus parabéns.
Aproveito ainda para felicitar, para alem dos Campeões da ADE, a União Desportiva de Vila-Chã, que acompanha o Esposende na subida e o Futebol Clube de Marinhas e o Sport Clube de Forjães, por terem conseguido a manutenção. São estas as 4 Equipas do nosso concelho que na próxima época vão disputar o PRÓ-NACIONAL.
Felicito o meu caro amigo Edgar Morais, bem como a todo o clube pelos excelentes resultados conseguidos esta época e aproveito para lhes desejar, a todos, um nova época repleta de êxitos e novas conquistas.
Mário Fernandes
21-05-2016





terça-feira, 24 de maio de 2016

À CONVERSA COM JOÃO NUNES VEREADOR DO PARTIDO SOCIALISTA NA CÂMARA MUNICIPAL DE ESPOSENDE






JOÃO NUNES, VEREADOR DO PARTIDO SOCIALISTA NA CÂMARA MUNICIPAL DE ESPOSENDE

“…Sou uma pessoa tolerante e com a mente aberta, mas inflexível relativamente a alguns princípios dos quais não abdico. A mentira, a falsidade e a ingratidão são características com as quais lido muito mal… sou muitas vezes chamado a cantar um fadinho…

…Digamos que eu e a Comissão Politica temos desenvolvido o nosso trabalho de forma individual…

…Se em 2017, surgirem as habituais candidaturas do PSD, PS, CDS, PC e de novo do BE, continuará tudo na mesma. Se o Concelho entender que é preciso uma grande mudança e uma rutura com o partido que nos governa há muitos anos, a minha opinião coincide com a de muitos outros cidadãos esposendenses que acham ser necessário apoiar uma figura independente, consensual e com um projeto credível para o Concelho de Esposende…

…Quando na cidade de Esposende, na rua entre a “Solidal” e a ponte de Fão, onde existe um hotel, dois restaurantes, outros comércios e habitações, não há rede de saneamento e é preciso recorrer ao camião cisterna para limpeza de fossas, está tudo dito...

…Não posso deixar de me congratular com o «Jornal Notícias de Esposende» pela sua disponibilidade e abertura a todas as correntes ideológicas do Concelho.”

João Maria de Sousa Nunes da Silva nasceu no dia 26 de Março de 1949. É natural de Esposende, filho de Manuel Cerqueira Nunes da Silva e de Maria Eduarda de Sousa.
É casado com Lídia Silva e tem duas filhas, a Sara Nunes da Silva e a Dulcinea Nunes da Silva e tem 3 netos, a Francisca Lima, o João Rodrigo e a Maria Pereira.
O seu percurso escolar iniciou-se na escola primária de Esposende; depois estudou nos Jesuítas em Cernache/Coimbra e no Instituto Nun´Alvares inserido no Colégio das Caldinhas em Santo Tirso. Mais tarde frequentou o Colégio Infante de Sagres em Esposende sob a excelsa orientação do Dr. Agostinho Rua Reis. Teve mais tarde, já adulto, a vontade e satisfação de poder terminar a sua formação secundária na Escola Secundária Henrique Medina.
Começou a trabalhar com 16 anos na Nélia, local onde desenvolveu a sua actividade profissional ao longo de mais de duas dezenas de anos, desempenhando uma série de funções. Durante estes anos teve a possibilidade de realizar formação nas áreas da administração e contabilidade, tornando-se Técnico Oficial de Contas, bem como na área da Hotelaria, obtendo a carteira profissional de Director de Hotel.
A nível profissional, o seu último trabalho foi nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, tendo-se aposentado no ano de 2005. Participa desde 1999 como sócio-gerente de uma sociedade por quotas.

CARO AMIGO, JOÃO NUNES, VAMOS FALAR UM POUCO DE SI, DO SEU PERCURSO E DOS SEUS GOSTOS PESSOAIS

O QUE É QUE GOSTA MAIS DE FAZER?
Em termos pessoais gosto de desfrutar dos prazeres da vida. Viajar, comer bem, apreciar bons momentos com os amigos, e mais importante que tudo passar tempo com a família. É na família e com a família que dedico grande parte do meu tempo. Gosto de brincar com os meus netos, acompanhar os seus estudos, participar nas suas pequenas vitórias e acarinhá-los nas pequenas derrotas. È uma felicidade imensa ver crescer e poder participar novamente na educação e formação de seres em construção. Sou um avô muito participativo. Faço questão de ser um exemplo para os meus netos e passar-lhes os princípios em que acredito. Mas sou também muito permissivo e brincalhão. O sorriso de um neto, a alegria contagiante de uma criança, os abraços ternurentos e a inocência do olhar, emocionam-me todos os dias!

EM QUE OCUPA OS SEUS TEMPOS LIVRES?
Faço a gestão diária do meu tempo, repartindo-o entre obrigações que possuo enquanto sócio-gerente da sociedade em que participo, assumo a gestão financeira e contabilística. Dedico algum do meu tempo a analisar as questões relacionadas com a autarquia na sequência do compromisso que assumi politicamente. Enquanto TOC, realizo formação de forma a manter-me sempre actualizado. O tempo restante dedico-o então à família e amigos.
E AO NÍVEL DA ESCRITA. ESCREVE OU GOSTA DE ESCREVER?
Gosto muito de escrever. Não escrevo tanto quanto gostaria. Escrever é um acto solitário de introspecção e reflexão. Escrevo notas, ideias soltas e textos mais longos. Vou cometer uma inconfidência… às vezes estou na cama, e levanto-me para escrever! Um pensamento que me vem à mente, uma ideia que surge… (risos) È muitas vezes durante a noite que me flúem as ideias. Quem sabe um dia ainda me dedico à escrita…
E LEITURA? SE LHE PEDIR QUE ELEJA UM LIVRO?
Gosto muito de ler. Fui durante anos um leitor quase compulsivo, e tenho uma biblioteca bem composta por obras variadíssimas, desde os clássicos da literatura portuguesa, a autores estrangeiros, passando por livros técnicos, encontra-se um pouco de tudo. Foi um hábito que incuti nas minhas filhas e que tento transmitir aos meus netos. Escolher um livro é realmente complicado, já que ao longo de 67 anos, muitos me marcaram, contudo há sem dúvida um que contém as mensagens que considero fundamentais, sempre actuais e que constituem os maiores ensinamentos para a vida: a Bíblia.
Como obras de consulta frequente, e sempre interessantes tenho como referencias “A Arte da Guerra” de Sun Tzu, apesar da antiguidade, nenhuma obra ou tratado é tão completo e tão actual. Num sentido completamente oposto, mas impregnada de lições e ensinamentos elejo “O Principezinho” de Antoine de Saint-Exupéry, como uma obra intemporal e de leitura obrigatória.
“As Farpas”, de Ramalho Ortigão e de Eça de Queirós é um livro que releio sempre com prazer renovado, constituindo-se como uma notável caricatura da sociedade da época, a nível politico, social, moral e económico, mas que se encaixa perfeitamente em muitas das situações vividas actualmente.
E AO NÍVEL DESPORTIVO. QUAL É O SEU CLUBE?
Sou do Futebol Clube do Porto desde sempre. Fiz-me sócio há quase 50 anos numa época em que o Porto não ganhava nada. Sou o sócio 5016. Felizmente, não foram precisos muitos anos para o meu clube me encher de orgulho e de alegria… (deste ano não falamos, ok?). Também neste âmbito fiz um bom trabalho, tendo duas filhas e três netos portistas.
PRATICA OU JÁ PRATICOU ALGUMA MODALIDADE?
Joguei futebol no Esposende Sport Clube. Ainda hoje nos reunimos todos os anos mantendo a amizade e a união partilhada pela equipa que integrei.
GOSTA DE MÚSICA. QUE TIPO DE MÚSICA APRECIA MAIS?
Sou um apreciador de fado. Deve saber, que no meu círculo restrito de amigos, em convívios animados, sou muitas vezes chamado a cantar um fadinho e modéstia à parte, penso que não me saio mal a cantar fados de Coimbra (risos). Aprecio música clássica, trechos de obras de grandes compositores interpretadas por tenores amplamente conhecidos como Luciano Pavarotti, José Carreras, ou Plácido Domingo.
Sou fascinado por boas vozes, em interpretações individuais ou em coros de música, que também aprecio. Gosto mesmo muito de música, também da contemporânea. Vou cometer outra inconfidência, há uma música que me emociona sempre, pela intensidade das actuações, pela mensagem e pelas vozes dos intérpretes Freddie Mercury e Montserrat Caballé, a tão famosa “Barcelona”.
COMO É QUE SE DEFINE A SI PRÓPRIO?
Isso é sempre complicado… chegada a minha idade é obvio que o ser humano tem já um conhecimento profundo de si, contudo não deixo de acreditar que somos seres em constante evolução. Sou um Homem feliz e realizado, íntegro e honesto, com respeito pelo próximo. Sou uma pessoa tolerante e com a mente aberta, mas inflexível relativamente a alguns princípios dos quais não abdico. A mentira, a falsidade e a ingratidão são características com as quais lido muito mal.
SEI QUE PERTENCE À «CHAINE DES RÔTISSEURS», QUE É UMA ASSOCIAÇÃO MUNDIAL DE GASTRONOMIA. NO NOSSO CONCELHO COSTUMAM REUNIR NO RESTAURANTE PEDRINHAS, ACHA QUE ESPOSENDE SE ENCONTRA BEM CLASSIFICADO NO QUE TOCA À GASTRONOMIA?
 O concelho de Esposende tem tudo o que é necessário para que a área do Turismo fosse melhor explorada. Temos uma cidade única com rio e mar magníficos, uma paisagem maravilhosa e restaurantes muito bons. A gastronomia em Esposende está bem representada, temos locais de restauração excelentes. Lamento que Esposende não seja divulgada como um destino turístico de Verão e de Inverno. Seria fundamental apostar-se na criação de infra-estruturas que atraiam visitantes a Esposende ao mesmo tempo em que se deveriam apoiar e divulgar as que já existem. Numa altura em que a cidade do Porto atravessa uma expansão turística inigualável, deveríamos aproveitar a oportunidade e a proximidade para trazer turistas também para Esposende. Temos condições extraordinárias para se apostar no Turismo de Aventura e de Desportos Aquáticos. Penso que o mercado global de Turismo Sénior poderia ser um mercado extremamente interessante para Esposende. Infelizmente é com grande tristeza que constato o encerramento de unidades hoteleiras, que foram referências de sucesso neste Concelho, num passado recente.
Cabe a quem governa e decide, perceber que o investimento em festas de Verão (Julho/Agosto) é sem dúvida importante, tanto para a população residente, como para receber os nossos emigrantes com os seus lugares em festa, mas que há também uma necessidade premente de promoção e de dinamização de actividades e iniciativas que tragam ao nosso concelho visitantes e turistas durante os restantes meses do ano.
QUAL É CONSELHO QUE DÁ AOS JOVENS PORTUGUESES QUE TIRANDO UMA LICENCIATURA, DIFICILMENTE CONSEGUEM TRABALHO EM PORTUGAL? COMUNGA DO CONSELHO DO ANTERIOR PRIMEIRO MINISTRO, QUANDO DEU A ENTENDER QUE OS JOVENS FAZIAM BEM EM IR PARA FORA?
Situação bem difícil a dos nossos jovens… O desemprego constitui-se como um problema que afecta profundamente as famílias portuguesas. Afecta não só o desempregado em si, mas a família, os dependentes, toda a dinâmica familiar. É um assunto que me preocupa profundamente, e que é transversal, não só aos jovens mas à sociedade em geral. Não comungo obviamente da opinião de que a solução passa pela emigração. Claro está, que não deixo de compreender que perante situações de desespero, muitos dos nossos compatriotas se vejam obrigados a separar-se da sua família, e com o coração apertado partirem em busca de um futuro melhor. Mas acredito convictamente que é no nosso País que a solução tem de ser encontrada. Contribuir para o desenvolvimento de Portugal através da nossa força produtiva, talentosa e tão trabalhadora como sempre fomos. Aliás, os Portugueses são reconhecidos no estrangeiro por estas características!
É necessário incentivar à criação de empresas, criar condições favoráveis para atrair investimento para Portugal, e no caso para o concelho de Esposende.
VAMOS AGORA AO PARTIDO SOCIALISTA. COMO É O SEU RELACIONAMENTO COM ANTÓNIO COSTA, LÍDER DO PS E ATUAL PRIMEIRO-MINISTRO?
É um relacionamento institucional, uma vez que preside ao Partido do qual sou militante.
FAZ PARTE DE ALGUM ORGÃO NACIONAL DO PARTIDO?
Atualmente, não faço parte de nenhum órgão nacional do partido.
SEI QUE É AMIGO PESSOAL DE ANTÓNIO JOSÉ SEGURO E QUE O APOIOU, MAS ELE ACABOU POR PERDER AS ELEIÇÕES DIRETAS. O QUE É QUE ACHA QUE FALHOU?
Quem me conhece sabe que sou um homem de princípios, alguns inabaláveis. A lealdade é um deles. Em política, sei bem que esta característica não é sempre bem entendida, ou apreciada. Lamento. Não sou político profissional, sou-o por paixão e por missão. Faço aquilo em que acredito e penso pela minha própria cabeça. Perante a situação de que fala, não podia de acordo com a minha consciência apoiar outra pessoa que não fosse António José Seguro.
E DO PS DE ESPOSENDE? FAZ PARTE DOS ORGÃOS LOCAIS?
Faço parte da Comissão Politica local, apenas por inerência. Quer isto dizer que ao ter sido candidato à Câmara Municipal de Esposende e ser militante do PS, tenho por direito, lugar nesse órgão de acordo com os estatutos.
O QUE É QUE ACHA DO TRABALHO DA ATUAL COMISSÃO POLITICA CONCELHIA?
Não me compete fazer comentários sobre o trabalho da estrutura do partido. Acredito que quem lá está faz o melhor que pode e que sabe.
QUANDO É QUE VOLTA A HAVER ELEIÇÕES PARA A ESTRUTURA LOCAL? Tanto quanto sei, haverá eleições depois das próximas autárquicas, em 2017, portanto.
TEM CONTADO COM O APOIO E A COLABORAÇÃO DA COMISSÃO POLITICA?
Digamos que eu e a Comissão Politica temos desenvolvido o nosso trabalho de forma individual. No que me diz respeito, solicito sempre o contributo de ideias, criticas e sugestões a militantes e eleitos locais que fazem parte da Comissão Politica, que possam melhorar o meu desempenho como Vereador. Como esses contributos muito raramente chegam, deduzo que entendem que o desempenho é positivo e como tal nada têm a acrescentar. É bom saber que confiam plenamente no meu trabalho.
A SUA PARTICIPAÇÃO, NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL FOI-LHE UTIL PARA O DESEMPENHO DAS FUNÇÕES DE VEREADOR?
Claro que sim, fiz dois mandatos como deputado municipal e entendo que o desempenho dessas funções se revelou de extrema importância no papel de Vereador que exerço hoje. Aliás, sendo a Assembleia Municipal o verdadeiro cerne da democracia local, considero que seria fundamental que todos os autarcas antes de assumirem cargos executivos, exercessem funções políticas na Assembleia Municipal, assim como na Junta de Freguesia. Tenho também em boa memória, os quatro anos em que fui Presidente da Assembleia da Freguesia de Esposende.
DE QUAL GOSTA MAIS; DE ESTAR NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL, OU NA VEREAÇÃO? PORQUÊ?
Não é uma questão de gosto ou preferência. Como referi antes, considero que enquanto Deputado Municipal desempenhei as minhas funções com rigor e seriedade, sendo que a Vereação é o passo evolutivo seguinte. Enquanto Vereador, mantenho a minha linha de acção, rigor, exigência e a seriedade que são já meu apanágio, apreciado e reconhecido por todos com quem partilho o privilégio desta missão que me foi confiada por voto popular.
DUAS VEZES CANDIDATO A PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ESPOSENDE, EM 2009 E EM 2013, SERÁ QUE À TERCEIRA VAI SER DE VEZ? VAMOS TER DE NOVO JOÃO NUNES A LIDERAR A LISTA DO PARTIDO SOCIALISTA?
Certamente que não. A política é uma paixão, e é algo que se vai entranhando e nos ocupa o espírito e que se vive com intensidade. Sou um Homem com espírito de missão e que se sente realizado a trabalhar para o bem comum. Mas chegou o momento de dar o lugar a outros, de fazerem diferente e quem sabe melhor.
Apresentei a minha candidatura duas vezes ao sufrágio popular, em circunstâncias muito difíceis. Apresentar uma candidatura concorrente à do poder instalado, é um acto de grande coragem, abnegação, de sacrifício pessoal e familiar. Candidatei-me duas vezes com a convicção de que tinha um programa que correspondia à minha visão do que seria o melhor projecto para o nosso concelho, mas o povo não o entendeu dessa forma.
A paixão mantém-se, a vontade de servir também, mas honestamente não sinto o apelo de liderar novamente uma candidatura. Contudo, não fecho a porta a poder acompanhar um projecto sério e credível, de base sólida e com o qual me identifique pessoalmente. Como sempre afirmei, a minha preocupação, aquilo que verdadeiramente me move é a possibilidade de melhorar efectivamente as condições de vida das pessoas deste concelho, e, a política é neste sentido um meio para atingir esse fim.
UMA DÚVIDA. É MILITANTE DO PS? E TEM AS QUOTAS EM DIA?
Sou militante do PS e tenho em dia todas as quotas de todas as associações e instituições das quais sou sócio ou militante.
VAMOS AGORA FALAR DAS SUAS FUNÇÕES NA VEREAÇÃO NO ATUAL EXECUTIVO MUNICIPAL DE ESPOSENDE. CONSIDERA QUE A CÂMARA O OUVE OU NÃO?
Risos… Claro que ouve. Eu faço-me ouvir e muito bem! Caso contrário já não estaria na Vereação. Não tenho feitio para fazer figura de “corpo presente”. Para isso não contem comigo. Faço-me ouvir, faço chegar as minhas críticas e propostas, dou sugestões e apresento soluções. Tudo isto imbuído da responsabilidade que me foi atribuída pelo povo, mas com a consciência de que, quem tem a maioria… decide.
NO MOMENTO DE ELABORAR O ORÇAMENTO MUNICIPAL, POR SETEMBRO, COSTUMA DAR OS SEUS CONTRIBUTOS, COM IDEIAS E SUGESTÕES?
Não faz parte das funções de Vereador da oposição contribuir pessoalmente para a elaboração do Orçamento Municipal. Esta contribuição é solicitada aos partidos políticos.
QUAL TEM SIDO AFINAL O SEU PAPEL?
Se consultar as atas das reuniões da Câmara, constatará que o meu papel tem sido de intervenção permanente, de oposição responsável e de colaboração construtiva, quer na apresentação de propostas concretas quer na viabilização de projetos apresentados pelo atual executivo.
Mas compreendo a sua questão… efectivamente e não lendo as atas das reuniões, o papel da oposição parece circunstanciar-se ao que está patente na ordem de trabalhos das reuniões camarárias. Tenho-me debatido com esta questão inúmeras vezes. È bom que os munícipes saibam que em cerca de 80 a 90% dos ajustes directos a oposição não é “tida nem achada” em tais actos. Pelo contrário, se eu quiser ter conhecimento da maioria dos ajustes directos efectuados pela Câmara Municipal de Esposende, tenho que consultar a “Base - Contratos Públicos Online”, tal como pode fazer qualquer cidadão.
Outra questão com a qual me tenho debatido incessantemente é o Direito de Participação da Oposição em actos e eventos promovidos pela Câmara Municipal. Qual é o critério usado para convidar nuns eventos e não convidar noutros? Não faço ideia… já questionei por várias vezes, por exemplo, porque motivo a oposição não é convidada a participar na Festa dos idosos na Malafaia? Ou na viagem a Fátima? Resposta? Não tenho.
DAS SUAS PROPOSTAS CONCRETAS, A MEDIDA QUE ACABOU POR SER MAIS CONHECIDA, TEM A VER COM OS INCENTIVOS AOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS. ACHA QUE ESTAS MEDIDAS SE DEVEM ALARGAR A TODO TIPO DE VOLUNTÁRIOS?
A proposta que efetuei e que é do conhecimento público cinge-se à população constituída pelos Bombeiros Voluntários das Corporações de Esposende e de Fão. Julgo que o executivo deveria ter aprovado já a proposta que realizei, sem delongas nem demoras, por ser justa, exequível e de interesse amplamente aceite e reconhecido. Tenho uma admiração e respeito profundos pelo trabalho voluntário, seja de que tipo for. Não me oponho de forma alguma, a que sejam concedidos benefícios a outros tipos de voluntariado. O que penso é que cada proposta deve ser analisada e ponderada a seu tempo e de acordo com as especificidades de cada uma. A verdade é que a minha proposta de criação do Cartão Municipal de Bombeiro apresentada em 18 de Dezembro de 2015 e publicitada pelo executivo municipal, continua sem “ver a luz do dia”, o que considero negativo.
DIGA-ME, COMO CLASSIFICA O SEU DESEMPENHO NESTE EXECUTIVO?
Esta é uma pergunta ingrata…não me ficaria bem a prática do auto-elogio, mas também não sou adepto da falsa modéstia… Garanto que me empenho totalmente no desempenho das minhas competências, pautando a minha acção pela integridade, honestidade e frontalidade na certeza de agir sempre em conformidade com o que considero correcto.
CONSIDERA QUE TEM CONSEGUIDO DESENVOLVER O SEU TRABALHO EM PROL DAS POPULAÇÕES DE UMA FORMA LIVRE?
Sou um Homem livre, não devo nada a ninguém. Só considero desenvolver o meu trabalho em contexto de liberdade e de acordo com a minha consciência.
AS INSTITUIÇÕES E AS PRÓPRIAS PESSOAS COSTUMAM FAZER-LHE CHEGAR AS SUAS PREOCUPAÇÕES OU NÃO? E DEPOIS O QUE É QUE ACONTECE?
Claro que sim. Sou um cidadão comum que frequenta e circula em lugares públicos, nascido e criado em Esposende. É mais do que natural que as pessoas se acerquem de mim com os seus problemas e preocupações, e eu tenho sempre muito gosto em ouvi-los. Dentro do meu conhecimento aconselho as pessoas a dirigirem-se aos locais próprios onde os seus problemas podem e devem ser resolvidos. Há outras questões que correspondendo a preocupações de pessoas e instituições, eu transponho para a reunião de câmara em momentos próprios.
PEQUENOS CANTORES. O QUE ACHA DA PROBLEMÁTICA DA ESCOLA DE MÚSICA E DO CORO DOS PEQUENOS CANTORES?
A questão tomou proporções inusitadas, na minha opinião, porque houve uma mistura de problemáticas que foram metidas num “único saco”, alimentadas pela emoção, e pela falta de informação do Município. Os problemas deveriam ter sido expostos desde o início com exactidão sem dar azo a especulações que em nada favoreceram as partes envolvidas. É o caso típico em que não se pode “agradar a Deus e ao Diabo” ao mesmo tempo…Houve até certo ponto, uma grande inabilidade do executivo para lidar com a situação despoletada.
O QUE ACHA QUE DEVE SER FEITO PARA QUE O PROBLEMA SE RESOLVA EM DEFINITIVO?
Julgo que não faz sentido a Escola de Música estar sob a alçada da Zendensino. Assim sendo, sou a favor de autonomizar a Escola de Música de Esposende, que deve ser financeiramente gerida por quem de direito, ou seja o Município que é quem tudo financia, e pedagogicamente gerida por quem de saber. Sou da opinião de que cada “macaco deve estar no seu galho”. Os gestores devem dedicar-se às questões financeiras deixando o conhecimento relativo a cada profissão na mão de especialistas. Não caberia na cabeça de ninguém que um director clínico de um hospital não fosse um médico, não obstante haver uma direção.
FICA CONTENTE AO VER O BOLETIM INFORMATIVO DO MUNICIPIO, QUE ACABA DE EDITAR O SEGUNDO NÚMERO, SEM QUALQUER REFERÊNCIA AOS VEREADORES DA OPOSIÇÃO?
Obviamente que não. A continuar assim, deveriam mudar o nome do Boletim, que em vez do Município dever-se-ia chamar do Executivo. Fiz chegar o meu desagrado numa reunião camarária, dando conta do que acabei de afirmar. O Boletim poderá ou não fazer sentido….essa é outra questão, mas a existir e para ser credível, deve conter as intervenções e declarações de voto dos vereadores da oposição. Como está, parece um folhetim de propaganda politica do poder … paga por todos nós.
E O PROJETO DO TÃO FALADO PARQUE DA CIDADE. CONHEÇE O PROJETO E CONCORDA COM ELE?
Do conhecimento que tenho, é um projeto em fase pré-embrionária, já que o município não detém sequer um metro quadrado de terreno onde projecta construir o tal Parque, pelo que é despropositado emitir opinião.
TENDO SIDO GASTOS MUITOS MILHÕES DE EUROS NA OBRA DA BARRA E ESTANDO A MESMA, PASSADO TÃO POUCO TEMPO, JÁ EM DESTRUIÇÃO, O QUE É QUE ACHA QUE FALHOU?
Não sendo uma obra da responsabilidade da Câmara Municipal, a verdade é que parece ter havido falhas no planeamento da obra, na medida em que não se considerou devidamente a actividade de fiscalização da qualidade dos materiais ali colocados. Desejo que rapidamente se apure a responsabilidade de tamanha agressão paisagística e se reponha a integridade da obra.
É preciso continuar a lutar por uma solução de navegabilidade da Foz do Rio Cávado que permita desenvolver a actividade piscatória e a náutica de lazer e turismo. Promessas não faltam. Venham as obras.
O ATUAL EXECUTIVO TEM SIDO MUITO CRITICADO PELOS VALORES GASTOS NA PUBLICITAÇÃO DA ATIVIDADE DA CÂMARA, NO MARKETING. ACHA QUE ESTÁ BEM ASSIM, OU TAMBÉM É DAS PESSOAS QUE CRITICA ESTA FORMA DE GOVERNAR?
Quem se deu ao trabalho de ler o meu programa eleitoral, adivinhará certamente o meu posicionamento face a estas questões. Sempre defendi, defendo e continuarei a defender uma gestão racional do dinheiro público local. Neste sentido a minha proposta era a de eliminar despesas com avenças e consultadorias e reduzir em 10% as despesas correntes do Município, em vez de as aumentar que é o que está a acontecer com esta gestão.
E OS 5 MILHÕES ANÚNCIADOS HÁ 15 DIAS, PARA AS FREGUESIAS DAQUI ATÉ FINAL DO PRESENTE MANDATO?
Estive nessa apresentação. Intervim na certeza de que o que ouvi naquele momento dará um bom programa eleitoral para as próximas autárquicas. Alguns daqueles projectos, ainda se realizam neste mandato mas a maioria deles ficará, seguramente para o mandato seguinte.
E O LANÇAMENTO DE UMA 1ª PEDRA NA AMPLIAÇÃO DE UM CEMITÉRIO? ESTEVE PRESENTE?
É um costume usado por quem detém o poder… anuncia-se a compra do terreno, depois vem o anúncio da obra, a comunicação do projecto da obra, o lançamento da 1ª pedra da obra, a visita à obra, e finalmente, a inauguração da obra. Não estive presente.
O QUE É QUE O VEREADOR JOÃO NUNES, AINDA ESPERA FAZER ATÉ FINAL DO MANDATO?
Continuar a ser fiel à minha consciência e aos meus princípios. Defender os interesses da população do concelho de Esposende, da melhor forma que sei e posso.
QUAL FOI PARA SI, ATÉ HOJE, O MELHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ESPOSENDE?
E difícil avaliar os Presidentes anteriores, classificando-os por uma ordem sem anunciar critérios, porque os tempos foram diferentes para cada um deles, as disponibilidades financeiras eram outras, as necessidades do concelho eram distintas e as exigências dos munícipes eram bem diferentes. Todos procuraram fazer o seu melhor. Mereceram críticas? Claro que sim. Fizeram tudo o que prometeram? Claro que não. Por isso é que desejavam continuar e continuaram através dos seus seguidores directos. Por isso é que ainda hoje se ouve, que se voltassem à Câmara acabariam o projecto, um tal projecto…
COMO CLASSIFICA ESPOSENDE? O QUE É QUE TEMOS DE MELHOR? E DE PIOR?
É fácil a um natural dizer bem da sua terra. O melhor elogio que posso fazer a Esposende e ao seu Concelho, são as referências positivas que ouço em diversos lugares do país, vindas de pessoas que por cá passaram ou que em Esposende gozaram alguns dias de férias. É verdade que, quem tem em Esposende a sua segunda habitação, quem vem a Esposende nos meses de verão, quem passa cá uns fins-de-semana, só pode sentir-se bem e satisfeito pela escolha, tendo em atenção a envolvente da cidade: as pessoas, monte, rio e o mar. Bons restaurantes, bom peixe, vinho verde muito apreciado, boa doçaria, artesanato, etc., …
Não obstante, estamos todos de acordo quando afirmo que Esposende precisa que se aposte de forma decisiva na criação de emprego, no apoio à competitividade do seu tecido empresarial, no incentivo ao empreendedorismo, na adopção de uma postura activa de captação de investimento de base industrial não poluente, e na melhoria significativa da qualidade de vida dos seus cidadãos.
O actual Executivo que comunga destas mesmas ideias, que fez para atrair novas empresas? Para além da retórica, que ilude mas não resolve, o que é que pode apresentar como potencial criador de empregos? Que resultados há para mostrar do dinheiro gasto ou investido, na promoção do nosso concelho junto do tecido empresarial? Que medidas foram implementadas com vista ao aumento da população residente? Diminuíram-se taxas e tarifas? Incentivou-se a natalidade? Que tipo de apoio municipal há ao Arrendamento Jovem, com vista à fixação dos jovens casais no nosso concelho? O Gabinete de Apoio à Inserção no Mercado de Trabalho, promessa deste Executivo, para apoiar os desempregados e os jovens licenciados na procura do primeiro emprego, que resultados tem para anunciar? Como potencial criador de empregos, que tipo de reivindicações fez este Executivo junto do Governo para a passagem por Esposende da Linha Férrea de ligação da Póvoa de Varzim a Viana do Castelo?
Para além da eloquência dos termos, que resultados palpáveis tem o Município para apresentar?
ACHA QUE ESTE GOVERNO TEM CONDIÇÕES PARA GOVERNAR DURANTE TODA A LEGISLATURA?
Às vezes o improvável pode revelar-se surpreendente. Quando todas as partes estão de boa-fé, partilham o espírito de trabalho para o bem comum, sobrepondo o interesse nacional a interesses particulares, como parece que têm vindo a fazer, não vejo motivo para que este empreendimento não tenha sucesso. Sinceramente desejo que o tenha.
SE NÃO FOR JOÃO NUNES, QUEM PODERÁ SER ENTÃO O CANDIDATO SOCIALISTA? COMO DEVE SABER HÁ POR AI MUITOS NOMES A CIRCULAR.
O Partido Socialista de Esposende apresentará certamente um candidato à altura das suas aspirações. Não me compete essa decisão e não sou Homem de especulações.
CONSIDERA QUE O POSSÍVEL APARECIMENTO DE VÁRIAS CANDIDATURAS À DIREITA PODE FACILITAR A VIDA AO CANDIDATO DO PARTIDO SOCIALISTA?
Neste momento há muita especulação. É evidente que se aparecerem várias candidaturas à direita, o Partido Socialista de Esposende poderá tirar alguma vantagem disso. Se em 2017, surgirem as habituais candidaturas do PSD, PS, CDS, PC e de novo do BE, continuará tudo na mesma. Se o Concelho entender que é preciso uma grande mudança e uma ruptura com o partido que nos governa há muitos anos, a minha opinião coincide com a de muitos outros cidadãos esposendenses que acham ser necessário apoiar uma figura independente, consensual e com um projecto credível para o Concelho de Esposende. Nota-se que o partido actualmente no poder em Esposende, já não apresenta ideias novas nem ideias diferentes. Não há estratégia. Não se pensa o concelho para os próximos dez anos. Quando na cidade de Esposende, na rua entre a Solidal e a ponte de Fão, onde existe um hotel, dois restaurantes, outros comércios e habitações, não há rede de saneamento e é preciso recorrer ao camião cisterna para limpeza de fossas, está tudo dito. Quando um partido – PSD - no poder há cerca de 25 anos, não foi capaz de resolver isto nem está no seu horizonte resolver tão cedo, então apenas resta aos esposendenses fazerem uma nova escolha, apostarem num novo modelo de gestão. E 2017 está tão próximo.
TODOS TEMOS OS NOSSOS SONHOS, E O SEU QUAL É?
Continuar a ter saúde. Acompanhar o crescimento dos meus netos. Mais paz para o Mundo. Poder assistir à erradicação da pobreza. Amenizar a dor aos que sofrem.
E UMA OPINIÃO SOBRE ESTE SEMANÁRIO LOCAL, O “JORNAL NOTÍCIAS DE ESPOSENDE”
Não posso deixar de me congratular com o Jornal Notícias de Esposende pela sua disponibilidade e abertura a todas as correntes ideológicas do Concelho. Nunca senti ou me apercebi de qualquer tentativa ou insinuação no sentido de controlar o que iria escrever ou dizer. Sempre fui respeitado, sempre escrevi e disse o que pensava.
NOTA FINAL
Conheço o meu caro amigo João Nunes há muitos anos. Um homem de bom trato de quem me considero amigo. Encontrei-o há cerca de 10 anos na Assembleia Municipal de Esposende, onde ambos eramos “Deputados Municipais” vendo logo aí na atuação de João Nunes uma postura séria e o desenvolvimento de um trabalho com grande dedicação e empenho, na defesa das suas convicções. Sempre muito metódico e atento aos números. Já o conhecia de Esposende, já nos cumprimentávamos e trocávamos palavras de circunstância. A política permitiu-me conhecer melhor o atual Vereador do Partido Socialista no Executivo Municipal. Pessoa que me habituei a ver portadora de um grande fair-play, com quem dá gosto conversar. Aqui está a prova de que o combate politico e a defesa de pontos de vista, muitas vezes divergente, não são motivo que estrague uma amizade. Bem pelo contrário.
Esta acabou por ser uma entrevista muito longa, que nos permite conhecer o meu entrevistado de hoje de uma forma muito pessoal e de onde sobressai uma atitude muito frontal, de quem não tem medo das palavras nem do seu alcance. Muito obrigado, Sr. João Nunes pela simpatia e pela amizade. Um abraço.
Mário Fernandes
14-05-2016






MF